Ir para conteúdo

[tutorial 06]delphi - If, Then, Begin, Else.


Posts Recomendados

DELPHI: OBJECT PASCAL - AULA 06, IF, THEN, BEGIN, ELSE

 

Olá, hoje iremos abordar as cláusulas de condições.

 

If significa Se.

Then significa Então.

Begin significa Começar.

Else significa Senão.

 

Com isso já dá pra imaginar alguma coisa né?

 

IF:

A sintaxe é:

If Condição Then
Begin
[Códigos]
End;

 

Traduzindo com exemplo:

Se Label1.Caption = 'Wow!' Então
Comece
[Códigos]
End;

 

Ou seja, o programa vê a condição, verifica ela, e se retornar verdadeiro executará o bloco abaixo do BEGIN. Caso não seja, ele ignorará esta parte do código.

Toda vez que você for começar um bloco de código em uma cláusula IF, lembre-se de colocar o BEGIN. É importante.

Ah, e como o IF é uma cláusula, você deve marcar o ponto de finalização do bloco, então você tem que colocar mais um END;.

 

Mas...

Como eu faço uma "excessão"?

Por exemplo, o programa checa a condição. Daí ela retorna falsa. Como faço pra criar uma outra condição relacionada a essa?

É aí que entra o ELSE.

Sintaxe:

If Condição Then
Begin
[Códigos]
End
Else
Begin
[Códigos]
End;

 

Repare em uma coisa. O END do IF não possui ponto e vírgula! Por quê?

O ELSE não aceita ponto e vírgula antes dele, então, use um END sem ponto e vírgula.

Repare também que o ELSE também tem um begin. E que o END dele tem ponto e vírgula!!

 

Esses são dados importantes que você não pode esquecer, são muito importantes.

O ELSE representa um senão do IF. Caso o IF seja falso, vai lá e entra o ELSE.

Lembre-se que o ELSE não é obrigatório. Use somente quando necessário!

 

O IF tem também operadores de comparação, que são muito importantes também.

Veja quais são:

=	Igual a
>	Maior que
<	Menor que
>=   Maior ou igual a
<=   Menor ou igual a
<>   Diferente de

 

Tem também o operador de atribuição, mas NÃO use ele na condição hein! Ele é usado para atribuir valores a algo.

Exemplo:

Label1.Caption:= 'Tutorial 6';

 

O operador de atribuição é o :=, reparem.

 

Exercício:

Vou pedir um programa que você digita algo. Se o Text do EditBox for 'Wow', exibe uma caixa de mensagem dizendo 'Tutorial Número 6'.

Precisará de:

1 EditBox;

1 Botão.

 

É só pessoal.

Flwwwww!

 

 

É isso pessoal.

Flwwww!

Link para o comentário
https://xtibia.com/forum/topic/43592-tutorial-06delphi-if-then-begin-else/
Compartilhar em outros sites

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...