Ir para conteúdo

[Geral] O que são gráficos vetoriais e bitmaps


fsg

Posts Recomendados

Os dois principais tipos de gráfico usados no design são os vetores e os bitmaps. Os vetores, ou gráficos vetoriais, são compostos por linhas e curvas que são geradas a partir de descrições matemáticas que determinam a posição, o comprimento e a direção na qual as linhas são desenhadas.

 

São ideais para o desenvolvimento de logotipos e ilustrações por serem independentes de resolução, isso quer dizer que eles podem ser dimensionados para qualquer tamanho ou impressos e exibidos em qualquer resolução, sem perder os detalhes e a qualidade. Ele permite a reprodução de contornos aguçados e definidos.

 

Os bitmaps, também conhecidos como imagens raster (por rastreio), são compostos por pequenos quadradinhos coloridos chamados de pixels. Cada pixel é posiciona e mapeado em um local específico na imagem e tem valores numéricos que definem a sua cor.

 

São excelentes para trabalhos fotográficos e pinturas digitais já que reproduzem bem as gradações de cor. Os bitmaps são dependentes de resolução, isso quer dizer que representam um número fixo de pixels. Eles têm uma boa aparência em seu tamanho real, mas podem parecer irregulares ou perder qualidade de imagem quando são dimensionados, exibidos ou impressos em uma resolução maior do que a original.

 

Veja na imagem abaixo uma simulação das diferenças entre vetores e bitmaps.

 

j0332364.png?resize=640%2C769

 

Fonte: Blog do CorelDraw

 

É isso ai pessoal, espero que tenham gostado. Foi um tutorial bem simples só pra não passar em branco.

Abraços!

Editado por FelipeSartori
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legal...eu sabia isso por experiência de vida mesmo kkkkkk

Nunca tinha lido nada sobre os mesmos.

 

Obrigado por compartilhar happy.png

 

 

 

Ps: Imagem ficou errado.

Veja na iamgem abaixo uma simulação das diferenças entre vetores e bitmaps.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma das primeiras aula de webdesign, eu recebi essa diferenciação de vetoriais e fotografias.

Importante a matéria para aqueles que queiram seguir na área.

 

É isso aí, muito importante, acho que é a informação mais simples que devem saber.

 

 

Legal...eu sabia isso por experiência de vida mesmo kkkkkk

Nunca tinha lido nada sobre os mesmos.

 

Obrigado por compartilhar happy.png

 

 

 

Ps: Imagem ficou errado.

Veja na iamgem abaixo uma simulação das diferenças entre vetores e bitmaps.

 

 

 

É muito fácil diferenciar um do outro.

Valeu pela dica, vou corrigir!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 year later...
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...