fsg 230 Postado Março 28, 2011 Share Postado Março 28, 2011 Olá pessoal, tudo bem? A última aula, não foi aquelas coisas como disse! Eu faltei e não pudi ver a explicação para passar para vocês. Então, hoje teremos uma aula explicada, mas sem exercício! Chega de papo... Selecione Caso: Segundo comando de decisão; Muito usado para montagens de menus. Sintaxe: ... Selecione caso op caso op= "1" <comandos> caso op= "2" <comandos> Senão <comandos> Fimcaso Exemplo: 1. Monte os algorítimos de acordo com a tabela abaixo: OPÇÃO l FAZER 1. Cor l - Algoritmo cor escolhida 2. Sair l - Sair do programa Resolução: Inicio Defina op como caractere cor como caractere x como inteiro y como inteiro ms como inteiro clrscr() Mostre " PROGRAMA " Mostre "_________________" Mostre "1.[u]C[/u]or 2.Sair Receba op Selecione caso op caso op= "3" clrscr () sair () Caso op "1" ou "c" ou "C" Mostre "Escolha uma cor" Receba cor Mostre "Sua cor é: ", cor Pausa () Sair () Este é um exemplo mais complexo. Vocês vão se perguntar, mas o que é isto: clrscr() Isto é Clear Screen, limpar tela. No caso, quando usamos este comando a tela será limpada. Bom pessoal, é isto! Não teremos exercícios nestas próximas aulas. Espero que estejam gostando. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
felzan 64 Postado Março 28, 2011 Share Postado Março 28, 2011 (editado) Digamos que eu não sei do que você esta falando, o que é o caso...kkkk faça um sumário de links no final das aulas. ae qm ver sou aula nº5 podera procurar para entender do que se trata xD Mas todos os casos, sei que é lógica de programação, mas pra qual programa e lingugem? Aprendi(meia boca) Lógica com VisualG. Editado Março 28, 2011 por felzan Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
DiogoTemporario 91 Postado Março 29, 2011 Share Postado Março 29, 2011 Foda é saber se vai funcionar ou não o que você montar (você pode ver pela lógica se vai ou não, mas para revisarmos nossos próprio trabalhos somos péssimos, sempre deixamos passar algo) então o ideal seria saber os comandos básicos de uma linguagem pra acompanhar aulas assim. O comando caso, seria a mesma coisa que o comando se, usando "senão" no final, não? (caso,caso,senão)=(se,se,senão) | (if, if, else) Mas dá pra usar or, se a linguagem suportar (if or, else) Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Joinu 19 Postado Março 29, 2011 Share Postado Março 29, 2011 (editado) blablabla...O comando caso, seria a mesma coisa que o comando se, usando "senão" no final, não? (caso,caso,senão)=(se,se,senão) | (if, if, else) ...blablabla Não o comando caso deriva de linguagem para linguagem em vb eh select case valor case is="" case is ="" end select ja em c e as lingagens derivadas da sintaxe do c eh switch ( valor ) { case 1 : break; case alguma coisa : break; } essa função eh como se vc tivesse varias chaves de liga e desliga e soh liga uma delas caso seja verdadeiro a sua "pergunta" Editado Março 29, 2011 por joinu Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
DiogoTemporario 91 Postado Março 30, 2011 Share Postado Março 30, 2011 blablabla...O comando caso, seria a mesma coisa que o comando se, usando "senão" no final, não? (caso,caso,senão)=(se,se,senão) | (if, if, else) ...blablabla Não o comando caso deriva de linguagem para linguagem em vb eh select case valor case is="" case is ="" end select ja em c e as lingagens derivadas da sintaxe do c eh switch ( valor ) { case 1 : break; case alguma coisa : break; } essa função eh como se vc tivesse varias chaves de liga e desliga e soh liga uma delas caso seja verdadeiro a sua "pergunta" se é o que eu entendi, em python seria: def valor(): if valor < x: print valor, 'menor que', x break elif valor > x: print valor, 'maior que', x break else: print valor, 'igual a', x brake mas da tranquilamente pra usar if no lugar elif Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
joaohd 200 Postado Março 30, 2011 Share Postado Março 30, 2011 (editado) O conteúdo está muito bom. Só não entendi qual linguagem é essa... Eu uso o portugol na faculdade e uso o visualg para debbugar e executar. Ficaria assim, em portugol: Algoritmo "Comando Caso" Var op, cor : caracter x, y, ms : inteiro Inicio Escreval(" PROGRAMA ") Escreval("_________________") Escreval("1.Cor 2.Sair") Leia(op) Escolha op caso "1" Escreval("Escolha uma cor") Leia(cor) Escreval("Sua cor e ", cor) caso "2" Escreval("Encerrando programa.") outrocaso Escreval("Inválida. Encerrando programa.") Fimescolha Fimalgoritmo flw Editado Março 30, 2011 por apocarai Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Joinu 19 Postado Março 30, 2011 Share Postado Março 30, 2011 ... mas da tranquilamente pra usar if no lugar elif ... visualmente da sim eu acredito que tecnicamente ha uma diferença muito grande o que eu imagino que aconteça eh o seguinte if a>b then else if a<b then else if a=b then nesse caso o processador teve que executar varias X o if e analizar o valor para saber se estavac certo ou não se fosse no case eu tenho certeza que ele iria direto na resposta e isso deixaria a sua aplicação mais rapida... ps... não entendo de python =/ Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Kairion 3 Postado Março 31, 2011 Share Postado Março 31, 2011 @DiogoTemporario Nesse caso o IF (se-senão) e o CASE (caso) dariam na mesma. O comando CASE é mais útil para a criação de menus com opções, ou quando são necessárias poucas verificações, usa-se o CASE pra deixar mais compacto o código num geral. Mas num contexto geral, CASE é usado para menus. @apocarai O que acontece é que a sua faculdade optou por esta forma de ensinar portugol, através do algoritmo empregado no VisuAlg, porém, como o portugol não é uma linguagem propriamente dita, existem diversas variações. Eu, por exemplo, utilizo o Portugol IDE, que possui uma sintaxe diferente do VisuAlg, mas que na lógica possui a mesma essência. Porém, em meu curso os professores optaram por criar uma versão mais adaptada do portugol, já incluindo algumas particularidades da linguagem C (pois o caminho do curso é: Fluxograma > Algoritmo > Programa em C > Aprendizado de linguagens). Se for procurar programas de portugol, encontrará diversos, até um chamado G-Portugol, que cria uma linguagem a partir do portugol, com base em fundamentos da linguagem C se não me falha a memória. Abraços Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados