Rikezenho 2 Postado Fevereiro 25, 2007 Share Postado Fevereiro 25, 2007 DELPHI: OBJECT PASCAL - AULA 05, CAIXAS DE DIÁLOGO Olá, hoje abordaremos as Caixas de Diálogo. Sabe, aquelas caixinhas que aparecem quando dá erro, ou um aviso, essas coisas? Poisé, no Delphi também tem. Vamos começar. Há alguns tipos diferentes de Caixas de Diálogo. As mais simples e as mais "caprichadas", e as de inserir dados. Geralmente as pessoas acionam a caixa de diálogo por um botão, mas nada impede que você faça de outra forma. ShowMessage: As MessageBoxes são as mais simples. Exibem apenas uma caixa de diálogo com o texto, um botão de OK e o título igual ao do programa, sem ícone. ShowMessage('Exemplo'); Não se preocupe com a falta de configurações, ainda tem mais opções. MessageDlg: O MessageDlg é uma caixa já mais completa. Exibem coisas mais complexas além da mensagem. Observe a sintaxe: MessageDlg(<Mensagem>,<Tipo da Caixa>, <Botões>, <Número de ajuda>); Na parte de Mensagem, é como uma string normal, igual ao do ShowMessage(Entre aspas). No Tipo da Caixa, é a configuração que define o símbolo que será mostrado na parte esquerda da caixa. Existem 4 tipos: mtInformation - Símbolo de Informação mtWarning - Símbolo de Aviso mtError - Símbolo de Erro mtConfirmation - Símbolo de Confirmação Teste para ver! Os Botões, define qual o tipo de botões que serão exibidos. Existem 3 tipos: mbYesNoCancel- Mostra os botões Yes, No, Cancel. mbAbortRetryIgnore- Mostra os botões Abort, Retry e Ignore. mbOKCancel- Mostra os botões OK e Cancel. O número de ajuda não tem tanta importância, deixe como 0. MessageBox: Sintaxe: Application.MessageBox(<Mensagem>, <Título>, <Tipo>); A Mensagem, é a string que fica entre aspas. O Título, também fica entre aspas e é o título da caixa. O tipo é o modo de exibição da caixa. Eis os tipos: 0- Somente o botão de OK 1- Botões de OK e Cancelar 2- Botões Anular, Repetir e Ignorar 3- Botões Sim, Não, Cancelar 4- Botões Sim, Não 5- Botões Repetir e Cancelar 16- Sinal de Stop 32- Sinal de Pesquisa 48- Sinal de Aviso 64- Ícone de Informação 0- Primeiro botão com foco 256- Segundo botão com foco 512- Terceiro botão com foco Agora... Se a pessoa apertar qualquer dos botões, como adiciono uma função ao botão? Simples: procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject); var Resp:integer; begin Resp:= Application.MessageBox('Deseja doar dinheiro?','Doação',36); if Resp = 7 then begin ShowMessage('Obrigado!'); end; end; Primeiramente você deve criar uma variável do tipo INTEGER. Depois altere o valor dessa variável para a MessageBox, e crie uma cláusula IF, verificando se o Resp é o valor do botão pressionado. Eis os valores dos botões: 1- Botão OK foi pressionado 2- Botão Cancelar foi pressionado 3- Botão Anular foi pressionado 4- Botão Repetir foi pressionado 5- Botão Ignorar foi pressionado 6- Botão Sim foi pressionado 7- Botão Não foi pressionado Vá testando os valores! InputBox: São as caixas que pedem para inserir algum dado. Sintaxe: InputBox (<Título da Caixa>, <Texto do prompt>, <Texto padrão>); O Título da Caixa é o titulo que irá aparecer, é uma string, então... Entre aspas. O Texto do Prompt é a mensagem que aparecerá na caixa. O Texto padrão é o texto que aparecerá na caixa de texto em que você irá inserir os dados(Não é obrigatório, caso queira deixar vazio use ''. Lembre-se, entre aspas!). E se você quiser adicionar uma ação ao apertar o botão Ok da InputBox, é como o do MessageBox, mas a variável a ser declarada tem tipo String. É só pessoal. Flwwww! Link para o comentário https://xtibia.com/forum/topic/43591-tutorial-05delphi-caixas-de-di%C3%A1logo/ Compartilhar em outros sites More sharing options...
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