Ir para conteúdo

Copyright


DiogoTemporario

Posts Recomendados

E Unreal Tournament é o quê agora? Foi um gigante que, além de disponibilizar inúmeros tools para modificação do jogo e ter uma versão para Linux, liberou o código e a licença da Engine num concurso, e não por isso deixou de vender CDs. Outro exemplo então: Uma empresa chamada Trauma Studios criou um mod (Desert Combat) do Battlefield 1942, graças a liberdade na edição dos jogos da época. Mais tarde, a desenvolvedora do BF, a DICE, comprou a Trauma Studios, que ajudou no desenvolvimento do Battlefield 2. Agora pense, e se não houvesse tal liberdade? Será que a série teria continuado? E outra, se a Trauma Stufios tivesse o acesso à engine para melhorar ainda mais seu mod, e a licença para distribuí-lo gratuitamente ou cobrar pelo mesmo, como foi o caso do Red Orchestra com a Unreal Engine, será que o Battlfield iria parar de vender? O Unreal Tournament não parou, teve até mesmo continuação (UT3) e tem outra prevista para o fim desse ano. E o Red Orchestra continua vendendo também.

 

Agora dê uma lida nos fórums do Battlefield 3, as reclamações são gigantescas em relação a falta de liberdade na modificação do jogo e na cobrança por DLCs. A EA até ganhou o título de "Pior empresa do ano", da Forbes, notícia que gerou grande impacto nos últimos dias. Será que restringir cada vez mais a liberdade de modificação e distribuição faz bem à franquia? Como mostrei acima, continuações de jogos surgiram graças a tais liberdades, e jogos independentes foram criados sem prejudicar as vendas dos originais, graças à renuncia da licença (do copyright).

Editado por DiogoTemporario
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 30
  • Created
  • Última resposta

Top Posters In This Topic

Acho justo sim Copyright. Porém, muitas vezes exagerado.

 

Pagar pra alguém que ja morreu, ou "dever" algo a seus familiares e adjacentes por algo que foi feito por outra pessoa, na minha concepção é errado. Mas acho que tem mais coisas com que devemos nos preocupar, por enquanto. Há problemas maiores, que exigem maior preocupação.

 

Mas, boa discussão! Você é um dos usúarios que posta algum conteúdo aqui no barzinho, o que tá difícil...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha, meu irmão tem banda e infelizmente a renda da banda vem quase que totalmente de shows, apesar de venderem CD's, a facilidade que as pessoas tem em baixar músicas/filmes, praticamente anula a possibilidade da procura de CD's em lojas.

 

Eu acho que na questão de músicas, os artistas estão cientes que as músicas deles rolam pela internet, então se eles disponibilizassem algumas músicas para download, acho que poderia aumentar ainda mais o número de fãs, que no futuro poderiam lotar um show da banda.

 

Agora na questão de medicamentos, é uma pena que existam pessoas que queiram monopolizar uma cura, visando o lucro da empresa. Sou totalmente contra isso, acho que deveria existir sim, o direito de cópia do medicamento, ou a disponibilização de medicamentos para algum órgão governamental que possa distribuí-los por um preço mais amigo ou de graça.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bem articulado JV, gostei do desenvolvimento.

 

Mas é bem por aí cara, eu poderia dizer um milhão de motivos, mas no fim é bem simples, quem é autor gosta dos copyrights por orgulho ou por necessidade, quem não é, não dá tanto valor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Estava procurando agora a composição da fragrância do amaciante Confort, e descobri que se trata de "segredo comercial".

 

Mas peraí, qualquer um com um espectrômetro de massas e realizando alguns outros testes simples pode copiar a fragrância - o mesmo vale para a Coca-Cola, remédios, etc...

 

A única coisa que impede é a patente.

 

E faz sentido ter essa patente?

 

Se por exemplo eu, no meu trabalho como químico industrial, criasse uma fragrância que, por acaso, fosse igual a do Confort, e resolvesse usar em um produto meu, estaria cometendo um crime!

 

Mas peraí, fui eu quem criou!

Editado por DiogoTemporario
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Dando um bump com um ponto de vista interessante:

 

Here is how I see it: Theft means that I take something away from you in such a way that you no longer have it' date=' because now I got it. E.g. I could steal one of your books. The consequence is that you will miss the book because it is no longer in your possession. If I copied the book, with or without your knowledge, you would not miss it because it hasn't been stolen from you.[/left']

When I copy a CD it is not theft in that particular sense because I am not robbing the "owner" of something he already has.

The same goes for pictures. Don't we all have the "copyright" to our own face? Then how is it that so many people can get away with posting pictures on facebook without the prior consent of the one who owns the face? Maybe people should start charging fees for having their picture taken and posted on the web.

The only argument you could make in any copying-case is that I might be robbing the "owner" of an opportunity to make more money - but that is not a crime. That is what the capitalistic system is all about. If someone finds a cheaper way of doing something than me, then they will eventually force me out of business. It happens all the time and in every other sector of our society nobody raises an eyebrow. When a wealthy company lays off employees to increase their already insane profits, that causes a lot more damage to families than me downloading a movie that I would never buy anyway as long as prices are ridiculously high and completely blown out of proportion for the value I get.

Editado por DiogoTemporario
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas se algum blog postar uma foto minha me ridicularizando eu posso sim processá-lo por usar minha imagem sem autorização.

Aquele Emo He-man processou o Não Salvo em uns 100k por causa disso e talvez até ganhe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

não é barato/rápido descobrir uma cura pra uma doença

quem iria ser idiota de gastar MUITO tempo e dinheiro sem receber nada em troca?

se coloca no lugar de quem recebe pelo copyright que vc vai entender pq existe

dá trabalho criar as coisas e vir algum babaca e copiar

por essas e outras a industria europeia decai, antes (tomando por exemplo design) produtos que ganhavam concursos tinham seus direitos comprados por fábricas italianas, entre outras nacionalidades, e era produzido caríssimo e poucas unidades

mas com o poder industrial da china, eles copiam a mesma coisa, vendem 100 vezes mais barato e milhares de vezes mais unidades do mesmo produto

pode processar? claro que pode, mas o que tu vai tirar do processo é tão pouco que o que eles vendem num dia já cobre o gasto da multa

o que acabam fazendo? vendem direito do copyright pra algumas industrias chinesas por, digamos, 6 meses recebendo uma porcentagem, e depois liberam pra qualquer um produzir, porque é impossivel controlar onde tão violando teu copyright com tanto lugar produzindo, e durante tanto tempo (se não me engano ao registrar um produto tu tem 10 anos de direitos, aí pode ir pagando pra extender até um maximo de 25 anos [repare em mudanças de linhas de produtos que acontecem com certa frequencia por causa disso, pra ninguém poder produzir algo igual ao da fabrica original]) ainda mais que copyright de produto é nacional, ou seja, se tu registrou ele aqui no brasil, um cara da argentina pode produzir sem multa

se quiser que ninguém mais produza vai ter que registrar em todos países com potencial de produzir no mundo rs

mas claro isso é limitado a copyright de produtos, de categoria pra categoria devem ir mudando alguns detalhes

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×
×
  • Criar Novo...