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5859447

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  1. Galera ai vai um Topico Simples sobre comandos para o otserv. Comandos de GOD: (acesso 5) Comandos de Senior Game Master: (acesso 4) Comandos de GM: (acesso 3) Comandos de Senior Tutor: (acesso 2) Comando de Tutor: (acesso 1) Comandos de players: (acesso 0) Lembrando que é possível mudar os acessos para os comandos em "Commands", na pasta data do seu OT, lembrando que os códigos de acesso podem variar de OT para OT. o GOD pode usar todos os comandos ! ! ! Espero Ter Ajudado
  2. ja pensso se eu fizesse isso por parte ia ficar mais dificil mas vlw pelo comentario o admin coloca na area de script ae plz
  3. Obrigado, estou começando agora aqui no xtibia e estou elaborando outro tutorial ! Espero ajduar a todos em breve !
  4. Olá galera sou novo aqui no xtibia para começar vou colocar aqui algumas actions ! Andei pesquisando para colocar aqui. De preferencia as mais usadas entao ta ai !!! O que significam as funções? OBS:Se você estiver procurando por uma função específica, digite Ctrl + F e irá abrir uma janela. Digite o nome da função e clique em "Localizar Próxima" function onUse(cid, item, frompos, item2, topos) cid => Player que usou o item item => Item que foi usado frompos => Posição do item usado item2 => Quando usa o item em outro item ou player (Ex: runas) topos => Posição onde o item foi usado Stackpos QUOTE position = {x=111, y=111, z=7, stackpos=?} stackpos = 0 -- mexe com xão stackpos = 1 -- mexe com algum item emcima du xão stackpos = 2 -- mexe com um item ke ta emcima de outro item stackpos = 3 -- mexe num item ke ta em cima de 2 items stackpos = 4 --- etc... stackpos = 253 mexe com player ou monstros stackpos = 255 mexe com fields doChangeTypeItem sintaxe => doChangeTypeItem(uid,novo_tipo) ação => Muda o tipo de um item por exemplo em runas com cargas. exemplo: -- Remove 1 carga de uma runa (item.uid) doChangeTypeItem(item.uid,item.type-1) doCreateItem sintaxe => doCreateItem(itemid,quantidade_ou_cargas,position) ação => Cria um item com um certo numero de cargas(runas) ou quantidade na posição selecionada. exemplo: -- Cria uma uh de 99x na posição selecionada(topos). doCreateItem(2273,99,topos) doDecayItem sintaxe => doDecayItem(uid) ação => Começar o tempo de "volta" para o item anterior. exemplo1: -- Iniciar o tempo de "volta" para o item anterior. doDecayItem(item.uid) exemplo2: -- Exemplo (machete) doDecayItem(). function onUse(cid, item, frompos, item2, topos) if item2.itemid == 2782 then doTransformItem(item2.uid,item2.itemid-1) doDecayItem(item2.uid) else return 0 end return 1 end doPlayerAddHealth sintaxe => doPlayerAddHealth(uid,health) ação => Remove Life do player quando e negativo caso contrario aumenta o life. exemplo1: -- Adiciona 100 de life ao player quando ele usar o objeto. doPlayerAddHealth(cid,100) exemplo2: -- Remove 100 de life do player quando ele usar o objeto. doPlayerAddHealth(cid,-100) OBS => Por mais que você tire life do player com essa action, o player não morre, ele sempre fica com 1 de life exemplo3: -- Um player tem 100 de life doPlayerAddHealth(cid,-200) -- aki ele ficará com 1 de life, não morrerá doPlayerAddItem sintaxe => doPlayerAddItem(uid,itemid,Carga _ou_quantidade) ação => Cria um item no inventario do player se possível caso contrario, embaixo dele. exemplo1: -- Dar uma magic Sword Para o player. doPlayerAddItem(cid,2400,1) exemplo2: -- Quest chest if item.uid == 5002 then queststatus = getPlayerStorageValue(cid,5000) if queststatus == -1 then doPlayerSendTextMessage(cid,22,"You have found a magic sword.") doPlayerAddItem(cid,2400,1) setPlayerStorageValue(cid,5000,1) else doPlayerSendTextMessage(cid,22,"The chest is empty.") end end doPlayerAddMana sintaxe => doPlayerAddMana(uid,mana) ação => Remove Mana do Player caso seja valor negativo e adiciona caso seja positivo exemplo1: -- Adiciona 100 de mana para o player quando ele usar o objeto. doPlayerAddMana(cid,100) exemplo2: -- Remove 100 de mana quando o player usar o objeto doPlayerAddMana(cid,-100) doPlayerAddSkillTry sintaxe => doPlayerAddSkillTry(uid,skillid,numero) ação => Adiciona uma Try de skill ao player, quando try e um hit q o player de em um monstro por exemplo. lista: 0, Fist. 1, Club. 2, Sword. 3, Axe. 4, Distance. 5, Shielding. 6, Fishing. exemplo1: -- Adiciona 5 "tryes" de fist ao player. doPlayerAddSkillTry(cid,0,5) exemplo2: -- Fishing com skills up function onUse(cid, item, frompos, item2, topos) if item2.itemid == 618 then fishingskill = getPlayerSkill(cid,6) formula = fishingskill /200+0.85* math.random() if formula > 0.65 then doTransformItem(item2.uid,619) doDecayItem(item2.uid) doSendMagicEffect(topos,1) doPlayerAddSkillTry(cid,6,2) doPlayerAddItem(cid,2667,1) else doSendMagicEffect(topos,1) doPlayerAddSkillTry(cid,6,1) end elseif item2.itemid == 619 or item2.itemid == 620 then doSendMagicEffect(topos,1) end return 1 end doPlayerFeed sintaxe => doPlayerFeed(uid,food) ação => Adiciona um tempo em segundos em que o player recuperara life e mana(comida) exemplo1: -- Adicionar um tempo de 120 segundos. doPlayerFeed(cid,120) exemplo2: -- Food script function onUse(cid, item, frompos, item2, topos) max_food = 1024 if item.itemid == 2667 then food = 120 elseif item.itemid == 2671 then food = 240 end if getPlayerFood(cid) + food > max_food then doPlayerSendCancel(cid,"You are full.") else doPlayerFeed(cid,food) doRemoveItem(item.uid,1) end return 1 end doPlayerRemoveItem sintaxe => doPlayerRemoveItem(uid,itemid,count) ação => Remove um item do inventario do player exemplo: -- Remove um item de id 2400 do inventório do player doPlayerRemoveItem(cid,2400,1) doPlayerRemoveMoney sintaxe => doPlayerRemoveMoney(uid,money) ação => Remove um valor X de dinheiro do player exemplo: -- Remove 100 gold from the players inventory. doPlayerRemoveMoney(cid,100) doPlayerSay sintaxe => doPlayerSay(uid,text,type) ação => Faz o player falar uma msg. exemplo: -- Enviar uma msg normal. doPlayerSay(cid,"Hello world!",2) doPlayerSendCancel sintaxe => doPlayerSendCancel(uid,text) ação => Envia a msg branca embaixo da tela( You cannot use this object) exemplo: -- Envia uma msg escrita Desculpe mas isso n e possível. doPlayerSendCancel(cid,"desculpe mas isso n e possível.") doPlayerSendTextMessage sintaxe => doPlayerSendTextMessage(uid,MessageClasses,message ) ação => Envia diferentes tipos de mensagem ao player. exemplo: -- SEnvia uma msg vermelha no meio da tela para o player. doPlayerSendTextMessage(cid,22,"Hello world!") doPlayerSetMasterPos sintaxe => doPlayerSetMasterPos(uid,pos) ação => Seta uma nova MasterPos (posição do templo) ao player. exemplo: -- Posição do novo templo newpos = {x=20, y=20, z=7} -- atualizar a posição. doPlayerSetMasterPos(cid,newpos) doPlayerSetVocation sintaxe => doPlayerSetVocation(uid,voc) ação => Setar uma nova Vocação ao player. lista: 1, Sorcerer. 2, Druid. 3, Paladin. 4, Knight. exemplo: -- Mudar a vocaçao do player para 1. doPlayerSetVocation(cid,1) doRemoveItem sintaxe => doRemoveItem(item_id,numero) ação => Remover items, so e possivel remover um por tile(exemplo 40 bolts e etc). exemplo: -- Remover 5 items dessa posiçao. (Power bolts etc) doRemoveItem(item.uid,5) doSendMagicEffect sintaxe => doSendMagicEffect(position,type) ação => Fazer um efeito magico. exemplo: -- Enviar efetosinhu de fumaça para a posiçao(topos). doSendMagicEffect(topos,2) doSetItemActionId sintaxe => doSetItemActionId(uid,actionid) ação => Indicar o action id de um item. exemplo1: -- Colocar actionID 5020 no item. doSetItemActionId(item.uid,5020) exemplo2: -- Exemplo em loot de quest function onUse(cid, item, frompos, item2, topos) if item.uid == 5020 then queststatus = getPlayerStorageValue(cid,5020) if queststatus == -1 then doPlayerSendTextMessage(cid,22,"You have found a silver key.") key = doPlayerAddItem(cid,2088,1) doSetItemActionId(key,5020) setPlayerStorageValue(cid,5020,1) else doPlayerSendTextMessage(cid,22,"It is empty.") end end return 1 end doSetItemSpecialDescription sintaxe => doSetItemSpecialDescription(uid,description) ação => Colocar um descrição especial em um item de quest por exemplo. exemplo1: -- Colocar uma descrçao especia no item quando o mesmo for usado. doSetItemSpecialDescription(item.uid,"Hello world!") exemplo2: -- exemplo em quest function onUse(cid, item, frompos, item2, topos) if item.uid == 3000 then queststatus = getPlayerStorageValue(cid,3000) if queststatus == -1 then doPlayerSendTextMessage(cid,22,"You have found a pair of magic boots.") boots = doPlayerAddItem(cid,2640,1) doSetItemActionId(boots,3000) doSetItemSpecialDescription(boots, "This boots are magical.") setPlayerStorageValue(cid,3000,1) else doPlayerSendTextMessage(cid,22,"It is empty.") end end return 1 end doSetItemText sintaxe => doSetItemText(item.uid,"texto") --- para usar a função da tecla "enter" escrever \n ação => Adiciona um texto a um objeto exemplo: doSetItemText(item.uid,"aew\neste livro tem texto.") -- Aparecerá: aew este livro tem texto. doShowTextWindow sintaxe => doShowTextWindow(item.uid,numero_de_letras,editave l) ---- nu editavel é 0 para não poder alterar e 1 para poder alterar ação => Abre uma janela com o texto que está setado em um objeto exemplo: doShowTextWindow(item.uid,500,1) --- este sera editavel com direito a 500 caracteres doSendAnimatedText sintaxe => doSendAnimatedText(position,text,color) ação => Fazer um efeito animado no client do tibia. (Semelhante a perder hp ou ganhar exp) exemplo: -- Mandar um efeito em vemelho escrito 100. doSendAnimatedText(frompos,100,180) doSummonCreature sintaxe => doSummonCreature("nome", posiçao) ação => Sumonar uma criatura. exemplo: -- Summonar um demon para a posição na qual o item foi usado. doSummonCreature("Demon",topos) doTeleportThing sintaxe => doTeleportThing(uid,newpos) ação => Teleportar um item/player para uma nova posição exemplo1: -- Teleportar o player para a posição q o item foi usado. doTeleportThing(cid,topos) exemplo2: -- Teleportar player function onUse(cid, item, frompos, item2, topos) if item2.itemid == 0 then doPlayerSendCancel(cid,"Sorry, not possible.") else if getPlayerAccess(cid) == 3 then playerpos = getPlayerPosition(cid) doTeleportThing(cid,topos) doSendMagicEffect(playerpos,2) doSendMagicEffect(topos,10) else doPlayerSendCancel(cid,"You are not allowed to use this rune.") end end return 1 end doTransformItem sintaxe => doTransformItem(uid,toitemid) ação => Transformar um item em outro exemplo1: -- Trasformar o item usado no item 2400. doTransformItem(item.uid,2400) exemplo2: -- Ex. alavanca function onUse(cid, item, frompos, item2, topos) if item.itemid == 1946 then doTransformItem(item.uid,item.itemid-1) elseif item.itemid == 1945 then doTransformItem(item.uid,item.itemid+1) end return 1 end getPlayerAccess sintaxe => getPlayerAccess(uid) ação => Pegar o Access do Player. exemplo1: -- Pegar o nível de aceso do player. getPlayerAccess(cid) exemplo2: -- Apenas players de access 1 ou + podem usar o item function onUse(cid, item, frompos, item2, topos) if getPlayerAccess(cid) >= 1 then doTransformItem(item.uid,2400) else doPlayerSendCancel(cid,"Sorry, not possible.") end return 1 end getPlayerFood sintaxe => getPlayerFood(uid) ação => Pega o status da food do player exemplo: -- Pegar o status da food do player getPlayerFood(cid) getPlayerGuildId sintaxe => getPlayerGuildId(uid) ação => Pega o id da guild do player. exemplo: -- Pegar o id da quild do player getPlayerGuildId(cid) getPlayerHealth sintaxe => getPlayerHealth(uid) ação => Pegar a quantidade de life do player. exemplo: -- Pega o life do player para alguma ação(se a vida for maior ou igual a 500, no caso abaixo) if getPlayerHealth(cid) >= 500 then getPlayerLevel sintaxe => getPlayerLevel(uid) ação => Pega o level do player exemplo: -- Pegar o level do player para acontecer algo se o lvl for maior q 30. if getPlayerLevel(cid) >= 30 then getPlayerMagLevel sintaxe => getPlayerMagLevel(uid) ação => Pega o ML do Player exemplo: -- Pegar o ml do player. getPlayerMagLevel(cid) getPlayerMana sintaxe => getPlayerMana(uid) ação => Pega a mana atual do player(não a completa) exemplo: -- Pegar o valor atual da mana. getPlayerMana(cid) getPlayerMasterPos sintaxe => getPlayerMasterPos(uid) ação => Pegar a MasterPos do player (posição do templo) exemplo: -- Pegar a MasterPos do Player. getPlayerMasterPos(cid) getPlayerName sintaxe => getPlayerName(uid) ação => Pega o nome do Player exemplo: -- Pegar o nome do Player. getPlayerName(cid) getPlayerPosition sintaxe => getPlayerPosition(uid) ação => Pega posição atual do Player exemplo: -- Pegar a posição atual do Player. getPlayerPosition(cid) getPlayerSkill sintaxe => getPlayerSkill(uid,skillid) ação => Pega o skill atual do Player lista: 0, Fist 1, Club 2, Sword 3, Axe 4, Distance 5, Shielding 6, Fishing exemplo: -- Pegar o skill de fist do Player. getPlayerSkill(cid,0) getPlayerStorageValue sintaxe => getPlayerStorageValue(uid,valueid) ação => Pegar o "Storage Value" do player(usado em quests, vide exemplo) exemplo1: -- Obter a informçao da quest 5000. getPlayerStorageValue(cid,5000) exemplo2: -- Exemplo do getPlayerStorageValue() (num baú de quest). if item.uid == 5002 then queststatus = getPlayerStorageValue(cid,5000) if queststatus == -1 then doPlayerSendTextMessage(cid,22,"You have found a magic sword.") doPlayerAddItem(cid,2400,1) setPlayerStorageValue(cid,5000,1) else doPlayerSendTextMessage(cid,22,"The chest is empty.") end end setPlayerStorageValue sintaxe => setPlayerStorageValue(uid,valueid, newvalue) ação => Atualizar o numero do Storage Value exemplo1: -- Mudar o StorageValue da quest n° 5000 para 1. setPlayerStorageValue(cid,5000,1) exemplo2: -- Exemplo do setPlayerStorageValue() em um baú de quest if item.uid == 5002 then queststatus = getPlayerStorageValue(cid,5000) if queststatus == -1 then doPlayerSendTextMessage(cid,22,"You have found a magic sword.") doPlayerAddItem(cid,2400,1) setPlayerStorageValue(cid,5000,1) else doPlayerSendTextMessage(cid,22,"The chest is empty.") end end getPlayerVocation sintaxe => getPlayerVocation(uid) ação => Pega a Vocação do Player exemplo: -- Obter a Vocação do Player. getPlayerVocation(cid) getThingfromPos sintaxe => getThingfromPos(pos) ação => Seleciona um item que está na posição especificada exemplo1: -- Adquirir informações da posiçao. geti = getThingfromPos(topos) exemplo2: -- Checar se o uniqueID do item q esta na posição e 5000. if geti.uid == 5000 then code end getTilePzInfo sintaxe => getTilePzInfo(pos) ação => Retorna 1 se o tile for PZ e 0 se não for PZ PZ => Protection zone (templos, dps, houses) exemplo1: -- Checar se o Tile e pz. getTilePzInfo(topos) exemplo2: -- Exemplo do getTilePzInfo() num simples script de remoçao -- A action funciona só se o player estiver fora d um pz function onUse(cid, item, frompos, item2, topos) if getPlayerMagLevel(cid) >= 4 then ipos = {x=topos.x, y=topos.y, z=topos.z, stackpos=255} geti = getThingfromPos(ipos) if geti.itemid > 0 then if getTilePzInfo(topos) == 0 then doSendMagicEffect(topos,2) doRemoveItem(geti.uid,100) if item.type > 1 then doChangeTypeItem(item.uid,item.type-1) else doRemoveItem(item.uid,1) end else doSendMagicEffect(frompos,2) doPlayerSendCancel(cid,"This action is not allowed in protection zone.") end else doSendMagicEffect(frompos,2) return 0 end else doSendMagicEffect(frompos,2) doPlayerSendCancel(cid,"You don't have the required magic level to use that rune.") end return 1 end Como colocar texto em um livro arquivo.lua QUOTE function onUse(cid, item, frompos, item2, topos) doSetItemText(item.uid,"Texto do livro!") doShowTextWindow(item.uid,100,0) -- Qualquer dúvida procure pelas respectivas funções return 1 end setGlobalStorageValue sintaxe => setGlobalStorageValue(valueid, newvalue) ação => Muda um value-id para outro. Exemplo1: -- Troca o value-id. setGlobalStorageValue(2424, 2425) Exemplo2: -- Exemplo do getGlobalStorageValue numa simples quest. QUOTE function onUse(cid, item, frompos, item2, topos) if item.uid == 2425 then queststatus = getGlobalStorageValue(cid,2425) if queststatus == -1 then doPlayerSendTextMessage(cid,22,"You have found an Helmet Of The Deep.") doPlayerAddItem(cid,5461,1) setGlobalStorageValue(2424, 2425) else doPlayerSendTextMessage(cid,22,"It is empty.") end else return 0 end return 1 end Entao é isso galera ! Faz bom proveito e ate mais !
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