Ir para conteúdo

Modos De Escrita - Roleplay

Posts Recomendados

Modos de Escrita

Narração

A narração é parte fundamental de um bom conto. Sem ela em perfeito estado, é impossível que se tenha um bom conto. O que tentarei abordar a seguir são alguns dos modos utilizados para narração dos contos aqui apresentados, além do qual mais indicado para os iniciantes. Os respectivos títulos são como eu os chamo os diversos tipos de narração.

Narração participativa

O narrador participa indiretamente do contexto, além de poder interagir com o leitor, sem que exerça o papel de um personagem no conto.

Exemplo: Ele se virou para contar uma história antiga, que hoje é desconhecida por nós.

Essa história se passa no tempo em que nós não éramos nascidos, ou até mesmo nossos avós. Essa história se passa num tempo muito antigo, onde não havia armas de fogo, fósforos ou tecnologia.

Narração em primeira pessoa

A narração é feita pelo personagem principal do conto.

Exemplo: Eu fui ferido gravemente pelos guerreiros inimigos, mas mesmo assim não desisti da batalha.

Narração oculta

O narrador é oculto, semelhante a narração participativa, porém não faz comentários de sua participação na narração.

Exemplo: Os jovens caminharam por muito tempo, até que o crepúsculo veio humildemente se apresentar. Eles montaram um acampamento e adormeceram ao estalar das brasas.

A minha preferência nas narrações é a narração oculta, por se adaptar melhor a todo tipo de contexto e ser mais agradável ao leitor, além de mais fácil ao entendimento se bem manobrada. É a também mais recomendada por mim aos que iniciam agora em suas escritas. O que eu aconselho é escrever mini-contos utilizando todos os tipos de narração para ver qual você se adapta mais e tem maior facilidade para escrever.

Foi breve. Até o próximo tópico.

Editado por Henrique Moura
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo contigo. A narração é o fator mais necessário para um conto, sem ele não existirá o conto ou história. Seria apenas falas e mais falas. Sem suspense, nem nada de mais que você mesmo põe em suas histórias. - Exemplo -

Eu gosto muito da narração de primeira pessoa, pois assim da um toque de suspense - dependendo da situação - e futurística, assim por dizer. Não da para adivinhar o que virá em seguida.

Exemplo, a saga toda de Percy Jackson e Os Olimpianos é feito de narração em primeira pessoa, onde o narrador é o próprio Percy Jackson. Eu amei, tem toque de suspense e suavidade de um pouco de romance, além de falar sobre mitologia. - Um assunto que sou apaixonado -

Enfim, o que você falou é verdade, sem a narração, não há texto.

Link para o comentário

Isso sim eu concordo.

O meu preferido mesmo é o participativo oculto. Estranho, mas é que gostei de mesclar os dois.

Imagine como se fosse um texto escrito por uma pessoa que já morreu e que agora conta sua história e a de seus amigos, portanto em alguns momentos ele fica oculto.

Link para o comentário

Concordo contigo. A narração é o fator mais necessário para um conto, sem ele não existirá o conto ou história. Seria apenas falas e mais falas. Sem suspense, nem nada de mais que você mesmo põe em suas histórias. - Exemplo -

Eu gosto muito da narração de primeira pessoa, pois assim da um toque de suspense - dependendo da situação - e futurística, assim por dizer. Não da para adivinhar o que virá em seguida.

Exemplo, a saga toda de Percy Jackson e Os Olimpianos é feito de narração em primeira pessoa, onde o narrador é o próprio Percy Jackson. Eu amei, tem toque de suspense e suavidade de um pouco de romance, além de falar sobre mitologia. - Um assunto que sou apaixonado -

Enfim, o que você falou é verdade, sem a narração, não há texto.

@percyjackson

Eu gostei bastante da saga Heroes of Olympus e da Kage's Chronicles tambem...

O Rick Riordan usar narrações diferentes pra cada uma das sagas foi simplesmente genial

O jeito que ele trata de cada personagem nos capitulos de "Lost Hero" é simplesmente a melhor narração que eu já li na vida. Ele consegue fazer com que o personagem de cada capítulo seja destacado, sendo discreto ao mesmo tempo.

Sem contar que o publico de Percy já tá acostumado à primeira pessoa, a mudança pra Narração Oculta Informal foi m-u-i-t-o genial, cara.

Já leu, iToouch? Sugestão do dia: Se conseguir, leia em ingles. O Rick usa algumas expressões que foram aniquiladas pela tradutora do livro.

Link para o comentário

PUTZ, eu nem li todo ainda. Mas estou querendo comprar em inglês sim, já me falaram isso. Eu sou fluente em inglês, poderia entender muita coisa.

E é verdade velho, ele é genial, ele usa um modo diferente a cada livro. Perfeitamente perfeito.

Link para o comentário

• 2 weeks later...

Bom, a narração oculta dá um ar mais fictício, para histórias voltadas mais para ficção, magia, essas coisas.

Agora a narração participativa ou em primeira pessoa,

da um ar mais real, e isso dá um "tchan" na história.

Essa é minha opinião.

Link para o comentário

• Quem Está Navegando   0 membros estão online

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
  • Criar Novo...