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Detalhando Montanhas
Sheaven e um outro reagiu a Renato Ribeiro por um tópico no fórum
A idéia surgiu após eu ver o tutorial "detalhando caves" de nosso grande amigo Koddy. Decidi então criar um para detalhamento de montanhas. Skin por: Renato Tutorial por: Renato Desculpe pela repetição do "agora" eu nem me toquei :x Gostou? + REP! Abraços. Renato Ribeiro.2 pontos -
Tabelas
eduardo190696 e um outro reagiu a joaohd por um tópico no fórum
Olha eu de novo por aqui. Dessa vez, o tutorial é sobre tabelas. Muitas pessoas, por não conhecerem o poder das tabelas, acabam criando scripts enormes e de difícil configuração. Após a leitura deste tutorial, você estará apto a criar scripts com tabelas simples ou intermediárias, possibilitando o encurtamento de scripts e até mesmo uma melhor compreensão de scripts feitos com o uso das mesmas. Para ter uma noção da imensidade e importância das tabelas em LUA, este é o único modo de armazenamento de dados, sejam eles numéricos ou textos (strings). Observe como a tabela é representada em LUA: Quando verificar a existência das chaves “{}” em um script, estamos tratando de uma tabela. Vamos criar agora uma tabelinha simples, somente para explicação: Como pode ver, criei uma tabela de conteúdo misto, contendo strings e números. Cada valor separado por vírgulas pode ser chamado de célula, contendo um endereço único que veremos mais à frente. Caso eu queira o valor da primeira célula, devo conhecer seu endereço, que nada mais é que o nome da tabela seguido de seu índice: Os índices existem mesmo que ocultos. Sempre que você cria uma tabela e não os especifica, subentende-se que cada célula receberá um índice de numero crescente partindo do 1. Caso sejam especificados, estes podem ser escritos assim (existe outra maneira, mais avançada): Logo, para acessarmos qualquer valor da tabela, digitamos o endereço da célula, sendo que agora, o endereço é composto pelo nome da tabela, precedido de um ponto (.) e o índice. Logo, Após entender o básico, podemos passar para as tabelas múltiplas, que apesar de parecerem difíceis, seguem a mesma base das simples. Exemplo de tabela múltipla: Não, não desista ao se deparar com tabelas assim. A interpretação pode ser feita por meio de um organograma: Já a parte dos índices são iguais. Por exemplo, quero pegar o valor 1 dos assuntos do xtibia: Fácil, não? Agora, iremos aprender a obter o “tamanho” de uma tabela. Podemos fazê-lo de duas formas. Criarei uma tabela simples para a explicação: Maneira 1: Usamos a função table.getn(tabela) ou a função table.maxn(tabela). O uso é da seguinte maneira: Maneira 2 (fácil) : Inserimos o caracter “#” seguido do nome da tabela. Assim: Informações adicionais: ► O nome de uma tabela deve ser escrito sem espaços. ► O nome de uma tabela não deve conter caracteres coringas (!@%¨*) ► Tabelas não interpretam um valor vazio (nil) Creio que seja isto por hoje. Vou deixar alguns exercícios simples, para fixação: 1)Crie uma tabela simples com 6 valores, onde cada valor é uma string com o nome de um usuário do xtibia. 2)Crie uma tabela múltipla com 3 valores principais, cada um com o nome de uma área do xtibia, e dentro das áreas, o nome de 2 frequentadores da área correspondente. Respostas (tentem fazer primeiro, postando seus resultados): Materiais de apoio: Funções LUA Introdução à programação LUA + estruturas Começando a "scriptear" Tutorial sugerido por Vodkart. Você também pode pedir o seu aqui flw2 pontos -
Alguns falarão qe este conteudo ja é existente aqui no XTibia, sim ele é, mas não tem imagens, então trazerei um tutorial melhor explicado e com imagens. Vamos la, Primeiro oq é isso Auto Restarter? É uma instrução qe faz com qe quando o seu ot for derrubado, ele instantaneamente abrira sozinho sem vc nem tocar no pc, podendo assim deixar ele rodando 24 horas... Obs: Ele não funciona com distros Console, apenas GUI. Caramba, oq eu preciso fazer? Primeiro abra a pasta de seu ot, e abra um arquivo bloco de notas. (Menu Iniciar > Todos os Programas > Acessorios > Bloco de notas) Agora qe abriu o bloco de notas, coloque o seguinte código dentro dele: Agora vc tem qe configurar, Onde está escrito NomedoExecutável.exe vc colocara o nome do executavel qe liga o ot, um exemplo: forgottenserver.exe E onde está escrito --- MENSAGEM QUE VOCÊ QUISER ---, vc pode por qualqer mensagem qe vc qeira qe apareça qdo ele reabrir seu ot, um exemplo: -= OT REINICIADO =- Agora o auto restarter está configurado, agora iremos salvar e abrir. Clique em Arquivo > Salvar Como Agora no nome do arquivo vc coloca restarter.bat (obs: é obrigatorio o arquivo ser .bat), agora coloque onde está escrito "Salvar como tipo:" deixe todos os arquivos, depois salve-o na pasta de seu ot: Pronto, agora é só abrir o auto-restarter, e ele abrira seu otserv automaticamente. Caso vc qeira qe o ot feche, basta fechar o arquivo. Caso de algum erro, poste aqe no topico qe eu respondo. Espero qe vcs tenhao gostado do tutorial. Abraços1 ponto
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Tudo Sobre Ot Server
manuribeiro97 reagiu a locosporot por um tópico no fórum
Ola Xtibianos Vo postar algumas coisas sobre OT, nao irei posta comandos porque ja tem um tutorial sobre issu no forum 1 -Como Editar Accounts ou Chars. 2 -Como por munição e runa infinita no seu OT. 3 -Como por POT infinito 4 -Como editar a cor do XP de quando se mata um bixo. 5 - Como Mudar a XP/Skill/ML/ Protection level/ lvl para comprar houses. 6 -Como colocar Teleports no seu OT. 7 - Como botar XP stages em seu ot. 8 - Juntando 2 mapas pelo RME. 9 - Como criar areas Non-PVP/PZ etc... 10 - Criando um Char GM/GOD. 1- Como Editar Accounts ou Chars. • Abram o SQLite • Cliquem numa pastinha preta com uma florzinha vermelha em cima. • Escolham o arquivo q no final esteja escrito .s3db • Botem OK e cliquem em Substituir • Clique em Accounts para editar as contas • Clique em Players para editar os players 2 -Como por munição e runa infinita no seu OT. • Abram a pasta do seu ot • Abram o config.lua • Procurem por uma linha escrita isso: removeWeaponAmmunition = "no" removeWeaponCharges = "no" • Troque o "no" por "yes", se vc baixo o ot e ele ja veio com yes escrito e n estar infinita troque o "yes" por "no". • Fexem e salvem. 3- Como por POT infinito. • Abram a pasta do seu ot • Abram a pasta data/actions/scripts/liquids • Abram o Script do POT que vcs querem deixar infinito e procurem pela linha doTransformItem(item.uid, EMPTY_POTION) • Apaguem ela fechem e salvem. 4-Como editar a cor do XP de quando se mata um bixo • Abram a pasta do seu OT • Abram o Config.lua • Procurem pela linha: gainExperienceColor = 215 • Troquem o 215 por qualquer numero, o numero 215 é a cor Branca(-1 ela fica colorida). 5- Como Mudar a XP/Skill/ML/ Protection level/ lvl para comprar houses. • Abram a pasta do seu OT • Abram o Config.lua • Procurem pela linha: rateExperience = essa linha é para mudar a XP do seu ot [ Aqui botem um numero qualquer ] exemplo 50, seu ot vai ter xp 50 rateSkill = aqui é a skill do seu ot rateMagic = é a ML do seu ot rateLoot = é o Lot do sue OT rateSpawn = é o Spawn dos bixos do seu OT • Fechem e salvel 6- Como colocar Teleports no seu OT. • Abram o RME ou qual quer otro Map Editor. • Adicione o seu Teleport aonde quiser. • Cliquem com o butão direito nele e cliquem em Propriedades. • Adicionem as Coordenadas de onde vc quer q seu teleport leve '' X: Y: Z: '' 7- Como botar XP stages em seu ot. • Abram a pasta do seu OT • Abram o Config.lua • Procurem pela linha: experienceStages = false • Troquem o " False " por " True " sem as aspas. • Fechem e salvem. • Abram a pasta data\XML • Abram o arquivo stages.xml como Bloco de Notas • Vai estar +/- assim: ?xml version="1.0" encoding="UTF-8"?> <stages> <world id="0"> <stage minlevel="1" maxlevel="8" multiplier="9999"/> <stage minlevel="9" maxlevel="20" multiplier="99999"/> <stage minlevel="21" maxlevel="50" multiplier="999999"/> <stage minlevel="51" maxlevel="100" multiplier="999999"/> <stage minlevel="101" maxlevel="200 multiplier="9999"/> </world> </stages> • Ai está assim: do lvl 1 ate o 8 xp 9999 do lvl 9 até o 20 xp 99999... e assim vai... quer adicionar mais ? é só copiar e colar e midar o min level e deixar 1 level a mais do q o max level de antes, mudar o max level e a XP. • Exemplo: <stage minlevel="51" maxlevel="100" multiplier="999999"/> quer mais 1 ? adicione: <stage minlevel="101" maxlevel="200" multiplier="999999"/> 8- Juntando 2 mapas pelo RME. • Abra o RME com o mapa que você quer copiar, após isso vá em File/Open e procure o mapa em que você quer colar outro. • E então ficara os dois no mesmo RME, só que em abas diferentes. • Feito isso vá no mapa que você quer copiar, no canto terá um quadradinho, clique nele, o mesmo vai virar um lápis. • Continue no mapa que deseja copiar, e então segura shift e arraste o mouse por cima da área que você quer copiar, ele ficará escuro após selecionar. • Depois é só apertar ctrl + v no mapa que você quer colar. 9- Como criar areas Non-PVP/PZ etc... • Abram o seu Mapa com o RME. • Vão até Terrain pallete la em baixo tera uns quadradinhos com as opçoes: Eraser, Hatch Window, Window, PZ TOOL, NON PVP TOOL, NO LOGOUT TOOL, PVP ZONE TOOL. • É só escolher oq quer usar e selecionar aonde quer usar. 10-Criando um Char GM/GOD. • Abram a pasta do seu ot. • Abram o SQLite. • Vão ate a parte: Player • Selecione o player q vai virar GOD/GM • Na aba Group_ID mude o acces para: 6- GOD 5- CM 4- GM 3- Sênior Tutor 2- Tutor 1- Player • OBS: o player tem q estar OFF. • Ou vc fica de frente pro player e fala /attr group (e oque vc quer da para ele) Creditos: Caio Felipe Msn para contato: caio_games_10@hotmail.com1 ponto -
Tecnicas Para Cachoeiras
MasterThe reagiu a Renato Ribeiro por um tópico no fórum
Trabalhando para um futuro melhor do XTibia. frase by kaonic Primeiro de tudo vou avisando que essa skin vai ser única, pois o burrinho aqui só salvou em jpeg. ¬¬ Não enfeitei muito pois o objetivo é mostrar á vocês duas técnicas muito boas para a criação de cachoeiras. Skin por: Renato Tutorial por: Renato Outra demonstração aplicando a técnica: * Correção, agora que eu vi: no Tutorial é "Criando sua cachoeira em tile de..." Comi o em, desculpas '-' Abraços. Renato Ribeiro.1 ponto -
Eae galera do XTibia, neste tutorial vcs iram aprender como criar um OT 8.54 e 8.50 ! Como Criar um OT. 1- Baixem um OT 8.54 ou 8.50 - OTs 8.5x 2- Extraiam a pasta do ot em qualquer lugar de sua preferencia. 3- Entrem no site www.meuip.com.br e peguem o IP do seu micro. 4- Abram o arquivo Config.lua como bloco de notas, procurem a linha " -- Connection config " em baixo vai ter uma linha chamada " ip: " substituam o ip qe está escrito ai pelo seu, fexem e salvem. Pronto seu ot já está pronto para ficar on. --------------------------------------------------------------------- Como criar um IP Fixo. 1- Entrem no Site www.no-ip.com 2- Cadastre-se e entrem na sua conta 3- Cliquem em " Add a Host " 4- Coloquem o ip que querem no Hostname, mas só o ip... por exemplo " sóoip " 5- Do lado do Hostname, vc escolhera qual o completento do IP, por exemplo " sóoip.servegame.com " 6- E dps cliquem em Create Host lá em baixo. Pronto agora vc já tem seu IP Fixo. --------------------------------------------------------------------- Como Editar Accounts ou Chars? 1- Abram o SQLite Editor 2- Botem para abrir um novo arquivo 3- Escolham o arquivo q no final esteja escrito .s3db 4- Botem OK e cliquem em Substituir 5- Clique em Accounts para editar as contas 6- Clique em Players para editar os players --------------------------------------------------------------------- Como Criar um Teleport Falante. 1º Va na pasta Data/Globalevents e abram o globalevents.xml e adicionem essa linha. <globalevent name="Teleports" interval="2" script="teleports.lua" /> Depois, vão na pasta Data/Globalevents/Scripts criem um arquivo .lua e renomeie para teleports, apague tudo que está dentro e escreva isto: Explicação: Vermelho: é a posição do teleport Verde: é oqe estará escrito. Notem qe do lado do nome do teleport " Hydra [1], Hydra [2]... está escrito pos ou pos1... o Hydra [1] é o 1º la nas coordenadas por q dentro do parenteses está escrito Pos, se estivesse escrito pos1 seria o 2º. Azul: A cor do Teleport --------------------------------------------------------------------- Como por munição e runa infinita no seu OT 1- Abram a pasta do seu ot 2- Abram o config.lua 3- procurem por uma linha escrita isso: removeWeaponAmmunition = "yes" removeWeaponCharges = "yes" 4- Troque o "yes" por "no" 5- Fexem e salvem. --------------------------------------------------------------------- Como Editar seu Mapa com o Programa RME. 1- Baixem o Programa RME no site oficial - www.remeresmapeditor.com 2- Tenham o Tibia 8.54, e o Tibia 8.50 no seu PC 3- Vão até a pasta Data/World do seu mapa e abram o arquivo qe tem o mesmo icone do RME. 4- O RME irá pedir para vc achar a pasta do Tibia 8.54, só vcs selecionarem a pasta do tibia 8.54 qe está em seu PC. 5- Dps ele irá pedir a pasta do 8.50, é só fazer a mesma coisa, so q selecionar a pasta do tibia 8.50. Pronto agora seu RME está pronto para uso e vc pode sair editando o mapa. ---------------------------------------------------------------------1 ponto
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Introdução À Programação Lua
MichelHelmer reagiu a joaohd por um tópico no fórum
Introdução à programação LUA e lógica de programação Assim como todas as linguagens de programação, LUA tem suas particularidades e sua estrutura lógica própria, a qual envolve suas funções, operadores e engines. Para começarmos a programação em LUA, devemos conhecer sua lógica, para que possamos aplicá-la em nossos códigos. Abaixo, você encontra os operadores da linguagem e sua explicação: • “Local” = É usado para a definição de variáveis. Pode ser encontrado também destacando uma função. Neste último caso, seu uso pode ser dispensado quando a função não se encontra embutida na função principal. Exemplo de uso: ► local a = 1 ► function onUse(cid, item, fromPosition, itemEx, toPosition) local function helloWorld() print("Hello World") return TRUE end return helloWorld() end ► function helloWorld() print("Hello World") return TRUE end function onUse(cid, item, fromPosition, itemEx, toPosition) return helloWorld() end Note a diferença entre o segundo e o terceiro exemplos. Em ambos, a função principal é a “onUse”, porém, em um dos casos foi usado o operador “local” destacando a função secundária, que se encontrava embutida na função principal, ou seja, “abaixo” da função principal. • “If” = É usado para definir condições. Ele é bastante usado para tornar o script restrito ao uso não programado. Exemplo de uso: ► function onUse(cid, item, fromPosition, itemEx, toPosition) if getPlayerLevel(cid) > 10 then print("O jogador possui level maior que 10") end return TRUE end Neste exemplo, o código só poderá ser usado para jogadores com level maior que 10 e retornará a mensagem “O jogador possui level maior que 10”. • “Elseif” = Assim como o “if”, é usado para definir condições, porém, seu uso deve estar obrigatoriamente associado ao “if”. Este operador define outras condições para que o código entre em vigor. Exemplo de uso: ► function onUse(cid, item, fromPosition, itemEx, toPosition) if getPlayerLevel(cid) > 10 then print("O jogador possui level maior que 10") elseif getPlayerLevel(cid) == 10 then print("O jogador possui level 10") end return TRUE end Neste exemplo, caso o jogador tenha level maior que 10, o código retornará a mensagem “O jogador possui level maior que 10”, mas se o jogador tiver level 10, o código retornará a mensagem “O jogador possui level 10”. Note que para usar o “elseif”, antes tive de usar um “if”. • “For” = É usado para fazer loops no código, executando várias ações ao mesmo tempo. Seu uso é indicado para encurtamento de scripts, fazendo com que leve menos tempo para o código ser processado e economizando memória. Exemplo de uso: ► function onUse(cid, item, fromPosition, itemEx, toPosition) local pos = { {x=1, y=2, z=3}, {x=4, y=5, z=6} } for a = 1,2 do doSummonCreature("rat", pos[a]) end return TRUE end Neste exemplo, uma tabela indica as posições onde serão sumonados os monstros. O “for” foi usado para indicar que deveriam ser sumonados 1 rat em cada uma das posições especificadas na tabela. • “While” = É usado para fazer loops no código, porém, diferente do “for”, este executa a ação até ser interrompido. Não é muito usado em OpenTibia pelo fato de usar muita memória para ser executado. Exemplo de uso: ► function onUse(cid, item, fromPosition, itemEx, toPosition) local i = 0 while i < 10 do print (i) i = i + 1 end return TRUE end No caso acima, a variável “i” foi definida inicialmente como sendo zero. Quando o código é executado, os valores assumidos por “i” são retornados até que “i” chegue ao valor nove, que é quando o código se encerra. • “Else” = É usado para definir o que será feito caso a condição definida anteriormente seja falsa ou verdadeira, de acordo com o código e com o que se deseja. Exemplo de uso: ► function onUse(cid, item, fromPosition, itemEx, toPosition) if getPlayerLevel(cid) >= 10 then print("O jogador possui level 10 ou mais") else print("O jogador possui level 9 ou menos") end return TRUE end Note que foi usado anteriormente um “if” para a definição da condição. Neste exemplo, caso o jogador tenha level 10 ou mais, será retornada a mensagem “O jogador possui level 10 ou mais”. Mas se o jogador não tiver atingido level 10, será retornado “O jogador possui level 9 ou menos”. Operadores matemáticos em LUA Após entender a função de cada operador de linguagem acima, podemos passar aos operadores matemáticos ou “Operadores relacionais”. São usados para fazer a comparação numérica ou de uma string. Veja abaixo: • “<” = É usado para dizer que algo é “menor que” outro. Exemplo de uso: ► function onUse(cid, item, fromPosition, itemEx, toPosition) if getPlayerLevel(cid) < 8 then print("O jogador não possui vocação, pois seu level é menor que oito") end return TRUE end A comparação feita mostra se o jogador possui vocação de acordo com seu level, mostrando se ele tem level mínimo para ter vocação, visto que no Tíbia, jogadores abaixo do level 8 não possuem vocação. • “>” = O inverso de seu antecessor. É usado para dizer que algo é “maior que” outro. Exemplo de uso: ►function onUse(cid, item, fromPosition, itemEx, toPosition) if getPlayerLevel(cid) > 8 then print("O jogador pode posuir vocação") end return TRUE end Neste caso, o código retornará que o jogador pode possuir alguma vocação pois possui level maior que 8. •“<=” = Este operador faz a comparação que algo é “menor ou igual” que/a outro. Exemplo de uso: ► function onUse(cid, item, fromPosition, itemEx, toPosition) if getPlayerLevel(cid) <= 8 then print("O jogador não pode usar exura") end return TRUE end Neste exemplo, o código verifica se o jogador possui level 8 ou menos para dizer se ele pode ou não usar exura, visto que no Tíbia o jogador só pode usar exura se tiver level 9 ou maior. • “>=” = Este operador faz a comparação que algo é “maior ou igual” que/a outro. Exemplo de uso: ► function onUse(cid, item, fromPosition, itemEx, toPosition) if getPlayerLevel(cid) >= 9 then print("O jogador pode usar exura") end return TRUE end Neste caso, o código verifica se o jogador possui level 9 ou mais para dizer se ele pode ou não usar exura. • “==” = Este operador faz a comparação de igualdade. Exemplo de uso: ► function onUse(cid, item, fromPosition, itemEx, toPosition) if getPlayerLevel(cid) == 8 then print("O jogador já pode abandonar rookgaard") end return TRUE end A comparação feita mostra se o level do jogador é ou não 8. Se for 8, o código retorna a mensagem “O jogador já pode abandonar rookgaard”. • “~=” = Este operador faz a comparação de diferença. Exemplo de uso: ► function onUse(cid, item, fromPosition, itemEx, toPosition) if getPlayerLevel(cid) ~= 10 then print("Somente jogadores com level 10 podem usar") end return TRUE end O exemplo restringe o uso apenas a jogadores com level 10. Se o jogador não possuir level 10, o código retorna a mensagem “Somente jogadores com level 10 podem usar”. _._._._._._._._._._._._._._._._._._._._._._._._._._._._._._._._._._._._._._._._._._._._._._._._._._._._._._._._. Bom, é isso. Tentei fazer um tutorial completo e que ajudasse quem quisesse aprender a linguagem. Tutorial feito totalmente por mim. Espero que esteja bom e espero comentários também. @Editado Editado a fim de corrigir alguns erros de ortografia e nos scripts. Será que ganho um ponto de reputação?1 ponto -
Area Premium
MatheusGlad reagiu a DaanDw por um tópico no fórum
Olá galera , vocês não devem me conhecer, pois sou novo ^^ Bom vamos lá, crie um arquivo chamado "premium.lua" na pasta data/movements/scripts/ 1º Coloque isto dentro : function onStepIn(cid, item, pos) local pos = {x=228, y=26, z=7} if isPremium(cid) == FALSE and getPlayerAccess(cid) < 4 then doTeleportThing(cid, pos) doPlayerSendTextMessage(cid, MESSAGE_EVENT_ADVANCE, "Esta area é somente para jogadores VIP.") doSendMagicEffect(getCreaturePosition(cid), CONST_ME_POFF) end end Em "data/movements/movements.xml" 2º Coloque isto dentro : <movevent event="StepIn" actionid="7890" script="Premium.lua"/> ~ Configurando : Laranja : Mensagem que o player irá receber se não for PREMIUM. Vermelho : Posição que o player será enviado se não for PREMIUM. Azul : ActionID que o tile que apenas PREMIUM passa deve ter. Bom era isso ^^ Tchau !1 ponto -
Primeiramente, este tuto eu estou recuperando do XTibia, ele deu problema, e muita gente usa, então só estou botando denovo, ele é totalemente do King CPI, eu só mudei as fontes, arrumei erros gramaticais, tirei coisas desnecessárias, deixei cores mais visíveis, etc.. Vamos lá: Apartir de agora é ele que fala: Sistema de Mineração By KingCPI v0.1 Como funciona?? Você precisa de uma dwarven pickaxe(id:4874). (Clique na pick e clique na parede da caverna.) As paredes são os item2.itemid. Ao conseguir 1 item ele fala um som diferente de quando não consegue nada. Pro exhausted funcionar nessecita do OtScript.lib 0.1 ou superior. 1º passo: Crie um arquivo na pasta data/actions/scripts com o nome de minerando.lua Vá até o arquivo actions.xml e adicione isto:[/size] Obs: em vermelho é o id da dwarven pickaxe. Depois de: [/color] 2º passo: Volte ao arquivo mineracao.lua. Abra-o, delete TUDO que tem dentro e coloque isto: *Altere como quiser* Em azul: dificuldade Em rosa: o storage value do skill Em vermelho: itens que serão dados como prêmio Em roxo: chance de dar os referidos itens.[/color] Gostaram??? Espero que sim!! Lembrando que esta é apenas a 1ª versão da mineração, qualquer dúvida, sugestão, ou critica POSTEM! Até + :hi: Agora sou eu XJhoow Eu gostei do script, espero que gostem também.. valeu1 ponto
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Utilizando Auto-Border Em Montanhas
Gabrieltxu reagiu a luisfe23 por um tópico no fórum
Faaaaala XTibianos, Hoje vim trazer um tutorial ensinando a usar auto border em motanhas, é muito simples, mas muitos não sabem. Bom vamos começar. Utilizando Auto-Border Em Montanhas 1º. Abra o Remeres Map Editor, agora em Palette, selecione Terrain Palette e em Tileset, selecione Nature. Depois disso clique em mountain. 2º. Faça o formato de sua montanha do jeito que quiser. 3º. Agora é muito simples, la em Tools terá um icone azul, escrito Optional Border Tool, clique la. 4º. Agora va selecionando em volta de sua montanha. E voce terá esse resultado: 5º. Pronto! Sua montanha está pronta, agora é só voce colocar detalhes nela. (Imagem apenas para demonstração) Abraços e até o proximo tutorial.1 ponto -
Bom, como me foi sugerido a elaboração de um tutorial que ensine a "scriptear" ( do dicionario brumatt ), aqui está. Espero que façam bom proveito. Para começar com scripts, você deve primeiro ter algumas competências básicas, porém primordiais. São elas: ► Conhecimento de inglês; ► Conhecimento prévio das funções; ► Capacidade de criar sequências de raciocínios. Mas por que desenvolver estas capacidades? Como o nome das funções e estruturas são em inglês, você precisa entender o que elas fazem e te retornam. Na maioria das vezes, somente traduzindo o nome da função você consegue detectar sua serventia. O conhecimento prévio das funções, além de poupar tempo, evita que você cometa erros simples e até mesmo agilize a execução do seu script. A capacidade de criação de sequências lógicas é a parte que a maioria das pessoas tem dificuldades para desenvolver. Sem ela, os scripts podem conter erros (bugs), falhas de segurança e até mesmo a falha total de seu código. Esta parte, você terá de desenvolver sozinho. Ninguém te ensina. Após conhecer as competências básicas para se começar a criar scripts, podemos começar a explicar um pouco mais sobre cada uma, individualmente. → Inglês Aqui explicarei somente o básico, dando ênfase aos prefixos. SET De acordo com o dicionário, “Set” quer dizer Logo, as funções que tenham o prefixo “Set”, servem para estabelecer algo para alguma coisa ou alguém. O que será estabelecido pode ser um texto (string), número ou alguma condição. DO De acordo com o dicionário, “Do” quer dizer Logo, as funções que tenham o prefixo “Do”, servem para realizar alguma ação ou consulta. GET De acordo com o dicionário, “Get” quer dizer Logo, as funções que tenham o prefixo “Get”, servem para fazer uma consulta de alguma coisa à alguém ou alguma coisa. O que será consultado pode ser um número ou um texto (string). IS De acordo com o dicionário, “Is” quer dizer Logo, as funções que tenham o prefixo “Is”, servem para fazer uma verificação se alguma coisa é ou não o que foi proposto. Após ler e entender o básico de inglês para começar com scripts, podemos passar para a parte da lógica.Todos os dias, inconscientemente, você faz uma sequência lógica: Acordar – Ligar o computador – Abrir os olhos – Acessar o Xtibia Logo, esta parte, só precisa ser desenvolvida. Os passos para se criar uma sequência interpretável e executável são a análise prévia do problema, destacando os métodos de resolução; Análise dos métodos de resolução, eliminando os que não podem ser executados, seja por falta de conhecimento ou por falta de ferramentas; Escolha do melhor método de resolução; Destaque dos pontos cruciais da resolução; Criação da lógica. Apesar de parecer complexo, esta parte é bem simples. Para início, tente criar uma sequência para a troca do pneu furado do seu carro. Bom, acho que é isso. Tutorial sugerido por Brumatt. Você também pode pedir o seu aqui Materiais de apoio: Funções LUA Introdução à programação LUA + estruturas flw1 ponto
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v1: [ http://img202.imageshack.us/img202/9254/71273841.png ] v2: [ http://img683.imageshack.us/img683/3766/86202571.png ] Dj Sky, fiz essa gift pra vc, tava treinando e resolvi fazer uma sign pra vc. Fiz duas versões, escolhe uma, pode escolher as duas tbm, hehe. Sei qe fico muito ruim, mas é com carinho. Abraços.1 ponto
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Exura Tito Sio "
ciappabrother reagiu a Vodkart por um tópico no fórum
Hm gostei da spells e voce explico bem a sua magia,mto bom fera Obrigado por trazer o Conteudo ao Xtibia espero novos script em breve! abraços1 ponto