Ir para conteúdo

Como Começar Um Projeto

fsg

Posts Recomendados

Projetando

Muito bem, como vocês acham que deve ser começado um projeto, layout, logotipo, banner...? Abrindo o seu querido programa de edição de imagens e fazendo o que lhe vem a cabeça? NÃO! Caso você não queira em hipotese alguma mudar seu pensamento sobre isso, saia já deste fórum porque você, definitivamente, não faz parte de nosso público alvo. Agora se você não sabe como começar seu projeto ou então abre o photoshop e sai fazendo o que lhe vem na cabeça, sabe que é errado e quer aprender o certo, parabéns, está no lugar certo na hora certa, é exatamente isso que eu irei ensinar a todos vocês agora.

Por incrível que pareça, é a parte que eu julgo mais difícil do trabalho. Essa etapa requer muitas análises, pesquisas, leituras, enfim, requer muita paciencia. Vamos listar, primeiramente, o que se deve fazer e depois eu explico cada uma, ok?

Briefing;

Análise do tema;

Análise da concorrência;

Rascunhos;

Rascunhos "virtuais";

Conclusão.

Muito bem, alguns aqui devem estar se falando "mas eu faço tudo isso", é faz em 45 minutos que nem você limpa o seu lindo nariz e ai chegamos em resultados bizarros. Muito bem, vamos explicar cada uma das fases.

Briefing

Acho que a maioria aqui aprendeu, por mal, o que é Briefing, devido a minha revolução junto ao Rodrigo de sair postando tudo quanto é tipo de crítica nos seus devidos tópicos. Mas vamos lá, pra quem acha que o briefing é a mesma coisa que a Análise do tema, está certo, porém enganado. O briefing é sim uma pré-análise do que será feito, mas na verdade, o briefing serve para lhe fornecer mais informações SOBRE o seu cliente do que O TEMA do projeto. Quando nós fazemos o briefing, colocamos os dados da empresa, o que será feito, prós e contras, automaticamente o nosso cérebro vai gerando uma análise tema e você acaba achando que essa é a principal funcionalidade dele e acaba pulando a próxima etapa. Enfim, como eu já disse, o briefing é um documento que diz o que você irá fazer/o que será feito (em tese) e colhe dados para que o seu trabalho seja feito com mais perfeição.

Análise do que será feito.

Bom, essa etapa acho que 90% deixa de fazer porque acha que é isso que o briefing faz. Bom até aqui nós temos somente as informações do cliente colhetadas pelo briefing e o que teremos de fazer, agora que tal nos aprofundarmos nisso? Que tal analisarmos bem o que será feito, você vai fazer um layout do que? Petshop? Hospdagem? Padaria? Buffet? Biblioteca? Não importa, vá ler sobre isso! É essencial você ter o mínimo de conhecimento do produto que você está fazendo, não adianta você fazer um site de uma empresa fodástica de hospdagem, se você nem sabe o que é hospedagem. Garanto que isso vai melhorar muito o desempenho do seu projeto!

Análise da concorrência.

Bom, até agora temos as nossas informações do cliente e nos aprofundamos no tema da empresa do cliente ou o que ela faz, enfim. Beleza, e agora? Agora vamos aos concorrentes, vocês colheu essa informação no briefing certo? O que eu acho mais engraçado é que vocês colocam isso no briefing mas nem sabem porque estão colocando, só colocam porque simplesmente pegaram um modelo e no modelo estava isso e fim. Bom, geralmente nós perguntamos os concorrentes para poder analisar cada um deles depois e saber qual a impressão que eles passam, o que eles valorizam no layout, o que eles deixaram de valorizar que o seu estudo sobre o tema mostrou que pode ser importante dar atenção a isso. Serve no geral para ter uma noção do que você vai ter que fazer e das impressões que terá que passar, enfim é uma "colheita de ideias"

Rascunhos

Bom, vamos ver o que já temos: Dados do cliente, dados do tema do seu projeto, dados dos concorrentes e idéias. Vamos juntar o últil ao agradável. Pegue um lápis e uma borracha e começe a desenhar o logotipo ou o layout em um papel, de preferência quadriculado. Desenhe tudo o que for vindo a sua cabeça, mesmo que fique feio e bagunçado. Ok, acabou? Perfeito, pega outro e faz um outro layout/logo. Acabou? Melhor ainda, pegue outro e faça novamente outro layout/logo. Fez os três? Se quiser, faça até 5! Ok, agora pegue os cinco e coloque um ao lado do outro, abra a sua análise da concorrencia e vá vendo se aplicou tudo certo, misture idéias dos layouts/logos que você fez, enfim, vá fazendo até chegar em um resultado "perfeito", acostume-se a chegar em números altos, 20 ~ 50 rascunhos...

Rascunho digital

Bom, essa etapa é mais "fácil", pegue o seu rascunho final e digitalize (escaneia) ele. Não tem scanner? Não tem problema, pula essa parte. Bom, agora com o seu rascunho digitalizado, joga ele no PS e vai moldando ele (não é para fazer o layout, apenas modele, faça as formas, não se importe com cores, apenas tamanhos e formas!) e fazendo alterações, caso não tenha digitalizado, apenas passe o molde pro PS e vá mudando conforme vai passando. Só falei para digitalizarem pois forneçe uma melhor visualização. Depois que você fez isso, veja e reveja se está mesmo nos trinques! Após conferido, go to the next step!

Conclusão

Acho que não tenho o que explicar aqui né? Enfim, conluímos nosso projeto, pelomenos a parte teórica dele. Agora você pode abrir o photoshop e SEGUIR A RISCA o que você fez. É LÓGICO que você não vai seguir a risca, enquanto você monta e aplica os devidos efeitos, você vai achar melhor mudar uma coisa ou outra, mude! Mas tenha certeza de que está mudando para melhor e lembre-se, se algo tem como ser feito melhor, faça! Isso só vai valorizar mais o seu trabalho.

Bom meus lindos, acho que eu fico por aqui, era isso que eu queria passar para vocês, creio que se pegarem o hábito de fazer isso e se organizarem, não vão ficar tão confusos na hora de fazer um layout/logo pro seus clientes e podem ter certeza que 90% da beleza do seu site vai estar aqui e não nos efeitos que você vai aplicar ;)

Abraços.

Fonte:

Clique aqui

Texto por: João P. Villa

Editado por FezZinN
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• 3 weeks later...

Acho que muitos deveriam ler antes de começar mas uns falam que tem preguiça de ler, outros falam que já sabe. O pior que não sabem!

Mas fica ai para quem tiver VONTADE.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Quem Está Navegando   0 membros estão online

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
  • Criar Novo...