Ir para conteúdo

Jesus


Bernardo

Posts Recomendados

Antes de tudo, sou agnóstico. Durante o tópico vou usar mentalidades cristãs, judaicas, islâmicas e ateístas para fluir o raciocínio.

 

Por favor, sem extremismo também. Não queremos ninguém pregando religião.

 

 

Enfim, quem foi Jesus? Profeta, deus, espírito santo, homem, mito

Como morreu? Santificado, crucificado, influência e história romana

Influência de Jesus nas religiões, principalmente as citadas acima, Cristianismo, Judaismo e Islamismo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

To cansado demais pra digitar muito, mas vou escrever o que der.

 

PRA MIM (e só pra mim, cada um com sua opinião, respeite a dos outros): Filho de Deus em forma de homem. Não é o Espirito Santo, nada haver, tanto que na Bíblia diz que assim que Jesus foi batizado ele recebeu o Espirito Santo.

 

Como morreu? Crucificado, acho que ninguém tem duvidas disso rs, até porque até quem não acredita que ele foi Santo acredita que ele foi crucificado.

 

As influências são muitas, não conheço muito o judaísmo e o islamismo.

 

Cristianismo > Influência total, afinal, o Cristão é o seguidor de cristo, tenta andar segundo as suas ordens.

Catolicismo > Eles tem a visão do Jesus morto e adoram os apóstolos, totalmente contrário do que a Bíblia diz, que nunca se devem adorar imagens.

 

Só isso, abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade Won, existe muito a respeito da crucificação sim. As religiões que banalizam Jesus (não significa que desprezem ele, só não dão tanta importância) não defendem a tese da morte em cruz, pois isso faria de Jesus um morto "especial" das mãos dos romanos.

Não conheço essa história bem o suficiente, mas é básicamente por esse ramo...

 

E essa questão da simbologia também é bem antiga, principalmente na época do Império Bizantino, iconoclastas e iconófilos.

Também não conheço muito profundamente a bíblia, mas se as traduções atuais trabalham com essa ideia contra a imagem, provavelmente é só uma herança dos iconoclastas bizantinos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crucificação era uma coisa comum na época para os que cometeram grandes crimes. Jesus foi uma pessoa importante naquela época sim, se tivesse sido "apenas um homem qualquer" não haveria tudo isso em volta dele, não acha?

 

A Iconoclastia ocorreu no século VIII, mas bem antes, no século IV, Maomé - no qual o cristianismo das igrejas evangélicas foi baseado - já condenava o uso de imagens.

 

Não sou muito bom em história, dei uma pesquisada antes de comentar...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas daí já vem o Islamismo e a influência mútua, Igreja Católica - Igreja Islâmica

 

Mas Maomé se baseou na Bíblia para bater de frente com a igreja e afirmar que não se podia adorar ídolos/imagens.

 

Tem até o filme bem recente que conta a história dele, já assisti umas 2x mas não me recordo do nome agora.

 

Pera ai acho que to confundindo os nomes... deixo pensar...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou sofrendo aqui pra responder com minha 3G, mas me senti na obrigação.

 

Fatos:

  1. Jesus foi um homem nascido no império romano;
  2. Jesus foi um líder espiritual de uma seita;
  3. Jesus foi crucificado.

1. Praticamente todos grandes historiadores antigos, romanos, cristãos e judeus (Sêneca, Tácito, Seutônio, Joséfo, São Jerônimo...), falam em Jesus, bem como em Pedro e outros apóstolos. É fato que Jesus existiu, nasceu na Galiléia, em dia e ano desconhecidos, provavelmente no que se conta hoje como ano 0.

 

2. Os mesmos historiadores narram a ascensão do cristianismo em Roma, que se difundiu junto com outras religiões, como o judaísmo o politeísmo egípcio, no fim do império, quando Roma atingia o ápice de sua crise econômica e militar (o que leva as pessoas a procurar esperanças). O cristianismo, em particular difundido entre os pobres, trazia o atrativo de não julgar as pessoas pelos seus bens, aceitar qualquer um, pregar a indiferença política (que hoje não é mais seguida) e, é claro, a promessa de uma vida melhor após essa, inimaginavelmente sofrida para os pobres e escravos da época.

 

3. Os mesmos historiadores também confirmam que Jesus fora processado pelo procurador da Galiléia, Pôncio Pilatos, sob o reinado de Tibério, imperador que decretara inúmeras leis punindo religiões que não fosse a oficial do império romano, como o judaísmo e o cristianismo.

 

 

Não fatos (nada indica que seja verdade):

  1. Jesus nasceu de uma virgem.
  2. Jesus fazia milagres.
  3. Jesus ressuscitou.

1. Em primeiro lugar é biologicamente impossível. Em segundo lugar, apenas séculos depois da morte de cristo, na escritura da Bíblia pelos líderes cristãos da época, é que se fala em Jesus ter nascido de uma virgem.

 

2. Em primeiro lugar é fisicamente impossível. Não cheguei a ler a parte da história específica sobre Jesus (os relatos de historiadores renomados), mas pela ignorância do público alvo - camponeses pobres de 2000 anos atrás - é fácil notar que, se Jesus realmente fez o que foi descrito na Bíblia, não passara de mera ilusão/enganação.

 

3. Vale o mesmo do item 1. Não se fala em ressurreição até os primeiros historiadores cristãos; não seria um fato que um historiador romano da época ignoraria, certo?

 

se tivesse sido "apenas um homem qualquer" não haveria tudo isso em volta dele, não acha?

 

Tudo o quê? Meia dúzia de gato pingado seguia Jesus, só séculos mais tarde é que suas ideias, moldadas por seus seguidores, começaram a ser seguidas. E mesmo que tivesse tido atenção, é fácil achar ídolos com mais seguidores e atuais. Na área da religião mesmo, esses pastores de igrejas que "curam paralíticos" tem muito mais seguidores que Jesus teve à sua época, e não por isso seus "milagres" são verdadeiros.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostei pra caramba do post, Diogo

Vários fatos que eu não conhecia e etc.

 

Normalmente eu banalizo a idolatria de todo e qualquer homem, apesar de ADMIRAR alguns. Com Jesus não é diferente, e como é dito, sim, o cara foi bem importante.

 

O problema é justamente a divergência que existem entre as religiões. Falando bastante, é possível provar que nenhuma das religiões atuais é correta, uma vez que pela própria história, elas se modificaram tanto, com base em fundamentos incertos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...