Concordo contigo. A narração é o fator mais necessário para um conto, sem ele não existirá o conto ou história. Seria apenas falas e mais falas. Sem suspense, nem nada de mais que você mesmo põe em suas histórias. - Exemplo -
Eu gosto muito da narração de primeira pessoa, pois assim da um toque de suspense - dependendo da situação - e futurística, assim por dizer. Não da para adivinhar o que virá em seguida.
Exemplo, a saga toda de Percy Jackson e Os Olimpianos é feito de narração em primeira pessoa, onde o narrador é o próprio Percy Jackson. Eu amei, tem toque de suspense e suavidade de um pouco de romance, além de falar sobre mitologia. - Um assunto que sou apaixonado -
Enfim, o que você falou é verdade, sem a narração, não há texto.

info
Grupo: Herói
Reputação: +193
Modos de Escrita
Narração
A narração é parte fundamental de um bom conto. Sem ela em perfeito estado, é impossível que se tenha um bom conto. O que tentarei abordar a seguir são alguns dos modos utilizados para narração dos contos aqui apresentados, além do qual mais indicado para os iniciantes. Os respectivos títulos são como eu os chamo os diversos tipos de narração.
Narração participativa
O narrador participa indiretamente do contexto, além de poder interagir com o leitor, sem que exerça o papel de um personagem no conto.
Exemplo: Ele se virou para contar uma história antiga, que hoje é desconhecida por nós.
Essa história se passa no tempo em que nós não éramos nascidos, ou até mesmo nossos avós. Essa história se passa num tempo muito antigo, onde não havia armas de fogo, fósforos ou tecnologia.
Narração em primeira pessoa
A narração é feita pelo personagem principal do conto.
Exemplo: Eu fui ferido gravemente pelos guerreiros inimigos, mas mesmo assim não desisti da batalha.
Narração oculta
O narrador é oculto, semelhante a narração participativa, porém não faz comentários de sua participação na narração.
Exemplo: Os jovens caminharam por muito tempo, até que o crepúsculo veio humildemente se apresentar. Eles montaram um acampamento e adormeceram ao estalar das brasas.
A minha preferência nas narrações é a narração oculta, por se adaptar melhor a todo tipo de contexto e ser mais agradável ao leitor, além de mais fácil ao entendimento se bem manobrada. É a também mais recomendada por mim aos que iniciam agora em suas escritas. O que eu aconselho é escrever mini-contos utilizando todos os tipos de narração para ver qual você se adapta mais e tem maior facilidade para escrever.
Foi breve. Até o próximo tópico.
Editado Março 22 por Henrique Moura