Jvchequer 63 Postado Setembro 27, 2010 Share Postado Setembro 27, 2010 Fabio Sasso, pra quem ainda não vive no planeta Terra, é o fundador do Abduzeedo.com que alimenta uma horda de designer, ilustradores, artistas gráficos e curiosos. Ele também é designer gráfico e trabalha com criação de 1999. No Abduzeedo ele posta tutoriais incríveis que te ajudam a contemplar ótimas técnicas e aperfeiçoar a mão. Em uma entrevista exclusiva para o Chocola Design, nosso querido companheiro de blog respondeu às nossas perguntas sob um prisma inovador. Seja abduzeedo… Chocola Design: Em que momento da sua vida você parou e disse: “Eu quero ser designer? Fabio Sasso: Muito difícil de responder essa pergunta até porque eu nunca soube o que era design mesmo já fazendo coisas que eram o que eu faço hoje como designer. Sempre gostei de criar coisas e desenhar apesar de não ser muito bom desenhista eu gostava de colocar minhas ideias no papel, então em 98 eu descobri o curso de Desenho Industrial com Habilitação em Programação Visual, e lendo o programa do curso sabia que era aquilo que queria fazer. CD: Creio que a grande maioria das pessoas que trabalham nessa área tem suas referências e pessoas em quem se inspiram. Você tem essas referências? Quem são? FS: Tenho diversas pessoas que são minhas referências e heróis, em todas as áreas, designers e digital artists como Carlos Segura, David Carson, Erik Spiekermann, Jason Santa Maria, Jeff Zeldman, Joshua Davis, Adhemas Batista, Eduardo Recife e muitos outros. Acho muito importante conhecermos e admirarmos pessoas da nossa indústria. CD: Como você faz quando chega a hora de sentar e começar um novo projeto? Qual o processo criativo? FS: Depende muito do tipo de projeto, projetos profissionais têm um processo bem diferente, muito mais detalhados e também exigem mais tempo de pesquisa do que os processos pessoais pois esses são mais experimentais e eu sou o cliente e audiência, daí é muito mais fácil. Mas eu poderia resumir meu processo de criacao em design nos seguintes passos: 1. Briefing para entender o que o cliente quer 2. Pesquisa para entender a audiência 3. Brainstorm de ideias e referências gráficas 4. Rascunhos 5. Layouts 6. Versão Final 7. Apresentação para o Cliente 8. Ajustes. CD: Todos os profissionais de criação enfrentam, uma hora ou outra, o temido bloqueio criativo. Como você lida com ele? Acho que o bloqueio criativo em design está muito mais relacionado com a falta de informação sobre o projeto e audiência do que um bloqueio criativo. Geralmente quando eu estou fazendo um projeto para uma determinada audiência eu procuro imagens que representem o que essas pessoas gostem e através dessas imagens achar elementos para serem aplicados no design. Entretanto, nos meus projetos pessoais, sempre acontece de dar aquela travada, por isso eu gosto de correr e me exercitar todos os dias, isso refresca minha mente e geralmente ajuda a ter novas ideias. CD: No Chocolá Design, recebemos muitas perguntas de pessoas que estão começando na área, sempre querendo saber onde procurar, onde fazer cursos e como seguir na carreira. Que dica você daria a elas? FS: Eu diria para fazerem o que elas gostam, praticar bastante com trabalhos pessoais e compartilhar o máximo de informação possível, é a maneira mais fácil de promover seu trabalho e ajudar a comunidade. CD: Qual sua formação academica e que cursos você tem no seu curriculo? FS: Sou formado em Desenho Industrial com Habilitação em Programação Visual pela ULBRA em 2003. Quanto a cursos fiz um curso de Corel Draw em 1994 apenas. CD: Se você pudesse comparar sua carreira à um chocolate, qual seria? Porque? FS: Meio amargo. Quando o cara é novo nunca gosta, pois não é doce o suficiente mas com o tempo tu vai gostando cada vez mais até que não quer outro mais. CD: Como você vê a área de design no Brasil? Você acha que está caminhando para o rumo certo? FS: Está sim e não vejo ela muito diferente de outros países, não. Uma das cosias que eu notei é que o contexto muda de país para país em termos de cultura e até mesmo de grana mas os problemas são sempre os mesmos. A única coisa que eu acho é que nós, no Brasil, precisamos deixar de ser tão críticos e se ajudar mais, compartilhando conhecimento. Muito obrigado pela oportunidade. Entrevista: Fabio Sasso is a post from: Choco la Design View the full article Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados