Eu sei que muita gente sabe fazer monstros em OT, MAS a maioria se enrola, e o monstro naum sai exatamente como agente quer.
Eu vo faze o tutorial bem explicado,
comentem por favor
Obs: Esse tuto tb serve para outras versoes, em algumas partes.
Vamos lá! Primeiro, abra a sua pasta monsters, e depois faça uma copia de Demon, e renomeia para
Baby Demon. ( O monstro que nos vamos fazer! )
Se vc fez tudo certo, bem no começo da tela vc vai ler:
<?xml version="1.0"?>
<monster name="Demon" level="70" maglevel="50" experience="6000" speed="350" pushable="0" armor="40" defense="45" canpushitems="1" staticattack="40" changetarget="200">
<health now="8200" max="8200"/>
<look type="35" head="20" body="30" legs="40" feet="50" corpse="4032"/>
<combat targetdistance="1" runonhealth="0"/>
[ Não leia o resto ainda ]
Agora:
<monster name="Demon" -> Esse é o nome do bicho que vai aparecer quando vc der look nele, vai aparecer quando vc tomar hit dele, e emcima da vida dele, e no battle. (em algumas versoes isso muda)
Se vc kiser acompanhar o tutorial enkuanto faz o Baby Demon, modifique esse <monster name=" para Baby Demon.
level="70" maglevel="50" -> Esse level e magic level é para vc saber quando o bixo vai tirar. EX: Nesse exemplo, o Demon vai tirar o mesmo que um cara level 70, que tem ml 50.
[ Para criar o nosso Baby Demon, modifique isso para level="7" e maglevel="5"
experience="6000" -> Precisa explicar? A xp que o monstro vai dar quando morto.
Em alguns ots, vc pode mudar no config.lua qnts vezes a xp dos bichos vaum ser, intaum ele multiplica automaticamente.
[ Baby Demon, modifique isso para "600" ]
speed="350" -> A speed é muito importante, é a velocidade do monstro. Alguns bichos naum tem esse parametro escrito, por tanto a velocidade deles é padrão (meio lerdo, meio rapido). Nesses monstros voce pode simplesmente escrever speed="blablabla" e vai funcionar. EX: 50 é a speed de um NPC, e a de uma GS é 330. (O Demon é mais rapido XD)
[ O Baby Demon, vai ter somente 175 de speed ]
pushable="0" -> Lembrando que 0 = FALSO, e 1=VERDADEIRO, esse parametro diz se o player vai poder empurrar o monstro. Cuidado, por que se vc criar um monstro muito lerdo, e podendo ser empurrado, o player pode empurra-lo para um lado e correr para o outro. EX: Summons de montros mais forte, devem ter a pushable="1", se naum depois de um certo tempo, o player fica trapped por summons e naum pode sair XD.
[ O Baby Demon vai ter o pushable="1" ]
armor="40" -> Defesa e Armor do bicho, são como um player.
Armor é a armadura.
EX: Se armor dele for 13, e como se ele estivesse usando uma crown armor.
(pq a armor da crown armor é 13 XD). Se armor dele for 21, e como se ele estivesse usando um c-set
(pq a armor da c arm é 13, e da c legs, 8... 13 + 8 =21)
[ O Baby Demon vai ter armor 4]
defence="45" -> defence NÃO TEM, repito, NAUM, tem nada haver com armor.
quanto maior a defence nesse parametro, menos o bicho vai tirar hit de voce.
Ou seja: defence="0" ele vai tirar dano o tempo todo.
defence="100000" ele só vai dar fumaça, fumaça, faisca, fumaça....
canpushitems="1" -> Se ele vai poder ou naum empurrar itens q estiverem na frente dele, como cadeira, caixa etc.... 1=sim, 0=naum
staticattack="40" -> Esse parametro diz se o bicho vai ser lerdo, ou agitado.
EX: Se staticattack for 1, ele vai se mexer sem parar.
Se staticattack for 50000, ele vai fica paradaum.... num vai se mexe quase q nunca....
[baby Demon tem staticattack 15]
changetarget="200" -> Esse parametro diz se o bicho vai mudar facil de alvo.
EX: se isso for 1, o bicho vai continuar a atacar sempre o mesmo player, para toda a vida.
se changetarget for 60000, ele vai sair batendo em todo mundo, q nem um louco,
trocando de alvo o tempo todo.
[baby Demon tem changetarget 600]
Vou pular algumas partes como:
<health now="8200" max="8200"/>
<look type="35" head="20" body="30" legs="40" feet="50" corpse="4032"/>
health td mundo sabe q eh a vida, looktype é como o bicho vai ser, head body etc é se o bicho tiver roupa de humano, vc troca as cores do corpo dele, e
corpse é o corpo morto do bicho.
<combat targetdistance="1" runonhealth="0"/>
combat targetdistance, a distancia q o bicho vai ficar d vc, (5 é o maximo, 6 já é fora da tela.)
runonhealth é com quanto de vida o bicho vai fugir de voce
[Ponha o corpo do Baby Demon como um fire devil, assim como seu corpo morto, e ponha a vida dele 800]
<attacks>
<attack type="melee" maxdamage="50" cycleticks="5000" probability="100"/>
(Vou pegar só esse de exemplo, o resto é quase igual)
melee significa porrada de perto;
maxdamge é o maximo (alguns bichos tb tem o mindamage, caso vc keira q o bicho naum de hits mt altos, mas sempre constantes}
cycleticks é quantidade d porrada, sendo q:
se esse parametro for 100, o bicho vai espancar o cara, sem parar d bater
se esse parametro for 1000000 o bicho vai dar uma porrada a cada ano XD
probability, quanto mais alto, o bicho vai hitar mais rapido. esse parametro age em conjunto com o cycleticks
<defenses>
<defense immunity="energy"/>
<defense immunity="fire"/>
<defense immunity="poison"/>
<defense immunity="paralyze"/>
<defense immunity="drunk"/>
</defenses>
imunidades do bicho, axo q tds sabem oq significa...
paralyze e drunk impedem o bixo d ficar bebado ou paralizado, o resto tds sabem
<voices>
<voice sentence="Your soul will be mine!" cycleticks="5000" probability="40"/>
<voice sentence="MWA HA HA HA HA HA HA HA" cycleticks="5000" probability="50"/>
<voice sentence="I SMELL FEAR" cycleticks="5000" probability="60"/>
<voice sentence="CHAMEK UTHUL URAK!" cycleticks="5000" probability="55"/>
</voices>
a probabilty e cycleticks é como se fosse a d um ataque, depois de voice sentence é oq o bixo vai dizer.... lembrando q naum funciona caracteres brasileiros (`,´,~,ç, etc...)
<loot>
<item id="2969" countmax="100" chance1="100000" chancemax="0"/>
<item id="2969" countmax="25" chance1="100000" chancemax="0"/>
<item id="3219" chance="12000"/> //giantsword
<item id="3352" chance="10000"/> // MM shield
<item id="3520" countmax="4" chance1="80000" chancemax="0"/>
<item id="3258" chance="16038"/> // Fire axe
<item id="3304" chance="7303"/> // eplej
<item id="2791" chance="100000">
<inside>
<item id="3527" countmax="3" chance1="10000" chancemax="0"/>
<item id="2969" countmax="100" chance1="100000" chancemax="0"/>
<item id="2972" countmax="4" chance1="40000" chancemax="0"/>
<item id="3294" chance="10000"/> // Devil helmet
<item id="2970" countmax="3" chance1="14028" chancemax="0"/>
<item id="2993" chance="20033"/> // Plat ammy
<item id="3213" chance="66066"/> //double axe
<item id="3302" chance="10000"/> // Glegs
<item id="3358" chance="10000"/> // Demons shoeld
<item id="3244" chance="12000"/> //golden sickle
</inside>
</item>
</loot>
TODOS os loots q estão antes d '<inside>' apareceram no proprio corpo do bicho
o item id q eu coloquei em azul, diz respeito a algum tipo de 'bag' q vai vim dentro do corpo, e os q estão dps d inside, vaum vir dentro dessa 'bag'
<summoning>
<summon name="Fire Elemental" exhaustion="1000" cycleticks="8000" probability="60"/>
</summoning>
Summons do bicho, naum preciso explicar... só exhaustion:
O exhaust do bicho (tb funciona em atqs d magia, na parte de attacks)
o exhaust diz o tempo entre uma magia e otra, ou um summon e otro...
exhaustion 1, o bixo vai sair tacando magia, ou vai sair summonando
um exercito,
se for exhaustion 100000, uma vez a cada mil anos ele vai sumona um bixo, ou vai usa uma magia XD
</monster> [ACABA aki! )
GOSTARAM? Intaum, comments plz :lol: