Ir para conteúdo

Vida Extraterrestre


masquente

Posts Recomendados

Voce tem alguma opinião formada sobre o assunto? Se sim, coloque aqui.

Minha opinião é que se pensarmos que somos os únicos desse universo, estamos sendo egoístas. Milhões de galáxias e nenhum com vida? Mesmo que não seja inteligente, eu acredito que haja. Só não acredito que estejam aqui "controlando o planeta", rs.

 

Há milhares de casos na net, mas achei um vídeo que resume alguns deles:

 

 

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se existe aqui, por que não existir em outro lugar? \o

Quem sabe a essa hora, em outra galaxia, seila o que for... algupem ser deve ta pergutando "será que existe vida em outro planeta/galaxia ?"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já devo ter falado isso 1000x, mas... Defendo a existência de seres vivos, organismos completamente diferentes dos terrestres, e não aquela babaquice de seres verdes pensantes (Generalização pra UFOS e etc). E sobre estarem mais ou menos avançados que a nossa civilização, é relativo né. Quem diz se uma "civilização" é avançada ou não? Bactérias podem viver em harmonia muito melhor que a nossa rs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se existisse uma civilização avançada o bastante para viajar até a Terra, gastaria uma quantidade bem absurda de combustível para o fazer, então provavelmente só o faria para colonização ou extração de recursos. E seria facilmente detectável sua aproximação do globo, logo, OVNIS = história pra boi dormir.

 

Estatisticamente é impossível não ter havido vida em outro lugar do universo em algum período de tempo.

 

Existem cerca de 3x10^23 estrelas no universo observável. Isto é, 3000000000000000000000000 estrelas. Considerando que cada sistema solar tenha apenas um planeta (na verdade é muito mais, mas nem todos possuem condições favoráveis à vida como conhecemos). O universo observável tem 13 bilhões de anos (muitas dessas estrelas só se formaram nos últimos bilhões de anos, então vamos considerar apenas o intervalo de tempo em que a maioria das estrelas já estão formadas, vou usar aqui a idade da Terra, 4.5 bilhões de anos). A vida levou 1 bilhão de anos para surgir na Terra. Consideremos então que há 4.5 oportunidades de surgir vida em cada um dos 3000000000000000000000000 planetas. Ou seja, a probabilidade de não existir ou ter existido vida fora do planeta terra é ≈ 0. Claro que é uma aproximação bem por cima, mas o cálculo não é muito diferente deste.

Editado por DiogoTemporario
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dei rep+ para as respostas boas. Existe uma fórmula pra isso, sabia Diogo?

é a equação de Drake, provavelmente mtos já ouviram falar.

c57fe678db3cb8c47ca58c85bd5d41c2.png

 

Onde:

N é o número de civilizações extraterrestres em nossa galáxia com as quais poderíamos ter chances de estabelecer comunicação.

e

R* é a taxa de formação de estrelas em nossa galáxia

fp é a fração de tais estrelas que possuem planetas em órbita

ne é o número médio de planetas que potencialmente permitem o desenvolvimento de vida por estrela que tem planetas

fl é a fração dos planetas com potencial para vida que realmente desenvolvem vida

fi é a fração dos planetas que desenvolvem vida inteligente

fc é a fração dos planetas que desenvolvem vida inteligente e que têm o desejo e os meios necessários para estabelecer comunicação L é o tempo esperado de vida de tal civilização

Drake forneceu valores baseados nas suas pesquisas:

R* - estimado em 7/ano fp – estimado em 0,5 ne – estimado em 2 fl – estimado em 0,33 fi – estimado em 0,01 fc – estimado em 0,01 L – estimado como sendo 10 000 anos

Segundo os dados de Drake, temos uma estimativa que resulta:

 

N = 7 × 0,5 × 2 × 0.33 × 0,01 × 0,01 × 10 000 = 2,31

Editado por masquente
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu vi procurando pelo número estimado de estrelas no universo, a fórmula serve para vida inteligente em nossa galáxia pelo que entendi, e tb é uma aproximação :p

 

Acho difícil termos contato físico com alguma forma de vida inteligente até o fim do milênio (se a humanidade sobreviver até lá). Meu interesse (e esperança) maior é que encontrem uma forma microscópica de vida (de preferência inorgânica - não baseada no carbono) para ser estudada.

 

 

 

Fugindo um pouco do assunto, essa equação também é legal, e segue o mesmo princípio :p

 

fermirotica.png

 

 

Editado por DiogoTemporario
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Porque só conhecemos formas de vida orgânicas. As consequências para a ciência e para a tecnologia de uma forma de vida inorgânica são difíceis de imaginar. Uma forma de armazenamento de dados complexos alternativa ao DNA, alternativas às proteínas, à glicose (do metabolismo), materiais maleáveis e suficientemente estáveis para formarem camadas (membranas) de nanômetros de espessura... As aplicações para a ciência dos materiais seriam imensas. O rejeito resultante do metabolismo celular de uma forma de vida inorgânica poderia ser, por exemplo, um óxido de alumínio. Imagine uma forma de vida baseada em silício e enxofre! Enfim, estudar uma forma de vida inorgânica (se é que é possível haver uma forma de vida inorgânica) quebraria diversos paradigmas (inclusive a própria definição de vida) e traria inúmeros benefícios.

Editado por DiogoTemporario
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, acharam, e foi uma descoberta bem importante. Contribui inclusive para a hipótese de que é possível uma forma de vida inorgânica. Não cheguei a ler mais sobre o assunto pra ver o que tiraram de proveito disso.

 

A bactéria é baseada em carbono, though. "Só" substitui o fósforo por arsênio no organismo, pelo que eu entendi.

Editado por DiogoTemporario
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

quando alguém viaja toda galaxia a fora, e provar que nao existe porra nenhuma de vida sairei convencido disso!

 

Existem cerca de 3x10^23 estrelas no universo observável. Isto é, 3000000000000000000000000 estrelas.

já contaram a média? '-' (não estou falando que você está errado), apenas pontuando uma observação. A ciencia é fantástica, mas em alguns momentos e alguns pontos, não me convem! se o bagui é "inifinito" como podem presumir uma estimativa, já "foram" ao infinito ? '-'

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

quando alguém viaja toda galaxia a fora, e provar que nao existe porra nenhuma de vida sairei convencido disso!

 

Existem cerca de 3x10^23 estrelas no universo observável. Isto é, 3000000000000000000000000 estrelas.

já contaram a média? '-' (não estou falando que você está errado), apenas pontuando uma observação. A ciencia é fantástica, mas em alguns momentos e alguns pontos, não me convem! se o bagui é "inifinito" como podem presumir uma estimativa, já "foram" ao infinito ? '-'

Ninguém disse que é infinito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É uma estimativa. Repare que eu disse universo observável. A palavra "universo" representa tudo o que existe, até onde sabemos. O universo está se expandindo como um balão sendo inflado (o que se expande é o espaço-tempo (no exemplo a superfície do balão, vide vídeos abaixo)). Não se sabe se há uma fronteira do universo, ele pode estar "se expandindo em nada", mas, como o Big Bang ocorreu há 13 bilhões de anos, só podemos observar coisas há 13 bilhões de anos-luz da Terra, já que nada viaja mais rápido que a luz. Essa é a fronteira conhecida do Universo. Agora, se realmente existem fronteiras ou não, só há como saber teoricamente, já que nunca poderemos ver além de n anos-luz de distância da Terra (onde n = idade do universo). Veja os dois vídeos abaixo, em ordem, fica melhor de entender.

 

 

 

Agora, respondendo à pergunta:

 

O hubble ultra deep field fez uma imagem do universo observável onde foram contadas ~10.000 galáxias. Sabe-se que cada galáxia tem, em média, 300 bilhões de estrelas, e que aquela imagem feita pelo Hubble representa 1/2.000.000 do universo observável (o universo observável aparenta ser esférico, o campo de visão da fotografia foi de 2.5 arcominutos, calcula-se o 1/2.000.000 pelo diâmetro (13bi anos-luz) do universo). 10.000 * 2.000.000 * 300.000.000.000 = 6*10^21

 

Cada fonte tem dados diferente, usei o Wolfram, e ele resultou em 3x10^23. Usando outra fonte obteve-se 6*10^21. É apenas uma estimativa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

quando alguém viaja toda galaxia a fora, e provar que nao existe porra nenhuma de vida sairei convencido disso!

 

Existem cerca de 3x10^23 estrelas no universo observável. Isto é, 3000000000000000000000000 estrelas.

já contaram a média? '-' (não estou falando que você está errado), apenas pontuando uma observação. A ciencia é fantástica, mas em alguns momentos e alguns pontos, não me convem! se o bagui é "inifinito" como podem presumir uma estimativa, já "foram" ao infinito ? '-'

Ninguém disse que é infinito.

 

e é finito?

 

@diogo, ai que tá diogo, e depois da suposta barreira :s e depois d eonde não podemos observar... é um variável de hipoteses, mas vai saber o que tem ou o que deixa de ter

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...