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roksas1998

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  1. Imprevisível --- Bom, como o lambix não deu continuidade ao seu trabalho, ele me autorizou a continuar este brilhante tutorial. Mas por que Imprevisível? Bom, irei mostrar a vocês neste tutorial, algo que nenhum player, jamais pensou em fazer. Veremos: --- Dica 1 - Teleporte Escondido Consiste em colocar o teleporte (ID 1387) embaixo de alguma coisa, que você possa subir emcima. Como exemplo vou usar a poltrona (ID 5915 ou 5916). Primeiro coloque o teleporte aonde deseja, coloque as cordenadas que deseja que o player vá quando passar por cima. Agora vem o segredo: "Clique com o botão direito sobre o teleporte e clique em propriedades. Coloque um número a sua escolha em Action ID. Agora, coloque a poltrona emcima do teleporte. Clique com o botão direito sobre a poltrona, vá em propriedades e em Action ID, coloque o mesmo número que colocou no teleporte! Pronto, quando o players subir na poltrona será teleportado para onde deseja. Dica 2 - Rope Spot camuflado. Bom para quem não sabe, o Rope Spot é o local onde o player usa a corda para subir. Primeiro faça um local desértico e coloque o Rope Spot (ID 384) aonde deseja. Após isso, coloque as bordas de areia (ID 4770 e 4769) sobre o Rope Spot. Pronto. Asism que o players usar a corda aonde colocou o Rope Spot ele irá ser ropado. Pode ser feito também sem ser em áreas desérticas, isso é somente um exemplo. Dica 3 - Buraco Fantasma Primeiramente, fassa uma caverna normal. Após fazer sua caverna, coloque um hole (ID 383) em algum canto da cave (Coloque em um canto para ficar bem escondido). Feito isso suba um andar e emcima do hole, coloque um chão igual ao do andar debaixo. Assim quando o player for até a cave ou lugar que você fez, não verá o buraco, só verá quando chegar muito perto dele. Todas as dicas foram testados em servidores e funcionaram 100%. Aguardem a próxima edição do Truques & Dicas! Espero que gostem. Créditos 80% Dark Skyllen Créditos 20% Eu por postar aqui no XTibia
  2. ¿ Como montar um bom planejamento ? Tenho por finalidade ensiná-los, ou ao menos tentar ensiná-los a ter um bom planejamento para mapiar, que a meu ver é uma das partes mais importantes! Muitos praticantes do maping desconhecem essa parte ou a dispensam, porém, lhes garanto que os resultados obtidos são de ótimo proveito. Sei que muitos enfrentam o mal da preguiça, negando-se a ler ou pesquisar, deixem essa besteira de lado e logo tomarão gosto pela prática. O que entendo por este planejamento, é realizar uma pesquisa sobre os diversos assuntos envolventes no mapa, tudo isso antes de por em prática a atividade de maping. Exemplos destes assuntos poderiam ser o clima, a fauna, a flora, o terreno... Além da pesquisa, deve-se encaixar todos os itens em coerência, dando a tudo isso um objetivo, uma finalidade. A seguir irei mostrar um exemplo simplificado de um planejamento. Suponhamos que estamos pensando em fazer um local habitado por trolls, logo, o que entendemos por troll é que são monstros marrons que nos dão pouca experiência, mas esperem aí, garanto que coisas interessantes e muito relevantes os cercam. Primeiro passo - iniciando a pesquisa Vamos ao nosso oráculo, digo, google. Já de cara nos deparamos com a wikipédia, as vezes uma ótima fonte de iformações. Agora sei que os trolls vem do folclore escandinavo, presentes na literatura nórdica, certamente usados no grandioso universo de Tolkien. Além disso, eu pude conhecer algumas de suas características segundo estas culturas. Novamente, esperem, não vamos nos limitar a uma única fonte de pesquisa, vamos aos criadores deles no jogo, tibia.com: Citação: Trolls are a human-like race that lives in small tribes in the holes and dungeons of Tibia. There they hunt animals and seek treasures over which they keep a jealous watch. They are weak and silly fighters, but as a squad they can become quite dangerous. Tradução: Trolls são criaturas da raça humanóide, eles vivem em pequenas tribos dentro das cavernas e masmorras de Tibia. Eles praticam a caça de animais e estão sempre a procura de tesouros, e os mantém sob constante vigilância. São fracos combatentes, porém, quando em grupo podem se tornar oponentes perigosos. Ainda podemos pesquisar mais, e um ótimo lugar para isso é o Livro dos Monstros, manual básico do D&D (sistema de RPG). Lá encontramos inúmeras informações. Segundo passo - a criação Com base em toda nossa pesquisa já podemos criar os nossos próprios trolls. Poderíamos escrever desde a criação deles, mas neste caso para simplificar, pularemos a criação e manteremos os trolls dentro do padrão pesquisado. Citação: Os trolls são criaturas horrendas de pele marrom, quase como um couro, eles tem cabelos avermelhados e possuem membros longos e desajeitados. Medem em torno de 2m tendo uma postura curvada e ombros caídos. Seus olhos são esverdeados e brilham sob a escuridão, por causa de seus costumes de viver em cavernas e grutas subterrâneas eles possuem uma ótima visão noturna. Mas ainda existem os que se arriscam a montar acampamentos sob as luzes do sol e da lua. Eles vivem em grupos, são conhecidos por não terem muita capacidade cognitiva, se comunicam através de grunhidos e uma escrita rudimentar. São criaturas gananciosas e invejosas, famosos por saquear vilarejos e tribos humanóides para o acúmulo de suas riquezas. Por seu enorme apetite alguns se tornam ótimos caçadores, são carnívoros e comem desde coelhos até humanóides, eles desconhecem o medo enquanto famintos. São intimidadores e se lançam em combate sem hesitar, geralmente são acompanhados de um líder que além de curar os companheiros feridos organiza ataques e recuadas. Quando o líder é morto o bando fica desorientado e os trolls se comportam como animais selvagens. Texto criado por Melara Notaram que minha descrição é notavelmente baseada em minha pesquisa? Poderíamos ter inventado trolls totalmente diferentes do que vimos, mas já vos alerto que não é uma tarefa nada simples. Acredito que eu tenho conseguido agrupar todos as informações e expandi-las em coesão. Terceiro passo - hábitat Agora devemos pensar onde iremos colocá-los e de cara sabemos que são criaturas muito versáteis que se adaptam em diversos lugares, pois eles possuem diversas sub-raças (swamp trolls, island trolls, frost trolls...). Se forem usados os trolls comuns, podemos criar um local de clima temperado com alguns bosques, um local de fácil acomodação. Agora já podemos pesquisar sobre o clima temperado, florestas temperadas e a fauna deste local. Além disso temos de pensar que se eles não são criaturas com traços nômades, pois fixam moradia, então precisam estar perto de água potável e alguma fonte de alimentação, caso contrário não estariam vivos não é? Quarto passo - fazendo o mapa Já tendo pesquisado e estruturado todas estas informações nós podemos começar a fazer o mapa, tudo isso nos servirá como uma ótima base para iniciar o mapa. Sabemos segundo o que escrevi que são criaturas gananciosas que acumulam tesouros, vivem em pequenos grupos e normalmente possuem lideres. Logo já me vêm a mente diversas idéias, como: uma caverna com algumas galerias, nelas teriam pequenos agrupamentos em volta de fogueiras e uma grande sala cheia de tesouros vigiada por vários trolls estária encravada no fundo dessa caverna. Tenho até mesmo idéias para alguns sistemas diferenciados, mas isso não é um relato de minhas idéias, não é? Notem que estes passos foram apenas um mero exemplo, não significa que só nos planejamos para fazer algumas caves. Isso tudo pode e deve ser usado para criação do mapa todo em geral, isso só lhe auxiliará a tornar ainda mais coerente e envolvente todo o jogo. Um resumo de tudo isso, pesquise, crie, aprenda. Feito isso você terá milhares de idéias ao seu alcance e essas idéias já estarão organizadas. Créditos: 80% Melara Créditos: 20% Eu por postar aqui no XTibia
  3. Truques & Dicas #1 Eta, eta, eta, esse tutorial é pra quem gosta de... Traps & Passagens secretas! \o/ --- Dica 1 - Escadinha Sacana Essa é a trap da escadinha sacana, que é uma trap em que você desce, e não volta. \o/ Primeiro, faça um buraco de montanha (ID 6127, 6128, 6129, 6130, 475 e476). Normalmente, no andar de baixo você iria colocar a escada (ID 1394 e 1395). Mas hoje, coloque apenas a parte maior, no caso, o ID 1394, assim quando o player descer, não vai mais conseguir voltar. Fake demonstrativa (espere carregar :]). --- Dica 2 - Escada Invertida Essa dica é da escada invertida. Faça um corredor normal, e quando for colocar o buraco da escada, coloque ao contrario (apenas escadas de montanha). Exemplo, se você está indo para a esquerda coloque o buraco para a direita (ID 476). E a escada deve ser do mesmo lado do buraco. Não entendeu? Ai vai uma fake pra você entender melhor. Imagem demonstrativa. --- Dica 3 - Buraco Secreto Essa é a mais facil, coloque um buraco (buracos de montanhas são recomendados) E por cima dele, coloque pedras em que você posso passar por cima (ID 7145 ao 7157 e ID 6374 ao 6386). Ficando assim: Imagem demonstrativa. --- Dica 4 - Subidinha Marota Você sempre viu lugares como esse: Imagem demonstrativa. Mas nunca pensou que ia ter algo escondido, né não? É simples, faça uma area parecida com essa (foto acima), e coloque no andar superior, 1 ou 2 sqms para ver o andar de baixo, assim quando a pessoa for embaixo do buraco, não vai ver, mas se ela usar a magia Levitate (exani hur up) ou usar 3 parcels, vai subir no lugar secreto. :x Pra você entender melhor: Fake demonstrativa (espere carregar :]). --- Fim das Dicas! Créditos: 80% Lambix por criar o Topico Créditos: 20% Eu por postar no XTibia -- Fake demonstrativa (espere carregar :]). Ainda não entendeu? ...Preciso desenhar? Bom, ai vai:
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