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Introdução À Programação Lua
MichelHelmer reagiu a joaohd por um tópico no fórum
Introdução à programação LUA e lógica de programação Assim como todas as linguagens de programação, LUA tem suas particularidades e sua estrutura lógica própria, a qual envolve suas funções, operadores e engines. Para começarmos a programação em LUA, devemos conhecer sua lógica, para que possamos aplicá-la em nossos códigos. Abaixo, você encontra os operadores da linguagem e sua explicação: • “Local” = É usado para a definição de variáveis. Pode ser encontrado também destacando uma função. Neste último caso, seu uso pode ser dispensado quando a função não se encontra embutida na função principal. Exemplo de uso: ► local a = 1 ► function onUse(cid, item, fromPosition, itemEx, toPosition) local function helloWorld() print("Hello World") return TRUE end return helloWorld() end ► function helloWorld() print("Hello World") return TRUE end function onUse(cid, item, fromPosition, itemEx, toPosition) return helloWorld() end Note a diferença entre o segundo e o terceiro exemplos. Em ambos, a função principal é a “onUse”, porém, em um dos casos foi usado o operador “local” destacando a função secundária, que se encontrava embutida na função principal, ou seja, “abaixo” da função principal. • “If” = É usado para definir condições. Ele é bastante usado para tornar o script restrito ao uso não programado. Exemplo de uso: ► function onUse(cid, item, fromPosition, itemEx, toPosition) if getPlayerLevel(cid) > 10 then print("O jogador possui level maior que 10") end return TRUE end Neste exemplo, o código só poderá ser usado para jogadores com level maior que 10 e retornará a mensagem “O jogador possui level maior que 10”. • “Elseif” = Assim como o “if”, é usado para definir condições, porém, seu uso deve estar obrigatoriamente associado ao “if”. Este operador define outras condições para que o código entre em vigor. Exemplo de uso: ► function onUse(cid, item, fromPosition, itemEx, toPosition) if getPlayerLevel(cid) > 10 then print("O jogador possui level maior que 10") elseif getPlayerLevel(cid) == 10 then print("O jogador possui level 10") end return TRUE end Neste exemplo, caso o jogador tenha level maior que 10, o código retornará a mensagem “O jogador possui level maior que 10”, mas se o jogador tiver level 10, o código retornará a mensagem “O jogador possui level 10”. Note que para usar o “elseif”, antes tive de usar um “if”. • “For” = É usado para fazer loops no código, executando várias ações ao mesmo tempo. Seu uso é indicado para encurtamento de scripts, fazendo com que leve menos tempo para o código ser processado e economizando memória. Exemplo de uso: ► function onUse(cid, item, fromPosition, itemEx, toPosition) local pos = { {x=1, y=2, z=3}, {x=4, y=5, z=6} } for a = 1,2 do doSummonCreature("rat", pos[a]) end return TRUE end Neste exemplo, uma tabela indica as posições onde serão sumonados os monstros. O “for” foi usado para indicar que deveriam ser sumonados 1 rat em cada uma das posições especificadas na tabela. • “While” = É usado para fazer loops no código, porém, diferente do “for”, este executa a ação até ser interrompido. Não é muito usado em OpenTibia pelo fato de usar muita memória para ser executado. Exemplo de uso: ► function onUse(cid, item, fromPosition, itemEx, toPosition) local i = 0 while i < 10 do print (i) i = i + 1 end return TRUE end No caso acima, a variável “i” foi definida inicialmente como sendo zero. Quando o código é executado, os valores assumidos por “i” são retornados até que “i” chegue ao valor nove, que é quando o código se encerra. • “Else” = É usado para definir o que será feito caso a condição definida anteriormente seja falsa ou verdadeira, de acordo com o código e com o que se deseja. Exemplo de uso: ► function onUse(cid, item, fromPosition, itemEx, toPosition) if getPlayerLevel(cid) >= 10 then print("O jogador possui level 10 ou mais") else print("O jogador possui level 9 ou menos") end return TRUE end Note que foi usado anteriormente um “if” para a definição da condição. Neste exemplo, caso o jogador tenha level 10 ou mais, será retornada a mensagem “O jogador possui level 10 ou mais”. Mas se o jogador não tiver atingido level 10, será retornado “O jogador possui level 9 ou menos”. Operadores matemáticos em LUA Após entender a função de cada operador de linguagem acima, podemos passar aos operadores matemáticos ou “Operadores relacionais”. São usados para fazer a comparação numérica ou de uma string. Veja abaixo: • “<” = É usado para dizer que algo é “menor que” outro. Exemplo de uso: ► function onUse(cid, item, fromPosition, itemEx, toPosition) if getPlayerLevel(cid) < 8 then print("O jogador não possui vocação, pois seu level é menor que oito") end return TRUE end A comparação feita mostra se o jogador possui vocação de acordo com seu level, mostrando se ele tem level mínimo para ter vocação, visto que no Tíbia, jogadores abaixo do level 8 não possuem vocação. • “>” = O inverso de seu antecessor. É usado para dizer que algo é “maior que” outro. Exemplo de uso: ►function onUse(cid, item, fromPosition, itemEx, toPosition) if getPlayerLevel(cid) > 8 then print("O jogador pode posuir vocação") end return TRUE end Neste caso, o código retornará que o jogador pode possuir alguma vocação pois possui level maior que 8. •“<=” = Este operador faz a comparação que algo é “menor ou igual” que/a outro. Exemplo de uso: ► function onUse(cid, item, fromPosition, itemEx, toPosition) if getPlayerLevel(cid) <= 8 then print("O jogador não pode usar exura") end return TRUE end Neste exemplo, o código verifica se o jogador possui level 8 ou menos para dizer se ele pode ou não usar exura, visto que no Tíbia o jogador só pode usar exura se tiver level 9 ou maior. • “>=” = Este operador faz a comparação que algo é “maior ou igual” que/a outro. Exemplo de uso: ► function onUse(cid, item, fromPosition, itemEx, toPosition) if getPlayerLevel(cid) >= 9 then print("O jogador pode usar exura") end return TRUE end Neste caso, o código verifica se o jogador possui level 9 ou mais para dizer se ele pode ou não usar exura. • “==” = Este operador faz a comparação de igualdade. Exemplo de uso: ► function onUse(cid, item, fromPosition, itemEx, toPosition) if getPlayerLevel(cid) == 8 then print("O jogador já pode abandonar rookgaard") end return TRUE end A comparação feita mostra se o level do jogador é ou não 8. Se for 8, o código retorna a mensagem “O jogador já pode abandonar rookgaard”. • “~=” = Este operador faz a comparação de diferença. Exemplo de uso: ► function onUse(cid, item, fromPosition, itemEx, toPosition) if getPlayerLevel(cid) ~= 10 then print("Somente jogadores com level 10 podem usar") end return TRUE end O exemplo restringe o uso apenas a jogadores com level 10. Se o jogador não possuir level 10, o código retorna a mensagem “Somente jogadores com level 10 podem usar”. _._._._._._._._._._._._._._._._._._._._._._._._._._._._._._._._._._._._._._._._._._._._._._._._._._._._._._._._. Bom, é isso. Tentei fazer um tutorial completo e que ajudasse quem quisesse aprender a linguagem. Tutorial feito totalmente por mim. Espero que esteja bom e espero comentários também. @Editado Editado a fim de corrigir alguns erros de ortografia e nos scripts. Será que ganho um ponto de reputação?1 ponto -
Bom galera, to vendo que a área de RP tá muito mal movimentada (10 dias sem nenhuma 'novidade'), e resolvi criar minha primeira história, que será dividida em capítulos e desenvolvida com o tempo. Espero que gostem, e comentem. É isso. Espero que tenham gostado da pequena introdução, e espero continuar escrevendo essa história. Obrigado a todos, vamos movimentar essa área ! o/1 ponto
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local keywordHandler = KeywordHandler:new() local npcHandler = NpcHandler:new(keywordHandler) NpcSystem.parseParameters(npcHandler) function onCreatureAppear(cid) npcHandler:onCreatureAppear(cid) end function onCreatureDisappear(cid) npcHandler:onCreatureDisappear(cid) end function onCreatureSay(cid, type, msg) npcHandler:onCreatureSay(cid, type, msg) end function onThink() npcHandler:onThink() end function promotion(cid, message, keywords, parameters, node) if(not npcHandler:isFocused(cid)) then return false end if isPremium(cid) then if(getPlayerPromotionLevel(cid) >= parameters.promotion) then npcHandler:say('You are already promoted!', cid) elseif(getPlayerLevel(cid) < parameters.level) then npcHandler:say('I am sorry, but I can only promote you once you have reached level ' .. parameters.level .. '.', cid) elseif(not doPlayerRemoveMoney(cid, parameters.cost)) then npcHandler:say('You do not have enough money!', cid) else setPlayerPromotionLevel(cid, parameters.promotion) npcHandler:say(parameters.text, cid) end else npcHandler:say("You need a premium account in order to get promoted.", cid) end npcHandler:resetNpc() return true end local node1 = keywordHandler:addKeyword({'promotion'}, StdModule.say, {npcHandler = npcHandler, onlyFocus = true, text = 'You need Level 50 to second promotion.'}) node1:addChildKeyword({'yes'}, promotion, {npcHandler = npcHandler, cost = 500000, level = 60, promotion = 2, text = 'Gz Man You are Promoted'}) node1:addChildKeyword({'no'}, promotion, {npcHandler = npcHandler, onlyFocus = true, text = 'Alright then, come back when you are ready.', reset = true}) npcHandler:addModule(FocusModule:new()) Acho que tbm, ao invés de mudar o config.lua, vc poderia só colocar premium = false dentro do {}.1 ponto
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Tenta esse: local combat1 = createCombatObject() setCombatParam(combat1, COMBAT_PARAM_TYPE, COMBAT_PHYSICALDAMAGE) setCombatParam(combat1, COMBAT_PARAM_BLOCKARMOR, TRUE) setCombatParam(combat1, COMBAT_PARAM_DISTANCEEFFECT, 36) setCombatFormula(combat1, COMBAT_FORMULA_LEVELMAGIC, -0.4, -40, -1.0, 0) local combat2 = createCombatObject() setCombatParam(combat2, COMBAT_PARAM_TYPE, COMBAT_PHYSICALDAMAGE) setCombatParam(combat2, COMBAT_PARAM_BLOCKARMOR, TRUE) setCombatParam(combat2, COMBAT_PARAM_DISTANCEEFFECT, 36) setCombatFormula(combat2, COMBAT_FORMULA_LEVELMAGIC, 0.4, -40, -1.0, 0) local combat3 = createCombatObject() setCombatParam(combat3, COMBAT_PARAM_TYPE, COMBAT_PHYSICALDAMAGE) setCombatParam(combat3, COMBAT_PARAM_BLOCKARMOR, TRUE) setCombatParam(combat3, COMBAT_PARAM_DISTANCEEFFECT, 36) setCombatFormula(combat3, COMBAT_FORMULA_LEVELMAGIC, -0.4, -40, -2.0, 0) local combat4 = createCombatObject() setCombatParam(combat4, COMBAT_PARAM_TYPE, COMBAT_PHYSICALDAMAGE) setCombatParam(combat4, COMBAT_PARAM_BLOCKARMOR, TRUE) setCombatParam(combat4, COMBAT_PARAM_DISTANCEEFFECT, 36) setCombatFormula(combat4, COMBAT_FORMULA_LEVELMAGIC, -0.5, -40, -1.0, 0) local combat5 = createCombatObject() setCombatParam(combat5, COMBAT_PARAM_TYPE, COMBAT_PHYSICALDAMAGE) setCombatParam(combat5, COMBAT_PARAM_BLOCKARMOR, TRUE) setCombatParam(combat5, COMBAT_PARAM_DISTANCEEFFECT, 36) setCombatFormula(combat5, COMBAT_FORMULA_LEVELMAGIC, -0.4, -50, -2.0, 0) local function onCastSpell1(parameters) doCombat(parameters.cid, parameters.combat1, parameters.var) end local function onCastSpell2(parameters) doCombat(parameters.cid, parameters.combat2, parameters.var) end local function onCastSpell3(parameters) doCombat(parameters.cid, parameters.combat3, parameters.var) end local function onCastSpell4(parameters) doCombat(parameters.cid, parameters.combat4, parameters.var) end local function onCastSpell5(parameters) doCombat(parameters.cid, parameters.combat5, parameters.var) end function onCastSpell(cid, var) doSendAnimatedText(getPlayerPosition(cid), "Dead!", TEXTCOLOR_BLUE) local parameters = { cid = cid, var = var, combat1 = combat1, combat2 = combat2, combat3 = combat3, combat4 = combat4, combat5 = combat5 } addEvent(onCastSpell1, 100, parameters) addEvent(onCastSpell2, 500, parameters) addEvent(onCastSpell3, 1000, parameters) addEvent(onCastSpell4, 1500, parameters) addEvent(onCastSpell5, 2000, parameters) return TRUE end flw1 ponto
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Versão do OT: 8.54 Quando um player morre, o corpo dele n aparece, e ele n perde loot, e por causa deste erro, os players n conseguem comprar bless e nem usar o comando /deathlist... quando algum player morre da o seguinte erro no executavel do ot: [Error - CreatureScript Interface] data/creaturescripts/scripts/playerdeath.lua:-OnDeath Description: (luaGetCreatureName) Creature not found OTSYS_SQLITE3_PREPARE(): SQLITE ERROR: table player_deaths has no column named time (INSERT INTO "player_deaths" ("player_id", "time", "level", "killed_by", "altkilled_by") VALUES (117, 1269999259, 93, '', '') a parte: VALUES (117, 1269999259, 93, '', '') varia de morte para morte... eu tentei fazer o seguinte... como eu li ali: 'SQLITE ERROR: table player_deaths has no column named time' eu fui ver o SQLITE do meu server, e vi que na coluna 'player_deaths' faltava o 'time'... estava assim: CREATE TABLE "player_deaths" ( "id" INTEGER PRIMARY KEY, "player_id" INTEGER NOT NULL, "date" INTEGER NOT NULL, "level" INTEGER NOT NULL, FOREIGN KEY ("player_id") REFERENCES "players" ("id") ); Aí eu peguei e deichei assim: CREATE TABLE "player_deaths" ( "id" INTEGER PRIMARY KEY, "player_id" INTEGER NOT NULL. "time" BIGINT UNSIGNED NOT NULL DEFAULT 0, "level" INT NOT NULL DEFAULT 1, "killed_by" INTEGER NOT NULL, "altkilled_by" INTEGER NOT NULL, "date" INTEGER NOT NULL, FOREIGN KEY ("player_id") REFERENCES "players" ("id") ); Igual á de um OT 8.4 que eu tinha, mas continua com o mesmo problema... Aqui o script playerdeath da pasta creaturescripts: local config = { deathListEnabled = getBooleanFromString(getConfigInfo('deathListEnabled')), sqlType = getConfigInfo('sqlType'), maxDeathRecords = getConfigInfo('maxDeathRecords') } config.sqlType = config.sqlType == "sqlite" and DATABASE_ENGINE_SQLITE or DATABASE_ENGINE_MYSQL function onDeath(cid, corpse, lastHitKiller, mostDamageKiller) if(config.deathListEnabled ~= TRUE) then return end local hitKillerName = "field item" local damageKillerName = "" if(lastHitKiller ~= FALSE) then if(isPlayer(lastHitKiller) == TRUE) then hitKillerName = getPlayerGUID(lastHitKiller) else hitKillerName = getCreatureName(lastHitKiller) end if(mostDamageKiller ~= FALSE and mostDamageKiller ~= lastHitKiller and getCreatureName(mostDamageKiller) ~= getCreatureName(lastHitKiller)) then if(isPlayer(mostDamageKiller) == TRUE) then damageKillerName = getPlayerGUID(mostDamageKiller) else damageKillerName = getCreatureName(mostDamageKiller) end end end db.executeQuery("INSERT INTO `player_deaths` (`player_id`, `time`, `level`, `killed_by`, `altkilled_by`) VALUES (" .. getPlayerGUID(cid) .. ", " .. os.time() .. ", " .. getPlayerLevel(cid) .. ", " .. db.escapeString(hitKillerName) .. ", " .. db.escapeString(damageKillerName) .. ");") local rows = db.getResult("SELECT `player_id` FROM `player_deaths` WHERE `player_id` = " .. getPlayerGUID(cid) .. ";") if(rows:getID() ~= -1) then local amount = rows:getRows(true) - config.maxDeathRecords if(amount > 0) then if(config.sqlType == DATABASE_ENGINE_SQLITE) then for i = 1, amount do db.executeQuery("DELETE FROM `player_deaths` WHERE `rowid` = (SELECT `rowid` FROM `player_deaths` WHERE `player_id` = " .. getPlayerGUID(cid) .. " ORDER BY `time` LIMIT 1);") end else db.executeQuery("DELETE FROM `player_deaths` WHERE `player_id` = " .. getPlayerGUID(cid) .. " ORDER BY `time` LIMIT " .. amount .. ";") end end end end Se alguem puder me ajuda, plx... to passando sufoco com esse erro, e n queria 'resetar' o ot Cya.1 ponto
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Acesso Ao Xtibia
Henrique Moura reagiu a caiioou por um tópico no fórum
é as vezez...trava um pouco...mas sempre está tudo bem... ;D-1 pontos -
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