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Extensions RME #1 (Grounds)


SamueLGuedes

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fsFFfBb.png

Introdução

 

"Extensions, traduzindo para o português, Extensões; faz referência ao uso do auto-magic,

que por via dos scripts existentes na pasta DATA/VERSÃO pode ser entendido de várias maneiras: Esses scripts, além de definir a existência do AA,

funcionam como uma citação de itens registrados em uma paleta específica e/ou conjunto de itens pré montados, com o objetivo de:
• Organizar, para que itens sejam facilmente encontrados;
• Tornar prático o manuseio de itens que requerem montagem e/ou facilitar a aplicação desses itens." @@Daniel

 

Extensions funciona de certo modo, para organizar todos os IDs de items no RME, como Walls / Grounds / Items em Geral,

facilitando o seu manuseio, e evitando perca de tempo em procurar tal ID.

No RME já estão disponiveis várias extensions onde estão separados por Pallete / TileSet, EX: Terrain Pallete, que contém TileSets como: Cave, Nature, Roofs, Snow, Stairs, Town. ou também Doodad Pallete, que mistura TileSets para estruturas em geral. e assim por diante.

 

Hoje irei ensinar a como adicionar grounds em seu RME, de maneira facil e simples.

 

d1Ysvym.png

  Criação da Ground

 

Primeiro, escolha o ground desejado, pegarei como exemplo o ID: 4526 (Grass) Q8Ybtm2.png . na pasta do RME, vá em Data/Versão (a pasta da versão desejada), e procure por Grounds.xml. iremos pegar um ground já criado, como por exemplo:

 

 



<brush name="dried grass" type="ground" server_lookid="8326" z-order="3530">

        <item id="8326" chance="2500"/>

       

        <border align="outer" id="128"/>
<border align="inner" to="none" id="1"/>

    </brush>

 

 

Legenda:

 

  • Brush Name: Nome do ground que irá adicionar, no caso colocaremos Grass.
  • type: tipo do item, que no caso é ground
  • server_lookid: o ID do Item que ficara a amostra no RME
  • z-order: No tibia, z é o algaritmo utilizado para representar altura, ou andar. No map editor, funciona como sobreposição: O Ground que possuir o z-order maior, será o ground que terá suas bordas sobre os grounds com z-order menor.
  • Item ID: aqui você irá adicionar o item que desejado, no caso 4526, caso queira que ele adicione mais grounds, basta adicionar mais uma linha ficando:
<item id="4526" chance="2500"/>
<item id="4527" chance="2500"/>
  • Chance: a chance que tem de a randomização dos grounds colocar o ID no mapa (utilizado para grounds com mais de uma sprite)
  • Border Align "Outer": ID da borda da ground 4526 (iremos ver no proximo passo) hBInf7G.png
  • Border Align "Inner": caso coloque o ground onde não tenha nada em volta, ficara com o ID da borda padrão 1 "mountain edge border". e3qxNdW.png

 

por fim, no script ficará assim:

 

 



<brush name="grass" type="ground" server_lookid="4526" z-order="3500">
        <item id="4526" chance="2500"/>
        <item id="4527" chance="10"/>
        <item id="4528" chance="25"/>
        <item id="4529" chance="25"/>
        <item id="4530" chance="25"/>
        <item id="4531" chance="25"/>
        <item id="4532" chance="25"/>
        <item id="4533" chance="25"/>
        <item id="4534" chance="15"/>
        <item id="4535" chance="25"/>
        <item id="4536" chance="25"/>
        <item id="4537" chance="25"/>
        <item id="4538" chance="20"/>
        <item id="4539" chance="20"/>
        <item id="4540" chance="20"/>
        <item id="4541" chance="20"/>
        <item id="470" chance="0"/>
        
        <border align="outer" id="2"/>
        <border align="inner" to="none" id="1"/>
    </brush>

 

 

 

note que tem mais IDs, no caso é todas as IDs de sprites de grass.

 

d1Ysvym.png

Criando uma Borda para o Ground

 

Já criado a sua ground, iremos agora criar uma borda para ela. abra o arquivo: borders.xml. pegaremos como exemplo a borda do ID 4526:

 

 



<border id="2" > -- grass border --
        <borderitem edge="n"   item="4542"/>
        <borderitem edge="e"   item="4543"/>
        <borderitem edge="s"   item="4544"/>
        <borderitem edge="w"   item="4545"/>
        <borderitem edge="cnw" item="4546"/>
        <borderitem edge="cne" item="4547"/>
        <borderitem edge="csw" item="4548"/>
        <borderitem edge="cse" item="4549"/>
        <borderitem edge="dnw" item="4550"/>
        <borderitem edge="dne" item="4551"/>
        <borderitem edge="dsw" item="4552"/>
        <borderitem edge="dse" item="4553"/>
    </border>

 

 

Legenda:

 

  • border id: ID da borda, é importante seguir a ordem dos IDs, para isso veja qual foi a ultima borda adicionada.

 

3k4iqEO.png

 

concluido a borda, volte ao arquivo ground.xml e adicione o ID da Borda na parte:

<border align="outer" id="2"/>

pronto, seu ground e sua borda foram criados.

 

d1Ysvym.png

Adicionando ao RME

 

Criado o seu ground, iremos colocar no RME. na mesma pasta, abra o arquivo: Tilesets.xml. procure pelo Pallet desejado, no caso irei adicionar ao Terrain Pallet / Nature:

<tileset name="Nature">

        <terrain>

note que já terá varios Items adicionados, adicione mais uma linha, ficando:

<tileset name="Nature">
        <terrain>
             <brush name="grass"/>

OBS:

caso queira adicionar um item diretamente, como alguma pedra, ou um pilar, basta colocar a seguinte linha:

<item id="3311"/>

em Item id, coloque o ID do item desejado

 

salve e feche.

 

abra seu RME, agora sua ground já está pronta para ser usada.



rKx1src.png

 

 

d1Ysvym.png

Créditos

@SamueLGuedes (por montar o tutorial)
@Daniel (por ajudar nas informações)

 

d1Ysvym.png

Declarações finais

 

espero que tenham gostado do tutorial, ao decorrer do tempo irei criando mais tutoriais como esse. dúvidas e sugestões podem comentar aqui mesmo, estarei aberto à criticas também.

 

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  • 1 month later...
  • 2 weeks later...

Ótimo tutorial parabéns!

 

Fiquei só com 2 duvidas.

 

1º) Tenho um otserv derivado (narutibia), e sempre quando entro no map editor as imagens do map editor e do meu client não coincidem. Como alterar a imagem do script?

 

2º)Quando entrei no ground.xml e procurei pelo id do piso do meu dp, não consegui encontrar, não estava lá o id. Mas quando eu abro o remere's e seleciono o sqm do piso aparece tudo certo: Item "wooden floor" id:454 cid:460

 

Obrigado pela atenção! abraço

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  • Administrador
Em 03/02/2016 at 04:02, GGgames disse:

Ótimo tutorial parabéns!

 

Fiquei só com 2 duvidas.

 

1º) Tenho um otserv derivado (narutibia), e sempre quando entro no map editor as imagens do map editor e do meu client não coincidem. Como alterar a imagem do script?

 

2º)Quando entrei no ground.xml e procurei pelo id do piso do meu dp, não consegui encontrar, não estava lá o id. Mas quando eu abro o remere's e seleciono o sqm do piso aparece tudo certo: Item "wooden floor" id:454 cid:460

 

Obrigado pela atenção! abraço

 

Sprites proprias - itens próprios | os ids mudam =/

 

Prefixo alterado para XML

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