Ir para conteúdo

[Dsg Blog] Como ser original no design?


Jvchequer

Posts Recomendados

É difícil fugir das tendências atuais no design com tantas galerias de sites e gráficos servindo de inspiração. No entanto, a cada ano algumas pessoas conseguem se destacar de todos os outros e produzem designs com inspirações diferentes e originais.

 

 

 

como-ser-original.jpgImagem: Fabiane Lima

 

 

O que quer dizer, “ser original”?

Uma coisa é sugerir que você seja único e diferente da concorrência, mas o que isto realmente significa? Existem tantos sites e bons desginer por aí, mas qual elemento individual que constitui a originalidade?

 

Em termos simples, ser original quer dizer fazer algo de forma diferente. Você não precisa criar um design que tenha a navegação no rodapé e a informação de copyright lá em cima, com o logo, apenas para se destacar do resto. Basta apenas não seguir o que todos estão fazendo e criar o seu jeito próprio de apresentar as informações e a mensagem que você está tentando passar ao usuário.

 

Quantos sites você já viu com um cabeçalho que ocupa toda a largura da página, seguido de um menu, o conteúdo e barra lateral e depois o rodapé? Centenas? Milhares?

 

design-blog.jpgAhn...

 

Se o seu foco for ser original, então esta receita é provavelmente uma que você deve evitar. É fácil demais criar um site como estes. O porque de pessoas criarem sites assim foge ao contexto deste artigo, então explico em um próximo.

 

Ser original é em grande parte fazer coisas pequenas de formas diferentes, em vez de querer re-inventar a roda. Claro que você precisa aceitar que o período durante o qual ele será original e único é limitado. Se você fizer um excelente trabalho, então infelizmente (ou felizmente, depende de como você for analisar), ele será copiado por muitas, muitas pessoas. Isto dito, inovações são quase sempre lembradas.

 

É só ver o caso do Crystal Icons, do designer brasileiro Everaldo Coelho; ele foi original e inovador, agora é copiado até não poder mais.

 

everaldo.jpg

 

 

Usando detalhes para se destacar

Detalhes são uma maneira fantástica de se diferencias dos seus concorrentes, e a melhor parte é que a palavra “detalhes” engloba uma variedade ampla de possibilidades. Adicionar um detalhe a algo dá aquele toque especial ao design. Você estaria adicionando algo pequeno que não é essencial ao design, mas que realmente o impacta de forma positiva.

 

 

Jason Santa Maria

130.jpg

 

2301.jpg

 

326.jpg

 

O foco no detalhe nos trabalhos de Jason Santa Maria é geralmente na tipografia e layout textual. Ele vai um pouco além das suas obrigações para que as palavras que ele escreveu fiquem realmente bonitas. Independente do design que o circunda, é impossível não notar instantaneamente quanto pensamento e esforço foi dedicado a estilizar o texto. Quanto tempo e esforço você dedica para estilizar o conteúdo da sua página?

 

 

Jesse Bennett Chamberlain

427.jpg

 

518.jpg

 

617.jpg

 

Jesse Bennett é um mestre da fonte de luz. Olhando os seus designs você raramente vai encontrar uma superfície plana sem que a iluminação tenha sido considerada de algum jeito. Só vou ser bem claro aqui, ele não está usando gradientes por que é bonito; ele está aplicando efeitos de luz usando gradientes. Todos os efeitos luz-ao-escuro fluem na mesma direção e ele cria frequentemente fundos abstratos para compensar ainda mais. Esta atenção limpa e consistente ao detalhe realmente se destaca.

 

 

Ter um estilo-assinatura

Um estilo-assinatura é algo que todos nós almejamos. Da mesma forma que qualquer pessoa consegue identificar um quadro de Picasso ao vê-lo pela primeira vez, todos nós temos aquela vozinha do ego dentro de nós que amaria ter um estilo tão forte e reconhecível, que todas as outras pessoas seriam imediatamente capazes de identificar.

 

 

Elliot Jay Stocks

716.jpg

 

815.jpg

 

915.jpg

 

Elliot Jay Stocks é o primeiro nome que consigo pensar quando alguém fala sobre estilos próprios. O uso de fundos grunge e tipografia é nitidamente o estilo dele. No entanto, ele não abusa do seu próprio jeito. Você não fica com a impressão de que todos seus sites são iguais, mas dá para acessar um site criado por ele e saber logo de cara que todos os elementos típicos de Stocks estão lá, inseridos sutilmente no design.

 

 

Mike Kus

106.jpg

 

1111.jpg

 

1211.jpg

 

Mike Kus é outro case clássico quando o assunto é estilo-assinatura. Stocks e Kus trabalham juntos no Carsonified, e é de se pensar se este é o tipo de designer que Ryan Carson procura, ou se ele promove e incentiva a diferença entre seus empregados? O estilo de Mike Kust é arrojado e fortemente influenciado pela impressão tradicional. Cores fortes e sólidas, elementos sobrepostos e uso inteligente de opacidade é o que fazem os designs de Kus instantaneamente identificáveis.

 

 

Colocando horas e esforço nos extras

Além de detalhes, há os extras. Você sabe: as pequenas coisas que você não espera que sejam desenhadas a mão por que são tão pequenas. Surpreender usuários (ou clientes, no mundo físico) é uma forma fantástica de se diferenciar dos demais pois você está entregando algo que eles não esperavam. Suas expectativas são baseadas no que todos os outros estão fazendo, então se você excede estas expectativas, você ganha.

 

 

Liam McKay

235.jpg

 

244.jpg

 

254.jpg

 

Liam McKay é o nome que vem à mente quando se fala sobre se esforçar um pouco mais nas coisas que muita gente deixa passar batido. McKay tem um dom de ver algo simples e transformá-lo em algo bonito. Seja isto um de seus ícones clássicos (que são usados em toda a rede Envato), ou a adição de uma textura incrivelmente sutil ou uma melhora em algo que é visível apenas a alguns poucos usuários, ele está constantemente um passo a frente em projetar algo que a maioria das pessoas nem notaria.

 

 

Para concluir

Ser original não é sobre a tentativa de revolucionar o mundo, não é sobre tipografia enorme, não é sobre usar cantos arredondados.

 

Se destacar de verdade de todo o resto é sobre adicionar um toque pessoal aos seus projetos, um toque que só você mesmo pode criar. Se destacar de verdade é ir acima e além do seu dever até que você chegue àquele momento “eureka“.

 

O que você acha? Existem outros fatores que tornam um design único? Quais técnicas você utiliza para se destacar da multidão?

 

 

Fonte: WebDesigner Depot, escrito por John O’Nolan. Traduzido e adaptado por Canha para o Design Blog.

Ajude o Design Blog! Vote em nós no prêmio Top Blog 2010! Não custa nada e demora menos de dois minutos!

 

 

Artigos relacionados

designblogbr?d=yIl2AUoC8zA</img> designblogbr?i=12f1vJ8LbV0:4UjKvuUbE48:F7zBnMyn0Lo</img> designblogbr?d=qj6IDK7rITs</img>12f1vJ8LbV0

 

View the full article

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...