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Exibindo conteúdo com a maior reputação em 04/19/10 em todas áreas

  1. Diogo

    Rpg #1 - Introdução E Apresentação

    Obs: Essa série de artigos não trata da escrita de fanfictions de Tibia, que são confundidas com Roleplaying, e sim do Role Play nos jogos. Oláááá, enfermeira leitor! Oláááá Enfermeira! Hoje, aqui, agora, começo uma série de artigos que abrangirão um tema super incrível e super ignorado no mundo do OTServ: O Role Play. Você, leitor querido e alienado leitor, talvez esteja se perguntando: Bom, se seu servidor de fundo de quintal só tiver jogadores desse estilo... Requisitos máximos para jogar Tibia ...então pode parar de ler por aqui e ir editar algum char para pklizar geral, seu malandrão. Mas se você tem ou planeja ter um servidor mais sério, gosta de desenvolvimento de jogos, gosta de ler, se interessa pelo tema, está aqui por curiosidade, ou me acha sexy, então Role Play tem tudo a ver com você. Pensando bem, se me acha sexy, talvez deva procurar um oculista oftalmologista. Nah! Minha mãe me acha lindo! Acabei de tirar essa Ficando um pouco mais sério - mas só um pouco -, vamos ao que interessa. O que diabos é Role Play? No sentido literal, essas duas palavras querem dizer "representar (play) um papel (role)". No sentido figurado, querem dizer... Representar um personagem, ou algo do tipo. Agora é a parte desagradável em que digo que nas poucas linhas que já escrevi, eu menti para você. Pois é. Eu não vou ensinar representação, teatro, essas coisas maneiras que realmente dão fama e dinheiro. Haha, você é mesmo engraçado, senhor autor. Tá, a piada foi ruim, vamos continuar. O Role Play, em jogos (RPG - Role Playing Game), é uma parte nada fundamental. Sim, a verdade nua e crua. Mas comecemos pelo início. Se esse couro viesse dentro dos bichinhos do Tibia... Sabe essas situações super comuns em vários jogos online que se dizem RPGs? Então... Nada disso é Role Play. Isso é o Roll Play (traduzindo, vira algo como "jogo contínuo"). É um estilo de jogo amplamente divulgado e extremamente fácil de se implementar. Não, não me diga "mas aquele joguinho de RPG que eu jogo só tem isso"... Sinto informar que esse joguinho seu não é totalmente feito de Role Play. O mundo dos games pegou o termo Role Play, engoliu, digeriu e... Transformou-o. Ao menos é isso que acontece com a maioria dos jogos online. Lembra-se de quando eu disse que Role Play significa "representar um papel"? Vamos aprofundar o significado dessas palavras. Quando você representa um papel, você se coloca no lugar de um personagem imaginário, em um mundo/ambiente imaginário. Vale lembrar que esse ambiente imaginário tem suas próprias regras. Nosso mundo também tem suas regras (leis da física como gravidade, inércia, etc), das quais não podmos sair. Energia = Massa * Velocidade da luz ao quadrado... Eu acho. Quando vamos para um mundo virtual, ele também tem suas regras. Por exemplo, na maioria dos jogos, há áreas em que é impossível realizar PVP. Se você pensar nisso, não faz o menor sentido. Mas é necessário para que os jogadores se sintam corfortáveis e seguros pelo menos naquele local do jogo. Já imaginou? Você sente vontade de bater em alguém mas uma força superior invisível impede seus punhos de tocarem na pessoa? Sinistro... Quando você está sendo um personagem em um mundo virtual, normalmente gosta de aventuras e limites morais do mundo real, como "não bater atoa nas pessoas", não existem. Por que? Será que é só porque "aquilo é de mentirinha", ou há outro motivo? Será que você realmente se sente irritado quando um bonequinho que nem existe rouba de você um item que também nem existe? Se parar para pensar, isso não faz o menor sentido. Sentir-se irritado por algo assim é ridículo. Você não gastou tempo para conseguir aquele loot. Você simplesmente sentou em frente o computador para horas de entretenimento por causa da sua falta do que fazer. Se não estivesse jogando o jogo, provavelmente estaria fazendo alguma outra coisa tão improdutiva quanto. Então não faz diferença ganhar ou não aquele loot. Foi seu personagem que se esforçou. Seu personagem que matou monstros. Seu personagem que gastou a energia dele. Exato! Porque isso é um RPG! Um Role Playing Game! Um jogo de representação de papéis! O personagem não existe! É só isso, um per-so-na-gem que é representado graças a você! Mas isso não muda o fato de que todos nós ficamos irados quando nosso item valioso é roubado, quando nosso tempo é desperdiçado... Porque realmente representamos! Veja bem, aquele item só é valioso, porque o mundo do jogo o fez ser valioso. Sim! E é aqui que entramos no que realmente expressarei nessa série de artigos: Na criação de um mundo que atraia e faça o jogador realmente se sentir na pele do personagem. É mesmo? Você se sente no carrinho do Gunbound? Eu acho que não. Mas o Gunbound não foi feito para isso. Nem o xadrez foi feito para você se sentir uma torre atacando um soldado rato. Os RPGs sim. Putz! Quem faz esses quotes? Cara chato... Bom, eu disse que a maioria era assim, e que a indústria de jogos transformou o conceito, não é? Pois bem, o conceito parece ter se transformado justamente nisso: Crie um mundo virtual qualquer com cidades, áreas de caça e quests sem criatividade, e chame de RPG. Mas criar um Role Play expressivo de verdade, que faça o personagem realmente se envolver, vai muito além disso. Um exemplo maravilhoso que acho que todos conhecem é Diablo II. Diablo 2... FEEL THE POWER! No Diablo II você sente o mundo ser quase palpável, quase uma realidade alternativa. Você joga, se envolve na história daquele mundo corrompido. Você tem que matar monstros sim. Mas não para matar. Tem um motivo para aqueles monstros morrerem. Não, eles estão tentando te impedir de salvar o mundo de uma besta diabólica. Enfim, o que estou tentando expressar é que a construção de um Role Playing Game real, a criação do Role Play, vai mundo além de criar cidades, monstros, áreas de hunt e NPCs aleatórios. É preciso uma história. Ambientar os personagens. Fazer quests que se interliguem, que tenham consequências para o personagem conseguir crescer. Até mesmo quests ou eventos que influenciem no jogo todo; por exemplo, a Guerra do Império do Ragnarok, que dá o controle de um castelo para a guild vencedora. Mas como já eu disse, Role Play não é necessário. Esqueça esse artigo, crie seu servidor só de áreas de hunt e seja feliz. É uma pena que alguns jogadores não ficarão tão felizes... Mas quem liga para eles? Você é um DEUS! Divirta-se sozinho no seu mundo, mister God. -- Artigo no Blog
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  2. caverna

    Retratos Tipográficos

    Fala galera, como o tutorial é grande, basta clicar no link logo a baixo. Clique aqui! Resultado:
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  4. Se os dados seu Ot forem organizados em Sqlite entao abra.. Va la encima onde diz tools e procure por SQL Editor ou algo do estilo entao coloque isso: UPDATE `players` SET `level` = 0; Entao todos os players do seu OT vao ter level 0 Obs: Faça isso quando seu ot tiver offline ¬¬ vale agradecer... REP me ++ ali embaxo no simbolo de "+" verde se eu ajudei
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