Ir para conteúdo

[Arquivado]Entrevista Com Henrique Moura - Sindarion


Gabriel Couto

Posts Recomendados

Entrevista com Henrique Moura - Sindarion

 

Fiz essa entrevista com o Henrique Moura, Administrador do Projeto Sindarion, um projeto incentivado do XTibia.

 

 

Cores de Legenda:

AnyurCT

Henrique Moura

 

 

 

Olá Henrique, vamos começar a entrevista diretamente com o objetivo principal dela, que é a discussão sobre o Sindarion, o seu projeto de Open Tibia. Poderia nos falar um pouco sobre o projeto em geral e suas expectativas para ele?

 

 

Fala Anyur. Bom, o objetivo primário do projeto é proporcionar a comunidade uma alternativa bem bolada e totalmente gratuita aos servidores que estão no ékz Um mapa novo, uma versão bem legal Coisas novas em geral Pra fugir um pouco do cenário falho de desenvolvimento que estamos tendo ultimamente E acredito que o Sindarion seja apenas um pontapé inicial pra ajudar a galera a também a mudar isso conosco.

Visto que é um projeto Open Source e visa o desenvolvimento mutuo da equipe com a comunidade e os usuários do Sindarion.

Acredito que o Sindarion será importante para o fórum da mesma forma que foram importantes outros servidores que marcaram o XTibia.

 

 

Você já deixou claro que o Sindarion é um projeto Open Source, mas creio que muitos não saibam bem a definição sobre isso, pode nos explicar um pouco o que seria?

 

 

Nosso projeto é feito pela equipe e totalmente dedicado pra comunidade: eles são totalmente livres para editar tudo e fazer uso de tudo conosco. Acredito que tudo que é livre, aberto ao público, chega mais longe e mais forte.

Vamos também abrir um servidor com o Sindarion, mas isso se difere do projeto e é algo mais particular à equipe, apesar de todo conteúdo do servidor ser liberado pra comunidade. O conceito open source está ligado com a comunidade, e acredito que é isso que precisamos implantar no XTibia hoje em dia. Você não perde nada sendo open-source: Só ganha!

 

 

Certo. Você falou que vai liberar o servidor para download na comunidade. Acha que vai ter uma grande aceitação, em meio aos famosos Baiaks e Servidores Globais?

 

 

Mas é claro! Quem não gosta de mudanças, pró-atividade e inovação? Quando planejei o Sindarion essa foi a minha maior questão e hoje tenho ela plena e resolvida.

Acredito que se prezarmos a qualidade, seremos bem aceitados, afinal, é de bom grado o bom conteúdo que pretendemos oferecer.

E é inovador! Vamos fugir desse cenário, vamos mostrar pra galera que pode ser feito bastante coisa com força de vontade e liberdade, mostrar que pra fazer só é preciso vontade e disposição, e que tudo que é livre e aberto ganha proporções gigantescas. Inclusive com atualizações constantes, acho que isso atraí bastante atenção...

 

 

Correto! Agora, você ainda não falou sobre algumas coisas! Qual a versão pretende lançar para download na comunidade e em Servidor privado?

 

 

Não temos uma grande certeza sobre isso, apesar de já estarmos trabalhando em cima da versão 9.10. Isso pode mudar, é claro.

 

 

E há alguma previsão para o lançamento?

 

 

Não totalmente. Mas nosso plano é que após terminamos o mapa começarmos rapidamente a aplicação da parte de programação e scripting. Estamos progredindo bastante no desenvolvimento do servidor, e o mapa está bem definido, só falta ser totalmente completo. Acredito que vai demorar um pouco até a finalização completa do nosso projeto. Mas é caminhando que se chega longe! Em termos de data, acredito que se tudo ocorrer da forma que esperamos, em meados de março ou abril estaremos bem.

 

 

Certo. Vamos agora à parte que eu mais gosto, e é a que sei mais do projeto. O mapa do Sindarion é bem extenso, são vários continentes, e sei isso até porque o projeto inicial eu quem fiz. Quais as suas expectativas para o mapa?

 

 

Nós sempre esperamos mais do que realmente temos, isso é um fato. Mas eu tenho boas expectativas para nosso mapa. Ele é bem amplo, extenso e bem caracteristico. Acredito que supriremos toda a necessidade do jogador de entrar em algo e não saber o que ele espera, este elemento surpresa que tanto agrada os tibianos. Estamos trabalhando constantemente para a criação do mapa, e acredito que ele será o real diferencial do Sindarion. Pagaremos pra ver, não é? Hahaha...

Contamos com uma real aplicação das características reais ao mapa do Sindarion, principalmente como realce de realidade. Temos bastante diversidade também, e cobriremos todas as áreas que o Tibia explora atualmente: deserto, gelo, florestas, montanhas e hunts dos mais variados tipos. Acredito que estamos bem.

 

 

Algo que relembra a realidade no Sindarion é o Sistema Sneak Peek. Pode nos contar um pouco sobre ele e as expectativas para a parte de scripting e programação do servidor?

 

 

O Sneak Peek é uma pré-visualização do que pretendemos fazer no Sindarion, o progresso das coisas que já temos feito e o que ainda está por vir. Teremos muitos sistemas interessantes que serão feitos com o scripting, e esta realmente é uma área que muito nos fascina, e que com trabalho conseguiremos aplicar tudo o que já está previamente trabalhado para o Sindarion, nossos planejamentos.

O objetivo principal disso é mostrar pra galera que é fácil imaginar e aplicar. Tenha 100 idéias, e então você terá apenas uma. E é isso que precisamos fazer, inovar.

Os sistemas de lumberjacking, forja diferenciada e até mesmo de chuva ou nevasca nos trará bastante dessas inovações. Já se imaginou envenenado e de repente comer uma fruta de um arbustro e isso parar? É o que trazemos dos outros jogos para a realidade do Tibia. Aplicar lendas e etc. O sistema de guerra vai ser algo fantástico!

A parte de scripting é algo mais comprometedor do que a de mapping. Mas também mais complicada. Vamos rezar para engrenar e não parar!

 

 

0uvqa94siaja2lssfwe.png

Imagem Ilustrativa do Sistema Sneak Peek.

 

 

É realmente fascinante, não jogo outros jogos do mesmo estilo, mas já ouvi falar. Essa realidade que você pretende trazer também ao Sindarion está ligada ao Roleplaying do projeto – aliás, preciso ver o do meu continente, tá difícil fazer sem :p – e gostaríamos de saber seus planos para o RPG. Está trabalhando sozinho nisso?

 

 

Como sua natureza, o roleplaying será open source. Acredito que plantando apenas as raízes os usuários possam fazer a árvore crescer e podá-la da forma que quiserem. Estou trabalhando nisso quase sozinho - o Luis Henrique, castiello, me auxilia as vezes no planejamento de ideias - Acredito que a galera vai gostar bastante do que temos à oferecer! Algo bem simples, porém bem feito, bem real e bem aplicado!

Quero mostrar pra galera que cada pedra no mapa terá seu significado e mais apesar do que simples, terá. Então acho que precisamos trabalhar muito pra fazer um projeto, além de tudo, consistente.

É isso, Sindarion: consistente.

 

 

Com certeza! Qualquer coisa, poderei ajudar, caso necessite! E é nisso que se resume o Sindarion, certo? É um projeto que se resume em forte RPG e também em Open Source.

Bom, vamos deixar de falar do Sindarion agora, e vamos partir para o XTibia. O que você achou de 2011 para o fórum, e o que espera para 2012?

 

 

O Xtibia em 2011 foi uma vitória! Apesar de cairmos e tropeçarmos em nós mesmos e deixarmos pequenas coisas abalar nossos feitos, acredito que aprendemos muito neste ano e vamos levar de liçao pra 2012! Estou muito ansioso pro XTibia em 2012, acredito que todos vão se empenhar e amar o que está por vir neste final e começo de ano! Vamos finalmente lançar o Portal, melhorar a lista, novo design no fórum e vamos ATOLAR o fórum com conteúdo e organização de acordo com nossos planos. Vamos trabalhar muito em 2012.

E além de tudo, pretendemos aguçar nossa relação com o usuário atráves de concursos mais constantes; atrair interesse da comunidade com uma comunicação melhor também, vamos trazer de volta o Podcast e o XTibia nas midias sociais!

 

 

Sim, concursos são muito importantes, o seu último, em que o vencedor levou um VPS, foi um grande sucesso, parabéns!

 

 

De fato, e isso só foi possível pelo interesse da comunidade. Acredito que tocamos o ponto certo: todo mundo quer um VPS pra hostear seu primeiro servidor sem dores de cabeça. E este é apenas um dos outros que estão por vir! Em 2012, o XTibia vai ser badalado!

 

 

Certo. O XTibia caminha para um grande futuro! E agora, estamos terminando essa entrevista, gostaria de dizer mais algumas palavras de consideração final, ou algo que não foi dito? Se sim, conte-nos.

 

 

Não sei, é dificil encontrar finais para começos como este. Tudo o que você vê é o que realmente é: Cabe você encontrar o significado escondido dentro de todas as coisas e trazê-lo à sua vida! Todos devem ter perseverança, apesar de tudo.

 

 

E é isso que todos esperamos. Boa sorte nesse projeto, ele com certeza terá um grande futuro! Agora me despeço da entrevista. Até mais!

 

 

Agradeço bastante a oportunidade de expressar ;P

Grande abraço para todos os XTibianos!

 

 

 

Pessoal, essa foi a entrevista com o Henrique Moura.

Visitem a página do Sindarion clicando aqui.

 

Até Mais Pessoal!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bastaria gravas com um programa q grave desktop! axei legal e ideia de open source e tbm de gravar as entrevistas, poderia tbm usar outros meios de voz como teamSpeaker ou tbm o skype q pode abrir uma chamada de video e gravar com gravador de desktop!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 years later...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...