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Alissow OTs 4.11! Esta versão 4.11 foi meio apressada, só adicionamos as features novas do 8.6. Aproveitem. Créditos: Alissow Comedinha Luis Nirk TFS Team Viniply Xedegux Sobre o OT/Mapa: Principais quests: -Annihilator -Inquisition Quest -Pits of inferno -Demon Oak -Solar axe quest -HOTA -MPA quest -The Challenger Monstros: -Total monstros: 10292 -Total spawn: 5587+ Cidades: -12 Cidades -200 Houses+- Raids/Invasões: -Rat -Orshabaal -Ghazbaran -Giant spider/The old window -Ferumbras -Morgaroth Spells: -Magias editadas para balanceamento das vocações Changelog Atualização [3.4 BETA]: - Removido áreas não usadas no mapa, diminuindo o tamanho em MBs - Adicionado Anti Magebomb System - Corrigido bugs no npc addon - Adicionado sistema onde os npcs falam sozinhos (Igual como foi adicionado no global). First ;] - Adicionado Elf village em Venonh ( bem parecida com a do global ;]) - Potions desaparecem quando usadas - Corrigido sistema de Up - Corrigido sistema de Monster Counter - Nova dragon lair em Mirand Theraan (Subsolo) - Adicionado porta de level, que protege leveis baixos acessarem os demons da cidade de Flam - Ampliado deserto da cidade de Mirand Theraan - Adicionado Ilha de Goroma - Adicionado Forbidden islands - Ampliado floresta da cidade de alfon e colocado área de macacos parecida com Banuta. - Ligação de alfon com Mirand Theraan - Corrigido bugs reportados nas portas das casas - Corrigido posição dos buracos e escadas - Adicionado beds em todas as casas - Corrigido bugs em casas de yalahar - Adicionado Blue legs quest ( Koshei The Deathless global) - Corrigidas quase todas as areas de Yalahar - Teleports em Yalahar substituidos por NPCs de teleport do global - Corrigido pequenos erros no npc Capitao Coruja, e adicionado viagem à goroma - diminuido ataque do Eye of the seven - Ice rapier agora quebra - Corrigido npc Banker - Adicionado quase todos os items 8.5 - Adicionado medusa - Adicionado Todos os outfits novos - Corrigido NPC Banker (que dava dinheiro) Script By Ta4e - Corrigido Annihilator Quest - Adicionado Notice System - Adicionado novo distro, compilado por Comedinha Atualização nº 2 [3.4]: Otserv atualizado... Corrigido debugs frequentes Corrigido debugs na magia exevo pan Corrigido bugs nos npcs Roy e Firewalker Adicionados mais novos items 8.5, agora temos 90% dos items novos... Atualização 3.5 [06/08/2009]: - Cidade principal (dorion) totalmente reformada - corrigido blue legs quest - Corrigido alavancas de compra de potions - Adicionado alavancas de compra de runas - Corrigido npc Bank - Adicionado NPC King Arthas, que vende promotion - Adicionado npc Rashid, que vende items. - Arrumado Wild Growth rune - Arrumado Utani Hur - Magias reajustadas - Novo estilo de server save - Ilha de mystic reformulada (by Nirk) - Adicionado nova magia para knights "Exkordium". - Adicionado nova magia para mages (promoted) "Exura Seil". - Adicionado nova magia para mages (promoted) "Exevo Gran Frigo". (arrumar -> sem exhausted nem gasta mana) - Adicionados novos monstros. - Adicionado quest challenge (lvl 250) - Corrigido bug do Dead Cyclops - Bug aol Arrumado - Poi Modificada - Corrigido teleports ghouls yalahar - Modificada demon helmet quest, assim como o premio da quest - Corrigido nome do Hallowed axe - Corrigido bug das houses - Corrigido bug dos items andaveis Atualização Patch 3.5.1 [07/08/2009]: - Corrigido erro na inicialização do Ot - Bug das potions corrigido - Bug do aol corrigido (pelomenos pra mim) - Bug dos outfits corrigido - Corrigido erros nas escadas na ilha PvP - O monstro The Fastest Turtle agora não morre, se tornando um monstro apenas para atrapalhar - Retirada suposta quest dos 3 hellhounds e 1 minishabaal - Adicionado teleport de retorno na Ferumbras Tower - Corrigido posições da raid de The old widow - Corrigido bug das escadas nas minas de demons - Corrigido alguns bugs vistos no mapa Atualização 3.6 [10/08/2009]: - Arrumado bugs criticos - Arrumado comando !promote/!demote - Atualizado Items.xml - Bug das Beds arrumado - Modificações na cidade, como, nature e caves - Nova sala de treino - Adicionado comando !highscores Atualização 3.7! Beta [18/12/2009]: - Guildhall support (Elf) - Nova deathlist(Elf, OpenTibia SVN) - Frags funcionando (Elf) - Atualizado monstros e items (slawkens, KaczooH, Elf) - Novas talkactions: /commands, /wp, /storage, /config, /promote & /demote. (slawkens) - Novas funções lua - Novos creatureevents (slawkens, Elf) - Novos configuráveis (Elf, slawkens) - Modificado ataque de monstros existentes (especialmente outfits e velocidade) (Elf) - Monstros reorganizados & atualizados (Nem todos) (slawkens) - Melhorado sistema de banimentos (Elf) - Reescrita janela de Rule Violation (Elf) - Arrumado Stamina (Elf, OpenTibia SVN) - Casas agora são salvas nas modificações do dono (Elf) - Escadas de yalahar funcionando perfeitamente (Elf, Talaturen) - Sistema de nado & waterball completo (slawkens) - Monstros invisiveis não são mais mandandos ao client (anti bot) (OpenTibia SVN) - Anti-dash (OpenTibia SVN) - Sistema de leilão de casas, possibilidade de usar site para vender casas (house_actions table) (OpenTibia SVN, Elf) - Salvando bot actions para /logs/bots por cada player. Por exemplo, bot pode enviar mensagem com mais de 255 caracteres (slawkens) - Novos raid events- item spawning & disappearing and more (Elf) - Modificações no NPC system (Elf) - NPCs OutfitModule (Elf) - Completo 8.53 support, com wars (Elf) - Completo 8.54 support (Elf) - Arrumado NPC voices (Elf) - Players serão informados quando o Gamemaster logar ou ficar invisivel (slawkens) - Arrumado Player Deaths (Elf, slawkens) - Arrumado Abuso de PZ (slawkens) - Portas agora não ajudam players a entrar em PZ (slawkens) - Magic level formula (OpenTibia SVN, KaczooH) - Memory leaks (Elf) - Queries optimization (Talaturen) - Janelas podem ser abertas do lado de fora da casa- agora apenas GMs podem fazer isso (slawkens) - arrumado Efeitos para o Ghost (GM)- configuravel (slawkens) - Corrigido >> Ghost debugging players (OpenTibia SVN, Elf) - Corrigido erro na promotion (Elf) - Corrigido vários erros no console. (slawkens) - Corrigido Spam de magias (Elf) - Corrigido stamina premium (Elf) - Corrigido Clean (Elf) - Corrigido vários outfits (Elf) - Corrigido Ghost (Elf) - Todas as correções no OpenTibia SVN (Open Tibia SVN, Elf) - Corrigido Todos os crashes possiveis (Elf) - Npcs Corrigidos (Comedinha) - Distro Reformulado (comedinha) - Bugs de reports arrumados (Comedinha) - Novos outfits (Alissow) - Actions Arrumadas (Comedinha) - Libs trocadas (Comedinha) - Talkactions bugadas arrumadas (Comedinha) - Reforma na área Sul da cidade Dorion (Alissow) - Adicionado monstros 8.54 (Alissow) - Corrigido bug das potions infinitas (Alissow) Atualização 3.7 Patch 1 [27/12/2009]: - Rampa na frente da loja de foods retirada (Alissow) - Arrumado bugs de mapa em anknor (Alissow) - Bug na Lib dos npcs corrigido (Alissow) - Bug do acc manager arrumado! (Alissow) - Magias "Exkordium" e "Ice Storm" arrumadas (Alissow) - Monstros 8.54 funcionando (Alissow) - 2º Addon Yalaharian arrumado (Alissow) - Addons Warmaster adicionados no NPC Addoner (Alissow) - Pequenas modificações na cidade principal, Dorion, para melhora da jogabilidade (Alissow) - Comando /Deathlist retirado (Alissow) - Magic Wall Rune arrumada (Alissow) - Quest Annihilator arrumada (Alissow) - "Your depot contain x items" Arrumado (Alissow) - Addons reorganizados, mais facil aggora (Alissow) - Tempo de Red skull e Black skull reduzidos para 24 e 42 horas (Alissow) - Reduzida porcentagem de morte (Alissow) - Acrescentado chance de critical hits (Alissow) - ShowHealingDamage Adicionado (Alissow) - Várias partes do mapa remapeadas (Alissow) - NPCs para recarga de Soft boots & Firewalker boots arrumados [Não testado] (Alissow) - Comando !frags arrumado! (Alissow) - Agora é possivel fazer addons sem precisar do comando !buypremium (Alissow) Atualização 3.8 [17/01/2010]: - Arrumado bug nas escadas do Dlair (Alissow) - Todos os bugs nos NPCs arrumados (Comedinha) - Novas talkactions [a pedidos] (Comedinha) - Deathlist arrumada (Comedinha) - Novo Distro (Comedinha) - MySQL Atualizada (Comedinha) - Firewarker boots não é mais gasta quando não está usando (Comedinha) - Problemas com items no Rashid arrumados (Alissow, Comedinha, Comunidade) - O NPC Banker foi corrigido, mas achei mais seguro retira-lo, visto que ninguem usava e poderia causar outro tipo de bug - Ilha (Sim aqui é uma ilha) de Zao adicionada (Alissow, Barker) - Monstros 8.54 aperfeiçoados (Alissow, Markithu, Zkum) - Reduzido danos da magia Exkordium (Alissow) - Os npcs Dark Rodo e Rachel vendem Blank Runes (Alissow) - Magias que não hitavam anteriormente foram arrumadas (Alissow) - Comando !buypremium arrumado (Alissow) - Arena PVM - Mais conhecida como Arena Svargrond - FUNCIONANDO!!! (Alissow) - Magia LightChain Retirada (Alissow) - Adicionado um sisteminha legal no templo (Alissow) - NPC Rashid retirado (Alissow) Atualização 3.8 Minor Patch 1 [17/01/2010]: - Comando Deathlist retirado novamente, fizemos testes equivocados. Se você é uma das 16 pessoas que baixou a versão anterior (3.8) não precisa baixar esta, basta retirar o comando !deathlist e /deathlist do seu Talkactions.xml, Os comandos causam quedas no servidor. Atualização 3.9 [15/02/2010]: - Cidade principal (Dorion) reformada, novo templo, novo depot, novo porto, novos npcs :] (Alissow) - Adicionado Reputation System (Comedinha, Cybermaster) - Adicionado !bless system (Comedinha) - /info melhorado (Comedinha) - Jail System (Comedinha) - Bug chatinho nos tiles pretos arrumado. - Magic Wall Funcionando! (Alissow) - Agora você pode fazer bolos e pães :] (Comedinha, Jean, Ojani) - Adicionado sistema de casamento (Comedinha, ScorpiOOn93, Alissow) - Loot The Fastest Turtle diminuido (Alissow) - Loot e experiencia do Feromous mais baixo (Alissow) - Sistema de parceis para Dorion funcionando (Alissow) - Guildwar System (Comedinha) - Anti MageBomb System (Comedinha, Huggen) - Adicionado Anti Nuker - Esse funciona! (Comedinha) - Adicionado Map Marks, para os players novos (Alissow, Comedinha) Atualização 4.0 [15/02/2010]: - Cidade Mountain totalmente reformada (Alissow) - Montanha de Goblins de Dorion reformada (Alissow) - Demonic Castle de Dorion reformado (Alissow) - Cidade de Venonh modificada (Luis) - Distro atualizado, funcionando nos clients 8.54, 8.55, 8.56 e 8.57 (Comedinha) - Comando !bless retirado (Alissow) - O NPC Ermes não vende mais items de decoração (Alissow) - Arrumado bugs na Ferumbras Tower (Alissow) - O comando !AFK on agora mantem o player parado (Comedinha) - Arrumado bugs nas escadas da área de DeathFans (Alissow) - Comando !Deathlist funcionando! (Alissow, Doidinmapper, GT Thionix) - Sistema de REP atualizado (Comedinha) - Sistema de Polls (Comedinha) - Banco por comandos (Comedinha) - Novos comandos de addon e accounts (Comedinha) - Sistema de futebol completo! (Comedinha) - Sistema Antibot (Comedinha) - Magia Spared Hur modificada (Alissow, Orzeleagle) - Adicionado sistema de montaria (Alissow, unknown666) - Adicionado Canivetes (Alissow, Siramix) - Nova hunt Subaquatica (Luis) Atualização 4.11! [11/07/2010]: - Versão 8.6, todos os items, outfits e monstros novos (Comedinhasss, Fireelement) - Adicionados os novos monstros 8.6 (Alissow) - Bug das potions arrumado (Comedinha, Matheusmkalo, Gabriel linhares, Fireelement) - Erros das runas arrumado (Comedinha, Gabriel linhares, Matheusmkalo, fireelement) Download Servidor: 4shared Tamanho: 17,416 KB Download: http://www.4shared.com/file/ez8XKrju/860_Alissow_Ots_411.html Link protegido: http://lix.in/-8d4bc0 Scan VirusTotal: http://www.virustotal.com/pt/analisis/983abb574dbb957a75aa1fd29eb804065f775e6a0c43216aa277686d32bce22a-1263702373 Atenção - Acc do God: god/god - LEIA o tópico antes de postar qualquer coisa ou duvida - Reportem se houver algum bug - A database fica na pasta schemas+Database - Proibido o uso do nosso distro sem o nosso consenso, obrigado. Andei percebendo que há muitos mapas feitos por mim em outros servidores postados aqui no xtibia, eu não sei se vocês sabem, mas isso é PLÁGIO. Eu não sou uma pessoa egoista, tudo que eu posto aqui no XTibia é para ser compartilhado, mas desde que mantenham os devidos créditos. Será denunciado qualquer tipo de "roubo" sem minha autorização para beneficio próprio. Eu sei que vocês não se importam muito com isso, eu também não deveria me importar, mas é o tempo e a dedicação de outra pessoa que vocês estão roubando, então peço gentilmente aos que tem conhecimento desses mapas, que me apontem. Não tem graça trabalhar horas e horas e ser roubado em dois minutos.2 pontos
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∆∆∆∆ Pirâmides Egipcias ∆∆∆∆ ∆ Definição As pirâmides são estruturas monumentais construídas em pedra e têm uma base rectangular e quatro faces triangulares (por vezes trapezoidais) que convergem para um vértice. Acredita-se que as pirâmides do Egipto Antigo eram edifícios funerários, embora alguns especialistas acreditem que além de servirem de mausoléus eram também templos religiosos. Foram construídas há cerca de 2.700 anos a.C., desde o início do antigo reinado até perto do período ptolomaico. A época em que atingiram o seu apogeu, o período das pirâmides por excelência, começou com a III dinastia e terminou na VI dinastia (2686-2345 a.C.). Ao Trabalho! Fazer uma piramide para seu OT, é muito simples! É como tirar doce da boca de uma criança. Primeiramente, demarque a área em que sua pirâmide irá ocupar. Para isso use algum piso desértico. Faço a demarcação antes para facilitar a construção. A sua pirâmide pode ter base quadrada ou retangular, só não tente inventar. Eu usei o ground 412, e demarquei uma área de 15x15 SQM: (usei os pisos de 778 a 789 ao redor da pirâmide) Agora, iremos colocar a parede externa da pirâmide; A sua inclinação. É com essas paredes que a pirâmide toma sua forma, aonde também serve de rampa para os players subirem-a. Essas rampas se encontram entre os IDs (1398 e 1405), (1552 e 1559) A parede interna de uma pirâmide, tem uma grossa expessura, para isso devemos preencher em sua volta com o ID 1071, como na imagem: Agora, essa é uma parte que sempre tem alguém errando. Esse erro não traz grandes problemas, mas fazendo corretamente é bem melhor. Na parte interna do ground 1071 que colocamos, use as paredes de ID de 1061 a 1070 Na parte externa use os items com ID de 1072 a 1083. Esses items simulam uma parede, sem usar os espaços da mesma. Esses items vamos chamar, daqui pra frente, de tijolos. Vamos fazer, agora, aberturas para nossa pirâmide. Um pirâmide não precisa, necessariamente de uma abertura lateral. A sua entrada pode ser pelo subsolo, pelo topo da pirâmide, ou até mesmo não ter uma entrada. No meu caso eu fiz uma entrada na parte sul. Para isso veja a GIF abaixo. Preste atenção no seguinte detalhe: Use paredes só quando necessário, aonde os playes não conseguem ver se é parede, ou tijolos, use os nossos ditos tijolos. Depois eu coloquei um detalhe no lado direito e esquerdo da entrada. Ele é bem usado e fica bem interessante. Veja como se faz: Bora para o segundo andar da pirâmide! Inicialmente fiz a mesma coisa que no primeiro andar, só que no contorno do chão usei o piso 419 No segundo andar fiz 4 entradas para diferenciar do andar inferior: Vou adicionar algums detalhes. Reparem que sobre o detalhe do andar de baixo coloquei um pedestal (463), esse item é muito usado em piramides, assim como o stone coal (1486) (Não tente inventar muito, coloque apenas decorações egipcias) Terceiro andar a mesma coisa... Agora como gran finale, o topo de nossa pirâmide: O topo da pirâmide pode ser feito de várias formas, usando combinações de items. Veja alguns modelos abaixo: (Por que não fazer uma buraco no topo da pirâmide para usar de entrada pra a mesma?) Ahh.. Já estava me esquecendo de um detalhe extremamente importante. Para a locomoção de player na pirâmide (subir e descer), você precisa colocar o tile de ramp (459) ao seu redor (observe a imagem abaixo). OBS.: Não coloque ramp tile aonde você não quer que o player desce, por exemplo, sobre o fogo (basin). Dica: Se você não quer que o player suba em sua pirâmide, faça o seguinte: Coloque tile de água sob a rampa da pirâmide, assim o player não pode andar sobre ela. @Edit: Mudar Fonte!2 pontos
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[Arquivado]Criatividade + Dicas Para Criar
Eskylo e um outro reagiu a gkaonicx72 por um tópico no fórum
Criatividade Não é tudo Olá Xtibianos, Vi uma propaganda muito legal e tenho visto muitas pessoas falarem dela. Em um outro fórum ela fez sucesso então resolvi falar um pouco sobre isso é claro tomando em conta algo que muitos criadores de Otserv não fazem. Acham que foi tudo feito no computador? Se sim, estão errados. Se não me engano somente foi feito um pequeno tratamento para melhorar a qualidade da imagem. Este cara gastou 70 mil litros de tinta e mais de 500 detonadores só para gravar 60 segundos e ele esta de parabéns. Porque? Conseguiu o que queria de uma forma diferente. E como isto esta relacionado aos Servidores de Tibia? Se você quer que seu servidor "Bombe" deve fazer algo diferente, não algo que todos estão fazendo. Você deve buscar por formas diferentes de anunciar seu servidor e chamar atenção. A televisão Sony Bravia pode talvez não ser uma das melhores, mais você concerteza se ver esta propaganda e se tiver condições ao ver ela na loja vai ter muito mais interesse em comprar ela e não outra que tem uma propaganda parecida com outras. Mais ele deve ter gastado muito dinheiro fazendo essa propaganda! Aqui vai uma dica: "Se tem um problema ou nao consegue fazer algo, não desista. Procure diferentes alternativas para solucionar o mesmo." Se você tem que entregar uma pedra a uma pessoa que esta do outro lado de um pequeno rio. Certamente muitos irão pensar, como eu vou atravessar? Poucos irão perceber de que é uma pedra e que você pode arremessar ela. Ou vão ver se tem uma ponte. Enfim, acho que entendeu o que quis dizer. Mais eu não sou criativo, o que posso fazer? Só de você mudar alguma coisa mesmo sendo simples poderá conseguir algo maravilhoso. Por exemplo, este cara decidiu fazer fogos artificiais de tinta. Que passos tenho que seguir para saber que meu servidor/propaganda vai fazer um sucesso? Opa esta pergunta é uma das melhores, vou esclarecer o processo de criação. Resumindo: Investigação Organização Planejamento Criação Mais antes deixo com vocês o Making Of da propaganda. Investigação Aqui temos uma parte muito importante que poucas pessoas seguem quando vão criar algo, principalmente alguns criadores de OTServ. Comecamos com um "BrainStorm" (tormenta de idéias) sobre as seguintes coisas: Tema do OT Diferenças Meios de recrutar pessoas Depois que você souber isso procure o seu braço direito (geralmente um conhecido), ele é quem vai te ajudar a finalizar essa idéia. Quando você for convidar ele, fale sobre o Tema do OT e tentem chegar a um acordo. Logo depois vocês vão ver as "Diferenças" (destaques) do servidor, ou seja, o que ele vai ter de diferente dos outros, exemplo: Cliente próprio, sprites novas, outfits diferente, etc. Finalmente depois disso vocês vão ver como e quem vão recrutar para a equipe. Depois disso nesse processo de investigação ainda temos: Pesquisa Aqui você vai dar uma investigada sobre o tema do seu servidor e ver o que precisa colocar e se aprofundar um pouco mais no assunto, isso vai ajudar muito na parte de inovar. Audiência Aqui vocês devem pensar quem vai jogar mais o seu servidor, como vocês vão chamar essas e o que eles querem em um servidor. Sobre o que eles querem no servidor você deve formular o que é essencial e o que vocês vão deixar para o futuro, assim vai ficar tudo mais fácil. Teste Aqui você já pode ir pensando como vai realizar os teste final antes do lançamento e durante o processo de criação do servidor, ocultando alguns elementos para criar aquele mistério. Parceria Isso funciona mesmo, já vai pensando em algum fórum ou site que vai te apoiar na divulgação do servidor, eventos e encontros. Só de você apresentar todas suas idéias e mostrar o andamento do servidor, se você se dedicar, concerteza vai conseguir a parceria e o que não vai faltar no seu servidor é jogadores. Para ser parceiro do XTibia você pode criar um tópico aqui ou senão enviar um E-Mail a equipe. Propósito Assim que sua equipe tiver pronta vejam juntos o propósito, porque estão trabalhando juntos, etc. E ai podemos passar ao próximo passo. Organização Tudo que você faz deve ser organizado, se você não se organizar não vai conseguir fazer o que quer da maneira mais eficiente. Marque reuniões, pegue o E-Mail de cada membro da equipe, planeje horários de trabalho e prazos de entrega. E vale lembrar conforme cada um vai finalizando sua parte vai mostrando a equipe e evalue o trabalho dessa pessoa. Procure por melhoras e teste para ver se esta funcionando certinho. Trabalhar junto é o mais importante. Planejamento Aqui você vai distribuindo as atividades e marca um prazo de entrega final para cada coisa. Criação Já com as datas de entrega estipuladas a equipe bota a mão na massa. Você como administrador vai acompanhando e apoiando cada pessoa e conforme algumas coisas vão ficando pronta, começa a divulgar e lançar alguns "teasers", ou seja, historia sobre uma cidade junto com algumas fotos da mesma, etc. Lembrando que devemos inovar nesta parte de divulgação que nem agente viu na propaganda da Sony Bravia no começo do tópico lembra? Caso você não entenda de edição de imagens, arranje um Designer para dar um tratamento e ajudar no vídeo ou nas imagens para ficar bem presentado e para as pessoas verem que é um projeto serio. Comece a fazer banners e use eles na assinatura de forums, etc. Quando estiver quase no final deste processo tente fechar a parceria com alguém. Enfim ficamos por aqui, sai da área de design para compartilhar com vocês um pouquinho do que sei sobre marketing e criação de projetos. Espero ter ajudado, qualquer pergunta ou dica só postar. Abraços.2 pontos -
Vai lá em creaturescript e tire a tag...1 ponto
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Isso awe de checa o software eh de um site la da tfs, as vezes ele ta off... acabei de ver aqui, o site foi deletado isso naum vai faze nada1 ponto
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Fazendo a Superfície do seu Mapa Talvez mais de 70% de um mapa, fique na superfície. Ela é composta por cidades, locais para caça, montanhas, algumas construções e florestas... Mas e o resto? Provavelmente todos já jogaram Tibia (*), e já perceberem que em uma viagem de Carlin para Thais, uma boa parte do mapa não tem nada! Ou melhor, não tem nada mais que alguma decoração, e é exatamente isso que vou ensinar a fazer: A superfície do seu mapa, as partes teoricamente inúteis, mas que fazem muita diferença no seu mapa Parte #1: As Bordas. O problema mais comum nesta primeira parte são as famosas bordas quadradas: Na foto acima temos um exemplo bem nítido de bordas quadradas, o que não é muito comum de se encontrar por aí, mas que AINDA existe, infelizmente. Talvez você esteja pensando: "Mas estas bordas NÃO estão quadradas!" Realmente... elas não estão quadradas, mas isso é o que eu chamo de borda "escadinha", aonde o mapper traça uma diagonal em uma direção e faz as bordas. Não é uma borda ruim, mas hoje em dia, o que conta é a diferença, então você pode ser um pouco mais ousado... Nesse caso temos uma borda bem irregular, nada geométrico. Assim seria uma borda IDEAL, mas uma dica: Não exagere demais! Bordas muito irregulares também são feias. Parte #2: A Vegetação. Outra parte muito importante de uma superfície, se não a mais importante: A vegetação. Ao contrário do que muitos pensam uma paisagem natural não depende exclusivamente de árvores. Uma grande planície composta por arbustos, árvores, pedras e pedregulhos pode ser um grande diferencial. Na foto abaixo, coloquei algumas árvores espalhadas randomicamente pelo mapa, que é o que vemos em GRANDE parte dos mapas atualmente. Sim, ainda costumam errar muito neste ponto... Na imagem acima vemos um exemplo TOTALMENTE errado de vegetação, até para uma floresta: Árvores em todos os pontos do mapa e com intervalos regulares (quase todas as árvores têm o mesmo espaçamento entre uma e outra). Isso é um erro extremamente comum. O Certo seria basicamente isso: Pouca quantidade de árvores (lembrem-se: não estamos fazendo uma floresta), separadas em intervalos irregulares e com quantidades diferentes de árvores em cada "grupo". Queria deixar claro que essa distribuição de árvores não é regra, mas temos que pensar que nenhum jardineiro plantou essas árvores, logo uma distribuição irregular seria muito mais correta. E obviamente, uma superfície não é composta apenas de árvores, também encontramos alguns arbustos e plantas baixas: Lembrando, como no exemplo das árvores, nada de espaçamentos regulares entre os arbustos! Mas não podemos esquecer também das rochas e pedras! São essenciais no seu mapa e dão um toque muito bonito. Como nossa superfície é imperfeita, adicionei outro tipo de solo, um rochoso (você também pode usar outros tipos de solo: como outras variações de grama e terra). Mas também não exagere! Nossa superfície está quase pronta, ela já tem uma vegetação muito bem distribuída, pedras e solo diferenciado. Mas ainda existem algumas áreas "peladas", por isso adicionei outros tipos de plantas, flores e até um tronco: Finalmente nós podemos finalizar nossa superfície, colocando os detalhes finais: Randomizar o solo e adicionar aqueles pequenos tufos de grama. Obs.: Escolhi randomizar a superfície depois de acabar a vegetação, mas isso varia de pessoa pra pessoa. Pronto! Sua superfície está pronta! E agora que você já aprendeu como fazer, poste aqui o resultado. Se você ainda acha sua superfície monótona e quer colocar algo diferente, você pode adicionar uma montanha, uma floresta mais densa ou até uma casa abandonada. E lembre-se: Partes inúteis no seu mapa são muito mais do que você imagina! Espero que vocês tenham gostado, Abraços.1 ponto
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