IN

[Tutorial] A arte do pontinho

Por Insaend, 08 de abr. de 2013 em Tutoriais de Spriting

insaend
spriting
sprite
arte pixel
sptiting
tutorial
otserv
tibia
13
4.3k
InsaendI
08 de abril de 2013 às 15:16

01xtib10.png Spriting a Arte do pontinho. 0111.png

Seu mundo de muitos pontos

Apresentação:

wizard10.png

Meu nome e Insaend ( Wanderson Carlos D. S. ) sou sprite a algum tempo frequento o xtibia a um bom tempo porem aprendi muitas das coisas que sei no fórum da Perspective45.org. Não venho fazer propaganda do fórum mas acho errado que aqueles que passaram por la o ignorem pois ele foi um marco na minha vida assim como o Xtibia foi para as outras áreas que gosto de fazer em relação ao Otserve. Venho por meio deste tópico mostrar e ensinar o que sei para todos os usuários ou não usuários do fórum. Não sou o melhor do brasil nem do meu estado não acho que eu nem vocês podemos dizer que não damos conta de chegar perto de quem admiramos

Proposta:

Quero ajudar todos os usuários a entender que a arte de pixel não e nada alem de dedicação e treinamento com orientação correta. Um pixel arte (Spriting/Sprite) nada mais e do que um retrato desenhado com pequenos detalhes que para o olho humano forma uma grande arte (desafio). Tendo em mente que teremos um longo caminho eu iniciarei esse trabalho assim como também iniciei a minha caminhada. Sim como pequenos itens e suas formas para que possamos depois melhorar ainda mais para outros itens (sprite)

Spriteing “perspectiva 45ª”

A forma com que vou tratar o trabalho da spriter e em perspectiva 45 graus então peço que tentem sempre acompanhar todo o contexto e absorver o máximo de informações que forem lhes passadas para que não percam tempo com outros tipo de sprite confundido assim suas mentes!

Trabalhos/Tutoriais

1 - Iremos iniciar com tutorias sobre itens:

1.01 - Outline

1.02 - Iluminação/Sombreamento

1.03 - Volume

1.04 - Tons

1.05 - Textura

PS: no tutorial estarei mostrando como fazer e não como colocá-las em seus projetos e Arquivos de jogos, fica para uma próxima!

bresek10.png

2 - Trabalharemos o cenário com isso teremos que fazer vários tutorias essa no mais sera a parte mais complicada pois abrange muitos tipos de sprites e cada um com seu mode de fazer em um geral todos dentro de um só objetivo.

2.01 - Perspectiva

2.02 - Outline (Em construção)

2.03 - Iluminação/Sombreamento

2.04 - Volume

2.05 - Tons

2.06 - Textura

· Trabalharemos em cenário com os temas:

Piso(floor), natureza”plantas, arvores, relevos, pedras, paredes de pedras e terra”(nature), itens para enfeite(items for garnish).

PS: no tutorial estarei mostrando como fazer e não como colocá-las em seus projetos e Arquivos de jogos, fica para uma próxima!

35cgymq.gif

PS: muitas das imagens contida nessa gif não são de minha autoria tendo

vários membros do perspectiva45 como autores!

3 - Criaturas/monstros, estaremos trabalhando como fazer criaturas sejam elas monstros personagens: personagem para jogar (character), Monstros (creaturas)...

3.01 - Perspectiva

3.02 - Outline

3.03 - Anatomia

3.04 - Iluminação/Sombreamento

3.05 - Volume

3.06 - Tons

3.07 - Textura

3.08 - Movimento

· Dentre muitas coisas pequenas que iremos trabalhar abordando ainda o tema de Criatura com toda certeza o mais complexo de todos devido cada individuo ter diferentes tipos de serem feitos e trabalhados.

taurem10.pngtaurem11.png

Conclusão

Espero ajudar o máximo de pessoas com os tutorias e peço que nas paginas que forem feitas com os tutorias cada um que tenha um duvida postem a no tópico correspondente que sempre que eu tiver um tempo ou puder ajudar eu ajudarei, não estarei respondendo perguntas por PM pois sua duvida também pode ser a de seu amigo usuário, não darei dicas fora dos tópicos e não responderem perguntas off!
Estarei postando os link se assim for preciso com atualização deste tópico na primeira pagina sendo assim logo abaixo do agradecimento!

Obrigado e aproveitem.

animaa14.gif

ATT Insaend

Links já upados:

A arte do Pontinho - Outline 1.01
A arte do Pontinho - Iluminação e Sombreamento 1.02
A arte do Pontinho - Volume 1.03

A arte do Pontinho - Tom 1.04

A arte do Pontinho - Texturas 1.05 

A arte do Pontinho - Perspectiva 2.01

A arte do Pontinho - Outline 2.02 (Em construção)

Aguardem Mais link's...

21nl25z.png

Editado Junho 15 por Insaend

Correção ortográfica e remodelação para continuação das tutorias

RoksasR
08 de abril de 2013 às 15:18

Muito bom, obrigado por trazer este tipo de conteúdo, quem sabe nasçam novos derivados e spriters, rsrs.

AdministradorA
08 de abril de 2013 às 15:19

Um belo tutorial de um spriter que acompanho há um tempo e admiro!

GitaG
08 de abril de 2013 às 15:31

Muito bom Insaend.. Essa seção vai ficar nota 10 com sua ajuda e dedicação ao assunto!!

BananaFightB
08 de abril de 2013 às 16:08

Não podia esperar menos do melhor, como você sabe insa pra mim você é e sempre será o melhor.

GorennG
08 de abril de 2013 às 17:12

Postando para acompanhar.

AlexclusiveA
08 de abril de 2013 às 23:08

Não da pra aumentar a letra só um pouquinho não? kkkkkkkkk

Fora isso ta 100% :)

skanetS
09 de abril de 2013 às 00:20
:D exito! nice
Nu77N
09 de abril de 2013 às 10:15

Insaend é o cara! Não só é bom como spriter mas uma pessoa otíma, te admiro bastante... Otímo tutorial como sempre ajudando as pessoas ( inclusive eu ) espero que continue trazendo seus excelentes tutoriais e ajudando a galera :D

3 semanas depois...
InsaendI
25 de abril de 2013 às 20:30

Hello, i know advertising is not allowed, but i have a question. I would just want to know if anyone knows vedic math and interested to learn more. just doing a research on various platform.

I have no idea what that is in Vedic mathematics do however ask these questions in other areas that correspond to the topic Questions / Doubts and etc..

Browse forum you found the area for that!

WebTutoriaisW
29 de abril de 2013 às 09:19

Estou Acompanhando Seus Tutoriais . Você É SuperHyperFodasticMan!

3 meses depois...
KillrowK
15 de julho de 2013 às 15:52

io programa q vc usa qual é?

AlexclusiveA
15 de julho de 2013 às 16:55

io programa q vc usa qual é?

Se estiver se referindo ao Insaend, ele usa o Paint.