Ir para conteúdo

[ChL Design] Processos de Impressão #7


Jvchequer

Posts Recomendados

Hoje, após muito tempo sem meus posts, estou de volta! Bom, voltando aos posts de processos de impressão, hoje irei mostrar um processo de impressão usado desde o século 19, e usando até hoje por alguns designers.

Hoje veremos um Processo de Impressão de Acordo com a sua matriz, chamado Processo Encavográfico.

 

 

Encavografia

Utilizando um mecanismo contrátio ao da relevografia, nesse processo é usado uma matriz em baixo relevo. Os elementos que serão impressos são formados por sulcos em baixo

relevo na matriz, que armazenam a tinta que ser transferida para papel ou outro suporte mediante pressão. É o caso da rotogravura.

 

 

Rotogravura

A rotogravura é um processo de impressão feito para projetos de altas tiragens, com exigência de grande qualidade. Originária da indústria têxtil do século 19, é um processo de impressão direta, com alimentação de folhas em bobina. Porém, há gráficas – raras – que oferecem o processo em máquinas planas, possibilitando tiragens não tão altas, adequadas a livros de arte e impressos de alto nível.

 

A velocidade de impressão é altíssima, com qualidade uniforme (ao contrário do offset), tendo muitas vezes, modelos de máquinas que tenham um rendimento em torno de 500 metros de bobina por minuto. O alto custo do processo (incluindo tanto a impressão quanto a preparação das matrizes, a realização de provas e as correções) torna seu uso uma exclusividade das grandes empresas, Torandado esse processo “distante†entre os designers e publicitário. Por isso, é um processo que tende a dificultar experimentações por parte destes profissionais.

 

Rotogravura-2.jpg

 

Os elementos que serão impressos são decompostos numa retícula de baixo relevo no cilindro de aço ou cobre que forma a matriz – o cilindro ou forma. A gravação do cilindro é realizada por talho doce, fotogravura ou por processo digital (sistema DTP/direct-to-plate). Após testes de qualidade, o cilindro é cromado, aumentando sua resistência para suportar a impressão até de mais de um milhão de cópias.

 

Na impressora, o cilindro é entintado em toda a sua superfície, muitas vezes estando parcialmente mergulhado na tinta. Uma lâmina de aço flexível, retira a tinta das áreas lisas do cilindro, mantendo-a apenas nos sulcos. Como na flexografia, os suportes podem ser os mais diversos – papel, papelão, plásticos, tecidos, metal – e de qualidades variadas. Em geral, o acabamento pode ser utilizado plastificação e aplicação de vernizes. E muito comum que as impressoras trabalhem simultaneamente com seis a oito tintas, possibilitando a impressão simultânea de cores de seleção e cores especiais.

 

É muito utilizado para embalagens de produtos vendidos em estabelecimentos de auto-serviço, graças a uniformidade do entintamento do suporte. Os impressos parecerão ter tonalidades idênticas ao serem expostos lado-a-lado, já que há estabilidade em toda a impressão (ao contrário do offset e da flexo). A opção pela rotogravura é mais comum em rótulos e embalagens (inclusive lataria), revistas coloridas, livros e outros impressos com alta tiragem, que necessitam de alta qualidade de impressão, tenham profusão de fotos e ilustrações e utilizem papéis de qualidade. Também é utilizada para displays plásticos com alta tiragem e, ainda, para livros de luxo.

 

coke2.jpg

 

 

Cuidados!

A qualidade da impressão e o alto custo da produção exigem alguns cuidados na preparação dos layouts. Fotos e imagens em meios-tons não devem ser excessivamente contrastadas, mas preferencialmente com nuances ricas de tons – em contrapartida, grafismos muito detalhados, com uso de linhas muito finas não devem conter nuances. Os arquivos de imagem devem ter sempre uma alta resolução (2400 DPI, se possível). Estas providências visam diminuir os riscos de perda de definição quando da gravação do cilindro. Também recomenda-se cuidado no uso da tipologia: evitar corpos abaixo de 8 pontos, a fim de não haver serrilhados provocados pela reticulagem, e principalmente quando serifados. Tipos vazados em corpos de texto devem necessariamente utilizar negrito – precaução, aliás, que deve ser tomada em praticamente qualquer processo de impressão.

 

Achei um vídeo bem bom, mostrando uma máquina de rotogravura:

 

Fonte: Livro

VILLAS-BOAS, André

Produção Gráfica para Designers

 

Espero que tenham gostado do post!

 

Processos de Impressão #7 is a post from: Choco la Design

 

 

 

View the full article

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...