Refe 320 Postado Julho 27, 2018 Share Postado Julho 27, 2018 (editado) Bom, eu vou tentar trazer semanalmente umas dicas de programação, começando com LUA de após fechar todas as dicas eu irei começar o central de aprendizado em c++. Hoje, sendo a primeira "aula" eu irei explicar os desvios condicionais, que são: If else elseif Como utilizar IF? Basicamente, o "if" se trata de uma condição, sendo utilizado da seguinte forma: if <condição> then Como exemplo, irei fazer um desvio caso o nível do jogador seja maior ou igual a 15: if player:getLevel() >= 15 then Após isto, deve se colocar oque o script irá realizar caso a condição seja satisfeita. No exemplo a seguir ele irá printar para o console o nível do jogador: if player:getLevel() >= 15 then print(player:getLevel()) end Else e Elseif: caso condição não seja satisfeita Digamos que no script anterior eu queria que caso a condição não seja satisfeita o console printe "no", eu posso fazer com ajuda do "else": if player:getLevel() >= 15 then print(player:getLevel()) else print('no') end O elseif é mais "complexo", por exemplo: ele nega a condição anterior e adiciona uma nova condição. Quero que de acordo com o nome do jogador ele printe uma informação como exemplo: if player:getName() =="Refe" then print('feio') elseif player:getName() == "Sone" then print('lindo') elseif player:getName() == "Frenvius" then print('feio') end Resumo das dicas: If: Usado para adicionar uma condiçãoElse: Nega a condição anterior, ou caso ela não seja satisfeita Elseif: Nega a condição anterior e adiciona uma nova condição. Editado Julho 27, 2018 por Danny0 Ayron5, raulcdj, Kobrakt e 2 outros reagiu a isso 4 1 Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
raulcdj 3 Postado Março 13, 2021 Share Postado Março 13, 2021 Em 27/07/2018 em 11:12, Refe disse: Bom, eu vou tentar trazer semanalmente umas dicas de programação, começando com LUA de após fechar todas as dicas eu irei começar o central de aprendizado em c++. Hoje, sendo a primeira "aula" eu irei explicar os desvios condicionais, que são: If else elseif Como utilizar IF? Basicamente, o "if" se trata de uma condição, sendo utilizado da seguinte forma: if <condição> then Como exemplo, irei fazer um desvio caso o nível do jogador seja maior ou igual a 15: if player:getLevel() >= 15 then Após isto, deve se colocar oque o script irá realizar caso a condição seja satisfeita. No exemplo a seguir ele irá printar para o console o nível do jogador: if player:getLevel() >= 15 then print(player:getLevel()) end Else e Elseif: caso condição não seja satisfeita Digamos que no script anterior eu queria que caso a condição não seja satisfeita o console printe "no", eu posso fazer com ajuda do "else": if player:getLevel() >= 15 then print(player:getLevel()) else print('no') end O elseif é mais "complexo", por exemplo: ele nega a condição anterior e adiciona uma nova condição. Quero que de acordo com o nome do jogador ele printe uma informação como exemplo: if player:getName() =="Refe" then print('feio') elseif player:getName() == "Sone" then print('lindo') elseif player:getName() == "Frenvius" then print('feio') end Resumo das dicas: If: Usado para adicionar uma condiçãoElse: Nega a condição anterior, ou caso ela não seja satisfeita Elseif: Nega a condição anterior e adiciona uma nova condição. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados