Nome: Pac man system 
     envolve: actions, monsters, creaturescripts  Testado em: The forgotten server 0.3.1  Créditos: Mock o Urso     Script muito legal especialmente para servers "ForFun"     Não é meu só to trazendo aqui pro xTibia pq não achei em nosso forum        Pac Man System? : Um sistema para garantir a diversão dos player em seu server, o pacman sistem ficou bem parecido com o real (Come-Come)xD.     Para começar temos que seguir alguns passos.  O primeiro é definir os scripts entao vamos até actions.xml e adcionamos isso:      
      Aqui esta sendo usado o actionid 7070 verifique se nao esta em uso.     Depois na pasta scripts de actions crie o pacman.lua e adcione isto:       
    e isso:    
      Salve e deiche o arquivo aberto.  Abra o seu map editor escolha uma area GRANDE e siga a foto juntamente com a esplicação da config e cores          Você notou que do canto de > da foto tem uma coisa com molas, você pode por o item que quiser porem ele DEVE estar com actionid 7070     Agora...  local player_start_pos = {x=1,y=2,z=7}  Você deve preencher a tabela com as posições X,Y,Z na tabela vendo pelo seu map editor onde indica o ponto vermelho.  -----------------------------------------------  local arena_up = {x=3130,y=2731,z=7}  local arena_down = {x=3114,y=2749,z=7}  Obviamente é a posição indicada pelos pontos pretos (bolas) na foto e boviamente down e bacho entao e a bola de baicho e up a de cima , preencha a tabela com os devidos valores de posição x y z.  -----------------------------------  local ponsts_storage = 7071  ISSO NAO PRESISA MECHER  -------------------------------  Você deve estar vendo alguns sqms roxos na foto nesses sqms você deve por NO CHAO actionid 100  ----------------------------------  Ja nos verdes você deve por actionic 7071 neles.  ---------------------------------  local monsterpos = {x=3122,y=2739,z=7}  Essa é a posição da bolinha laranja.  -------------------------------------------------------    Bom agora tenho 99.9% de certeza que seu servidor nao usa o itemid 1502 esse é o itemid usado para simular as bolinhas que o pacman come esse id e o do firefield que nao casa dano ao player (o pequeno) quaso você notar que ele some você deve ir em itens.xml procurar o id 1502 e tirar as linhas que informan duração.  Agora vamos adcionar os movements.  Vá ate movements.xml ponha esta tag       
        
      Em scripts de movements crie outro pacman.lua e ponha isso dentro:       
        
      -------------------------------------  Configure:  local exti_pos = {x=3134,y=2741,z=7}  é a posição de qual o player quando perder ou ganhar vai ir.     ----------------------------------  Agora vamos a creaturescripts  Adcione estas tags:       
      Em inmorrivel2.lua coloque isto:       
      Em move.lua basta por isto:       
      ------------------  ainda falta 1 parte  os monsters  Basta criar 2 monsters.  crie um XML chamado monstro.xml e um chamado monster2.xml     Agora em monstro.xml ponha:       
         monster2.xml:       
         Agora para acabar vá ate monsters.xml e adcione 2 tags:       
        
      salva e fecha tudo e abra seu ot  provavelmente como o script tem muitos passos algo pode nao funcionar corretamente na hora entao revise os passos um por um com atenção.     Comentem