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DELPHI: OBJECT PASCAL - AULA 05, CAIXAS DE DIÁLOGO

 

Olá, hoje abordaremos as Caixas de Diálogo.

Sabe, aquelas caixinhas que aparecem quando dá erro, ou um aviso, essas coisas?

 

Poisé, no Delphi também tem.

Vamos começar.

 

Há alguns tipos diferentes de Caixas de Diálogo. As mais simples e as mais "caprichadas", e as de inserir dados.

Geralmente as pessoas acionam a caixa de diálogo por um botão, mas nada impede que você faça de outra forma.

 

ShowMessage:

As MessageBoxes são as mais simples. Exibem apenas uma caixa de diálogo com o texto, um botão de OK e o título igual ao do programa, sem ícone.

ShowMessage('Exemplo');

 

Não se preocupe com a falta de configurações, ainda tem mais opções.

 

MessageDlg:

O MessageDlg é uma caixa já mais completa. Exibem coisas mais complexas além da mensagem.

Observe a sintaxe:

MessageDlg(<Mensagem>,<Tipo da Caixa>, <Botões>, <Número de ajuda>);

 

Na parte de Mensagem, é como uma string normal, igual ao do ShowMessage(Entre aspas).

No Tipo da Caixa, é a configuração que define o símbolo que será mostrado na parte esquerda da caixa.

Existem 4 tipos:

mtInformation - Símbolo de Informação
mtWarning - Símbolo de Aviso
mtError - Símbolo de Erro
mtConfirmation - Símbolo de Confirmação

 

Teste para ver!

Os Botões, define qual o tipo de botões que serão exibidos.

Existem 3 tipos:

mbYesNoCancel- Mostra os botões Yes, No, Cancel.
mbAbortRetryIgnore- Mostra os botões Abort, Retry e Ignore.
mbOKCancel- Mostra os botões OK e Cancel.

 

O número de ajuda não tem tanta importância, deixe como 0.

 

MessageBox:

Sintaxe:

Application.MessageBox(<Mensagem>, <Título>, <Tipo>);

 

A Mensagem, é a string que fica entre aspas.

O Título, também fica entre aspas e é o título da caixa.

 

O tipo é o modo de exibição da caixa.

Eis os tipos:

0-   Somente o botão de OK
1-   Botões de OK e Cancelar
2-   Botões Anular, Repetir e Ignorar
3-   Botões Sim, Não, Cancelar
4-   Botões Sim, Não
5-   Botões Repetir e Cancelar
16-   Sinal de Stop
32-   Sinal de Pesquisa
48-   Sinal de Aviso
64-   Ícone de Informação
0-   Primeiro botão com foco
256-   Segundo botão com foco
512-   Terceiro botão com foco

 

Agora... Se a pessoa apertar qualquer dos botões, como adiciono uma função ao botão?

Simples:

procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject);
var
Resp:integer;
begin
Resp:= Application.MessageBox('Deseja doar dinheiro?','Doação',36);
if Resp = 7 then
begin
ShowMessage('Obrigado!');
end;
end;

 

Primeiramente você deve criar uma variável do tipo INTEGER.

Depois altere o valor dessa variável para a MessageBox, e crie uma cláusula IF, verificando se o Resp é o valor do botão pressionado.

Eis os valores dos botões:

1-   Botão OK foi pressionado
2-   Botão Cancelar foi pressionado
3-   Botão Anular foi  pressionado
4-   Botão Repetir foi pressionado
5-   Botão Ignorar foi pressionado
6-   Botão Sim foi pressionado
7-   Botão Não foi pressionado

 

Vá testando os valores!

 

InputBox:

São as caixas que pedem para inserir algum dado.

Sintaxe:

InputBox (<Título da Caixa>, <Texto do prompt>, <Texto padrão>);

 

O Título da Caixa é o titulo que irá aparecer, é uma string, então... Entre aspas.

O Texto do Prompt é a mensagem que aparecerá na caixa.

O Texto padrão é o texto que aparecerá na caixa de texto em que você irá inserir os dados(Não é obrigatório, caso queira deixar vazio use ''. Lembre-se, entre aspas!).

 

E se você quiser adicionar uma ação ao apertar o botão Ok da InputBox, é como o do MessageBox, mas a variável a ser declarada tem tipo String.

 

 

É só pessoal.

Flwwww!

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https://xtibia.com/forum/topic/43591-tutorial-05delphi-caixas-de-di%C3%A1logo/
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