GOD Zé 4 Postado Abril 8, 2007 Share Postado Abril 8, 2007 (editado) TIRADO DO OUTRO Fórum PORTANTO CREDITS NAO ME PERTENCEM ^^ OBS : é preciso Ter Experiencia A Fazer Web Sites Pra Fazer O Que Está No Tópic Este tutorial vai ensinar a fazer uma votação em PHP. Este votação será só de apenas uma escolha. 1. Criando o arquivo para votar: Cria um ficheiro html e escreve a tua pergunta e respostas como no exemplo seguinte: <HTML><HEAD> <TITLE>votação</TITLE> </HEAD> <BODY> <FONT SIZE="3">Qual a sua base de dados preferida?</FONT><BR> <FORM NAME="votação" ACTION="votacao.php" METHOD="get"> <INPUT TYPE="radio" NAME="escolha" VALUE="1">MySQL<BR> <INPUT TYPE="radio" NAME="escolha" VALUE="2">msSQL<BR> <INPUT TYPE="radio" NAME="escolha" VALUE="3">PostgreSQL<BR> <INPUT TYPE="radio" NAME="escolha" VALUE="4">ODBC<BR> </FORM> </BODY> </HTML> 2. Criando a tabela no MySQL: Na shell do MySQL digite após selecionar uma Base de Dados escreva o seguinte código: CREATE TABLE votacao (id INT(2) NOT NULL auto_increment primary key, descricao CHAR(50), votos CHAR(4)); Muito bem, a tabela foi criada e está pronta a usar. Para continuar, da mesma forma que criá-mos a tabela vamos agora inserir os seguintes códigos para adicionar as opções na tabela: INSERT INTO votacao (descricao,votos) VALUES ("MySQL","0");INSERT INTO votacao (descricao,votos) VALUES ("msSQL","0"); INSERT INTO votacao (descricao,votos) VALUES ("PostgreSQL","0"); INSERT INTO votacao (descricao,votos) VALUES ("ODBC","0"); Repara que só são adicionadas a descrição e os votos, mas não o ID, justamente porque quando a tabela foi criada foi designada a função de AUTO_INCREMENT, o que fará com que ela automaticamente incremente o valor. 3. Criar o PHP que fará todo o trabalho: Cria um ficheiro chamado votação.php e dentro dele coloque o seguinte código que será explicado detalhadamente: <? if ($escolha != "") { // Verifica se foi inserido um voto e prossegue em frente no caso de verdade // Variáveis a serem alteradas $mysql_host = ""; // local do servidor MySQL $mysql_user = "": // utilizador do MySQL $mysql_pass = ""; // senha do utilizador do MySQL $mysql_dtbs = ""; // base de dados onde a tabela foi criada $num_resp = ""; // número de opções na tua votação $pergunta = ""; // pergunta da votação // Nada mais a ser alterado $mysql_conx = mysql_connect($mysql_host,$mysql_user,$mysql_pass); // ligação ao MySQL $radio = $num_resp + 1; // para uso posterior mysql_select_db($mysql_dtbs); // seleciona a base de dados // aqui começa todo o trabalho do PHP para actualizar a base de dados $query_upd = "SELECT * FROM votacao WHERE id=$escolha"; $resul_upd = mysql_query($query_upd); // aqui o PHP selecciona apenas os registos que coincidem com a escolha, neste // caso so uma opção $obj_upd = mysql_fetch_object($resul_upd); // o comando mysql_fetch_object() separa os resultados de uma query por colunas // neste caso, $obj_upd -> descrição da opção que o utilizador votou $vot_upd = $obj_upd->votos; $vot_upd++; // separa só os votos e adicinona mais um voto $upd_upd = "UPDATE votacao SET votos=$vot_upd WHERE id=$escolha"; mysql_query($upd_upd); // atualizou a base de dados // Agora o PHP fará a pesquisa na base de dados e retornará as opções, seus // respectivos votos, total de votos e a sua escolha. echo "<H3>" . $pergunta . "</H3>"; for($i=1;$i<$radio;$i++) { $query[$i] = "SELECT * FROM votação WHERE id=$i"; $resul[$i] = mysql_query($query[$i]); $objet[$i] = mysql_fetch_object($resul[$i]); echo "<FONT FACE=\"Verdana\" SIZE=\"1\"><B>" . $objet[$i]->opcao . "</B> " . $objet[$i]->descricao . "<B> " . $objet[$i]->votos . "</B><BR>"; $tot_vt += $objet[$i]->votos; // tudo isto serve para requisitar o resultado de cada opção e exibir no écran } echo "<FONT SIZE=\"1\"><B>Total de votos:</B>" . $tot_vt . " <B>Sua Escolha</B>:" . $escolha . "</FONT></FONT>"; } ?> E aqui termina o tutorial de como fazer uma votação, claro, que podes e deves modificar o layout da votação, adaptar para que seja permitido apenas um voto por dia (usando cookies), etc, etc, etc.... Editado Abril 8, 2007 por GOD Zé Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
allankardec 3 Postado Abril 8, 2007 Share Postado Abril 8, 2007 Tópico na seção incorreta. Essa área é para Suporte/Dúvidas. Mais atenção na próxima vez. Usuário notificado via PM! °°° Tópico movido °°° Kardec. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
ZeZiNhOxD 0 Postado Abril 8, 2007 Share Postado Abril 8, 2007 (editado) o nome disso seria enquete? eu não gosto dessas que tem que conectar no SQL eu não testei porque aqui em casa não ta conectando ao MySQL mas pelo o que eu li, deve ta bom =p Editado Abril 8, 2007 por ZeZiNhOxD Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
GOD Zé 4 Postado Abril 8, 2007 Autor Share Postado Abril 8, 2007 o nome disso seria enquete?eu não gosto dessas que tem que conectar no SQL eu não testei porque aqui em casa não ta conectando ao MySQL mas pelo o que eu li, deve ta bom =p =P u tutor foi tirado de otro fórum só pensei em fazer este pequeno agrado Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
hassio 1 Postado Maio 12, 2007 Share Postado Maio 12, 2007 vlw mto bom! Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
GOD Zé 4 Postado Maio 12, 2007 Autor Share Postado Maio 12, 2007 vlw mto bom! Obrigado ~ o tutorial é bem simples de entender :}~ (espero ver mais elogios) ;D Cya~ Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
godstreet 3 Postado Maio 13, 2007 Share Postado Maio 13, 2007 Meio Complicado pra kem!! Mas pra kem entendeu ta blz..^^ FLw Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
skynagerloas 1 Postado Maio 14, 2007 Share Postado Maio 14, 2007 Olá, bom tutorial, porem eu acho que a seção é OpenTibia. Abraços. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bl4Nk 0 Postado Maio 14, 2007 Share Postado Maio 14, 2007 Bom tutorial, Muito bem explicado, bem dividido. Parabéns. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
GOD Zé 4 Postado Maio 14, 2007 Autor Share Postado Maio 14, 2007 @GodNobezinho,Tanbém acho que precisa saber da coisa... @Sky Nagerloas,Pocha caso for nesta seção porfavor poderiam mover o tutorial :}~ @Bl4nk,Obrigado pelos elogios pena que o tutorial não me pertence :}~ Cya~ Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
hopugop 0 Postado Junho 3, 2007 Share Postado Junho 3, 2007 Valeu pela dica!! \o/ Vou trocar a poll do meu site... está em HTML ainda =// Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
GOD Zé 4 Postado Junho 3, 2007 Autor Share Postado Junho 3, 2007 De nada :}~ Só copiei este topico porquê achei bem interessante espero que vocês gostem :}~ //GOD Zé Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Zutun 58 Postado Junho 4, 2007 Share Postado Junho 4, 2007 Tutorial muito bom cara. Não era melhor vocÊ dizer de quem são os creditos ? Facilitaria. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Jvchequer 63 Postado Junho 6, 2007 Share Postado Junho 6, 2007 Olá Xtibiano, Parabéns, seu tutorial foi aprovado. Estarei movendo ele para a área de tutoriais. Obrigado por trazer conteúdo para o Xtibia.com e espero que continue com o ótimo trabalho. Atenciosamente, JV Chequer *Diretor Xtibia.com* Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
GOD Zé 4 Postado Junho 12, 2007 Autor Share Postado Junho 12, 2007 Tutorial muito bom cara.Não era melhor vocÊ dizer de quem são os creditos ? Facilitaria. Malz mas eu tanbém não vi de quem era,apenas me mandaram o link por msn dai eu vi... Achei interessante e copiei e postei xtibia... @Jvchequer Obrigado ... //GOD Zé// Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados