Muito boa sua iniciativa Eduardo.
Parabéns mesmo!
Só tente organizar mais o tópico, com cores e um português agradável.
Abraços.
Por eduardo190696, 30 de jul. de 2011 em Tutoriais de Scripting
info
Grupo: Visconde
Reputação: +7

Muito boa sua iniciativa Eduardo.
Parabéns mesmo!
Só tente organizar mais o tópico, com cores e um português agradável.
Abraços.
info
Reputação: +47

meu português não tem erro --', ok vo reformular
Editado Julho 30 por eduardobean
info
Grupo: Infante
Reputação: +420
Char no Tibia: Demonbholder

Ta um pouco fraco o tutorial. Você tentou misturar manipulação de tabelas com a função iteradora pairs.
Não sei se vou aprovar, o tutorial ficou incompleto. Deixo na aprovação por hora.
E seu português tem erros sim.
Editado Julho 30 por Demonbholder
info

Tópico recriado
Editado Julho 30 por eduardobean
info

Realmente seu entendimento quanto a tabelas é de alguém que aprendeu a pouco. Aconselho a fazer tutoriais de assuntos que você já saiba a mais tempo.
dês de
Nossa, o correto é desde.
Ainda sim, tutorial aprovado.
Editado Julho 30 por Demonbholder
info

Demonbholder quem vive de erro de escrita é professor de português, sim o tutorial é básico, mais é o único que mostra como usar valores com resultados
["Dragon"] = {...}
nos outros tutoriais só encima a criar tabelas, eu particularmente só aprendi pq o apocarai me mando pm ensinando, pq com os tutos que tem no xtibia n da de aprender n
isso não é uma tabela :S
local tabela2 = getPlayerLevel(cid)
ja seria mais para um tutorial de variavel.
info

xotservx
Basicamente é uma tabela
info

Não, não é basicamente nem complexamente uma tabela. Não adianta ter um tutorial com tantos erros de português e pouco esclarecedor, se for assim melhor ir para o manual lua que não é muito esclarecedor mas pelo menos não tem erros de português e tem uma teoria corretíssima.
info

Mano, na moral ta chato isso dos erros, se acha ruim corrige que eu posto o editado,
Editado Agosto 4 por eduardobean
info

Não, você está errado. Leia e aprende o que é variável, tabela, string e outros valores.
info
Grupo: Conde
Reputação: +424
Char no Tibia: Emekalo Makalo

Eduardo, uma variavel nao eh basicamente uma tabela.
Se voce testar isso:
local a = 4
local b = {4}
print(type(a))
print(type(b))
...
info

mano exclui essa merda então vai, já que o tutorial ta uma merda exclui do xtibia. se tava tão ruim pq aprovo ? pra fala mau dps ?
@edit
Blz Matheus ,
sorry eu errei
Tópico revisado e editado
info

Se eu aprovei é porque está bom o bastante. Só estou corrigindo os erros para que os usuários não aprendam nada errado.
info
Bom hoje vim postar um pouco do meu conhecimento sobre tabelas,
O meu professor foi o apocarai e só tenho a agradecer a ele,
Tabelas:
Tabelas servem para armazenar valores sejam eles números ou strings.
Criando uma tabela:
Para criar uma tabela devemos começar pelo seu corpo, ou seja, Criar sua base para depois começarmos a colar valores dentro dela.
Exemplo:
local tabela = { }Uma tabela pode ter diversos nomes desde que não haja espaço e nem caracteres coringas.
Caso você queira fazer uma tabela com chaves certifique se que no fim você a fechou.
Preenchendo uma tabela.
Exemplo:
local tutorial= {4,5 }Nesse exemplo temos 2 valores para a tabela tutorial, cada numero dentro dessa tabela tem sua posição pré definida.
Como assim pré definida?
Simples, Cada valor dentro da tabela começa do 1 e vai seguindo, ou seja
1° posição = 4
2 °posição = 5
Essas posições ajudam na hora que precisamos usar esses valores em algum script.
Usando um valor da tabela.
Para pegar o valor 4 e usarmos em algum script devemos usar o nome da tabela e a posição entre colchetes do valor que você quer usar, Logo temos :
E é só isso.
Tabelas Avançadas
Agora iremos trabalhar com tabelas com valor que contem resultados.
Exemplo:
Local tabela = { ["xtibia"] = {"Tutoriais", "Usuários", 'Download"}, ["Google"] = {"Pesquisas", "Imagens", "Sites"} }Nesse exemplo temos 2 valores que tem 3 resultados cada.
No final de cada linha bote a virgula, Pois é ela que indica que tem mais valores.
Um bom modo de representarmos os valores dessa tabela é usando um código diferente.
Com esse código estamos dizendo que
K = xtibia e Google
e a variável
v = Tutoriais, Usuários, Download e Pesquisas, Imagens, Sites
Bom, acho que deu de entender, agora um exemplo de como usar essa tabela
Local tabela = { ["xtibia"] = {"Tutoriais", "Usuários", "Download"}, ["Google"] = {"Pesquisas", "Imagens", "Sites"} } for k,v in pairs(tabela) do if k == “xtibia” then doCreatureSay(cid,v[1], 1) end endExplicando
k = representa tudo que estiver antes do símbolo “=” Seja eles ["xtibia"] ou ["Google"]
v = tudo que vem depois do símbolo “=” seja eles {"Tutoriais", "Usuários", "Download"}, ou {"Pesquisas", "Imagens", "Sites"}
Se valor da tabela for igual a "xtibia" então.
"xtibia" esta entre aspas por ser uma String então é necessário por entre aspas para o script identificar o que é String.
xtibia e "xtibia" não são iguais pois uma é uma variável e a outra String
Vou encurtar a parte doCreatureSay.
v[1] quer dizer que quando o script achar um valor dentro da tabela que seja igual a “xtibia” ele vai mostrar o valor1 desse valor que é igual a "xtibia".
Como já ensinei, o script pré define a posição dos valores, então v[1] é igual a Tutoriais
Caso no script eu tivese colocado
ele mostraria o valor Pesquisas
bom pessoal acho que deu de entender tudo, caso fique alguma duvida poste ela aqui em baixo que eu estarei procurando responde La. Obrigado a todos que leram e se gostou da ++rep
.