Ir para conteúdo

Greve

DiogoTemporario

Posts Recomendados

O que você acha? Em geral, e sobre a dos professores que está rolando. E como está a situação na sua cidade?

Amanhã às 7 da manhã os alunos da UFSM que apoiam a greve estudantil (em apoio à dos docentes) vão ao CEPE pedir anulamento do calendário letivo por causa das greves (docente, estudantil e dos servidores). A moral da greve estudantil é fazer com que os professores que não quiseram entrar em greve fiquem sem alternativa e entrem. Se anularem [o calendário], todos estão "de greve" querendo ou não, e se o movimento for generalizado a princípio acaba logo. Se anularem e a mobilização for só regional, dá mais ou menos na mesma que se não anularem, fica uns de greve outros não (como está agora), por tempo indeterminado (provavelmente mto tempo) e todos saem perdendo. Ainda amanhã, ao meio-dia, vai haver uma assembleia do principal centro que está contra a greve - pra ver como tá dividida a bagaça - o meu centro está dividido, mas a maioria parece contra a greve (tanto docentes quanto discentes). A dos servidores já foi deflagrada e parece ser geral como sempre.

Fico meio em cima do muro porque a greve foi deflagrada justo no fim do semestre, não houve conversa nenhuma com DCEs (até onde sei) e nem todos professores parecem motivados pelas reivindicações para aderir à greve, então sei lá, não é todo mundo que quer e ficou num momento meio ruim, então não estou muito motivado a apoiar. Dependendo do meu sono hoje vou lá amanhã de manhã registrar e fazer número.

Ao menos aqui, as principais reivindicações são (retirado do site do ANDES):

condições adequadas de funcionamento dos novos cursos, especialmente nos campi

descentralizados, para que a comunidade acadêmica possa desenvolver, com qualidade,

seu trabalho, que, em relação aos docentes, implica no respeito ao princípio da

indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão;

garantia da gratuidade, integralidade e universalidade das ações dos Hospitais

Universitários (HUs), com adoção de medidas contra sua mercantilização e

privatização.

Cumprimento do preceito constitucional que dispõe recursos à manutenção e

desenvolvimento do ensino público, aplicando o índice nunca inferior a 18% previsto

sobre a arrecadação líquida de impostos, somando-se a arrecadação das contribuições,

excluídas apenas as contribuições relativas à previdência social e ao salário educação, e

destinando no mínimo 75% desses recursos às IFES;

o) autonomia das universidades no que diz respeito aos instrumentos centralizados de

gestão administrativa e financeira do governo;

d) ampliação da infraestrutura necessária à pesquisa nas IFES, incluindo laboratórios,

equipamentos, logística, pessoal e setores administrativos da própria instituição com

capacidade de gerenciamento eficiente de projetos e convênios;

eliminação do padrão do produtivismo científico que, além de reforçar uma

competição individualista, tem contribuído para a redução na qualidade da produção

acadêmica;

(?) não entendi como o governo possivelmente poderia fazer isso

eliminação do padrão do produtivismo científico que, além de reforçar uma

competição individualista, tem contribuído para a redução na qualidade da produção

acadêmica;

paridade e integralidade para os aposentados;
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Quem Está Navegando   0 membros estão online

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
  • Criar Novo...