Imagem por: Kaonic Cavernas
Segundo o Wikipedia, Caverna (do latim cavus, buraco), gruna ou gruta (do latim vulgar grupta, corruptela de crypta) é toda cavidade natural rochosa com dimensões que permitam acesso a seres humanos. Podem ter desenvolvimento horizontal ou vertical em forma de galerias e salões. Ocorrem com maior freqüência em terrenos formados por rochas sedimentares, mas também em rochas ígneas e metamórficas, além de geleiras e recifes de coral.
No caso do Tibia, é a mesma coisa, sofrendo apenas algumas modificações: Cave (do português caverna) é toda cavidade com aspecto natural e rochoso geralmente abaixo do Floor 7, não necessariamente, e com dimensões que permitam acesso a um Character. Podem ter desenvolvimento horizontal ou vertical em forma de galerias e salões. Podem abrigar desde monstros "inofensivos" como os Ratos, até perigosos Dragões cuspidores de fogo e Demônios vermelhos.
A entrada de uma caverna no mundo real.
A entrada de uma caverna no mundo Tibiano.
Existem diversos tipos de cavernas, algumas são criadas pelo mapper pela natureza e outras são "cavadas" por Dwarfs, por exemplo, para servirem como minas, ou por Trolls, para servirem de moradia.
Cavernas naturais – ou seja, aquelas que não foram cavadas pelo homem, Dwarf ou Troll – são geralmente imperfeitas, não são retas.
Além disso, em cavernas não existe flora nem donatela, pois plantas precisam fazer fotossíntese, o que na ausência de luz é impossível. Mas quando se trata de cavernas tibianas, podemos abrir algumas exceções, até para deixar a caverna mais bonita. Alguns tufinhos de grama, musgos nas paredes e plantas de pântano são bem vindos. É possível colocar também alguns Cogumelos alucinógenos Gigantes.
É um cogumelo gigante dentro de uma caverna. Improvável? Em "Viagem ao Centro da Terra", de Júlio Verne, não é.
Também pode-se colocar algumas raízes, mas nunca, em hipótese alguma, coloque árvores em uma caverna.
Cavernas bem detalhadas e bem feitas são praticamente obrigatórias em servidores de respeito, já que são nelas que o player vai passar grande parte do tempo.
Observe bem nesta caverna natural como foi colocado cada item, pode-se dizer que é uma caverna bem detalhada, mas sem um grande exagero.
Mas nem todas as cavernas precisam ser necessariamente cheeia de detalhes, até porque você vai se cansar de tanto detalhar caves, e elas podem ficar cansativas para o jogador também, que grande parte das vezes passa pela cave e nem nota que existe um "tratamento especial".
Pelo que podem ver acima é uma caverna natural simples, harmônica, mas não deixa de ser bem feita, no meu ponto de vista.
Agora observe o mapa acima. Percebe como os caminhos são retos? Esta é uma mina feita logicamente por Dwarfs alguns morrem no processo de cavação para extrair minérios e outras coisas.
Cachoeiras em cavernas também são uma boa idéia.
E para finalizar, mais um exemplo de caverna, com plantas de pântano, musgos nas paredes, raízes e cogumelos gigantes – como dito anteriormente.
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Então pessoal, desta vez é só isso. O que acharam? O que faltou colocar? O que acha que está errado? Criticas? Elogios?
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