Ir para conteúdo

Dezon

Campones
  • Total de itens

    11
  • Registro em

  • Última visita

Histórico de Reputação

  1. Upvote
    Dezon deu reputação a sejameuamigo em ◄ Life Fountain ►   
    Nome: Life Fountain
    Versão Testada: 8.54
    Descrição: Você vai ganhando 'x' vida (sem poder se mover), quando sua vida chega no máximo o script para. Caso você logue, para evitar bugs, há um creature event que bloqueia que continue healando, e mude o storage.
     
    Code:
    Creature Scripts:
     
     
    Actions:
     
     
     
    Observação: Se o player logar no meio do script, vai aparecer um erro no console que não conseguiu achar o player e healar ele. Não muda nada.
     
    Gostou? Rep+
    Não Gostou? Rep+
  2. Upvote
    Dezon recebeu reputação de dzozio12 em Tutorial Php 3   
    Ola galera!
     
    Estou de volta com mais uma aulinha básica de PHP para ajudar aqueles que querem aprender a programar usando PHP, lembrando que é necessário um conhecimento mínimo de HTML, CSS, Lógica e Sistemas Operacionais (para navegação entre pastas, insalações, etc).
     
    Como eu falei na última aula, vou falar sobre o MySQL: criação de database, criar table, comandos select, update, delete, etc, vou mostrar o uso do MySQL com o PHP e vou demonstrar com algumas fotos as sintaxes e já vou dar dicas para o melhor aproveitamento de quem ler esse tópico!
     
    Mãos à massa!!!
     
    MySQL:
    O MySQL é um Banco de dados que pode ser usado com vários tipos de aplicações: ASP, ASP.Net, PHP, JSP, etc, pode ser usado também por aplicações desktop por meio de sistemas desenvolvidos em VB6, VB.net, C, C++, C#, J#, etc, portanto é um banco de dados que roda em várias plataformas.
     
    É leve, muito bom, robusto e fácil de se usar, geralmente a programação PHP junto com o MySQL você irá usar um front para administrar os bancos de dados chamado de PHPMYADMIN, que se você está companhando as aulas desde a primeira, você verá que tem um link para o programa chamado VertrigoServ que por acaso já vem com o PHPMYADMIN, porém, se você estiver usando um outro servidor diferente, você também vai ter a opção de usar o programa.
     
    - Instalação:
    Caso você não tenha um front em seu PC para administrar o MySQL, você poderá baixar o VertrigoServ, Wamp ou Xampp.
     
    - Acessar o PHPMYADMIN:
    Vou usar como exemplo o VertrigoServ, mesmo que eu estou usando o Linux mas tudo que eu for fazer é igual no windows e mesmo assim se existir dúvidas podem postar que eu estou monitorando os posts das aulas para não haver problemas.
    Para acessar o Front é só você acessar o seguinte endereço: http://localhost/phpmyadmin, vocẽ verá uma tela parecida com essa:
    Se vocẽ estiver usando o VertrigoServ, o usuário é root e a senha é vertrigo, portanto, digite em seus respectivos campos para acessar o front e dar início à administração dos seus bancos de dados.
    Depois de logado no PHPMYADMIN, você terá algo como essa tela aqui:
    Ok, agora você já está logado, já está vendo a tela principal e como normalmente acontece você não entenderá nada, mas não se assuste essas coisas ai vocẽ com o tempo vai entender e vai se familiarizar com todos os botões, links, nomes, etc, agora, se preocupe apenas em aprender o uso correto do MySQL e do PHPMYADMIN para você poder começar a criar seus sites de forma correta e perfeita.
     
    Criando o primeiro banco de dados
    Vamos agora criar um banco de dados para que a gente possa começar interagir o PHP com o MySQL.
    A criação é bem simples, nada de um bixo de 7 cabeças não, na sua tela principal existe um campo chamado Criar novo banco de dados, nesse campo você coloca o nome do banco de dados à ser criado, como exemplo vamos criar um chamado noticias.
    - DICA: Não use acentuação, potos ou vírgulas
     
    Ao criar o banco de dados você verá que a sua tela aparecerá desta forma: , mostrando que seu banco de dados foi criado com sucesso, agora o próximo passo é criar a ou as tabelas que serão responsáveis por guardar os dados inseridos no seu banco de dados noticias.
     
    O procedimento de criação de uma table é relativamente simples, a única coisa que pega aqui é que dependendo da quantidade de campos que sua table tenha, você terá que configurar a criação da nova table, vamos ver como é que funciona isso na prática?
     
    1. Dê um clique no seu banco de dados no lado esquerdo da sua tela, onde está escrito o nome, no nosso caso noticias;
    2. Agora repare que você tem um campo para criar a nova table: Criar nova tabela no banco de dados noticias, nesse campo, você vai colocar o nome da sua nova tabela, vamos colocar ultimas_noticias, agora, no campo Número de arquivos você vai colocar a quantidade de campos da tabela, por exemplo, a que estamos criando terá 4 campos sendo: id, titulo, data e texto.
    Nesta tela nova que apareceu você terá os 4 campos que correspondem aos quatro campos que nós selecionamos no Número de arquivos.
     
    Veja as fotos:

     
    Configurado da forma que está mostrando nas telas à cima, vamos clicar no botão Salvar como está na foto:
    Nosso banco de dados está criado e agora sim podemos começar a estudar as funções básicas e principais do PHP para integrar ele com o MySQL.
     
    PHP e MySQL, o início
    Bom, à cima nós vimos um pouquinho de como criar um banco de dados, criar uma tabela e deixar tudo certinho para a utilização do banco de dados criado com o PHP.
    Vamos falar das principais funções para passarmos depois para os exemplos práticos de conexão, seleção de banco de dados, queries, etc.
     
    Funções básicas PHP para MySQL
    Existem diversas funções MySQL no PHP, porém, creio que algumas para alguns sistemas e sites não há a necessidade de usá-las e outras eu também não conheço o suficiente para passar para vocês, portanto eu vou passar as principais que são mais usadas.
     
    1. Função mysql_connect()
    - Essa função creio que seja a principal no uso do MySQL com o PHP, se você analisar o nome desta função, você já terá por base o que ela faz; conectar-se ao MySQL atravéz do PHP, seu uso é simples, exemplo:
    <?php mysql_connect("servidor", "usuario", "senha"); ?>
     
    2. Função mysql_select_db()
    - Essa outra função também é indispensável para a conexão com o MySQL, tendo em vista que ela é responsável em selecionar o banco de dados que vamos usar em nossa integração, seu uso também é muito simples, exemplo:
    <?php mysql_select_db("nome_do_banco"); ?>
     
    3. Função mysql_query()
    - A função responsável em realizar comandos mysql atravéz do php é essa, portanto é indispensável você conhecer essa função, ela é super simples de usar também, lembrando que para qualquer atividade com banco de dados, é necessário que você tenha o mínimo de conhecimento em SQL (não o SQL Server mas sim comandos de sql), exemplo de uso:
    <?php mysql_query("select * from tabela"); ?>
     
    4. Função mysql_num_rows()
    - Esta função, ela conta o número de registros retornado por uma execução de uma query no banco de dados, um exemplo é, se você usar o comando na função 3., você terá um resultado, se você precisa contar quantos cadastros existem atualmente, você pode usar a função mysql_num_rows() que retorna a quantidade dos registros, exemplo:

    <?php $query = mysql_query("select * from tabela"); //lembrando que $query é uma variável que nela foi setada o retorno da consulta com a função mysql_query $quantidade = mysql_num_rows($query); ?>
     
    5. Função mysql_fetch_array()
    - Essa função é muito utilizada para mostrar, tabelar, pegar e etc registros que vem de uma consulta no banco de dados, exemplo prático:

    <?php $query = mysql_query("select * from tabela"); // vou usar essa função junto ao comando while while($linhas = mysql_fetch_array($query)){// aqui eu crio a variável $linhas como uma array dos resultados vindo da consulta $query junto ao retorno dos dados da função aqui discutida echo $linhas['campo1'], "<br />"; echo $linhas['campo2'], "<br />"; etc... } ?>
    Outro exemplo agora no usando uma consulta para que seja retornado só um registro:

    <?php $query = mysql_query("select * from tabela where id = 1");//no nosso caso, o id é único então nunca existirá um registro com id igual, portanto, será só 1 registro ou 0 caso não exista $linhas = mysql_fetch_array($query); echo $linhas['campo1'], '-', $linhas['campo2'];//ai vai da necessidade ?>
     
    Veja agora umas fotos de exemplos que eu criei para mostrar algumas interações com o MySQL usando o PHP:



     
    Bom galera por hoje é só, em breve eu volto para falar mais coisas do MySQL com PHP e vou trazer exemplos práticos para que vocês possam desenvolver tranquilamente seus sites e sistemas.
     
    Espero que novamente eu tenha ajudado alguém em seu aprendizado!
     
    Um abraço!
  3. Upvote
    Dezon recebeu reputação de Kydrai em Tutorial Php Aula 2   
    Bom galera,
     
    Vamos para mais uma aulinha de PHP tratando-se de coisas básicas mas fundamentais para o bom desenvolvimento.
    Hoje vou falar de constantes e algumas boas funções.
     
    Constantes:
    As constantes são iguais as variáveis, porém, sua única diferença é que seus valores não podem ser alterados.
    Sua definição é simples
    <?php define('nome_da_variavel', 'valor_da_variavel'); ?> e seu uso também é fácil:
    <?php echo nome_da_variavel; ?> .
    As constantes são variáveis muito úteis quando queremos organizar nosso código e fazer por exemplo um arquivo para ter nele as variáveis que não serão mudadas porém serão utilizadas em várias partes do sistema.
     
    Agora você não sabe se uma constante foi definida e precisa saber isso para fazer uma função, você tem uma função para checar se está ou não definida:
    <?php echo (defined('teste') ? 'definido' : 'não definido'); ?> , esse código deve retornar true se a constante foi definida e false caso ela não foi definida mostrado pela mensagem definido(true) ou não definido(false).
    Estruturas de controles:
    Agora vou falar um pouco de estruturas de controles que são os comandos que sem eles praticamente você não irá programar em PHP, estou falando dos comandos if, switch, while, etc, então vamos lá!
    If, else, elseif:
    O if é a estrutura de controle mais usada em PHP e também em quase todas as outras linguagens de programação, é uma estrutura que você checa vários valores de várias coisas em PHP, você pode checar se uma variável tem valor ou não, se uma constante foi definida ou não, se foi passado algum valor ou não de um GET, etc.Sua sintaxe é muito fácil, basicamente consiste em:

    <?php if(qualquer_coisa){ comando1... comando2... } ?>
     
    Um exemplo prático do que já foi falado:

    <?php if(defined('nome_da_constante')){ echo 'ok, a constante foi definida'; }else{ echo 'desculpe, a constante não foi definida'; } ?>
     

    <?php define('autor','dezon'); if(defined('autor')){ echo 'ok, a constante foi definida'; }elseif(autor == 'dezon'){ echo 'a constante está com um valor correto'; }else{ echo 'a constante não foi definida'; } ?>
     
    While:
    O laço while é usado para fazer uma repetição de checagens enquanto existem valores, exemplo:

    <?php $valor = 10; $x = 1; while($x <= $valor){ echo 'O valor atual é de: ', $x, '<br />'; $x++; } ?>
     
    For:
    Esse comando ele é usado para que um determinado processo possa ser feito várias vezes, sua sintaxe também é bem simples e fácil:

    <?php for(inicio, fim, incremento){ comando... } ?>
     
    Exemplo de uso:

    <?php for($i = 0, $i < 100, $i++){ echo 'O valor atual é de: ', $i, '<br />'; } ?>
     
    Switch:
    O PHP tem um comando interno de seleção múltipla, switch, que testa sucessivamente o valor de uma expressão contra uma lista de constantes inteiras ou de caracteres. Quando o valor coincide, os comandos associados àquela constante são executados.
    A sintaxe desse comando é a seguinte:

    <?php $valor = 10; switch($valor){ case 0: echo 'O valor é 0'; break; case 5: echo 'O valor é 5'; break; case 10: echo 'O valor é 10'; break; } ?>
     
    Funções (function)
    Agora vamos falar um pouco sobre a criação de funções para a melhor construção de sistemas, sites, etc.
     
    As funções são muito utilizadas quando precisamos fazer blocos de códigos organizados e de forma funcional, existem muitos programadores que ao invéz de criar essas funções e mantêr os blocos de códigos organizados, eles fazem tudo dentro de arquivos sempre sujando o código e fazendo com que o sistema ou site fique lento, com má funcionamento, etc.
     
    Você ainda pode usar funções não só para mantêr os blocos de códigos organizados e funcionais mas também pode usar e passar parâmetros para estas funções deixando-as mais funcionais e dinâmicas.
     
    Exemplos:

    <?php function imprime_texto(){ //função simples return "Olá isso é um texto da função imprime_texto()"; } echo imprime_texto(); ?>
     

    <?php function imprime_texto2($texto){ //função com parâmetro return "Você passou o valor de: " . $texto; } echo imprime_texto2("parâmetro passado!!! =D"); ?>
    Comandos de controle para a página de HTML e encriptação
    Você já deve ter visto alguma coisa de um e-mail com os caractéres estranhos ou você já viu uma url mais ou menos assim: pagina.php?texto=nome+da+variavel.
    Existem várias funções e comandos para o tratamento de exibição de códigos em páginas de HTML.
    Vou passar alguns deles e de quebra um pouco de encriptação do PHP.
     
    Alguma vez você recebeu um e-mail e o corpo dele veio cheio de coisa estranha não dando para lêr o conteúdo?
    Pois é, isso é devido ao cabeçalho em que foi enviado não coincidir com o e-mail.
    Ao enviar e-mails usando o PHP por padrão ele envia com o cabeçalho UTF-8, porém, existem e-mails configurados para outros tipos de cabeçalhos como por exemplo o do brasil que é ISO-8859-1 isso faz por exemplo os acentos serem utilizados com códigos especiais.
    Exemplo disso é que em UTF-8 a palavra não é diferente que em ISO-8859-1 que fica não, percebeu que ficou bem diferente?
     
    Bom para corrigir esse erro que na realidade não é erro, podemos usar um comando bem interessante que é o utf8_encode ou utf8_decode.
    Vou mostrar 2 exemplos que vai te mostrar oque pode ser feito com esses comandos:

    <?php $texto = 'João Vitor'; echo 'utf8_encode: ', utf8_encode($texto); echo '<br />'; echo 'utf8_decode: ', utf8_decode($texto); echo '<br />'; echo 'Texto original: ', $texto; ?>
     
    URLENCODE e URLDECODE:
    Ao passar parâmetros por método GET, precisamos ter alguns cuidados tais como tratar uma palavra ou frade como URL, portante, para fazer isso você pode usar os comandos urlencode (para codificar) e urldecode(para decodificar) a palavra ou frase à ser passada, exemplo:
     

    <?php $original = 'é que eu gosto de açúcar'; $codificado = urlencode($original); $decodificado = urldecode($codificado); echo 'Original: ', $original, '<br />'; echo 'Codificado: ', $codificado, '<br />'; echo 'Decodificado: ', $decodificado, '<br />'; ?>
     
    Encriptação usando base64
    Esse tipo de encriptação é pouco usada pois é fácil fácil decodificada por qualquer pessoa, ou seja, se usarmos para codificar uma senha, se algum hacker invadir um banco de dados ele fácil fácil decodifica essas senhas e faz o que quiser, porém, eu particularmente uso muito para "esconder" algumas coisas no php para dificultar ataques, por exemplo, ao passar algum valor por modo GET eu posso usar ele para "esconder" o valor.
     
    Exemplos:

    <?php $original = 'Dezon'; $codificado = base64_encode($original); $decodificado = base64_decode($codificado); echo 'Original: ',$original, '<br />'; echo 'Codificado: ',$codificado, '<br />'; echo 'Decodificado: ',$decodificado, '<br />'; ?>
     
    Bom galera por hoje é só, na próxima aula eu vou falar sobre MySQL!!
     
    Espero que estas aulas tenha ajudado a vocês!
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...