Jvchequer 63 Postado Outubro 1, 2010 Share Postado Outubro 1, 2010 Dois dias para as eleições 2010 e eu não acreditei quando vi que nem sequer tinha falado sobre isto aqui no blog. Vou fazer uma breve análise dos sites dos candidatos a presidente, levando em conta o design como um todo. No entanto, antes que alguém fale que eu sou pro-PSDB, pro-PT, pro-PV ou pro-PQP, já vou deixar bem claro: eu não voto. Nem todos sabem, mas eu não sou brasileiro de sangue (só de coração). Sendo estrangeiro não-naturalizado, não tenho direito ao voto – mesmo morando no país e ajudando a economia. Portanto, pra mim tanto faz quem ganha. Claro que gostaria de poder votar, afinal sou tão cidadão brasileiro quanto o próximo. Mas voltando: este artigo é 100% imparcial. Vou falar dos candidatos em ordem de primeira letra do nome. Dilma Rousseff As cores do PT não são exatamente “brasileiras”. O vermelho parece ficar deslocado no site da Dilma, mas poderia ser pior se usassem o vermelho chapado, símbolo do PT. Algo me chamou a atenção ao acessar o site da candidata pela primeira vez; jurava que tinha visto este site já. Mas onde? Uso de gradientes, logo da campanha, wireframe da página…hey! Espera aí! Ela copiou o site do Barack Obama! Se você parar para notar bem, o logo da campanha é bem similar. A página inicial (a famosa “splash page”), o tamanho da barra lateral (é idêntico), o cabeçalho onde pede e-mail, a área de destaque…só faltava um aplicativo para iPhone. Mesmo assim, tenho dó do designer que teve que criar este site e ser obrigado a usar estas cores. A combinação não é muito feliz. O fundo da página não faz sentido algum (uma “rede” ou um monte de rabiscos?). Mas pelo menos o site todo é licenciado pelo Creative Commons. O Twitter da Dilma conta com pouco menos de 240 mil seguidores e tem um pouco de interação com os seguidores. O Facebook tem um pouco mais de 7.200 “likes” e a página não é personalizada. A página de YouTube já é mais personalizada, tem 1.100 assinantes e mais de 1 milhão e 400 mil views nos quase 760 vídeos disponíveis no canal. Poucos vídeos tem mais de mil visualizações, não tem nenhum “Like” e não achei nenhum vídeo com comentário. A comunidade no Orkut dela tem apenas 9 mil membros. José Serra De primeira, as cores do site do Serra me agradaram bastante. No entanto, é visível o esforço para se colocar o máximo de informações possíveis, deixando pouca área de respiro. No cabeçalho, a foto do candidato e vice disputam lugar com o logo e um countdown para o dia da eleição. Logo abaixo, um menu que divide o espaço com botões para compartilhar em redes sociais (por que existem dois botões pro Facebook?). Estes botões todos poderiam ficar sob um só, no “Share” – que inclusive tem os mesmos botões dentro. O restante do site é simples, sem nenhuma distração. Alguns gradientes meio amadores. O texto poderia ter recebido um pouco de atenção quanto a tamanho de fonte, espaçamento entre linhas, etc. Algo que me apeteceu bastante foi o rodapé bem executado: O Twitter do Serra tem quase 460 mil seguidores e uma interação muito maior com seus seguidores, inclusive respondendo perguntas via vídeo. O Facebook dele tem 17 mil “likes” e está bem personalizado. Em termos de personalização, o YouTube também não fica muito atrás. No entanto, ele perde em questão de visualizações totais (pouco mais de 240 mil) e assinantes (apenas 380). A comunidade do Orkut tem 91 mil membros. Marina Silva O site da Marinaa foi o site que mais gostei. As cores são bem mais sutis e a disposição das informações é mais agradável. O site também explica como usar as redes sociais (Orkut, Facebook, YouTube, Twitter), dando dicas de como ajudar, compartilhar informações e muito mais. É bem visível a vontade da campanha em ser jovem e “2.0″, dependendo fortemente no design, uso de ícones, cores, etc. O Twitter dela tem 255 mil seguidores e ela interage muito bem com seus seguidores. O Facebook tem 49 mil “likes” e bem personalizado. Já o YouTube não é tão personalizado, mas tem quase um milhão de visualizações totais e 1.600 assinantes. A comunidade no Orkut tem 52 mil membros. Plinio É visível que o site do candidato Plínio foi o que menos recebeu atenção quanto ao design. Um cabeçalho amador e cores muito quentes deram um ar medonho ao site. Sem nenhum verde-e-amarelho tradicional brasileiro, eu acharia que é um candidato português se não soubesse melhor. O Twitter dele tem uma escolha péssima de cores e apenas 44 mil seguidores. Pelo menos ele tem um contato bem maior com seus seguidores. O YouTube dele é pouco personalizado (por não ser parceiro, ele não pode alterar o cabeçalho), com pouco mais de 155 mil visualizações e apenas 95 amigos (nenhum dado de assinantes disponível). O Orkut tem apenas 6 mil membros. Bom, essas são as minhas opiniões quanto aos sites dos presidenciáveis. Lembrando novamente que não apoio nenhum deles e também não voto. E só uma observação: comentários de cunho político serão removidos sem dó Ajude o Design Blog! Vote em nós no prêmio Top Blog 2010! Não custa nada e demora menos de dois minutos! Artigos relacionados Como ser original no design? A internet do futuro tem lugar para web designers? Firefox cancelando uso de prefixos próprios O que clientes esperam que web designers saibam Como lidar com projetos web? Parte 2 </img> </img> </img> View the full article Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados