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ManHunt

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  1. Boa Tarde... Gostaria De Saber Se É Scripter... Se Nao For Ignore A Mensagem.
  2. Para aqueles que não sabem as regras do tibia, cuidado para não tomar um ban bonitinho ;p Tibia é um jogo online de interpretação de papéis, onde milhares de jogadores do mundo todo interagem todos os dias. Com o propósito de garantir que este jogo seja divertido para todos, a CipSoft espera que todos os jogadores se comportem de maneira razoável e amistosa. A CipSoft aponta "gamemasters" que têm o poder de deter comportamento destrutivo no jogo ou no site oficial, seja penalizando, banindo ou deletando personagens ou accounts. Este comportamento inclui, mas não é limitado à, tais infrações: 1. Nomes a) Nomes ofensivos Nomes com insultos, racistas, de cunho sexual, relacionados à drogas ou censuráveis de alguma forma. b) Nomes com formatação inválida Nomes contendo trechos de frases, palavras mal formatadas ou combinações de letra sem sentido. c) Nomes inadequados Nomes que expressam opiniões políticas ou religiosas, que contenham propaganda ilegal ou que de maneira geral não se encaixam na temática de fantasia medieval do jogo Tibia. d) Nomes que incentivam violação de regras Nomes que implicam ou incitam violação das Regras de Tibia. 2. Declarações a) Declarações Insultos, racismo, de cunho sexual, relacionadas à drogas, embaraçosas ou censuráveis de alguma forma. b) Spamming Repetição de frases idênticas ou similares em um curto período de tempo ou uso de texto mal formatado ou sem sentido. c) Propaganda ilegal Anúncio de conteúdo não relacionado ao jogo ou oferta de itens do Tibia por dinheiro real. d) Declarações públicas fora da temática Declarações religiosas, políticas ou outras não relacionadas à temática no jogo ou no website oficial. e) Declarações públicas em idioma diferente do inglês Declarações públicas em um idioma que não seja o inglês, tanto no jogo quanto no website oficial, não são permitidas. f) Incentivo a violação de regras Declarações que implicam ou incitam uma violação das Regras de Tibia. 3. Trapaça a) Abuso de bug Exploração de erros óbvios no jogo, por exemplo duplicação de itens. Se você encontrar um erro, deve reportar à CipSoft imediatamente. b) Abuso de fraqueza do jogo Abuso intencional de fraquezas no gameplay, por exemplo organizar objetos ou personagens de maneira que outros jogadores não consigam movê-los. c) Uso de software não-oficial para jogar Manipulação do programa client ou uso de software adicional para jogar o game. d) Hacking Tentativa de roubo dos dados da account pertencentes a outro jogador. e) Multi-Clienting Jogar em mais de uma account ao mesmo tempo. f) Comércio ou compartilhamento de accounts Oferecer os dados da account para outros jogadores, ou aceitar os dados da account de outro jogador. 4. Gamemasters a) Ameaça a um gamemaster Ameaça a um gamemaster por causa de suas ações ou posição de gamemaster. b) Fingir ter influência sobre a execução das Regras Fingir ser um gamemaster ou ter influência sobre as decisões de um gamemaster. c) Report falso para gamemaster Fornecer intencionalmente informações erradas ou enganadoras para um gamemaster durante suas investigações, ou fazer falsas denúncias sobre supostas violações das Regras. Uma violação das Regras de Tibia pode acarretar um banimento temporário de personagens e accounts. Em diversos casos, pode ocorrer a remoção ou modificação de habilidades, atributos e pertences do personagem, assim como a remoção permanente das accounts sem nenhum tipo de compensação. A sanção é baseada na gravidade da violação da Regra e nos registros anteriores do jogador. É determinada pelo gamemaster que aplicou o banimento. Estas regras podem ser alteradas a qualquer momento. Todas as modificações serão anunciadas no website oficial. //ManHunt
  3. Para você's terem uma ideia como são os Documentos da Cipsoft, abaixo irei dar alguns exemplos: * Acordo com os Serviços do Tibia (Tibia Service Agreement) Este acordo descreve os termos nos quais a CipSoft GmbH lhe oferece acesso a uma conta para lhe possibilitar de jogar o RPG online "Tibia". Criando uma conta ou baixando o client do programa voce aceita os termos e condiçoes abaixo e afirma que é de idade legal completa em seu país ou tem a permissao de seus pais para jogar este jogo. Voce concorda que o uso de softwares está a seu próprio risco. Nós disponibilizamos o software, o jogo, e todos outros serviços "como ele é". Nós negamos todas as garantias ou tipos de condiçao, expressa, implicada ou afirmada, incluindo sem limites as garantias implicadas de título, nao violaçao, comércio e uso para uma finalidade particular. Nós nao garantimos operaçao contínua, livre de erros ou livre de vírus do programa, do jogo ou de sua conta. Nós não somos responsáveis por qualquer prejuízo ou danos especiais, incidentais ou conseqüentes que possam surgir de repente ou durante a conexao com o jogo, incluindo, mas nao limitados a, perda de dados, items, contas ou personagens por erros, desligamento do sistema ou ajustes da forma de jogo. Enquanto voce está jogando "Tibia", voce tem que concordar com algumas regras ("Tibia Rules") que são citadas nesta homepage. Se voce infringir quaisquer destas regras, sua conta pode ser removida e todos os outros serviços terminados imediatamente. * Contrato de Licença Estendida do Tibia (Extended Tibia Service Agreement) Este contrato de licença define os termos nos quais a CipSoft GmbH oferece o serviço "Premium Account" para o role playing game online "Tibia". É uma emenda ao existente "Contrato de Licença do Tibia" que todos os jogadores devem aceitar ao criar suas accounts. 1. Assunto do Contrato Uma Premium Account temporariamente confere habilidades e vantagens adicionais ao dono registrado na account em que ele está vinculado. Estas habilidades e vantagens adicionais não são disponíveis para donos de free accounts. A CipSoft GmbH reserva-se ao direito de acrescentar, modificar ou remover estas habilidades e vantagens adicionais a qualquer momento. Uma Premium Account deve ser utilizada apenas pelo dono registrado da account em que ele está vinculado. A condição de Premium Account não é transferível entre accounts. 2. Taxas para Premium Accounts Quaisquer taxas para Premium Accounts devem ser pagas de forma adiantada. Não são reembolsáveis de forma integral e nem parcial. As taxas atualizadas são anunciadas no website de Tibia. A CipSoft GmbH se reserva ao direito de mudar as taxas e médotos de compra a qualquer momento. Mudanças nas taxas apenas afetarão compras de Premium Account feitas em períodos posteriores ao anúncio de novas taxas. 3. Término de Premium Accounts Uma vez expiradas ou terminadas as Premium Accounts, as respectivas accounts são reduzidas à condição de free account e os donos da account perdem todos os benefícios Premium Account. Quaisquer taxas que não foram utilizadas não serão reembolsadas. 4. Direito de cancelamento Pagamentos podem ser revogados dentro de 14 dias após o recebimento, a não ser que a Premium Account correspondente já tiver sido usada. A revogação deve ser anunciada através de email para "support@tibia.com". Pagamentos revogados serão reembolsados ao pagante. Quaisquer custos resultantes do reembolso do pagamento serão de responsabilidade do pagante. Lembrando , que se aceitar o pagamento fica impossível transferir ou cancelar a Premium account. 5. Direitos dos usuários Todos os donos de accounts de Tibia são responsáveis pela segurança de suas accounts, endereços de email registrados e sistemas de computador. Eles não devem fornecer dados da account para outros. A CipSoft GmbH não se responsabiliza por nenhum dano causado por accounts comprometidas. Você é responsável por sua segurança por isso leia o texto "dicas de segurança" no menu. Caso você venha a ser hackeado, é porque você não tomou os devidos cuidados, por isso não será devolvido itens/dinheiro do jogo. 6. Exclusão do jogo Jogadores devem agir de acordo com as regras do jogo ("Tibia Rules"(Regras no menu Ajuda)) quando estiverem no jogo ou no website de Tibia. As Tibia Rules são anunciadas no website de Tibia. A CipSoft GmbH se reserva ao direito de descontinuar temporariamente ou permanentemente o serviço de jogo dos usuários que violarem uma ou mais destas regras. As Tibia Rules podem ser alteradas pela CipSoft GmbH a qualquer momento. 7. Limitação da garantia A CipSoft GmbH não garante operação contínua ou livre de erros no jogo, no website de Tibia ou nas accounts. A CipSoft GmbH se reserva ao direito de temporariamente ou permanentemente alterar ou desligar o serviço de jogo a qualquer momento. 8. Limitação de responsabilidade A CipSoft GmbH não se responsabiliza por perdas proveito ou qualquer outro tipo de danos resultantes ou não de conexões ao jogo. Exemplos para estes danos incluem, mas não são limitados, à perda de dados, itens ou personagens resultantes de falhas de software, desligamento do sistema ou ajustes no modo de jogo. 9. Local de cumprimento e base Este contrato é governado pelas leis da Alemanha. O local de cumprimento e o local de base para conflitos resultantes deste contrato é Regensburg, Alemanha. 10. Provisões finais A CipSoft GmbH se reserva ao direito de modificar parcialmente ou completamente este contrato a qualquer momento. Usuários que discordarem das revisões do contrato existente são livres para cancelar suas Premium Accounts. Eles devem anunciar sua intenção de faze-lo via email para "support@tibia.com" (Email deve ser escrito em inglês). Quaisquer alterações destes contratos são efetuadas 30 dias após serem anunciadas no website de Tibia. Todos os usuários devem reler este contrato em intervalos regulares para manter-se informados a respeito de quaisquer mudanças. Se uma ou mais partes deste contrato se tornarem inválidas, o restante deverá continuar com total força e efeito. Quaisquer partes inválidas serão substituídas por provisões mais próximas o possível do original. * Regras do Tibia (Tibia Rules) Tibia é um jogo online de interpretação de papéis, onde milhares de jogadores do mundo todo interagem todos os dias. Com o propósito de garantir que este jogo seja divertido para todos, a CipSoft espera que todos os jogadores se comportem de maneira razoável e amistosa. A CipSoft aponta "gamemasters" que têm o poder de deter comportamento destrutivo no jogo ou no site oficial, seja penalizando, banindo ou deletando personagens ou accounts. Este comportamento inclui, mas não é limitado à, tais infrações: 1. Nomes a) Nomes ofensivos Nomes com insultos, racistas, de cunho sexual, relacionados à drogas ou censuráveis de alguma forma. b) Nomes com formatação inválida Nomes contendo trechos de frases, palavras mal formatadas ou combinações de letra sem sentido. c) Nomes inadequados Nomes que expressam opiniões políticas ou religiosas, que contenham propaganda ilegal ou que de maneira geral não se encaixam na temática de fantasia medieval do jogo Tibia. d) Nomes que incentivam violação de regras Nomes que implicam ou incitam violação das Regras de Tibia. 2. Declarações a) Declarações Insultos, racismo, de cunho sexual, relacionadas à drogas, embaraçosas ou censuráveis de alguma forma. b) Spamming Repetição de frases idênticas ou similares em um curto período de tempo ou uso de texto mal formatado ou sem sentido. c) Propaganda ilegal Anúncio de conteúdo não relacionado ao jogo ou oferta de itens do Tibia por dinheiro real. d) Declarações públicas fora da temática Declarações religiosas, políticas ou outras não relacionadas à temática no jogo ou no website oficial. e) Declarações públicas em idioma diferente do inglês Declarações públicas em um idioma que não seja o inglês, tanto no jogo quanto no website oficial, não são permitidas. f) Incentivo a violação de regras Declarações que implicam ou incitam uma violação das Regras de Tibia. 3. Trapaça a) Abuso de bug Exploração de erros óbvios no jogo, por exemplo duplicação de itens. Se você encontrar um erro, deve reportar à CipSoft imediatamente. b) Abuso de fraqueza do jogo Abuso intencional de fraquezas no gameplay, por exemplo organizar objetos ou personagens de maneira que outros jogadores não consigam movê-los. c) Uso de software não-oficial para jogar Manipulação do programa client ou uso de software adicional para jogar o game. d) Hacking Tentativa de roubo dos dados da account pertencentes a outro jogador. e) Multi-Clienting Jogar em mais de uma account ao mesmo tempo. f) Comércio ou compartilhamento de accounts Oferecer os dados da account para outros jogadores, ou aceitar os dados da account de outro jogador. 4. Gamemasters a) Ameaça a um gamemaster Ameaça a um gamemaster por causa de suas ações ou posição de gamemaster. b) Fingir ter influência sobre a execução das Regras Fingir ser um gamemaster ou ter influência sobre as decisões de um gamemaster. c) Report falso para gamemaster Fornecer intencionalmente informações erradas ou enganadoras para um gamemaster durante suas investigações, ou fazer falsas denúncias sobre supostas violações das Regras. Uma violação das Regras de Tibia pode acarretar um banimento temporário de personagens e accounts. Em diversos casos, pode ocorrer a remoção ou modificação de habilidades, atributos e pertences do personagem, assim como a remoção permanente das accounts sem nenhum tipo de compensação. A sanção é baseada na gravidade da violação da Regra e nos registros anteriores do jogador. É determinada pelo gamemaster que aplicou o banimento. Estas regras podem ser alteradas a qualquer momento. Todas as modificações serão anunciadas no website oficial. * Política de Privacidade do Tibia (Tibia Privacy Policy) A CipSoft GmbH, Gabelsbergerstraße 11, 93047 Regensburg, Alemanha (referida a partir de agora como "CipSoft") respeita os direitos de privacidade de todos os usuários e está ciente da importância de proteger dados pessoais armazenados. Medidas substanciais, organizacionais e técnicas foram tomadas para garantir a segurança de todos os dados pessoais que são coletados. Esta política de privacidade explica em detalhes quais informações são coletadas e como podem ser processadas e usadas. 1.A CipSoft coleta, processa e usa dados pessoais para a conclusão e execução de um contrato de serviço com a CipSoft. Os dados pessoais compreendidos são nome, endereço e data de nascimento de um usuário, assim como dados utilizáveis como número de account, senha e endereço IP. 2.A CipSoft coleta os dados utilizáveis que são automaticamente determinados e transmitidos por navegadores da web ou qualquer outro software onde um website da CipSoft (tibia.com, cipsoft.com ou qualquer outro website da CipSoft's) ou um dos outros serviços online da CipSoft for usado. Tais dados incluem, mas não são limitados a endereços IP, versões de navegador, hora de acesso, informações sobre o tipo e objetivo de requisições e dados sobre hardware e software do sistema de computador do usuário. Ela é salva em arquivos de protocolo, com algumas informações sendo armazenadas de forma anônima. Entre outras finalidades, estes dados são usados pela CipSoft para compilar informações anônimas a respeito do uso de seus serviços online e para análise de erros para otimização de seus serviços. 3.A CipSoft usa, entre outras coisas, cookies para coletar, processar e usar dados para permitir, por exemplo, o gerenciamento de accounts e de configurações pessoais, a participação em forums de discussão e o uso de outros serviços personalizados. 4.A CipSoft coleta, processa e usa os dados armazenados, em alguns casos necessários e individuais, se for necessário para revelar e impedir comportamento fraudulento ou qualquer outra forma de usar os serviços da CipSoft que possa violar os termos legais do contrato de serviço. Em particular, a CipSoft se reserva ao direito de gravar, processar e usar informações como a hora e o conteúdo de conversações e expressões de opinião que são feitas dentro de seus serviços online e caso haja reclamações, denúncias ou outras indicações críveis de comportamento que violam os termos legais do contrato, como por exemplo insulto grave aos usuários. Este termo se estende a todas as partes do serviço online da CipSoft, incluindo, mas não se limitando a canais de guilda, canais privados e mensagens privadas. 5.A CipSoft coleta, processa e usa dados pessoais ligados a reclamações e requisições ao seu suporte ao usuário para poder lidar com as requisições de maneira mais satisfatória e eficiente possível. Dados coletados para tais finalidades incluem, mas não se limitam a endereço de email, data do contato e seu conteúdo. Também, a CipSoft processa e usa estes dados para compilar estatísticas anônimas para a otimização de seu atendimento ao cliente. 6.A CipSoft coleta, processa e usa dados pessoais com a finalidade de conduzir ações de marketing como o envio de emails que contém informações gerais ou conteúdo promocional, desde que o usuário concorde em receber tais emails separadamente durante o processo de criação de account ou a qualquer momento posterior, selecionando a opção "Newsletter" na página da account. Qualquer usuário pode cancelar a inscrição e parar de receber este tipo de informação a qualquer momento. Isto pode ser feito ao desmarcar a opção "Newsletter" ou ao clicar no link determinado em qualquer newsletter recebida. Também, a CipSoft processa e usa dados pessoais para compilar pesquisas estatísticas anônimas com o propósito de melhorar sua gama de serviços. 7.A CipSoft disponibiliza os nomes dos personagens para todos os visitantes em todos os websites da CipSoft, assim como a todos os usuários em seus serviços online conectados a certas atividades de um usuário para permitir que outros usuários seletivamente contatem com este usuário. Isto ocorre, por exemplo, quando o usuário usa personagens online, quando agem como parte de associações a personagens, ou possivelmente quando são registrados em listas de pontuação (high score). Acrescentando, a CipSoft usa os dados dos personagens, por exemplo a hora de seu uso mais recente ou informações de sua morte, colocando à disposição de todos os visitantes em todos os websites da CipSoft assim como todos os usuários em serviços online da CipSoft. A CipSoft gera informações, tais como o registro de violações de regras ou a lista dos personagens derrotados, disponíveis para certos outros usuários, que têm um papel de supervisão perante a comunidade de usuários. 8.Como a transferência de dados a terceiros não é explicitamente permitida por lei, especialmente pela German BDSG (Lei Federal Alemã para Proteção de Dados), a CipSoft: ◦fornece dados pessoais, caso seja necessário, para órgãos jurídicos e autoridades supervisionais para prevenir danos à segurança nacional ou pública assim como pela a acusação de processos criminais. ◦fornece o nome, endereço e, caso seja necessário em casos individuais, outros dados pessoais dos usuários para as companhias parceiras, por exemplo com a finalidade de efetuar transações de pagamento ou fornecer outros serviços que abrangem o contrato de serviço dos usuários com a CipSoft. ◦fornece o endereço de IP, dados sobre requisições de web pages e outros dados relacionados a serviços de terceiros, por exemplo Google Analytics, para fins de análise e registro de tráfego pqra compilar pesquisas estatísticas anônimas ao usar os serviços online da CipSoft. Os terceiros podem utilizar cookies para maior exatidão e utilidade de suas análises. As empresas de terceiros podem ser sediadas em países fora da União Européia, mas estão no dever de proteger dados pessoais da mesma maneira que a CipSoft. A CipSoft não irá, exceto nos casos já mencionados, fornecer dados pessoais à terceiras partes, e exclusivamente empregados da CipSoft têm acesso a dados pessoais para executar as tarefas acima especificadas. 9.A CipSoft pode mudar esta política de privacidade a qualquer momento. A CipSoft notificará a todos os usuários sobre eventuais mudanças publicando uma notícia no website de Tibia. A política de privacidade alterada entrará em vigor 30 dias após ser oficialmente anunciada. Ela será aplicada em sua totalidade a qualquer usuário que não revogar sua declaração de consentimento durante este tempo. Todos os usuários devem revisar esta política em intervalos regulares para manter-se informados sobre quaisquer mudanças. 10.Usuários podem revogar sua declaração de consentimento ao processamento de seus dados pessoais especificados acima a qualquer momento com futuro efeito enviando um email para support@tibia.com. No caso de revogação, suas accounts da CipSoft serão bloqueadas, e os serviços personalizados da CipSoft não mais estarão disponíveis através destas accounts. //ManHunt
  4. Como muitos não sabem a origem do TIBIA, então resolvi fazer como um tutorial, contendo várias partes, cada parte em um tópico para ficar mais organizado. Abaixo vai a História do Tibia. O Despertar dos Deuses No início havia apenas um grande vácuo. Estava em todo lugar e em lugar algum. Neste vazio duas poderosas entidades apareceram, sendo por fim conhecidas como os deuses anciões: Fardos, o Criador e Uman Zathroth, que combinava em si mesmo duas metades desiguais. Uma dessas metades era Uman, o Sábio, um deus benigno abençoado com o intelecto divino, enquanto Zathroth, o Destruidor, era a metade sombria. Estas eram as duas metades de uma única entidade enigmática, e mesmo cada um deles sendo perfeitamente capaz de agir por si só exatamente como se fossem independentes, independentes eles não eram. Eles foram atados juntos por um vínculo eterno que não poderia ser quebrado, e seu destino é um. Ninguém sabe de onde os deuses anciãos vieram ou se sempre existiram e por fim despertaram do sono infinito. Mas em algum momento eles decidiram criar um universo. Certamente Fardos foi o iniciador, pois ele era dirigido pela necessidade de criar e dar vida. Ele estava transbordando de poder criativo e impaciente para liberá-lo, então ele adentrou a existência e começou a soltar seus poderes. Entretanto nenhuma de suas tentativas de criar obteve sucesso. Todas as suas criações eram engolidas pelo vácuo antes mesmo que fossem completadas e nenhuma sobreviveu. Uman Zathroth observou as realizações de Fardos cuidadosamente. Uman era sagaz e possuía impressionantes poderes mágicos. Mais importante, entretanto, ele era dirigido por uma insaciável fome por conhecimento e iluminação. Em sua essência ele assemelhava-se com Fardos, mas enquanto Fardos trabalhava abertamente e logicamente, o domínio de Uman era o reino do mistério. Ainda assim, ele compartilhava o interesse de Fardos na criação, enquanto que seu lado sombrio, Zathroth, era essencialmente corruptivo. Zathroth era um deus presunçoso que estava dolorosamente consciente de que seus próprios poderes criativos eram pobres. Por isso ele olhou para o trabalho criativo de Fardos com inveja, e desde o início ele estava determinado a evitar ou ao menos corromper isso de qualquer forma que ele pudesse. Fardos, que de nada suspeitava, pediu o seu auxilio porque havia aceitado o fato de que ele não alcançaria a criação sozinho, mas é claro que Zathroth se recusou. Uman, entretanto, concordou em ajudar. E deste ponto ele e Fardos trabalharam juntos no grande projeto que era a criação. Infelizmente seus esforços combinados tiveram quase nenhum sucesso a mais. Exatamente como antes, tudo que Fardos e Uman criavam era engolido pelo vácuo logo que vinha a existir, e os dois deuses tristemente viam sua criação escorrer entre seus dedos como água através de uma peneira. Por outro lado, Zathroth, que observava seus esforços desconfiado, regozijou-se. Ele zombou de seus esforços. Entretanto, sua alegria transformou-se em surpresa e raiva quando descobriu que algo estranho havia acontecido, algo que talvez nem Uman nem Fardos esperassem. Ninguém sabe exatamente qual foi a causa. Talvez o poder que fora gasto tenha atraído uma outra entidade para fora do vácuo, ou pode ser que tenha simplesmente despertado outra entidade divina de seu sono. Alguns ainda clamam que por algum processo misterioso o poder gasto por Uman e Fardos na verdade criaram uma nova entidade. Qualquer que seja a verdade, uma nova deusa saiu do vácuo como uma sereia recém nascida de sua concha. Os assombrados deuses anciões assistiram sua beleza divina em reverente admiração, pois tudo nela tinha uma harmonia perfeita. Eles concordaram em chamá-la de Tibiasula. Zathroth, entretanto, estava ao lado e enfureceu-se em um ódio silencioso. Mas astuto como ele era, escondeu bem seu ressentimento e fingiu partilhar a alegria dos outros deuses anciões. A Grande Criação Em sua divina sabedoria Uman percebeu que Tibiasula poderia ser uma poderosa aliada em seu projeto de criação, e logo a convidou para juntar forças com Fardos e ele próprio para trabalhar na gigantesca tarefa que se colocava para eles. Tibiasula, que também estava intrigada com a idéia da criação, foi facilmente convencida. E então passou a existir três criadores onde previamente havia apenas dois, e juntos eles começaram a trabalhar com renovado vigor. Desta vez, entretanto, eles escolheram uma abordagem diferente. Uman, a quem a natureza destinou a revelar segredos e ter discernimento, percebeu que alguma coisa estava faltando, um ponto fixo, um fundamento firme onde a criação poderia ser construída. Sem isso, não haveria jeito de focar as cruas forças criativas, e todos os esforços dos deuses seriam em vão. E assim Uman inventou o tempo! Ele sabia que se o vácuo fosse colocado em movimento e sujeitado ao fluxo eterno do tempo seria muito mais fácil de focar seus poderes divinos. Mas primeiro o tempo deveria ser criado. Com essa finalidade, todos os deuses combinaram seus poderes. Mesmo Zathroth, a metade má de Uman que abertamente desprezava a criação, estava fascinado pela idéia do tempo, e concordou em auxiliar os outros deuses anciões em seus esforços. Esta oferta foi aceita de bom grado, pois os outros deuses não sabiam então o que ele havia visto claramente desde o início: que o tempo carregava uma semente de destruição. Ele entendeu que um mundo que estava sujeito a passagem incessante do tempo estaria condenado a perecer vagarosamente, e foi por isso que ele aceitou de bom grado ajudar nessa criação. E então veio a acontecer que por uma vez todos os deuses anciões trabalhavam juntos e lançaram seus poderes combinados no vácuo. E quando finalmente uma imensa espiral tomou forma no vácuo, a coluna de cristal do tempo que seria o fundamento de toda criação, os deuses regozijaram-se. Zathroth, entretanto, alegrou-se ainda mais do que demonstrou porque ele sabia que agora toda criação seria imperfeita de um modo que nunca poderia ser desfeito. Zathroth se opôs a idéia da criação desde o inicio, e ele secretamente jurou frustrar os planos dos outros deuses por quaisquer meios necessários. Com essa finalidade ele havia auxiliado eles na criação do tempo, e esta foi a razão pela qual ele finalmente decidiu matar Tibiasula. Ele guardava rancor contra a deusa desde quando ela havia sido criada porque ele detestou dividir seu status divino com ainda outra divindade. Entretanto sua antipatia se tornou ódio mortal quando ele viu que Tibiasula preencheu com sucesso o buraco que ele, Zathroth, havia deixado por recusar-se a participar na criação. Finalmente ele decidiu-se em fazer o impensável. Ele secretamente criou uma adaga de grande poder onde ele acumulou todo seu ódio e seu poder destrutivo, uma arma apropriada para matar um deus. Então ele pôs-se a esperar, aguardando o momento perfeito. E certamente esse momento veio. Um dia fatídico, quando os outros deuses haviam exaurido seus poderes para finalizar a poderosa coluna do tempo, Zathroth usou a oportunidade e chamou Tibiasula a parte. Inocente e perfeitamente inconsciente das intenções maliciosas do seu companheiro deus, Tibiasula foi uma presa fácil. Zathroth cravou a lâmina em seu coração com toda a força que poderia ter. Mortalmente ferida a deusa caiu ao chão, e para fora de seu corpo definhando sangraram os elementos fogo, água, terra e ar ? os componentes de sua existência divina que haviam sido derramados fora de sua antiga harmonia pela vergonhosa traição de Zathroth. Quando souberam da abominável ação, Uman e Fardos ficaram chocados. Eles tentaram manter a agonizante Tibiasula, esperando impedi-la de desintegrar-se no vácuo, de escorregar de suas mãos como suas criações anteriores. Quando tudo o mais havia falhado eles vieram com um plano desesperado: eles decidiram elaborar um poderoso feitiço que iria unir o corpo definhante de Tibiasula a coluna do tempo. Zathroth gargalhou em zombeteiro triunfo, mas desta vez ele cometera um erro crucial, porque ele falhou em ouvir cuidadosamente as palavras que Uman e Fardos proferiram, e então ele perdeu a única chance de aprender o segredo da criação, um segredo que seria escondido dele para sempre. Uman e Fardos, entretanto, trançaram os indefiníveis elementos em poderosos fios. Estava além de seus poderes uni-los em sua harmonia anterior, mas ao invés disso eles obtiveram algo que era completamente novo: a primeira genuína criação. O Nascimento dos Elementos Então veio a acontecer que Tibiasula, a essência viva de toda a criação, nasceu. Era derivada do elemento terra, enquanto que Sula, o poderoso mar ondulando gentilmente contra a costa de Tíbia, foi criado do elemento água. O ar ergueu-se sobre a criação e espalhou-se como um cobertor protegendo sobre tudo, enquanto o fogo veio a estar no fundamento, aquecendo a terra com suas chamas eternas. Finalmente todos os elementos colocaram-se em seus lugares para formar o mundo, e cada parte individual da Deusa estava cintilando com energia divina! Infelizmente, entretanto, eles eram todos selvagens e impetuosos, dirigidos por seus impulsos naturais. Estava claro que nenhum deles havia herdado o gentil espírito de Tibiasula ? a harmonia havia sido destruída para sempre. Entretanto, Uman e Fardos não desistiram. Eles decidiram criar algo novo dos elementos, algo que se parecesse com Tibiasula ou pelo menos honrasse sua memória. Por uma eternidade eles estudaram os elementos, até finalmente fazerem uma importante descoberta ? os elementos carregavam consigo sementes de novas criações, sementes que iriam dar frutos se um dos deuses anciões unir-se com os elementos. E veio a acontecer que os deuses haviam finalmente descoberto o segredo da vida. Fardos foi o primeiro a tentar. Ele uniu-se ao elemento fogo, e o fogo deu-lhe duas crianças: Fafnar, uma filha, e Suon, um filho. Logo esses dois deuses tomaram seus lugares de direito na criação. Eles escolheram viver no céu que se estendia sobre a criação. E então veio a acontecer que dois sóis ergueram-se sobre a criação para derramar sua luz sobre ela. Infelizmente, entretanto, eles eram bem diferentes em seu temperamento, e eles não se entenderam bem. Enquanto Suon era calmo e atencioso, sua irmã Fafnar era imprudente e selvagem, e ela descuidadamente devastou o mundo com suas chamas. Finalmente Suon perdeu a paciência com sua irmã. Ele atacou-a e uma furiosa luta seguiu-se. Neste combate Suon prevaleceu porque ele era mais forte que sua irmã, e então Fafnar virou-se para fugir através do céu, tentando alcançar a segurança do inferno onde o fogo, sua mãe elemental, vivia. Entretanto Suon seguiu sua irmã mesmo em seu refugio no inferno, e então Fafnar partiu novamente cruzando o céu. Suon continuou sua implacável perseguição, e ele assim o faz até hoje. Esta é a razão pela qual todo dia ambos os sóis desaparecem no horizonte por um tempo, fazendo a terra cair em escuridão. Agora Uman tentou sua sorte. Ele uniu-se com a terra que como sabemos é chamada de Tibia. E a terra pariu Crunor, o Senhor das Árvores. Este deus era cheio de graça e vitalidade. Assim como Fafnar, sua prima caprichosa, Crunor amava sua própria forma, mas ele era mais sábio que ela e muito mais modesto. Ele logo se tornou um criador de coisas vivas, porque ele era inspirado pela criação e pela milagrosa dádiva da vida. Ele fez as plantas a sua própria imagem e colocou-as no corpo da mãe Tibia, até elas cobrirem toda a sua face como um belo vestido. Então Fardos uniu-se com o ar, e ele criou Nornur, o Deus do Destino. Nornur invejou a magnífica forma de Crunor porque ele havia herdado a forma frágil e delicada de sua mãe, e de fato seu corpo tinha pouco mais substância do que uma nuvem passageira ou uma canção no vento. Ele pediu ao seu criativo primo para ajudá-lo a conseguir um corpo sólido para si, mas não importa quão duro os primos tentaram, eles não encontraram uma solução. Nornur sempre era o que tinha sido em primeiro lugar: um deus etéreo, a sombra de uma sombra. Para consolar seu triste primo, Crunor sugeriu a Nornur que ele deveria pelo menos criar algum ser vivo que pertenceria a ele, então ele poderia se manifestar em seus servos. E então veio a acontecer que as aranhas vieram ao mundo, elegantes e lúgubres criaturas que podiam tecer tênues teias de grande beleza. Frágeis e fugazes, essas delicadas teias assemelhavam-se a efêmera forma de Nornur. Finalmente, Uman uniu-se com Sula, o mar, e essa foi a hora em que Bastesh, a Soberana dos Mares, foi concebida. Ela era excessivamente bela, e Uman e Fardos ficaram tristes quando eles a viram, por ela lembrar-lhes de Tibiasula, a ancestral divina de Bastesh. Mas oh, deuses! Sua beleza não duraria. Quando Fafnar, a vaidosa deusa-sol, observou Bastesh, explodiu em ciúmes e atacou-a com toda a fúria de seu orgulho ferido. Profundamente cravou suas flamejantes garras no delicado corpo da deusa recém nascida, e se não fosse pelos outros deuses ela a teria despedaçado. Esse foi o momento em que Suon decidiu punir sua irmã por seus crimes, e como uma punição justa ela foi sentenciada a continuar seu vôo eternamente, fugindo através dos céus de Tibia da fúria de seu irmão. Bastesh, entretanto, nunca se recuperou totalmente dos terríveis ferimentos infligidos pela sua ciumenta prima. Sua beleza havia sido arruinada quase imediatamente após ela vir ao mundo, mas pior ainda eram as cicatrizes que ela levava dentro de si. Ela cresceu para ser tímida e melancólica, preferindo a solidão silenciosa do oceano cujo dizem que as águas são salgadas devido as suas lágrimas incessantes. Entretanto, ainda que ela raramente se comunique com o mundo exterior sua presença foi revelada pela abundancia de criaturas marinhas que logo vieram a povoar o oceano. As Primeiras Criaturas Zathroth observava o progresso da criação com ira e desgosto. Se ele tivesse os meios, ele teria destruído a criação ali, naquele momento. Entretanto ele sabia que lhe faltava o poder para fazer isso, especialmente agora que Fardos e Uman estavam cientes de suas intenções e o observavam atentamente. Ele teria de recorrer a outros meios para trazer a ruína a criação. Foi por esta razão que ele observou o conceito da vida com grande interesse, porque ele previu claramente que um monte de prejuízos poderia ser feito com isso. Assim como ele repugnava a maioria dos deuses que haviam criado, havia um que prendeu sua atenção. Os instintos básicos de Fafnar e seus poderes destrutivos não falharam em impressioná-lo, e então um plano veio a sua mente. Ele a bajulou com elogios e logo obteve sucesso em seduzi-la. Assim Brog, o Feroz Titã, foi concebido. Uma abominação excessivamente feia que tinha apenas um olho em sua imensa cabeça, Brog havia herdado pouco da astúcia de seu pai e nada de sua cautela, ainda que ele fosse forte e ameaçador, e o coração ardente e selvagem de sua mãe queimava dentro dele. Enquanto crescia, Brog era atormentado pelo fogo que queimava em seu interior, até que um dia, quando isso cresceu de maneira insuportável, ele invocou todo o seu poder mágico e liberou o tanto quanto pode da dolorosa chama sobre o mundo. A abrasadora chama misturou-se com sua fúria, e disso surgiu Garsharak, o primeiríssimo dragão, que mais tarde procriou uma raça inteira de lagartos gigantes e inteligentes, uma raça que viria a trazer terror e caos a Tibia. Brog observou a terrível criatura que ele havia criado certamente por acidente, ele exultou ao ver o quão feroz e poderoso ela era. Ainda que fosse estúpido, ele também havia recebido o dom de criar a vida, com o qual em um ato de vaidade ele criou os ciclopes a sua própria imagem. Zathroth observou os experimentos de Brog com grande interesse. A muito que ele não guardava seu filho em alta estima, mas aqui estava algo para o que ele reconhecidamente tinha algum talento. Mesmo que ele não entendesse as leis da vida por si mesmo ele sabia que o dom de Brog poderia provar ser um grande recurso. Ele chamou seu filho e falou pra que prosseguisse com seus experimentos, incitando-o a criar algo mais apavorante e destrutivo que os ciclopes. Ainda que esses gigantes fossem fortes e ferozes, eles não eram tão destrutivos quanto ele queria que fossem. De fato, devido ao seu amor pela mineração e pela forja os ciclopes eram uma raça criativa mais do que destrutiva. Pior, eles não estavam se propagando rápido o bastante para fazê-los uma ameaça real a criação. Por essa razão Brog criou os trolls e os goblins, raças que eram mais fracas que os ciclopes, mas propagavam-se muito mais rápido. Entretanto sua indiscutível obra de arte foram os orc, uma raça de guerreiros terríveis e decididos que viviam apenas para expandir e conquistar. Logo eles haviam se espalhado sobre toda Tibia, e eles eram o flagelo de tudo que estava vivo. A Era do Caos Uman olhou insanamente para o dano que sua metade má havia feito para a criação na qual Fardos e ele haviam trabalhado tão duramente. Ele sentiu que Zathroth havia finalmente ido longe demais. Em seu desespero ele voltou-se para Fardos a procura de um conselho. Juntos eles decidiram que seria melhor cortar a ligação entre Uman e Zathroth de uma vez por todas. Eles concentraram-se nesta tarefa com grande energia, e seus esforços logo pareceram ser coroados com o sucesso. Entretanto, quanto mais fraca a ligação entre Uman e Zathroth ficava, mais fraco o próprio Uman tornava-se, e no fim eles perceberam que a dualidade não poderia ser separada sem colocar em perigo a própria existência de Uman. Por fim a tentativa foi abortada. Uman teve de aceitar o fato de que a dualidade entre Zathroth e ele mesmo não poderia ser quebrada, e era seu realmente seu destino que suas existências fossem interligadas por toda eternidade. Entretanto os esforços de Uman e Fardos não ficaram totalmente sem conseqüências, durante a tentativa fracassada de separar os deuses duplos uma pequena parte separou-se, e esse minúsculo pedaço cresceu e expandiu-se até tomar forma e por fim tornou-se uma criatura consciente. Essa foi a hora em que Kirok, o Louco, nasceu. Devido a sua peculiar descendência este estranho deus tinha uma natureza distorcida ou, como alguns dizem, esquizofrênica. Por um lado ele havia herdado a mente criativa de Uman e sua natureza inquisitiva, então ele acabou por tornar-se o deus patrono de todos os que seguem o caminho das ciências e pesquisas. Entretanto a característica mais famosa de Kirok era seu senso de humor perturbado. Ele adorava brincadeiras engenhosas e de mau gosto, e essa característica peculiar fez dele o favorito entre os bardos, bufões e todos os tipos de pessoas suspeitas. Enquanto Fardos e Uman trabalhavam arduamente em seu feitiço, as legiões de Zathroth destruíam a preciosa criação dos deuses anciões, e a devastação continuava sem pausa. Parecia que o mundo inteiro estava condenado a perecer. Entretanto, alguns dos deuses menores cansaram de apenas assistir enquanto sua amada Tibia era devastada. Eles decidiram levantar resistência contra as temerárias hordas. Bastesh, a Soberana do Mar, criou criaturas imensas e misteriosas que eram tão terríveis quanto elegantes, e ela povoou seu amado oceano com elas para garantir que as legiões de Zathroth nunca poluíssem suas puras águas. Entretanto, havia pouco que ela pudesse fazer por seus primos que viviam em terra seca. De todas as suas criaturas as únicas a sobreviver em terra eram as ágeis e venenosas serpentes. Crunor e Nornur também criaram criaturas para lutar contra as hordas de Brog e Zathroth: Crunor, o Senhor das Árvores, criou temíveis lobos, enquanto Nornur equipou suas amadas aranhas com veneno mortal para fazê-las mais poderosas. Entretanto, mesmo com todos os esforços, os deuses não puderam criar criaturas que fossem páreo para as cruéis e bem organizadas hordas que perambulavam pela terra. Os esconderijos dos lobos e os exoesqueletos quitinosos das aranhas não puderam resistir ao aço das lâminas órquicas, e para cada troll derrubado por veneno vinham outros dois para tomar o seu lugar. No final as crianças dos deuses recuaram para áreas fáceis de defender: os lobos desapareceram nas profundezas das florestas, enquanto as aranhas esconderam-se profundamente nas cavernas. Lá eles continuaram suas lutas, defendendo seus reinos contra o ataque violento do inimigo superior. Essas pequenas bolsas de resistência eram os únicos santuários em um mundo que afundava cada vez mais no caos. E o pior ainda estava por vir, agora os dragões sentiram que havia chegado a hora de pegar o que lhes era de direito! Por séculos eles se propagaram e expandiram em silêncio, despercebidos por todas outras criaturas. Mas agora que Garsharak, o primeiro e mais forte de sua raça, enviou-lhes ao mundo eles não conheceram nem controle nem misericórdia. Os exércitos órquicos foram guiados pelas inexoráveis chamas do fogo mágico dos dragões, e logo essa orgulhosa ainda que bárbara raça, que até então não havia conhecido o significado da palavra derrota, foi dirigida ao abrigo de acampamentos subterrâneos. Seus aliados, os poderosos ciclopes, não se saíram melhor. Embora eles tenham obtido um número notável de vitórias usando suas poderosas armas e armaduras, eles também tiveram de render-se ao poder superior dos terríveis dragões. Eles juntaram-se aos seus antigos aliados, os orcs, e seus primos fracos, os trolls, em seu exílio subterrâneo. Suas orgulhosas cidades que haviam sido construídas ao longo dos séculos foram queimadas e derrubadas, e suas renomadas forjas foram perdidas para sempre. Assim os dragões tomaram o controle da terra, mas a guerra não havia acabado. Seus inimigos implacáveis, ciclopes e orcs, ressentiram-se do seu aprisionamento nas entranhas da terra, e eles continuaram a luta de seus esconderijos subterrâneos. E de fato os dragões, que já haviam enfraquecido ao longo das batalhas anteriores, sofreram sérias perdas. Mas agora a guerra também estourou entre os antigos aliados, visto que ciclopes e orcs competiam por comida e espaço em suas residências subterrâneas. E já que nenhum dos lados era forte o bastante para superar os outros a guerra continuou com força total, e todas as raças sofreram muito no conflito épico. Corpos espalhavam-se pela terra, e enquanto parecia que a vida seria limpada da face de Tibia as perdas de todas as raças envolvidas crescia em número diariamente. Era como se a vida fosse ser enterrada pelos corpos assassinados. Os deuses anciões assistiram a batalha cataclísmica que se seguia. Eles não sentiram pena por esses que eram assassinados por que eles pouco se importavam com as criaturas de Zathroth, mas eles sabiam que algo estava se perdendo, que alguém teria de cuidar dos corpos e almas desses que haviam deixado de viver. Eles começaram a procurar por uma solução, e finalmente Uman propôs que um novo deus deveria ser criado, um deus que deveria ver que os mortos deviam ser cuidados. Eles decidiram que a terra, que por um lado era aquela que dava a vida, deveria ter parte em tomá-la de volta, e que Uman deveria ser o pai do novo deus. Mas oh, deuses! Os deuses anciões não foram tão cautelosos quanto deveriam ter sido, e então Zathroth, o Destruidor, soube de seus planos muito cedo. Ele estava fascinado pela idéia da morte desde o início, porque ele viu nisso uma nova chance de trazer a destruição e devastação ao mundo. Logo ele havia preparado um plano cruel. Ele passou-se pela sua boa metade Uman para enganar a terra, e com isso ele gerou um outro deus: Urgith, o Mestre dos Morto-vivos. Essa horrenda divindade era devotada a morte do modo que os deuses Uman e Fardos tinham em mente, mas ele não era o benigno guardião dos mortos que eles haviam vislumbrado. Ao invés, Urgith era um deus cruel que empenhou-se em infundir os corpos dos morto com energia profana, condenando-os a um estado que não era nem vida nem morte. Assim, a hora do nascimento de Urgith marcou o inicio dos morto-vivos. Logo inumeráveis morto-vivos vagavam pelo mundo. Depois de tudo, Tibia ainda estava coberta pelos incontáveis corpos de orcs assassinados, ciclopes e outras criaturas ? o legado de muitos anos de guerra incessante. Estes cadáveres proviam Urgith com o campo de recrutamento ideal, e ele avidamente transformou todas as carcaças em que pode colocar as mãos em seus repulsivos servos. Os deuses assistiram horrorizados enquanto um novo flagelo devastava sua amada criação. Eles apressaram-se em finalmente por seu plano inicial em pratica, e Uman uniu-se com a terra para gerar Toth, o Sentinela das Almas. Seria sua missão guiar com segurança as almas dos mortos para o outro mundo, onde eles iriam seguramente descansar na paz de um sono eterno e sem sonhos, enquanto os vermes, seus fiéis servos, aglomeravam-se para devorar seus corpos que se dispersavam-se pela face de Tibia. Mas o estrago estava feito, e mesmo Toth e seus servos fazendo o melhor que podiam as medonhas criações de Urgith continuavam a vagar pela terra. Todas as outras criaturas, que já estavam enfraquecidas pelas guerras sem fim, puderam colocar pouca resistência ao novo inimigo que crescia em força a cada baixa que eles sofriam. Parecia que Tibia estava condenada para sempre a ser um mundo que era habitado pela morte viva. Os deuses anciões olharam ao que havia acontecido ao seu mundo, e seus corações encheram-se de tristeza e ressentimento. Eles sabiam que se não agissem naquele momento Tibia estaria destinada a se tornar um cemitério, e então começaram a procurar uma solução. Finalmente eles concordaram em tentar criar uma raça consciente de si mesmo, uma raça que poderia ser forte o bastante para assumir a luta contra as hordas que devastavam seu amado mundo. E então eles criaram uma raça e enviaram a Tibia. Mas oh, deuses! Os subordinados de Urgith eram muito fortes. Sua raça foi derrotada em uma geração, e foi varrida da face de Tibia. Então Uman e Fardos criaram raça após raça, e raça após raça foram subjugadas pelas cruéis abominações que Urgith havia lançado no mundo. A maioria dessas raças desapareceram da face de Tibia para sempre, deixando pequenas e melancólicas lendas e misteriosas ruínas. Hoje, esta triste época que é comumente conhecida como a Guerra dos Corpos é basicamente coberta de mistérios, e as infortunadas raças que foram destruídas nela são agora conhecidas como os anciões. Entretanto, nem todos os anciões foram erradicados no furioso conflito. Pelo menos duas das raças criadas pelos deuses anciões no decorrer desse confronto épico de alguma forma escaparam da destruição e sobrevivem até hoje. Um deles são os elfos, delicadas criaturas que podem manejar arcos e instrumentos musicais com igual perícia. Os outros são os anões, uma valente raça de talentosos mineiros e ferreiros. Ambas raças lutaram bravamente, mas ambas tiveram de render-se ao cruel poder de seus inimigos, e foi apenas fugindo para a segurança de refúgios que eles conseguiram sobreviver. Os elfos após muitas privações procuraram abrigo na impenetrável profundeza das florestas, enquanto os anões entrincheiraram-se em suas impenetráveis fortalezas profundas nas montanhas de Tibia. Lá, essas raças aguardaram por tempos melhores, amargamente lastimando o cruel destino que havia mandado-os neste terrível mundo. Mas ao menos eles haviam sobrevivido. Todas as outras raças anciãs foram aparentemente sentenciadas ao esquecimento, embora ocasionalmente é alegado que existem outros sobreviventes. Por toda sua força, essas raças tinham uma importante falha em comum: lhes faltava flexibilidade. E isto se provou fatal na guerra contra os inexoráveis inimigos que eles enfrentavam. Aqueles que não foram aniquilados sucumbiram às tentações de Zathroth. Mais de um dos anciões caiu pelas astutas promessas de Zathroth de poder e conhecimento, e a lenda é que os irados deuses anciões puniram brutalmente muitos deles pela sua traição. Existe mesmo uma persistente teoria de que algum desses anciões mais tarde foi moldado pelo desonesto Zathroth no primeiro demônio. Seja como for, todos os anciões falharam em viver de acordo com as expectativas de seus criadores: um por um eles foram subjugados pelo inimigo, e as hordas ainda caminhavam pelo mundo. Mas os deuses anciões haviam aprendido com seus erros. Sua nova criação teria de ser bem apropriada para a tarefa. E eles os chamaram de humanos. A Criação dos Humanos Então veio a acontecer que os deuses anciões criaram Banor, o Guerreiro Divino. Ele foi o primeiro humano, e ainda que seus criadores tenham lhe dado poderes que nenhum outro membro dessa raça jamais poderia igualar, ele já exibia muitas características que claramente evidenciavam-no como humano. Desde esse dia ele é especialmente reverenciado como um ideal de cortesia e bravura por aqueles que se dedicam a arte do combate corpo-a-corpo, porque ele era justo e bravo em batalha, e sua destreza com a lamina é lendária até hoje. A lenda diz que os deuses também planejavam criar um irmão gêmeo para Banor, e esse gêmeo controlaria incríveis poderes mágicos. Entretanto, dizem que Zathroth roubou este protótipo para criar dele o primeiro demônio overlord. Qualquer que seja a verdade, o fato de que os humanos haviam adentrado o mundo de Tibia não podia mais ser negligenciado. A despeito de suas muitas fraquezas eram uma raça brava e talentosa, e eles se adaptaram incrivelmente bem ao severo mundo ao qual os deuses os jogaram. Eles assumiram a luta contra os morto-vivos e as várias outras desprezíveis criaturas que vagavam pelas terras, e logo as hordas perceberam que um novo e poderoso inimigo havia se erguido. Uma batalha feroz e sangrenta foi travada, mas Banor, um líder bravo e perspicaz, liderou seu povo de vitória a vitória. Ainda assim, esses triunfos eram freqüentemente pagos com pesados sacrifícios, e o total de inimigos que os humanos tinham de enfrentar era esmagador. Os deuses fizeram tudo que podiam para ajudar sua nova raça campeã nessa luta. Uman introduziu a raça nas artes arcanas da magia, e muitos humanos seguiram sua vocação para se tornar poderosos feiticeiros. Outros foram instruídos por Crunor, o Senhor das Árvores, para aprender sobre os segredos da vida, e eles se tornaram druidas e aprenderam como curar seus irmãos feridos na guerra contra os impiedosos inimigos. De todos os humanos foram eles que aprenderam mais sobre os segredos da vida, e de fato alguns deles ajudaram Crunor a criar muitas das criaturas que povoam Tibia hoje. Mas muitas de suas criações foram logo varridas no curso do cruel confronto. E a guerra continuava. Banor estabeleceu uma forte base na terra, e ele consolidou seu governo fundando uma dinastia. Ele casou-se com Kirana, a mais nobre de todas as mulheres, e dela nasceu Elane, que por fim veio a ser mestra tanto na arte da luta a distância quanto na arte arcana da magia, tornando-se assim a primeira dos nobres paladinos. Desde esse dia a posição de líder de todos os paladinos pode ser preenchida apenas por uma mulher, e essas que assim o fazem invariavelmente adotam o nome honorário de Elane. Mais tarde Elane lutou lado a lado com seu pai, porque Banor, que de fato era um semideus, deveria viver por muitos séculos. Mas mesmo isto não ajudou a virar a maré. Os guerreiros humanos triunfavam aonde quer que Banor os liderasse, mas então o poderoso campeão da humanidade não poderia estar em todo lugar, e os exércitos humanos que entravam em batalhas sem ele eram muito freqüentemente subjugados pelas hordas negras. A Renovação de Tibia Finalmente, Banor voltou-se para os deuses para que o ajudassem, e eles responderam as suas preces. Novamente foi o sempre preparado Uman quem encontrou uma solução, uma solução que foi possível porque ele havia feito uma descoberta surpreendente: ele descobriu que além de cada estrutura da existência haviam outras dimensões, planos distantes nos quais cada deus ancião não mantinha seus poderes. Entretanto, Uman encontrou um modo de estabelecer uma conexão com esses planos alternativos de existência, e depois de muitas experiências ele aprendeu que era possível conjurar almas de criaturas vivas desses planos. Quando chegavam a Tibia essas almas podiam ser moldadas na forma humana, formando os campeões de que a raça humana desesperadamente precisava. Esta, então, foi a resposta aos problemas da humanidade, e foi colocado imediatamente em pratica. Os deuses implantaram um certo número de portais mágicos em Tibia, portais que logo ficaram conhecidos como Portais das Almas. Por esses portais um fluxo constante de heróis veio ao mundo, guerreiros humanos que eram tanto habilidosos como bravos, e com a ajuda desses campeões as abomináveis hordas foram lenta mas seguramente empurradas de volta. Ao final parecia a ordem poderia ser restaurada. As coisas pareciam mais radiantes para a raça humana do que fora por um longo tempo. Os poderes aliados dos heróis e humanos avançaram mais e mais no território inimigo, e as hordas negras pareciam permanecer a margem da derrota total. Mas oh, deuses! Esses que acreditaram que as antigas raças seriam agora varridas da face de Tibia foram um pouco precipitados, porque algo inesperado aconteceu. Encarados pelo aparentemente esmagador poder dos exércitos humanos as antigas raças fizeram o que por muito tempo fora impensável: eles assinaram uma trégua. Dragões, orcs, morto-vivos e todas essas outras raças que lutaram entre si por tanto tempo subitamente pararam de atacar umas as outras e concentraram-se na guerra contra a raça humana. E então veio a acontecer que novamente as coisas viraram para o pior. Mesmo que seus inimigos não confiassem o suficiente em cada um dos outros para formar equivalente a uma aliança, o puro fato de pararem de lutar uns com os outros colocou a raça humana em uma situação muito precária. Logo seus avanços hesitaram, e uma vez mais eles foram forçados a tomar a defensiva. Os exércitos humanos decidiram recolher-se para suas cidades fortificadas para recomeçar a guerra lá, mas novamente eles fizeram uma surpreendente descoberta. Desta vez, a primeira vez registrada na história, os inimigos dos humanos não investiram contra eles para continuar a luta. Muitos ficaram confusos com isso, como se não fosse prontamente evidente o porquê de as hordas agirem desse modo. Uma teoria comum era de que as tensões e desconfianças mutuas entre as raças antigas era muito forte para que combinassem suas forças em uma campanha sustentável, e alguns até sustentavam que eles haviam começado a guerrear entre si uma vez mais. Outros sugeriram que as raças antigas haviam exaurido a si mesmas ao longo de muitas guerras, enquanto outros ainda sugeriam que talvez um equilíbrio houvesse sido alcançado, um estado em que cada lado sentia que poderia viver assim. Seja qual for a razão, um período de inquieta mas fundamentalmente estável paz seguiu-se, e assim é até este dia. Pela primeira vez o problemático mundo teve um alívio da incessante carnificina que o assolou por muito tempo. Os humanos aproveitaram-se bem dessa oportunidade. Sob a sábia orientação dos reis Thaianeses, que são descendentes diretos de Banor, a raça esta vivendo uma era dourada. As artes e as ciências prosperam, e uma cidade próspera foi fundada. Para ser sincero, a expansão humana encontrou uma resistência feroz, e de fato os destemidos heróis que ainda entram nesse mundo pelos misteriosos Portais das Almas estão ocupados o bastante lutando com as ameaças constantes postadas por todos os tipos de criaturas hostis. Mas por muito tempo a paz permaneceu, e sob essa proteção a raça humana finalmente se assentou como a espécie dominante em Tibia. Entretanto, existem inquietantes sinais de que essa gloriosa era pode estar lentamente chegando ao fim. Pelos antigos inimigos nunca terem sido dominados, e agora parece que eles estão crescendo e crescendo impacientemente. Os ferozes orcs estão agitados uma vez mais, atacando acampamentos humanos e algumas vezes mesmo cidades maiores em ataques cruéis e bem coordenados. Os morto-vivos começaram novamente a andar pela terra, enraizando o medo no coração dos vivos. Existem até mesmo desconcertantes relatórios de que terríveis dragões que estavam adormecidos por séculos estavam novamente deixando seus covis escondidos para oprimir. Pior que tudo, os humanos, essa curiosa raça, começaram a brigar contra si mesmo, e mais de uma vez essas tensões levaram a conflitos armados. No curso do tempo, alguns humanos até renunciaram o governo dos deuses Thaianeses e fundaram suas próprias cidades e impérios. Pode ser que esta seja ainda outra das manobras pérfidas de Zathroth. É bem conhecido que seus mais diabólicos subordinados, os horrendos demônios, estão à espreita nas sombras, aguardando sua vez. Quem sabe ? talvez Tibia esteja a beira de uma outra guerra cataclísmica, e um novo crepúsculo irá cair sobre o mundo. Apenas o Destino conhece o que o futuro tem guardado para Tibia. Vamos todos ter esperanças e orar para que a união dos humanos não quebre justamente quando for mais necessária. //ManHunt
  5. Olá galera, pesso que algum de você tenha solução para minha dúvida! Então vamos lá galera, ajudem-me ;D. Fui começar a abrir meu otserver, fiz mapa próprio para abrigar você's com conforto < ahuAHU |Só que quando fui abrir o servidor, deu até certo porém quando criei um char para testar e upei lvl 15, quando dei re-login no servidor não salvou as configurações do character como se fosse pvp-enforced, que não salva as configurações. Então eu peço que algum de você's venham mim ajudar, porfavor! E observação! Da o seguinte error Error while save character: PLAYER. Quem poder ajuda ai! Ficarei agradecido. //ManHunt
  6. Sou de balera, mais esses cara da Cruel Judgment são bons players porém todos duente da cabeça :S o cara quieto lá xega uns lvl 200 e mata o cara sem fzer nada, um exemplo sou eu.. level 38 sem fazer nada tava chegando em venore chegou dois deles e mim matou ¢.¢ Não dou gratz po team nem po morgaroth que deveria ter matados todos! ;D
  7. Sim, é o que eu achei que não conseguiria muitos resultados pois aqui o que não falta é anucio de ot =P, mas quem estiver afim, só mim adicionar no msn. //ManHunt
  8. Galera, no mundo em que eu jogo (balera), tem apenas uma guild forte (Cruel Judgment), então vim aqui no XTibia para você mim darem uma força ajudando a criar uma guild em balera, para nos mostrar-mos quem somos "XTIBIANOS" =D. Então, não sou premium, porém precisamos de: (x1) Leader. (x3) Vice-Leader. Isso pelo menos para a guild funcionar normalmente, e recrutar players apenas lvl 45 + (desconhecidos). Então quem quizer ajudar, completa seu curriculo: Nome: José Will Nome (Game): Diabolic Sibanak LeveL ~ 38 Vocação ~ Knight Msn ~ josewill_csc@hotmail.com Premium? ( )Sim ou (x)Não
  9. 100% Certeza, não tem como chegar lá, não vou dizer meus métodos para descobrir porém tenho 100% certeza que não chega, pensem o que quizer! //ManHunt
  10. Dicas básicas do ingles no Tibia ~ Apesar de se poder usar qualquer idioma dentro do Tibia (exceto nos canais Game-Chat, Trade e Help), o idioma oficial do jogo é o Inglês e conhecê-lo ajuda a avançar dentro do jogo e a se comunicar com os outros jogadores, uma vez que grande parte deles tem no mínimo um conhecimento básico da língua.O artigo de hoje não pretende tornar ninguém fluente em Inglês, mas irá apresentar algumas palavras e frases comuns no jogo a fim de ajudar quem não entende esta língua a se comunicar e compreender melhor nas situações mais comuns do jogo, estarei dando essas dicas abaixo. 1. I = Eu / You = Você / Yes = Sim / No =Não. 2. Olá = Hello / Hi = Oi / Tchau = Bye / How are you? = Como vai? / Fine and you? = Bem e você? = Fine and you? / Eu também! = Me too / Beleza? = All right / Sorry = Desculpa /My bad = foi mau. 3. Por favor = Please / Socorro! = Help! / Espera aí = Wait / Thank You = Obrigado / Thank you = Muito obrigado! / You’re welcome = Seja bem vindo / Sem problema = No Problem / Vaza! = Leave / Mata = Kill / Matador = Killer / Namorada = Girlfriend / Eu te amo = I Love you / Eu tambem te amo / I Love you too / Eu não te amo = I Don't love you / Eu te odeio = i hate you / Amigos = friends / parabéns = congratulations. 4. Compro → Buy / Eu compro = I Buy / Eu vendo = I Sell / Procuro por = I look for. 5. Feliz Natal = Merry Christmas / Feliz ano novo = Happy new year! 6. Corre! = Run / Mais = More / Deixe me caçar sozinho = Let me hunt alone / É meu = Its Mine/ Ei = Hey primeiro! = I’m here first / Pega um bicho para você = get yourself a monster / Me siga = follow me / Morri = I Die / Para! = Stop / Por este caminho = This way /Porfavor não mate meu monstro = Please don't kill my monster / Vaza ou tá morto = Leave or hunted / Você é estúpido = You are stupid / Você vende bp de hmm? = Do you sell backpack of hmm? / Você primeiro = You first / você quer caçar comigo? = Do you want to hunt with me? 7. Domingo = Sunday / Segunda = Monday / Terça = Tuesday Quarta = Wednesday / Quinta = Thursday / Sexta = Friday / Sábado = Saturday. Ai está algumas dicas básicas do Inglês no Tibia. Vermelho = Palavra em Inglês. Preto = Palavras em Português. Dicas para iniciantes no Tibia ~ 1- Equipamento de Emergência para Iniciantes Sempre que você tiver capacidade suficiente, você deveria carregar: 1 ou 2 fluidos de vida (life fluids) 1 ÚNICA corda (rope) Muita comida (bread ou fish) Nunca entre em uma caverna grande com sua vida baixa e com pouca comida. Personagens mais avançados precisam também fluidos de mana (mana fluids) que são melhores que life fluids, no caso de se ter uma magia de cura. Algumas moedas de ouro (50-100) no caso de ter que comprar alguma coisa no meio de uma caçada... Algumas runas de cura, uma runa de antidote também são muito úteis. 2- Interagindo com Objetos Enquanto você move clicando com o botão esquerdo do mouse:Você pode usar objetos (runas, escadas, comida, etc..) clicando com o botão direito. Você pode também usar o botão direito para olhar em mochilas, corpos, etc. É mais prático utilizar as teclas de atalho, segurando a tecla e clicando no alvo da ação, Shift é ultilizado para dar look. 3- Olhando para Objetos: Clicando com o botão direito e em LOOK sobre um objeto ou um corpo, você receberá informações sobre o que clicou (informações como quantidade, peso no caso de items, nível e classe no caso de outros personagens, nome de quem era o corpo no caso de cadáveres). 4- Regenerando HP Eis maneiras de melhorar o HP (Pontos de Vida): Comendo comida (sempre que possível) - Demora um pouco, mas é o modo mais prático e barato de regenerar HP (Heal Points, ou pontos de vida). - Uma vez estando nível 8 ou menor, recomendamos comprar Life Fluids com o druida NPC fora da cidade. - Da mesma forma, ao sair da ilha e você já tiver magias, pode usar uma magia de cura. - Alguns Druidas vendem runas de cura. 5- Melhorando o Equipamento Há muitas formas de se obter melhores equipamentos: Você pode encontrar equipamento nos corpos de monstros ou em baús de quests. - Alguém pode lhe dar algum equipamento. (é difícil, mas não impossível) - Você pode comprar de outros jogadores, que geralmente vendem mais barato. - Comprando equipamento de um NPC (personagem não jogador). Para saber o que este NPC está vendendo, olhe em algum quadro que estiver na parede próxima a esse vendedor. Para comprar, diga "hi" ou "hello" e depois digite "buy [número] [objeto]" ou para vender alguma coisa (os NPCs compram apenas alguns itens): "sell [número] [objeto]". Caso seja apenas 1 objeto, omita o parametro [número]. 6- Conseguindo Food Há várias formas de se obter comida no jogo: Comprando de outros jogadores. - Pescando com uma vara (Fishing Rod, custa 150 gold uma nova em uma loja de NPC em Rookgaard). - Produzindo pão -Achando comida no corpo de alguns monstros. - Comprando de alguma loja. - Usando a magia create food. Os melhores tipos de comida são salmon e fish. 7- Dicas sobre Monstros: Antes de entrar em uma caverna ou local que você não conheça primeiro pergunte a um jogador experiente o que você deve achar lá. Tenha certeza que você está carregando o equipamento necessário e que possue experiência nescessária para lutar com os monstros que lá habitam. Se você já tem tudo isso entre no local acompanhado de um personagem que já foi lá antes. Ele pode lhe ensinar como competir com os monstros que achar no local. Sempre tente carregar um fluido de vida (life fluid) ou uma runa de cura (healing rune) para que você possa curar-se rapidamente. Gastando tempo matando monstros, você ganhará experiência (experience) e várias técnicas (skills) de ataque (como Sword Fighting, Axe Fighting, entre outros). Apenas quando você achar fácil para matar um tipo de monstro você deve partir para um tipo mais difícil. Nunca tente atacar um novo monstro desconhecido se você ainda sente dificuldade para matar um monstro fraco. Evite atacar grupos de monstros e tente não fazer com que eles formem um círculo ao seu redor. Mesmo o mais fraco dos monstros pode tornar-se perigoso quando atacam em grandes grupos. Utilize os obstáculos da área, como árvores, pedras, etc, para sua vantagem. Se você sentir que você está perdendo muito HP (Hit Points ou Heal Points) apenas depois de pouco tempo com o monstros, então CORRA! Todavia seja bravo, e não estúpido. 8- Conselhos para Viver Mais: Ao entrar em um local que você ainda não conheça, procure sempre por placas de alerta (são em forma de seta e são de cor madeira). - Tente não ir muito fundo em uma caverna, a não ser que você vá com um ou mais amigos, pois ajudam tanto a não se perder como para matar monstros mais fortes. - Quanto mais escondido um local, melhor o que este local abriga e mais fortes os monstros (geralmente). - Antes um ORC que 5 WASPs (vespas). - Seja sempre honesto e justo. - Caso alguem tenha roubado você, vingue-se não matando, mas sim não ajudando mais este personagem. - Tenha preferência pelo método Safe Trade (este é um conselho para ter melhores ítens). - Saiba negociar. 9- Seja sempre um bom negociante Evite comprar em shops, prefira comprar de outros jogadores, saiba negociar e pechinchar. Mas tome cuidado: utilize "TRADE WITH..." e sempre verifique a mercadoria quando comprar-la. E lembre-se: quando houver mais de um ítem para vender/comprar, coloque tudo dentro de uma BAG ou BACKPACK e clique em "TRADE WITH..." na bag. E mais um detalhe importante: ao comprar mais de um ítem e estiver tudo dentro da bag, os ítens aparecem do lado da BAG no TRADE, exatamente para você verificar tudo. Tente treinar TRADE com um amigo de confiança. 10- Não seja hackeado! Pode até mesmo parecer chato, deixa alguns usuários nervosos e com certeza se você já usa a internet a algum tempo você já deve ter lido algo como isso. Mas tem que ser assim, SEMPRE: Troque de senha periodicamente, por exemplo de 4 em 4 meses ou de semestre em semestre, isso traz um mínimo de segurança a mais. - Evite utilizar computadores públicos ou computador de amigos ou no colégio onde estuda, pois por nunca se sabe se um usuário mal intencionado (ou até mesmo sem querer) colocou um KEYLOGGER, que grava TUDO o que é escrito no teclado, e TUDO que aparece na tela. Caso utilize um, troque sua senha com mais frequência ainda. - Uma ÓTIMA dica,utilize senhas complexas e "sem muito sentido". Evite utilizar a sua data de aniversario, seu nome, nome de pai, rua onde mora, etc. Estes são as primeiras tentativas de um hacker.Utilize senhas como por exemplo: se você mora na Rua João de Meideiros, casa número 7946, utilize como senha uma sigla, ficando RJDM7946 (de Rua João de Meideiros, 7946). Nunca falha, você só tem que decorar. - Outra boa dica é de utilizar o CapsLock, também chamado de FIXA, para criar uma senha, como " SeNhA ", que é diferente de " senha " ou de " sEnHa ". - E a última dica, que mais é uma advertência: NÃO USE A SENHA DO TIBIA NO SEU E-MAIL! Assim, o cracker que descobrir a senha do Tibia vai poder ir no e-mail, mudar também a senha, e assim você não poderá utilizar o recurso LOST ACCOUNT, que envia a senha para o seu e-mail. Demorei pa danar para fazer o melhor para o XTibia, espero que gostem e sempre sigam esse tutorial para não acontecer nada de mal para vocês! Obrigado pela atenção, //ManHunt
  11. Como eu digo, eu sempre gosto de está compartilhando minhas sabedorias com os outros, principalmente com os membros do Xtibia. //ManHunt
  12. Sempre é bom compartilhar. Abraços ~ //ManHunt
  13. Valeu ai. Mas creio que não seria legal eu por creditos a outro forum, ou não tem nada a vê? Responde ai que se não tiver nada a vê eu coloco sim. //ManHunt
  14. Obrigado a todos, e mals ai por qualquer coisa. Tem outros tópicos pareçidos como esse no Tibia Geral. //ManHunt
  15. Quando eu era iniciante ja cai em varios truques dos jogadores mais sabidos.. Então irei passar-lhe algumas dicas para não serem caloteados igual eu fui. Regra de ouro para não ser roubado Só há QUATRO lugares em que seus ítens não podem ser roubados: 1) No corpo do seu personagem 2) Na sua sacola ou mochila 3) No cofre do depósito (”depot” no Tibia) 4) Na sua casa (desde que ninguém além de você entre nela). Pronto! Se você decorou a regra de ouro acima, está invulnerável a todos os golpes utilizados por maus jogadores para tirar ítens de outros jogadores. Duvida? A seguir, você conhecerá os golpes mais comuns utilizados para enganar outros jogadores com o intúito de roubar seus ítens ou dinheiro. Em qualquer um desses golpes, você verá que a regra de ouro será desrespeitada. Continue lendo e confira. Golpe 1: “Posso ver seu ítem?” Uma pessoa pede a você: Posso ver seu ítem? Você ingenuamente diz que sim. O golpista pede para você jogar seu ítem no chão para que ele possa vê-lo. Depois, ele se aproxima do ítem que está no chão… e, de repente, aquilo que você jogou no chão some. O que aconteceu? Muito simples: o golpista roubou colocou seus itens na mochila dele, e você não poderá recuperá-los. Em que você errou? Desrespeitou a regra de ouro! Seus ítem esteve fora de um dos quatro lugares onde ele está salvo. O chão, náo é um lugar seguro para seu ítem. Golpe 2: “Quer multiplicar seus ítens?” Uma pessoa pergunta a você: Quer multiplicar seus itens? Você fica interessado e diz que sim. O golpista leva você para um lugar isolado e diz que existe uma mágica para multiplicar seus itens. Para executá-la, você deve jogar seus itens no chão e apetar as teclas CTRL + Q ou CTRL+L. E, para que você não fique com medo de que ele vai roubar você, ele fica bem distante e diz “Se eu me aproximar, você pega seu ítem do chão, e não tem como eu roubar você”. O golpista está bem longe de você. Você se sente seguro e joga seus itens no chão… aperta CTRL + Q e… é roubado. Por quê? O golpe é o seguinte: quando você aperta CTRL + Q ou CTRL+L, você sai faz um “logout” do jogo, ou seja, seu personagem sai do jogo. A única coisa que o golpista precisa fazer é se aproximar, pegar seus itens do chão e ir embora. Em que você errou? Desrespeitou a regra de ouro novamente! Seus ítem esteve fora de um dos quatro lugares onde ele está salvo. Ah, mais uma coisa: NÃO EXISTE MULTIPLICAÇÃO DE ÍTENS! Golpe 3: Roubar jogando coisas em cima do seu ítem. Repare que a regra de ouro diz que ”no cofre do depósito”, seus ítens estão a salvo. Muita atenção! Em qualquer outro lugar do depot, seu item não está a seguro. Vejam isso no seguinte golpe: Alguém pede a você para mostrar seus ítens, e pede a você para ir até a bancada do depot, pois lá você estará seguro. Você ficará entre a pessoa e o ítem, e, portanto, mesmo que ela queira roubar você, não conseguirá. Você acredita e coloca o ítem sobre a bancada. Nessa hora, o golpista ativa um programinha no computador dele, que faz com que o personagem dele jogue outros ítens sobre seu ítem numa velocidade assustadora. Mesmo que você seja o Super-Homem, não conseguirá tirar todos os ítens jogados sobre o seu ítem. Em algum momento, você acabará desistindo de ficar de guarda do seu ítem e sairá do jogo. É nessa hora que o golpista usa outro programa para pegar todos os ítens da bancada, incluindo o seu ítem. Seu problema foi ter novamente desrespeitado a regra de ouro. Atenção: cofre do depot não é a bancada do depot! Golpe 4: “Confie em mim. Sou seu amigo.” No Tibia, é possível ter uma casa. Dentro da sua casa, só podem entrar você e as pessoas que você deixar. Sei que é triste, mas tem gente que faz amizade com você no jogo, só para ganhar sua confiança e passar a ter permissão para entrar na sua casa e roubar os ítens que você guarda lá dentro. Se alguém disser que você é um chato por não deixar que essa pessoa entre em sua casa, diga que você não pode deixar, para a própria proteção da pessoa. Se um ítem desaparecesse, você passaria a desconfiar da pessoa e a amizade de vocês ficaria abalada. Se ela for sua amiga de verdade, a pessoa vai entender. Exceções à regra Há duas exceções para a regra de ouro que protege você contra roubo de ítens. A primeira é no caso de seu personagem ser morto, seja por monstros ou outros jogadores. Quando você morre, pode ser que algum dos seus ítens caia do seu corpo. Enquanto você não conseguir voltar para buscá-lo, ele estará disponível para qualquer pessoa poder pegá-lo. Esteja consciente disso! A segunda exceção ocorre no caso de roubarem a senha de sua conta. Tudo o que o mau jogador precisará fazer será assumir seu personagem e passar todos os seus ítens para o personagem dele. Veja aqui como proteger sua senha. Se você seguir a regra de ouro e as dicas deste site, dificilmente terá sua conta de personagem invadida, e dificilmente será enganado por alguém que queira roubar seus ítens. Fazendo isso, você poderá relaxar e se divertir muito mais jogando Tibia. Obedecendo essas regras você irá está protegido de ladrões de itens de players indefesos =P Créditos: SafeTibia
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