Ir para conteúdo

[Dsg Blog] Para Doar, é só Falar

Jvchequer

Posts Recomendados

Fui convidado a participar de um concurso muito bacana e com um objetivo nobre. Geralmente, não posto sobre essas coisas aqui exceto quando 1) a causa é boa, 2) os leitores podem ganhar algo com isto. Neste caso, eis algo que segue esses dois propósitos. O prêmio? Até R$ 10.000 em compras na FNAC.

Muita gente não sabe como funciona o processo de doação de órgãos. Eu achava que você tinha que se cadastrar em algum lugar, mas nunca sabia onde. Mas para doar seus órgãos em caso de morte cerebral é fácil: basta avisar seus familiares sobre seu desejo. A família é a única que pode autorizar este tipo de coisa.

Mas por que eu doaria meus órgãos?

Você pode ter um carro, um computador, um celular, um imóvel…mas você não vai poder levar nada contigo quando morrer. Inclusive o seu corpo. Ou você deixa seu corpo apodrecer na terra, ou você queima ele até virar cinzas. Por que não salvar a vida de alguém que precisa? Afinal de contas, de nada vai servir suas córneas, seu pulmão, seus rins, etc.

Anualmente, 12 mil brasileiros apresentam morte encefálica e 50% deles poderiam ser doadores. Porém, no ano passado, apenas 1.317 (11%) se tornaram doadores efetivos. Um único doador tem a possibilidade de salvar ou melhorar a qualidade de vida de mais de 20 pessoas.

Quem pode doar?

Qualquer pessoa. A doação só pode ocorrer se for confirmada a morte encefálica (perda total e irreversível das funções do encéfalo). Porém, o paciente deve ter o coração batendo com o auxílio de aparelhos. Trata-se de óbito ocasionado, na maioria das vezes, por trauma craniano (acidentes de trânsito, queda de altura ou arma de fogo), derrame cerebral ou tumor cerebral.

O Sistema Único de Saúde (SUS) arca com as despesas da maioria dos transplantes realizados no país, e o melhor: 80% dos transplantes são realizados com sucesso aqui no Brasil.

Como posso doar meus órgãos?

É fácil. Basta avisar sua família e amigos que você é um doador. Sim, é fácil assim: para doar, é só falar.

E esse negócio de ganhar prêmios que você falou?

Para participar do concurso “Para Doar, é só Falar” você precisa acessar o site da campanha. Lá eles te informam tudo que você precisa saber.

Em resumo: faça um vídeo de até 30 segundos sobre a importância da doação de órgãos e como que alguém pode se tornar um doador. Faça o upload ao Vimeo ou YouTube e preencha o formulário no site.

Se seu vídeo for o mais votado você ganha R$ 10.000 em compras na FNAC – e ainda existem prêmios para segundo e terceiro colocados.

Eu achei algo muito válido e nobre. Eu sou doador de órgãos e minha família sabe disto. E você?

Aproveite para twittar sobre isto (use a hashtag #paradoaresofalar)

Aproveite e siga o Design Blog no Twitter! Assim você fica por dentro das novidades no mundo do design, com links super interessantes.

.

Random Posts

designblogbr?d=yIl2AUoC8zA</img> designblogbr?i=dVHVUT2ujlg:toJ-Jxbn0fk:F7zBnMyn0Lo</img> designblogbr?d=qj6IDK7rITs</img>dVHVUT2ujlg

View the full article

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Quem Está Navegando   0 membros estão online

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
  • Criar Novo...