BananaFight 196 Postado Fevereiro 24, 2013 Share Postado Fevereiro 24, 2013 OtClient - Tutorial Básico #2 Aula 2: Editando mod/Modules Parte 2 Hoje estarei me especificando mais com as janelas matrizes ou raízes como preferirem. Passo 1: Conhecendo as matrizes Irei mostrar 2 matrizes para vocês que são as únicas que vi até agora dentro dos códigos do OtClient (Isso não quer dizer que não possam existir novos modelos) Modelo 1 : MainWindowModelo 2: MiniWindow Cada um desses 2 modelos tem um jeito diferente para ler o código. No Modelo 1, ele é mais simples, Pois você só precisa mostrar a janela que irá ser criada dentro dele, como no exemplo: MainWindowid: tutorialWindow!text: tr('Tutorial')size: 150 150Buttonid: tutorialbutton!text: tr('Ok')anchors.top: parent.topanchors.left: parent.leftanchors.right: parent.right Como podem ver é um jeito mais simples e pratico de fazer os códigos, Porem, esse tipo de janela não "Gruda" nos painéis direitos e nem esquerdos. Já no Modelo 2, as coisas ficam um pouco mais complicadas como por exemplo, o código tem que ser escrito de uma maneira diferente para que funcione corretamente, Mais também tem as suas vantagens, como, botão de fechar e minimizar automático icones ao lado do titulo entre outros, agora vamos ver alguns exemplos: 1° vou dar um exemplo de codigo '.lua', para se usar com a matriz MiniWindow tutorialPanel = niltutorialButton = nilfunction init()tutorialButton = modules.client_topmenu.addRightGameToggleButton('tutorialButton', tr('tutorial'), '/images/topbuttons/skills', toggle)tutorialButton:setOn(false)tutorialWindow = g_ui.loadUI('tutorial', modules.game_interface.getRightPanel())tutorialWindow:disableResize()tutorialWindow:setup()endfunction terminate()tutorialButton:destroy()endfunction toggle()if tutorialButton:isOn() thentutorialWindow:close()tutorialButton:setOn(false)elsetutorialWindow:open()tutorialButton:setOn(true)endendfunction onMiniWindowClose()tutorialButton:setOn(false)end E agora 1 exemplo de código .otui usando MiniWindow de forma errada MiniWindowid: tutorialWindow!text: tr('Tutorial')size: 150 120@onClose: onMiniWindowClose()&save: trueButtonid: tutorialbutton!text: tr('Ok')anchors.top: parent.topanchors.left: parent.leftanchors.right: parent.right E agora 1 exemplo de cósigo .otui usando MiniWindow escrito certo TutorialButton < Buttonid: tutorialbutton!text: tr('Ok')anchors.top: parent.topanchors.left: parent.leftanchors.right: parent.rightMiniWindowid: tutorialWindow!text: tr('Tutorial')height: 150@onClose: onMiniWindowClose()&save: trueMiniWindowContentsTutorialButton Agora vamos intender o porque dessa forma mais complicada. 1° para que o MiniWindow funcione corretamente ele precisa da função 'MiniWindowContents' dentro dele, dentro dessa função existem duas formas de adicionarmos itens, que são elas: 1° TutorialButton < Buttonid: tutorialbutton!text: tr('Ok')anchors.top: parent.topanchors.left: parent.leftanchors.right: parent.rightMiniWindowid: tutorialWindow!text: tr('Tutorial')height: 150@onClose: onMiniWindowClose()&save: trueMiniWindowContentsTutorialButton 2° MiniWindowid: tutorialWindow!text: tr('Tutorial')height: 150@onClose: onMiniWindowClose()&save: trueMiniWindowContentsButtonid: tutorialbutton!text: tr('Ok')anchors.top: parent.topanchors.left: parent.leftanchors.right: parent.right Dos dois modos estão certos, mais é importante lembrar que você também pode usar as duas maneiras juntas como no exemplo: TutorialButton < Buttonid: tutorialbutton!text: tr('xD')anchors.top: prev.bottomanchors.left: parent.leftanchors.right: parent.rightMiniWindowid: tutorialWindow!text: tr('Tutorial')height: 150@onClose: onMiniWindowClose()&save: trueMiniWindowContentsButtonid: tutorialbutton!text: tr('Ok')anchors.top: parent.topanchors.left: parent.leftanchors.right: parent.rightTutorialButton Você também pode adicionar um icone na MiniWindow, como exemplo: MiniWindowid: tutorialWindow!text: tr('Tutorial')height: 150icon: /images/topbuttons/skills@onClose: onMiniWindowClose()&save: true Lembre-se que '/images/topbuttons/' é o diretório onde o ícone tá, e 'skills' é a imagem. Bom, esse é um tutorial mais básico só para apresentar as 2 Janelas matrizes ( Eu só conheço esses 2 modelos "Main, Mini" e não sei se existem outros.) e ensinar um pouco da diferença e das vantagens entre usar uma e outra.Passo 2: Adicionando funções aos botoes Bom até agora eu só mostrei os botoes mais ainda não ensinei a fazer eles executarem outra funções, e é isso que eu estarei ensinando agora. Existem diversas formas de um botão executar uma função, Você pode criar essa função no arquivo.lua caso ela seja mais complexa ou pode fazer elas direto no arquivo.otui. Tenha em mente, que não irei ensinar a criar funções, só estarei ensinando a como fazer um botão executar ela. Vamos pegar nosso botão Buttonid: tutorialbutton!text: tr('Ok')anchors.top: parent.topanchors.left: parent.leftanchors.right: parent.right Aqui nesse exemplo, o botão é criado mais não tem nem uma função pre definida, ou seja, mesmo que clicando nele nada irá acontecer. Agora vamos fazer uma função dento do arquivo.lua para que o botão execute function sendBottom()return g_game.talk('Nossa Funcionou')end Quando a função sendBottom for executada o jogador vai falar "Nossa Funcionou" Agora vamos fazer o botão executar ela usando esta função @onClick: a função onClick vai ser executada quando alguém clicar no nosso botão, Agora vamos adicionar ela no nosso botão e adicionar o parâmetro que ela deve executar. Buttonid: tutorialbutton!text: tr('Ok')anchors.top: parent.topanchors.left: parent.leftanchors.right: parent.right@onClick: sendBottom() Pronto agora nosso botão vai executar o que lhe foi programado, Porem por ele executar uma função simples podemos simplificar ainda mais o que nosso botão deve fazer deixando assim: Buttonid: tutorialbutton!text: tr('Ok')anchors.top: parent.topanchors.left: parent.leftanchors.right: parent.right@onClick: g_game.talk('Nossa Funcionou') Ele irá fazer a mesma coisa que a função sendBottom() porem não precisamos criar nada dentro do arquivo.lua Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Stigal 584 Postado Fevereiro 24, 2013 Share Postado Fevereiro 24, 2013 Parabens pelo tutorial carinha, mesmo sendo basico ira ajudar mts usuarios. Atenciosamente, Stigal. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
BananaFight 196 Postado Fevereiro 24, 2013 Autor Share Postado Fevereiro 24, 2013 (editado) Obrigado Stigal, arrumei e dicionei algumas coisas que tinha esquecido, e caso eu lembrar de algo importante eu estarei atualizando o tópico, quais quer duvidas sobre o tutorial, ou algo que você queira saber só fazer um comentário que esterei tentando responde-los. @Edit: Como fazer botoes executarem funções adicionada ao tutorial. Editado Fevereiro 24, 2013 por BananaFight Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
PostadorHunter 99 Postado Fevereiro 24, 2013 Share Postado Fevereiro 24, 2013 ali em cima você escreveu .tui ao invés de .otui Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
BananaFight 196 Postado Fevereiro 24, 2013 Autor Share Postado Fevereiro 24, 2013 Bug Corrigido obrigado postador Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
PostadorHunter 99 Postado Março 3, 2013 Share Postado Março 3, 2013 da pra fazer um checkbox no otclient ? Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
drakylucas 159 Postado Março 4, 2013 Share Postado Março 4, 2013 bom tutorial... eu mesmo, no fim do ano passado quando tentei mexer no otclient até desisti, pois tudo que eu fazia não funcionava kkkk.. facilitará mt a vida de mtos kkk Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
BananaFight 196 Postado Março 4, 2013 Autor Share Postado Março 4, 2013 (editado) Postador hunter da sim, outra hora ensino a fazer, Editado Março 4, 2013 por BananaFight Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
ZeNit91 11 Postado Março 30, 2013 Share Postado Março 30, 2013 Descupa a pergunta mais que linguagem é essa ? Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Darckx13 25 Postado Março 30, 2013 Share Postado Março 30, 2013 Descupa a pergunta mais que linguagem é essa ? essa linguagem e LUA a usada em otserver e os modulos tem como base uma especie de css bem simples de intender Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
ZeNit91 11 Postado Março 30, 2013 Share Postado Março 30, 2013 @Darckx13 /all Sabe onde posso encontrar tutoriais com algo mais aprofundado ? Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
RicardoIanelli 2 Postado Março 31, 2013 Share Postado Março 31, 2013 Muito bom! =D Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
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