CreatureScripts = São scripts que serão ativados após uma determinada ação criada pelo monstro ou personagem. Essas ações são determinadas como funções. Existem varias funções utilizadas para a criação de creaturescripts e estas são:
onDeath(cid, corpse, killer)-- que é executada ao morrer.
onPrepareDeath(cid, lastHitKiller, mostDamageKiller) -- semelhante a onDeath.
onAttack(cid, target) -- executa ao atacar.
onCombat(cid, target) -- semelhante ao onAttack.
onLogin(cid) -- executa ao logar.
onLook(cid, thing, position, lookDistance) -- executa ao dar look.
onAdvance(cid, skill, oldLevel, newLevel) -- executa ao upar skills/levels.
onStatsChange(cid, attacker, type, combat, value) -- executa ao perder ou ganhar life/mana/condições.
onLogout(cid) -- executa ao deslogar.
onKill(cid, target, lastHit) -- executa ao matar.
onThink(cid, interval) -- executa em determinado tempo.
onJoinChannel(cid, channelId, users) -- executa ao entrar em um chat.
onReceiveMail(cid, sender, item, openBox) -- executa ao receber um parcel/carta.
onReportBug(cid, comment) -- executa ao reportar bug.
Para criar esse tipo de script, primeiramente vai na pasta data/creaturescripts/scripts e duplica um arquivo e salve com "nomedesejado";
Agora você vai determinar que função você vai precisar para criação do seu script. Para exemplo vou usar a função "onAdvance"(ao upar).
Neste exemplo, quando o player upar level 100 ele irá ganhar 1kk:
1 function onAdvance(cid, skill, oldLevel, newLevel)
2 if (getPlayerLevel(cid) == 100) then
3 doPlayerAddItem(cid, 2160, 100)
4 doPlayerSendTextMessage(cid, MESSAGE_EVENT_ADVANCE, "Parabéns, você ganhou 1kk por atingir level 100!")
5 doSendMagicEffect(getCreaturePosition(cid), 30)
6 end
7 return true
8 end
Numerei as linhas para melhor entendimento, nos seus scripts vocês não devem numerar.
linha 1 = Inicio da função onAdvance, essa linha recebe algumas informações do player que upou, como seu cid, seus skills o velho level e o novo level. Obs: cid = creature id, numero de identificação do player/monstro.
linha 2 = Inicia-se um if onde verifica se o level do player é igual a 100. Se for verdadeiro, o script executa as linhas 3,4 e 5, senão pula direto a linha 6.
linha 3 = Adiciona 100 itens com o id 2160 ao player.
linha 4 = Manda uma mensagem parabenizando o player.
linha 5 = Solta o efeito de numero 30, na posição em que o player esta.
linha 6 = Finaliza a verificação do if.
linha 7 = Retorna verdadeiro. Obs: sempre é necessario ela linha no final de seu código.
linha 8 = Finaliza a função onAdvance.
Por fim para funcionamento do seu script é necessario adicionar 2 tags:
1º- No "data/creaturescripts/creaturescripts.xml"
2º- No arquivo "data/creaturescripts/scripts/login.lua", Obs: se o script que você for fazer for de função onLogin, não precisa adicionar a segunda tag.
1º Tag: Vai em data/creaturescripts/creaturescripts.xml e cole a tag:
<event type="advance" name="QualquerNome" event="script" value="nomedesejado.lua"/>
O type="" , será o nome da função de seu script após a palavra "on" e sempre tudo em minusculo.
O name="", use qualquer nome porem esse nome vai ser usado para registrar no script onLogin na tag2.
O value="", é o nome com qual você salvou seu script.
Agora em data/creaturescripts/scripts/login.lua, sempre antes do último return true:
registerCreatureEvent(cid, "QualquerNome")
QualquerNome é o name que você adicionou na tag1 do creaturescripts.xml.
Acho que é isso aew, espero ter ajudado a galera que esta iniciando.
Dica para criação de scripts:
Para melhor edição e organização use Notepad++: http://www.baixaki.c...ad/notepad-.htm
Sempre usar uma lista de funções como apoio: http://www.xtibia.co...sta-de-funcoes/
E sempre pesquise por scripts prontos e tutoriais para ter uma base.
Na última parte faltou um "end" era pra estar assim:
---Piccolo---
if getPlayerVocation(cid) == 378 then
if getPlayerLevel(cid) >= 450 then
doPlayerSetVocation(cid,407)
doSetCreatureOutfit(cid, piccolo, -1)
addEvent(trans,ext,cid)
doSendMagicEffect(getPlayerPosition(cid), 233)
else
doPlayerSendCancel(cid, "You need 450 level to first transform")
doSendMagicEffect(getPlayerPosition(cid), 2)
end
elseif getPlayerVocation(cid) == 407 then
if getPlayerLevel(cid) >= 600 then
doPlayerSetVocation(cid,408)
addEvent(trans1,ext,cid)
doSendMagicEffect(getPlayerPosition(cid), 33)
doSetCreatureOutfit(cid, piccolo1, -1)
else
doPlayerSendCancel(cid, "You need 600 level to next transform")
doSendMagicEffect(getPlayerPosition(cid), 2)
end
elseif getPlayerVocation(cid) == 408 then
if getPlayerLevel(cid) >= 850 then
doPlayerSetVocation(cid,409)
addEvent(trans2,ext,cid)
doSendMagicEffect(getPlayerPosition(cid), 18)
doSetCreatureOutfit(cid, piccolo2, -1)
else
doPlayerSendCancel(cid, "You need 850 level to next transform")
doSendMagicEffect(getPlayerPosition(cid), 2)
end
end