masquente 15 Postado Maio 23, 2012 Share Postado Maio 23, 2012 Voce tem alguma opinião formada sobre o assunto? Se sim, coloque aqui. Minha opinião é que se pensarmos que somos os únicos desse universo, estamos sendo egoístas. Milhões de galáxias e nenhum com vida? Mesmo que não seja inteligente, eu acredito que haja. Só não acredito que estejam aqui "controlando o planeta", rs. Há milhares de casos na net, mas achei um vídeo que resume alguns deles: Abraços! Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Lolksky 17 Postado Maio 23, 2012 Share Postado Maio 23, 2012 Se existe aqui, por que não existir em outro lugar? \o Quem sabe a essa hora, em outra galaxia, seila o que for... algupem ser deve ta pergutando "será que existe vida em outro planeta/galaxia ?" Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
guilhermes26 26 Postado Maio 23, 2012 Share Postado Maio 23, 2012 probabilidade matemática extremamente grande. mas, nunca vi nem comi, então fico com o pé atrás. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bernardo 87 Postado Maio 23, 2012 Share Postado Maio 23, 2012 Já devo ter falado isso 1000x, mas... Defendo a existência de seres vivos, organismos completamente diferentes dos terrestres, e não aquela babaquice de seres verdes pensantes (Generalização pra UFOS e etc). E sobre estarem mais ou menos avançados que a nossa civilização, é relativo né. Quem diz se uma "civilização" é avançada ou não? Bactérias podem viver em harmonia muito melhor que a nossa rs Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
DiogoTemporario 91 Postado Maio 23, 2012 Share Postado Maio 23, 2012 (editado) Se existisse uma civilização avançada o bastante para viajar até a Terra, gastaria uma quantidade bem absurda de combustível para o fazer, então provavelmente só o faria para colonização ou extração de recursos. E seria facilmente detectável sua aproximação do globo, logo, OVNIS = história pra boi dormir. Estatisticamente é impossível não ter havido vida em outro lugar do universo em algum período de tempo. Existem cerca de 3x10^23 estrelas no universo observável. Isto é, 3000000000000000000000000 estrelas. Considerando que cada sistema solar tenha apenas um planeta (na verdade é muito mais, mas nem todos possuem condições favoráveis à vida como conhecemos). O universo observável tem 13 bilhões de anos (muitas dessas estrelas só se formaram nos últimos bilhões de anos, então vamos considerar apenas o intervalo de tempo em que a maioria das estrelas já estão formadas, vou usar aqui a idade da Terra, 4.5 bilhões de anos). A vida levou 1 bilhão de anos para surgir na Terra. Consideremos então que há 4.5 oportunidades de surgir vida em cada um dos 3000000000000000000000000 planetas. Ou seja, a probabilidade de não existir ou ter existido vida fora do planeta terra é ≈ 0. Claro que é uma aproximação bem por cima, mas o cálculo não é muito diferente deste. Editado Maio 23, 2012 por DiogoTemporario Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
masquente 15 Postado Maio 23, 2012 Autor Share Postado Maio 23, 2012 (editado) Dei rep+ para as respostas boas. Existe uma fórmula pra isso, sabia Diogo? é a equação de Drake, provavelmente mtos já ouviram falar. Onde: N é o número de civilizações extraterrestres em nossa galáxia com as quais poderíamos ter chances de estabelecer comunicação. e R* é a taxa de formação de estrelas em nossa galáxia fp é a fração de tais estrelas que possuem planetas em órbita ne é o número médio de planetas que potencialmente permitem o desenvolvimento de vida por estrela que tem planetas fl é a fração dos planetas com potencial para vida que realmente desenvolvem vida fi é a fração dos planetas que desenvolvem vida inteligente fc é a fração dos planetas que desenvolvem vida inteligente e que têm o desejo e os meios necessários para estabelecer comunicação L é o tempo esperado de vida de tal civilização Drake forneceu valores baseados nas suas pesquisas: R* - estimado em 7/ano fp – estimado em 0,5 ne – estimado em 2 fl – estimado em 0,33 fi – estimado em 0,01 fc – estimado em 0,01 L – estimado como sendo 10 000 anos Segundo os dados de Drake, temos uma estimativa que resulta: N = 7 × 0,5 × 2 × 0.33 × 0,01 × 0,01 × 10 000 = 2,31 Editado Maio 23, 2012 por masquente Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
DiogoTemporario 91 Postado Maio 23, 2012 Share Postado Maio 23, 2012 (editado) Eu vi procurando pelo número estimado de estrelas no universo, a fórmula serve para vida inteligente em nossa galáxia pelo que entendi, e tb é uma aproximação Acho difícil termos contato físico com alguma forma de vida inteligente até o fim do milênio (se a humanidade sobreviver até lá). Meu interesse (e esperança) maior é que encontrem uma forma microscópica de vida (de preferência inorgânica - não baseada no carbono) para ser estudada. Fugindo um pouco do assunto, essa equação também é legal, e segue o mesmo princípio Editado Maio 23, 2012 por DiogoTemporario Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
masquente 15 Postado Maio 23, 2012 Autor Share Postado Maio 23, 2012 Porque o motivo de preferir uma forma de vida inorgânica para estudos? Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
DiogoTemporario 91 Postado Maio 24, 2012 Share Postado Maio 24, 2012 (editado) Porque só conhecemos formas de vida orgânicas. As consequências para a ciência e para a tecnologia de uma forma de vida inorgânica são difíceis de imaginar. Uma forma de armazenamento de dados complexos alternativa ao DNA, alternativas às proteínas, à glicose (do metabolismo), materiais maleáveis e suficientemente estáveis para formarem camadas (membranas) de nanômetros de espessura... As aplicações para a ciência dos materiais seriam imensas. O rejeito resultante do metabolismo celular de uma forma de vida inorgânica poderia ser, por exemplo, um óxido de alumínio. Imagine uma forma de vida baseada em silício e enxofre! Enfim, estudar uma forma de vida inorgânica (se é que é possível haver uma forma de vida inorgânica) quebraria diversos paradigmas (inclusive a própria definição de vida) e traria inúmeros benefícios. Editado Maio 24, 2012 por DiogoTemporario Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
SlipknotShadow 6 Postado Maio 24, 2012 Share Postado Maio 24, 2012 já não acharam por aí umas bactérias ou algo assim que não são baseadas em carbono, e sim outra coisa lá, se não me engano arsênio? ta aí vida extraterrestre flw Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
DiogoTemporario 91 Postado Maio 24, 2012 Share Postado Maio 24, 2012 (editado) Sim, acharam, e foi uma descoberta bem importante. Contribui inclusive para a hipótese de que é possível uma forma de vida inorgânica. Não cheguei a ler mais sobre o assunto pra ver o que tiraram de proveito disso. A bactéria é baseada em carbono, though. "Só" substitui o fósforo por arsênio no organismo, pelo que eu entendi. Editado Maio 24, 2012 por DiogoTemporario Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Lolksky 17 Postado Maio 24, 2012 Share Postado Maio 24, 2012 quando alguém viaja toda galaxia a fora, e provar que nao existe porra nenhuma de vida sairei convencido disso! Existem cerca de 3x10^23 estrelas no universo observável. Isto é, 3000000000000000000000000 estrelas. já contaram a média? '-' (não estou falando que você está errado), apenas pontuando uma observação. A ciencia é fantástica, mas em alguns momentos e alguns pontos, não me convem! se o bagui é "inifinito" como podem presumir uma estimativa, já "foram" ao infinito ? '-' Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Folspa 26 Postado Maio 24, 2012 Share Postado Maio 24, 2012 quando alguém viaja toda galaxia a fora, e provar que nao existe porra nenhuma de vida sairei convencido disso! Existem cerca de 3x10^23 estrelas no universo observável. Isto é, 3000000000000000000000000 estrelas. já contaram a média? '-' (não estou falando que você está errado), apenas pontuando uma observação. A ciencia é fantástica, mas em alguns momentos e alguns pontos, não me convem! se o bagui é "inifinito" como podem presumir uma estimativa, já "foram" ao infinito ? '-' Ninguém disse que é infinito. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
DiogoTemporario 91 Postado Maio 24, 2012 Share Postado Maio 24, 2012 É uma estimativa. Repare que eu disse universo observável. A palavra "universo" representa tudo o que existe, até onde sabemos. O universo está se expandindo como um balão sendo inflado (o que se expande é o espaço-tempo (no exemplo a superfície do balão, vide vídeos abaixo)). Não se sabe se há uma fronteira do universo, ele pode estar "se expandindo em nada", mas, como o Big Bang ocorreu há 13 bilhões de anos, só podemos observar coisas há 13 bilhões de anos-luz da Terra, já que nada viaja mais rápido que a luz. Essa é a fronteira conhecida do Universo. Agora, se realmente existem fronteiras ou não, só há como saber teoricamente, já que nunca poderemos ver além de n anos-luz de distância da Terra (onde n = idade do universo). Veja os dois vídeos abaixo, em ordem, fica melhor de entender. Agora, respondendo à pergunta: O hubble ultra deep field fez uma imagem do universo observável onde foram contadas ~10.000 galáxias. Sabe-se que cada galáxia tem, em média, 300 bilhões de estrelas, e que aquela imagem feita pelo Hubble representa 1/2.000.000 do universo observável (o universo observável aparenta ser esférico, o campo de visão da fotografia foi de 2.5 arcominutos, calcula-se o 1/2.000.000 pelo diâmetro (13bi anos-luz) do universo). 10.000 * 2.000.000 * 300.000.000.000 = 6*10^21 Cada fonte tem dados diferente, usei o Wolfram, e ele resultou em 3x10^23. Usando outra fonte obteve-se 6*10^21. É apenas uma estimativa. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Lolksky 17 Postado Maio 24, 2012 Share Postado Maio 24, 2012 quando alguém viaja toda galaxia a fora, e provar que nao existe porra nenhuma de vida sairei convencido disso! Existem cerca de 3x10^23 estrelas no universo observável. Isto é, 3000000000000000000000000 estrelas. já contaram a média? '-' (não estou falando que você está errado), apenas pontuando uma observação. A ciencia é fantástica, mas em alguns momentos e alguns pontos, não me convem! se o bagui é "inifinito" como podem presumir uma estimativa, já "foram" ao infinito ? '-' Ninguém disse que é infinito. e é finito? @diogo, ai que tá diogo, e depois da suposta barreira :s e depois d eonde não podemos observar... é um variável de hipoteses, mas vai saber o que tem ou o que deixa de ter Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados