Diogo 29 Postado Abril 23, 2010 Share Postado Abril 23, 2010 (editado) Algoritmos Aula 2Variáveis, parte 1 Conteúdo Há quanto tempo! Nessa aula vamos falar das variáveis. Lembra daquele campo var que tinha no seu VisuAlg e eu disse que não usaríamos? Pois é, agora vamos usar. Eu poderia explicar de várias formas diferentes o que são variáveis, mas vou usar uma analogia que nunca vi antes: Variáveis são caixas. Como assim? Para que servem caixas? Para guardar coisas. Que tipo de coisas? Depende da caixa... Se for grande, cabe uma geladeira. Se for pequena, uma caneta. Pois é exatamente isso que são variáveis. Caixas de diferentes tamanhos. Ou, para ser mais exato, feitas para guardar diferentes itens. Quando você usa uma caixa? Quando você quer guardar a tal coisa para usar depois. E advinha só: você guarda valores nas variáveis para usar depois. Um exemplo: vari := 3 Nesse código, eu estou guardando o valor 3 dentro da variável de nome vari. O := serve pra isso. E quando quiser usar para exibir esse valor na tela, eu posso fazer, por exemplo... escreva(vari) Tcharam! Vai aparecer 3 na sua tela! Experimente em casa! algorito "primeira variavel" inicio vari := 3 escreva(vari) fimalgoritmo Cuidado com as aspas... Nesse caso não tem... ... ... Se você experimentou, percebeu que não funcionou. O programa vai te falar que tem um erro na linha X, com a explicação "Variável VARI não foi encontrada". Por que? Como eu disse, agora vamos usar aquela paradinha do var. Quando você vai usar uma caixa, você precisa antes de qualquer coisa, saber quais caixas tem à sua disposição. Você não vai pegar sua caneta, falar "CAIXA DE CANETA, CRIE-SE DO NADA", e uma caixa vai surgir. Antes você vai até onde quer que existam caixas e leva pra sua casa, e deixa separadinho em um local à específico, onde você pode olhar para saber quais caixas já tem e para que elas servem. Da mesma forma, você precisa dizer ao programa quais as variáveis você vai querer usar, sendo que as deixa separadas no tal do "var". var vari : inteiro Mas pera ae... Que inteiro é esse? Lembra que eu disse que cada caixa serve para guardar um determinado tipo de item? A caixa da geladeira, a caixa da caneta... Pois é, as variáveis também são assim. Quando você cria uma variável e seu programa é criado, ele reserva espaço na memória RAM do computador de acordo com o tipo da variável. Por exemplo, é óbvio que um texto de 20gb não vai caber dentro de um pendrive que só tem 1gb de capacidade de armazenamento. Da mesma forma, quando você diz que tal pedacinho na memória RAM é feito para receber um número inteiro, não dá pra colocar um texto de 40 caracteres ali dentro. Além disso, na próxima escrita do algoritmo, você trata variáveis diferentes de formas diferentes, cada uma tendo funções específicas que podem usar. Mas vamos falar de funções só mais para frente. Por enquanto, apenas é necessário saber que variáveis possuem tipos diferentes. AH! E alguns dos tipos. Antes, vamos testar o programa agora que estamos declarando a variável: algoritmo "sera que agora vai" var vari : inteiro inicio vari := 3 escreva(vari) fimalgoritmo Agora deu! E se eu quisesse guardar um texto dentro de uma variável? vari : caracter Perceba que os dois pontos, nesse caso, servem para separar o nome da variável do tipo dela. E como já disse, a isso se dá o nome de "declaração de variável". Bonito, né? Aí depois, em algum lugar entre o inicio e o fimalgoritmo... vari := "Textinho..." Perceba que nesse caso, assim como quando escrevíamos textos dentro do escreva, estamos usando aspas. Por que? Para o programa saber que aquilo se trata do tipo caracter, e poder fazer as operações de acordo. Aí você tá lá, escrevendo seu programa maroto, e manda um: var vari : inteiro inicio vari := 1.2 E PAN! Erro! Mas perceba que o próprio VisuAlg te ajuda, dizendo que você tá querendo guardar um REAL dentro de um INTEIRO. Você pode usar essa "técnica" no VisuAlg para descobrir o tipo de variáveis que você desconhece (apesar de eu achar que todas já estão aqui...) Agora um exemplo grande: algoritmo "exemplao" var meuInteiro : inteiro meuReal : real meuTexto : caracter inicio meuInteiro := 10 meuReal := 3.2 meuTexto := "Esse é meu textinho" escreva(meuINTEIrO, mEuReAl, MEUTextO) fimalgoritmo Tá, não é grande, era só terrorismo psicológico. Perceba que podemos usar a , dentro do escreva para escrever coisas diferentes ao mesmo tempo, sem precisar usar várias linhas. Perceba também que as variáveis estão escritas de maneiras diferentes. Na declaração das variáveis, elas são escritas usando a técnica "Camel Case". Nessa técnica, a primeira letra é minúscula, as palavras são coladas umas nas outras, e a partir da segunda, a primeira letra de cada palavra é em letra maiúscula. Por exemplo: Transcrevendo "O rato roeu a roupa do rei de Roma" para o nome de uma variável em Camel Case, fica: oRatoRoeuARoupaDoReiDeRoma Em variáveis de nome grande, fica difícil a leitura. Há também a técnica que usa underline para separar as palavras, e escreve-se tudo em letra minúscula: o_rato_roeu_a_roupa_do_rei_de_roma Para variáveis de nome grande, facilita a leitura, mas não se deve usar nomes tão grandes... Voltando ao assunto, na declaração das variáveis eu usei Camel Case. Mas depois, escrevi elas de formas diferentes, misturando letras maiúsculas e minúsculas ao meu bel prazer. No VisuAlg isso não é problema, pois é uma linguagem "Insensível ao caso" - tradução porca de not case sensitive. Ou seja, tanto faz como você escreve, com letra maiúscula ou minúscula, desde que as letras sejam as mesmas. Mas várias outras linguagens não são assim, então é melhor escolher uma técnica de escrita de nomes de variáveis e usar sempre. Várias linguagens convencionam usar determinada forma de escrita. Isso é, a empresa que desenvolve a linguagem fala que é melhor pro mundo se todos os programadores usarem aquela forma. O Java, por exemplo, convenciona o uso do Camel Case. Isso facilita, pois se você treina sempre escrevendo de certa forma, quando vai ler ou mexer no código de outra pessoa, seus olhos já estão treinados. E por hoje é só. Exercícios 1. Transcreva as frases abaixo para nomes de variáveis usando Camel Case primeiro e "underlines" depois. a) O VaL é lindo b) EU gosto muito do VaL c) O mundo é muito mais lindo com o VaL 2. Para que serve o "var" no VisuAlg? (Responda da "maneira bonita") 3. Descreva com suas palavras para que serve uma variável. 4. Faça o que se pede: a) Escreva um algoritmo que declare uma variável para números inteiros, outra para números com vírgula, e outra para texto; b) Usando o resultado da letra A, passe os valores 21, "Diogo" e 9.9 para as variáveis corretas. c) Usando o resultado da letra B, faça o algoritmo escrever "O Diogo tem 21 anos e é muito legal. Essa aula foi nota 9.9!" Respostas: 1. a) oValELindo o_val_e_lindo b) euGostoMuitoDoVal eu_gosto_mundo_do_val c) oMundoEMuitoMaisLindoComOVal o_mundo_e_muito_mais_lindo_com_o_val 2. Para declarar variáveis 3. Resposta pessoal - sem gabarito. 4. a) algoritmo "meu algoritmo" var idade : inteiro nota : real nome : caracter inicio fimalgoritmo Obs.: Os nomes das variáveis e ordem de declaração não precisam ser as mesmas b) algoritmo "meu algoritmo" var idade : inteiro nota : real nome : caracter inicio idade := 21 nota := 9.9 nome := "Diogo" fimalgoritmo c) algoritmo "meu algoritmo" var idade : inteiro nota : real nome : caracter inicio idade := 21 nota := 9.9 nome := "Diogo" escreva("O " , nome , " tem " , idade , " e é muito legal. Essa aula foi nota " , nota , "!") fimalgoritmo Editado Abril 23, 2010 por Diogo Link para o comentário https://xtibia.com/forum/topic/131395-aprendendo-algoritmos-2/ Compartilhar em outros sites More sharing options...
joaohd 200 Postado Abril 23, 2010 Share Postado Abril 23, 2010 Muito boa a aula. Recomenda alguma apostila / algo que me ajude a entender mais profundamente? Iniciarei algoritmos no próximo mês e quero aprender um pouco da logica usando o portugol. flw Link para o comentário https://xtibia.com/forum/topic/131395-aprendendo-algoritmos-2/#findComment-866466 Compartilhar em outros sites More sharing options...
XJhoow 27 Postado Maio 28, 2010 Share Postado Maio 28, 2010 já brinquei uma cara com isso ai, fiz até um sisteminha pra saber o preço com o se ... escreva (o preço é) ;p Link para o comentário https://xtibia.com/forum/topic/131395-aprendendo-algoritmos-2/#findComment-881643 Compartilhar em outros sites More sharing options...
moskitinho 164 Postado Maio 28, 2010 Share Postado Maio 28, 2010 Li aqui apesar de não processar todos os dados porque neuronios não funcionão agora... Eu gostei amanhã eu baixo o programa e vou ver se consigo, parabéns Val e valeu aê :smile_positivo: Link para o comentário https://xtibia.com/forum/topic/131395-aprendendo-algoritmos-2/#findComment-881648 Compartilhar em outros sites More sharing options...
sloanbr 0 Postado Outubro 3, 2010 Share Postado Outubro 3, 2010 q programa ? Link para o comentário https://xtibia.com/forum/topic/131395-aprendendo-algoritmos-2/#findComment-941232 Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados