Ir para conteúdo

Líderes

Conteúdo Popular

Exibindo conteúdo com a maior reputação em 08/27/20 em todas áreas

  1. kttallan

    Experiência - OTserv

    Tópico 2/3 - Curso de OTserv Durante todo meu tempo no ramo de OTserv, participei de diversos projetos tanto que me recordo de poucos sendo a maioria no ramo de PokéTibia, sempre atuei frequentemente, seja jogando ou desenvolvendo, já fui freelancer de diversos servidores tendo eles os meus mapas ou até criação de códigos básicos e questões administrativas. Todo conteúdo desse tópico foi baseado em experiências próprias, sempre aprendi com os erros dos outros nunca tive um projeto de tão destaque quanto o PokéMaster X, que foi quando eu senti na pele oque é administrar um servidor (Solo) do papel até a abertura. PokéMaster X Meu desejo sempre foi abrir um servidor de PokéTibia, fui muito fã da PokéxGames que eu jogava com bastante frequência, depois de passar por diversas equipes e nenhuma delas me fixar, decidi eu mesmo iniciar um projeto. A principio tudo no começo é flores a criação eu lembro até hoje como eu desenvolvi cada parte do meu mapa, cada código básico, ideias que foram escritas por anos de experiência jogando PokéTibia, Quest's que tanto queria fazer e implementar. Por ter participado de diversos projetos, alguns que nunca saíram do papel isso me fez agregar uma quantidade de conteúdo gigantesco entre eles Mapas, Sprites, Cliente e Sistemas, essa era a minha vantagem sobre a concorrência e foi isso que me destacou na abertura do mesmo, fiz uma mesclagem de sistemas incríveis e de mapas que até então nunca foram usados e coloquei no meu servidor. A abertura do servidor foi uma mesclagem de fracasso com sucesso, o servidor bateu 250 players estralando de tanto laaaag e uma porrada de bugs e varias quedas seguidas, oque fez com que de 250 players cair para 80 players e depois de 5 dias quando resolvi o problema o jogo permaneceu com uma média de 40 jogadores Observação: 250 players para um servidor de pokétibia "padrão" é algo totalmente irreal geralmente se tem uma média de 30 a 60 jogadores diários. Vale ressaltar que nessa época meu conhecimento em programação era quase nula, eu tinha capacidade de desenvolver códigos simples, porém na questão de infraestrutura era bem básica demandando muito tempo para a resolver os problemas e aplicar as edições, tanto quanto identificar de onde estão surgindo os problemas. Com o avanço do servidor fui cada vez mais me especializando em diversas áreas, tais como a criação de código e o principal a Administração de um servidor que foi o meu diferencial. O tempo foi se passando e um projeto que começou apenas como um sonho se tornou algo rentável (muito bem por sinal), porém isso tudo foi investimento de tempo e dinheiro, pagamento de Host, Pagamento de Freelancer e afins, eu operei o servidor por bastante tempo em negativo (só tirando dinheiro do meu bolso), até que após uns 4 a 5 meses o servidor se tornou algo que estava dando lucro, conseguia pagar as coisas referente ao servidor e ainda ter dinheiro para mim, porém para fazer ele ser rentável não foi um trabalho fácil! Eu passava em torno de 16 HORAS online por dia e mantinha o servidor atualizado semanalmente, sim EU "sozinho" (Tinha o rodrigo, explico mais a frente) atualizava o servidor a cada 1 semana ou 2 semanas, você pode conferir as atualizações AQUI. O meu jogo deixou de ser um sonho e se tornou um comércio (SIM, SERVIDOR É UM COMERCIO E SEUS PLAYERS SÃO SEUS CLIENTES), Eu tinha que dá conta da criação de Mapas, Criação de códigos, Resolução de bugs e balanceamento de pokémons, entre outras funções referente ao servidor, SIM AMIGOS FOI MUITO TRAMPO e quando eu não dava conta, para sempre bater a meta de atualizações fazia contratações de freelancers, essa foi a época em que criei uma grande network de conhecimento, onde tinha sempre Sprites, Mapper, Programadores a minha disposição para fazerem o trabalho que necessita-se. Após um tempo de 7 a 11 meses de servidor aberto eu comecei a fazer investimentos pesados, sendo eles na criação do OTcliente e a adição de sistemas que tornaram o Master X conhecido até os dias de hoje. E esses investimentos me trouxeram muita dor de cabeça, a principio contratava freelancers que me caloteavam, imagine um sistema cotado em 750 você tendo que pagar a metade e levar um furo? Isso não foi 1, 2, 3 vezes, foram diversas oque me desmotivou bastante tanto financeiramente quanto pessoalmente, eu perdi muito dinheiro nessa historia, dinheiro que foi confiado a mim pelos players que não tiveram nenhum retorno esse foi um dos motivo que me desmotivou e me deu vontade de largar tudo, porém eu continue e consegui fazer uma das maiores atualizações referente ao servidor, mas antes mesmo de tudo dar certo, tivemos muitos bugs que tiveram que ser resolvidos no decorrer do tempo, houve muitas quedas e muitos players deixaram de jogar por causa disso, atualização é bom, porém se não forem feitas com cuidado, PRINCIPALMENTE com servidor online pode acarretar em diversos prejuízos. O meu servidor sempre tinha uma limitação em relação a quantidade de players, nunca conseguia ultrapassar a marca de 80 players que já causava um laag infernal, isso me deixava bastante desmotivado, mesmo você investindo pesado em sistemas e atualizações o meu servidor não conseguia crescer por limitações internas, gastei um monte tentando resolver esse problema e nunca consegui achar a solução da mesma forma que o dinheiro ia indo embora e a minha vontade de permanecer com o servidor aberto ia junto. Após quase 1 ano de servidor aberto houve o vazamento dele pelo Rodrigo, ele sempre esteve em conjunto comigo desda abertura do servidor, ele era responsável por algumas administrações in-game enquanto eu passava maior parte do tempo fazendo atualizações. Esse foi um fator muito importante porquê a partir desse momento do projeto eu me desmotivei bastante, nunca mais fui o mesmo, ver todo seu trabalho disponível para qualquer pessoa é bastante complicado e pior a base estava sendo vendida a 300 a 500 reais, sendo que nela eu já tinha investido muito mais do que dinheiro e sim sangue e suor. Isso me fez querer desistir do servidor, tanto pelo fato dele ser limitado, quanto pelo fato do vazamento ocorrido, porém prossegui e lancei uma atualização gigantesca em menos de 1 mês, foi muito esforço para manter essa porra online. Após 2 anos e pouco do servidor online, já não conseguia manter o mesmo ativamente, o servidor foi morrendo aos poucos, porém sempre estava atualizando e mesmo por esforços falidos não conseguia mais manter o faturamento e consequentemente as atualizações oque levou ao fechamento do servidor. O servidor foi fechado por uma mesclagem de motivos, como eu dedicava bastante do meu tempo a ele o mesmo se tornou meu "emprego" durante 2 anos e consequentemente meu sustento, com a queda do faturamento tive diversos problemas financeiros e familiares, fui levado a arrumar um trabalho por fora que consequentemente resultou em uma contratação fixa em uma empresa, oque deixou o servidor como 2º opção. Tivemos um problema na base de dados que ocasionou um rollback de quase 1 semana e foi o momento perfeito para o fechamento do mesmo já que não tinha mais paciência e tempo para lidar com a administração do servidor. Essa foi minha experiência com o desenvolvimento praticamente solo do projeto e o continuamento da abertura até o fechamento. O tópico anterior (Aqui) foi criado baseado nessa experiência solo que tive. A administração do servidor me resultou em diversos problemas físicos e psicológicos, minha coluna nunca mais foi a mesma por passar grande parte do tempo sentado (mesmo com cadeira adaptada e afins), tive problemas com depressão (por causa da queda de faturamento tive diversos problemas financeiros e familiares), foi uma experiência muito bom e ao mesmo tempo muito ruim, é muito fácil quem está por fora julgar como é para fazer e em qual parte errei, porém na hora e na carga de responsabilidade é totalmente diferente. Cometi diversos erros, um dos maiores foi com players que me ajudavam bastante e eu jogava o trabalho e investimento deles no lixo, sou bem conhecido por esses motivos. Talvez eu seu tive-se melhor preparado, não teria tido esses problemas todos. Talvez se eu fosse um programador não teria tanto stress para resolver os problemas e é esse o caminho que eu indico e sugiro para vocês. Os players e freelancers que sempre estiveram comigo no desenvolvimento e até jogando sabem o quanto eu fui um bom administrador enquanto durou, fazia reuniões que batiam 40 players no discord só anotando as sugestões dos players e em quase menos de 1 semana estavam todas colocadas em jogos (claro com base nas avaliações de possibilidade administrativa). Obrigado pela atenção!
    1 ponto
  2. kttallan

    O Curso - OTserv

    Introdução Antes de começar já informo que estarei criando 3 tópicos (com exceção desse) que está ligado diretamente ao curso (informações a baixo) que conta minha experiência e usa o mesmo para aplicação dela no ramo de OTserv, estarei aceitando todo tipo de crítica construtiva e perguntas no tópico serão respondidas. Curso OTserv Mesmo afastado do ramo de OTserv frequentemente recebia mensagens in-box de membros aqui do fórum me pedindo auxilio em questões referente aos projetos deles, geralmente trabalhava como freelancers para a resolução de seus problemas que em sua grande maioria eram bem simples, muitas vezes relacionados a infraestrutura como instalação e afins ou até resolução de erros básicos, geralmente quando o mesmo não tinha dinheiro para pagar eu indicava os caminhos para solução do mesmo. Até então após resolver diversos erros de um membro aqui no fórum, o mesmo já tinha gastado uma quantidade bem razoável (R$) para a solução de pequenos problemas que com o mínimo de conhecimento em OTserv você facilmente resolveria. O mesmo me propôs a ensina-lo todo o conteúdo que eu tenho conhecimento e dá suporte as suas duvidas, dai então resolvi criar esse curso que até o momento se encontra com 2 membros que estão muitos satisfeito com as aulas que estão sendo aplicadas, abaixo vai alguns questionamentos. Por que criar um curso de OTserv? A principio não tinha nenhuma ideia de criar/abrir um curso relacionado a essa área, muitos membros aqui do fórum não tem conhecimento do quanto você pode ganhar (Em questão financeira) investindo no ramo de OTserv, seja ele sendo freelancer (Mapper, Spriter, Programador) ou até mesmo abrindo seu próprio projeto, porém por ser contratado para resolver diversos problemas que eu considerava fáceis e por decisão de um dos meus atuais alunos em querer aprender sobre o conteúdo baseado na minha experiência, decidi juntar o útil ao agradável e criar o curso. Por que eu deveria pagar por esse curso? A questão é bem pessoal, o curso é baseado na aplicação de todo conhecimento que obtive durante o meu percusso na área de OTserv, são experiências acumuladas em diversas participação em projetos, administrando servidor e entre outras. É uma questão de otimização de tempo e conteúdo, os meus dois alunos são iniciantes na área de Servidores o conhecimento deles são bem básico, porém se o conteúdo agrega e bate os objetivos das pessoas que pagaram por ele então estou no caminho certo. Diversas pessoas tem interesse em abrir seus projetos, porém os mesmo tem a vida pessoal corrida e dificilmente tem tempo para ficar passando horas nos forums lendo tópicos de diversos assuntos, são pessoas que já tem seus objetivos em mente oque lhe faltam é conhecimento e tempo disponível. Nota-se um velho ditado "Tempo é dinheiro", tanto eu estou perdendo meu tempo criado conteúdo e passando de forma didática para eles e em troca estou sendo pago financeiramente como qualquer outro trabalho. Conteúdo Como falado anteriormente todo o conteúdo do curso você pode facilmente encontrar aqui e em outros forums com uma simples pesquisa, porém eu estou trabalhando para otimizar o tempo dos iniciantes na área de OTserv que tem objetivos e condições financeiras já fixadas e com disposição de atuar e aplicar os conhecimentos que serão adquiridos. Isso não quer dizer que eu não ajude as pessoas que não tem dinheiro, eu sempre indico que caminho prosseguir para a solução de tais problemas (claro se for do meu conhecimento) resta o mesmo estudar e soluciona-lo. O conteúdo está sendo elaborado de 2 formas, temos um grupo no whatsapp (no momento consta apenas 2 pessoas) onde as aulas estão sendo enviadas em arquivo PDF, serão feitas em videos também após a finalização das aulas teóricas. Ou seja você terá o conteúdo em áudio-visual e manuscrito, o nosso grupo do whatsapp é referente a duvidas relacionadas as aulas ou outros, toda vez que eu ler ou acha um conteúdo que possa agregar no conhecimento dos alunos será enviado, como por exemplo. Essa semana mesmo estava lendo diversos tópicos e encontrei alguns antigos que eram debates super interessante sobre o ramo de OTserv passei para o grupo e os mesmos leram e gostaram bastante. Digo e repito novamente, todo conteúdo do curso você poderá encontrar facilmente fazendo pesquisas e o nosso grupo do whatsapp poderá ser trocado facilmente por uma criação de tópico aqui no xTibia, a questão mesmo é que eu estou me disponibilizando a participar e dar suporte a todo e qualquer problema que for mencionado lá, sem falar também na execução das aulas teóricas e em videos (que irei fazer um pouco mais para frente), com o passar do tempo também criei uma gigantesca network de contatos, sendo eles: Sprites, Mapper, Programadores e outros que poderei indicar caso seja necessário a contratação do mesmo ou com o intuito de resolver uma duvida que talvez eu mesmo não saiba responder. Como informei ao primeiro participante do Curso (o qual me deu a ideia), eu estou disposto a passar todo o conteúdo que TENHO CONHECIMENTO, pode ter questões que eu mesmo não saiba responder ou resolver, mas terão meu apoio na tentativa de encontra-lo, tenho caráter o suficiente para dizer que quando sei e também quando não sei. Observação: Esse curso ele é voltado para pessoas que estão iniciando na área de OTserv e que estejam disposta a pagar por uma otimização de conteúdo e aprendizado usando como base oque eu aprendi em todo esse tempo. Como aulas particulares, existem diversos conteúdos grátis que você poderá facilmente acessar, porém ter uma pessoa que te auxilie e te ensine o conteúdo é absorvido de forma diferente, então esse é o meu papel! Informações sobre o curso você pode entrar em contato no privado comigo aqui mesmo no fórum, agradeço a compreensão e desejo que vocês apreciem os próximos tópicos que irei criar.
    1 ponto
  3. Salve, éks!! Uma parte da comunidade me conhece, e a um tempo estou afastado de quaisquer atividades relacionadas a tibia e derivados, porém tenho meu servidor de pokemon, que cheguei inclusive a abrir um beta.. E que me rendeu bons frutos, com muitos players e os poucos problemas q apareceram foram momentaneamente corrigidos. Porém, dias atrás, e muito por conta da quarentena, me peguei jogando novamente um servidor pokemon (não precisa dar nomes), e vi que ainda tinha um grande público.. E ai fui até meu pen drive, joguei meu servidor pro pc, e fui só rever como estava, e me senti apaixonado novamente pelo que eu desenvolvi, do 0, obviamente com ajuda de alguns amigos, Gui Coruja e Alexandre Lorenzon (Lorezon o melhor mapper que já conheci!!), dois fudidos (no melhor dos sentidos), com qualidades incríveis, mas que com o tempo fomos perdendo o foco inicial que era a abertura do jogo, e querendo criar mais, criar mais, oq resultava em um jogo "nunca" pronto.. Mas, deixarei algumas fotos, a página do facebook, e o changelog do game, e gostaria de avaliações.. se vale a pena ir em frente e dar continuidade, pq basicamente é por online.. é um jogo, q ao meu ver está magnifico e com características únicas, oq é essencial para um servidor ter futuro, obviamente, sprites, ou coisas parecidas, se vê e muito porai, quase que frequentemente; Porém em sistemas e jogabilidade, são detalhes muito únicos. Fiquem com algumas imagens, aguardo comentários.. se possível.. abraços!! O servidor conta apenas com primeira geração e TODOS com suas versões shiny, no seguimento de um servidor baseado em shinys/megas. Change Log: IMAGENS... A ULTIMA IMG É A VERSÃO ATUAL DO CLIENT.
    1 ponto
Líderes está configurado para São Paulo/GMT-03:00
×
×
  • Criar Novo...