Muito bom tutorial, recomendo que você estruture o código para mais fácil leitura.
- Fórum
- OTServ
- Tutoriais
- Tutoriais de Websites
- Aula - Lendo Arquivos E Pastas
info
Grupo: Visconde
Reputação: +6
Char no Tibia: Setyte Berseker

info
Grupo: Herói
Reputação: +1
Char no Tibia: Lord'Skyxt

Eu li, e entendi, tenho uma dúvida, ja que é uma aula,
o que seria:
<?$dir = dir('C:\ZeZiNhO');
while(($read = $dir->read())) {}
?>
Ficão () abertos sem nada dentro {} por que isso?
Abraços.
info
Grupo: Cavaleiro
Reputação: +2
Òtimo tutorial, na verdade essa aula é muito importante para um programador e ajuda bastante.
//Raphael Lion
#sky~
read() é uma função
quase todas as funções existe um () dentro delas
o $dir->read() significa que ele vai pegar o dir('C:\ZeZiNhO') e vai dar um read() nele
depois se eu tiver tempo, preparo uma aula de funções para você intender melhor =p
e os {} eu dei como exemplo
porque entre { e } será o código que irá caber dentro do while
por exemplo:
<?
$dir = dir('C:\ZeZiNhO');
while(($read = $dir->read())) {
echo $read.' - ';}
?>
eu coloque um echo $read.' - '; dentro do { e }
então, enquanto ele não acabar a leitura, ele vai mostrar os nomes dos arquivos
mas quando não tem nada dentro do { e }, é porque ele não irá fazer nada enquanto está lendo os arquivos =p
Zezinho fico muito bom o tuto ![]()
Como faria para ele dar print em quantos arquivos existe em uma determinada pasta? ![]()
Abraços HeNnet B)

info
Grupo: Artesão
Reputação: 0
Lendo Arquivos e Pastas
Bom...
Nesta aula irei ensinar como você faz para ler um arquivo e uma pasta
Essa função é muito util, pois com as funções de ler arquivos e pastas, você poderá fazer Highscores, Estátisticas, Contador de Usuários, Lista de usuários, Lista de casas, enfim, tudo que você pode escrever dentro de um arquivo e transmitir ele para o PHP
Então vamos começar =D
Lendo Arquivos...
Há várias maneiras de ler o arquivo, mas eu vou citar as principais maneiras e mais facieis de serem feitas
Para você ler o arquivo, e transmitir ele imediatamente escrevendo ele em seu site você usará a função include ou require
Vamos dar um exemplo:
Suponhamos que existe um arquivo chamado pudim.php, e nele esteja escrito: Salamandra tem gosto de pudim!, e você queira copiar e escrever está palavra lendo o arquivo pudim.php
Então você poderá usar as funções include ou require
Basta escrever isso em outro arquivo:
<?
include("pudim.php");
?>
Ou
<?
require("pudim.php");
?>
As duas funções resultarão na mesma coisa
Elas irão ler o arquivo pudim.php e escrever o que está dentro do arquivo pudim.php
Também existe outras funções chamadas de include_once e require_once muito semelhantes as funções include e require, pena que eu não irei citar elas neste tópico
Mas eu irei citar a função file_get_contents, que também é bem semelhante as funções include e require, só que invez de ler e escrever o arquivo, ela só lê o arquivo
A função file_get_contents é muito util, e uma das mais facieis e simples para ler pastas e arquivos
O uso da função file_get_contents, é mais ou menos assim:
Vamos supor que ainda exista o arquivo pudim.php, e nele ainda esteja escrito Salamandra tem gosto de pudim!
Então para ler o arquivo, basta escrever isso:
<?
file_get_contents("pudim.php");
?>
E para ler o arquivo e escreve-lo que nem a função include e require, basta escrever isso:
<?
echo file_get_contents("pudim.php");
?>
Lendo Pastas...
É bem simples de ler pastas, é praticamente igual a leitura de arquivos, mas o que irá mudar, será o while que nós iremos colocar
Para lermos uma pasta, nós prescisamos colocar o diretório e usar alguma função para ler
Eu usarei a função read
Vou dar um exemplo de como ler uma pasta:
<?
?>
esse exemplo, irá ler a pasta C:\ZeZiNhO e criará a váriavel $read que será equivalente ao nome do arquivo lido dentro da pasta
Essa função pode ser resumida a essas palavras: enquanto não acabar a leitura do diretório C:\ZeZiNhO , $read equivale ao nome do arquivo encontrado na pasta
Vamos dar mais um exemplo, nesse irei mostrar como faz para você ler a pasta e mostrar os nomes dos arquivos encontrados nela
<?
echo $read.' - ';}
?>
Este exemplo, irá mostrar o nome dos arquivos que tem na pasta C:\ZeZiNhO
Por exemplo, vamos supor que na pasta C:\ZeZiNhO tenha os arquivos texto.php e felicidade.php, então irá aparecer isso no seu site: felicidade.php - texto.php -
Também tem uma maneira de ler o que está escrito dentro do arquivo
Vejamos essa maneira neste exemplo:
<?
$pasta = 'C:\ZeZiNhO';
$dir = dir($pasta);
file_get_contents($folder.'/'.$read);}
?>
Então, a função file_get_contents irá pegar o que está dentro do arquivo $read na pasta C:\ZeZiNhO ($read equivalerá aos nomes dos arquivos que existem na pasta C:\ZeZiNhO)
Agora vamos ler o que existe dentro da pasta C:\ZeZiNhO e escrever o que há dentro dele:
<?
$pasta = 'C:\ZeZiNhO';
$dir = dir($pasta);
$file = file_get_contents($folder.'/'.$read);
echo $file.' - ';}
?>
Então, este código irá pegar o que há dentro dos arquivos da pasta C:\ZeZiNhO e em seguida escreve-los em seu site
Vamos supor que tenha os mesmos arquivos que eu citei a cima na pasta C:\ZeZiNhO (texto.php e felicidade.php), e neles estejam escritos as seguintes coisas:
No felicidade.php esteja escrito Eu sou feliz! e no texto.php esteja escrito Texto é divertoso!
Então irá aperecer a seguinte coisa em seu site: Eu sou Feliz! - Texto é divertoso -
Bom, então a aula se encerra por aqui
Com essas razões que eu ensinei nessa aula e com um pouco mais de conhecimento em PHP, você poderá formar várias coisas lendo arquivos em php
Espero ter ajudado
Qualquer dúvida poste aqui
/* ZeZiNhO */