godpikkeno 0 Postado Setembro 25, 2007 Share Postado Setembro 25, 2007 (editado) ______________________________ edit: as imagens tão meio escuras mas a maquina n é tão boa no flash... e não reparem no chão... que fiz no chão aqui do lado do computador =) Qualquer coisa me pergunte O potenciometro pode se encontrar em loja qualquer de eletronica... se axa em todo lugar =) ______________________________ No tutorial que vou mostrar, eu vo ensinar a controlar a velocidade da ventoinha, gastando menos de 15 reais (para cada ventoinha) Materiais • 1 Potenciômetro de 100 ohms linear de 5 watts (também chamado de potenciômetro de fio) • 1m de fio de qualquer tamanho • 1 ventoinha de qualquer rotação (img 1) Ferramentas • Furadeira • Ponta de aço rápido (ver tamanho no 5º passo) • Fita isolante (img 2) 1º passo : Corte o fio de energia de sua ventoinha a ser modificada (img 3) 2º passo : Corte 3 pedaços de fio, um grande(30cm), um médio(20cm) e um pequeno(3cm) # desencape os 3 pedaços de fio na ponta, mas não desencape totalmente o pedaço pequeno (img 4) 3º passo : Acople o pedaço de fio grande à parte do fio de energia da ventoinha que está ligado a ventoinha e o pedaço de fio médio no pedaço de fio que está ligado no molex (img 5) # logo em seguida encape as ligações (img 6) 4º passo : faça a seguinte ligação de fios no potenciômetro (fio da fan: meio) (fio do molex : canto esquerdo) (img 7) # o fio de 3cm faz uma ligação entre o do canto direito e o central 5º passo : Com a furadeira faça um furo em uma das baia de seu gabinete de um tamanho que passe pela rosca, mas que não passe do tamanho da porca que vem junto com o potenciômetro (img 8) (img 9) OBS: eu já vi alguns potenciômetros de mesma potencia com tamanhos diferentes, por isso não especifiquei um tamanho 6º passo : prenda seu potenciômetro na baia que você acabou de furar # para não ter que passar com cooler pela pequena entrada da baia, passe a baia por dentro do computador, e fixe-a .(img 10) (img 11) Editado Setembro 25, 2007 por godpikkeno Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
upking 14 Postado Setembro 25, 2007 Share Postado Setembro 25, 2007 boa mas isso pode ser feito através de software também depende da placa mae meu cooler vai de 2500 a 6000 RPM depende da temp do meu processador configurei isso pela placa mae Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
godpikkeno 0 Postado Setembro 27, 2007 Autor Share Postado Setembro 27, 2007 isso é mto dependente de placa mãe e de que software voce tem e é rarissississimo axar um que n seja trial ou pago... Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
upking 14 Postado Setembro 27, 2007 Share Postado Setembro 27, 2007 god eh como eu disse depende da placa mae mas pra alterar a rotação por software tem alguns de graça por ai que dao conta do recado mas eu ainda aconselho sempre dexar no max ou em automatico pela placa mae Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
~~GM Waleker~~ 2 Postado Setembro 27, 2007 Share Postado Setembro 27, 2007 Sinceramente ,acho que não conseguiria fazer isso. Isso é nível tec. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados