Ir para conteúdo

Aula - Lendo Arquivos E Pastas

Posts Recomendados

Lendo Arquivos e Pastas

Bom...

Nesta aula irei ensinar como você faz para ler um arquivo e uma pasta

Essa função é muito util, pois com as funções de ler arquivos e pastas, você poderá fazer Highscores, Estátisticas, Contador de Usuários, Lista de usuários, Lista de casas, enfim, tudo que você pode escrever dentro de um arquivo e transmitir ele para o PHP

Então vamos começar =D

Lendo Arquivos...

Há várias maneiras de ler o arquivo, mas eu vou citar as principais maneiras e mais facieis de serem feitas

Para você ler o arquivo, e transmitir ele imediatamente escrevendo ele em seu site você usará a função include ou require

Vamos dar um exemplo:

Suponhamos que existe um arquivo chamado pudim.php, e nele esteja escrito: Salamandra tem gosto de pudim!, e você queira copiar e escrever está palavra lendo o arquivo pudim.php

Então você poderá usar as funções include ou require

Basta escrever isso em outro arquivo:

<?

include("pudim.php");

?>

Ou

<?

require("pudim.php");

?>

As duas funções resultarão na mesma coisa

Elas irão ler o arquivo pudim.php e escrever o que está dentro do arquivo pudim.php

Também existe outras funções chamadas de include_once e require_once muito semelhantes as funções include e require, pena que eu não irei citar elas neste tópico

Mas eu irei citar a função file_get_contents, que também é bem semelhante as funções include e require, só que invez de ler e escrever o arquivo, ela só lê o arquivo

A função file_get_contents é muito util, e uma das mais facieis e simples para ler pastas e arquivos

O uso da função file_get_contents, é mais ou menos assim:

Vamos supor que ainda exista o arquivo pudim.php, e nele ainda esteja escrito Salamandra tem gosto de pudim!

Então para ler o arquivo, basta escrever isso:

<?

file_get_contents("pudim.php");

?>

E para ler o arquivo e escreve-lo que nem a função include e require, basta escrever isso:

<?

echo file_get_contents("pudim.php");

?>

Lendo Pastas...

É bem simples de ler pastas, é praticamente igual a leitura de arquivos, mas o que irá mudar, será o while que nós iremos colocar

Para lermos uma pasta, nós prescisamos colocar o diretório e usar alguma função para ler

Eu usarei a função read

Vou dar um exemplo de como ler uma pasta:

<?

$dir = dir('C:\ZeZiNhO');

while(($read = $dir->read())) {}

?>

esse exemplo, irá ler a pasta C:\ZeZiNhO e criará a váriavel $read que será equivalente ao nome do arquivo lido dentro da pasta

Essa função pode ser resumida a essas palavras: enquanto não acabar a leitura do diretório C:\ZeZiNhO , $read equivale ao nome do arquivo encontrado na pasta

Vamos dar mais um exemplo, nesse irei mostrar como faz para você ler a pasta e mostrar os nomes dos arquivos encontrados nela

<?

while(($read = $dir->read())) {

echo $read.' - ';}

?>

Este exemplo, irá mostrar o nome dos arquivos que tem na pasta C:\ZeZiNhO

Por exemplo, vamos supor que na pasta C:\ZeZiNhO tenha os arquivos texto.php e felicidade.php, então irá aparecer isso no seu site: felicidade.php - texto.php -

Também tem uma maneira de ler o que está escrito dentro do arquivo

Vejamos essa maneira neste exemplo:

<?

$pasta = 'C:\ZeZiNhO';

$dir = dir($pasta);

file_get_contents($folder.'/'.$read);}

?>

Então, a função file_get_contents irá pegar o que está dentro do arquivo $read na pasta C:\ZeZiNhO ($read equivalerá aos nomes dos arquivos que existem na pasta C:\ZeZiNhO)

Agora vamos ler o que existe dentro da pasta C:\ZeZiNhO e escrever o que há dentro dele:

<?

$pasta = 'C:\ZeZiNhO';

$dir = dir($pasta);

$file = file_get_contents($folder.'/'.$read);

echo $file.' - ';}

?>

Então, este código irá pegar o que há dentro dos arquivos da pasta C:\ZeZiNhO e em seguida escreve-los em seu site

Vamos supor que tenha os mesmos arquivos que eu citei a cima na pasta C:\ZeZiNhO (texto.php e felicidade.php), e neles estejam escritos as seguintes coisas:

No felicidade.php esteja escrito Eu sou feliz! e no texto.php esteja escrito Texto é divertoso!

Então irá aperecer a seguinte coisa em seu site: Eu sou Feliz! - Texto é divertoso -

Bom, então a aula se encerra por aqui

Com essas razões que eu ensinei nessa aula e com um pouco mais de conhecimento em PHP, você poderá formar várias coisas lendo arquivos em php

Espero ter ajudado

Qualquer dúvida poste aqui

/* ZeZiNhO */

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu li, e entendi, tenho uma dúvida, ja que é uma aula,

o que seria:

<?

?>

Ficão () abertos sem nada dentro {} por que isso?

Abraços.

Link para o comentário

#sky~

read() é uma função

quase todas as funções existe um () dentro delas

o $dir->read() significa que ele vai pegar o dir('C:\ZeZiNhO') e vai dar um read() nele

depois se eu tiver tempo, preparo uma aula de funções para você intender melhor =p

e os {} eu dei como exemplo

porque entre { e } será o código que irá caber dentro do while

por exemplo:

<?

echo $read.' - ';}

?>

eu coloque um echo $read.' - '; dentro do { e }

então, enquanto ele não acabar a leitura, ele vai mostrar os nomes dos arquivos

mas quando não tem nada dentro do { e }, é porque ele não irá fazer nada enquanto está lendo os arquivos =p

Link para o comentário

Zezinho fico muito bom o tuto :)

Como faria para ele dar print em quantos arquivos existe em uma determinada pasta? :)

Abraços HeNnet B)

Link para o comentário

• Quem Está Navegando   0 membros estão online

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
  • Criar Novo...