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[Dsg Blog] Como lidar com projetos web? Parte 2


Jvchequer

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Agora que você conseguiu assinar o contrato e acertar o briefing (descritos no artigo “Como lidar com projetos web? Parte 1“)…qual o próximo passo?

 

 

 

projetos-04.jpgBriefing e contrato em mãos!

 

Com o briefing em mãos, está na hora de criar o mapa do site e fazer um brainstorming. É importante manter seu cliente a par do que você está fazendo para que ele saiba o que está sendo feito. Se você desaparecer durante as primeiras semanas, seu cliente vai começar a enviar e-mails ou ligar para o seu telefone para saber como que as coisas estão indo. Caso você atualize-o constantemente, ele se sentirá mais seguro em relação ao seu trabalho.

 

 

Cobrando o cliente nas datas certas

É importante que você lembre as datas de cobrança. Para isto, utilize lembretes como os disponíveis no iCal (para Mac) ou até mesmo configure o Google Calendar para lhe enviar um lembrete três dias antes do vencimento de cada parcela. Dois dias antes, envie o e-mail de cobrança ao seu cliente para que ele lembre de pagar no dia.

 

Peça para que confirme o pagamento, assim você pode deixar anotado em seu calendário que ele efetuou o pagamento. Aproveite e agradeça toda vez que ele pagar ;)

 

 

A metade do projeto

Chega um ponto do projeto onde você já tem tudo quase pronto: o design foi aprovado e codificado em CSS/HTML e agora basta acertar os detalhes finais. Essa é uma das partes mais demoradas.

 

projetos-03.jpgOs detalhes são os mais demorados

 

É importante fazer o seu cliente parte deste processo final para que ele possa verificar se está tudo como planejado.

 

Comece a fase do beta-testing, onde você analisa se o site funciona em todos os navegadores mais atuais, assim como sistemas operacionais diferentes. O Adobe Browser Lab é uma ótima ferramenta que permite que você teste em navegadores e SOs diferentes sem ter que instalar nada.

 

 

Lance o “Release Candidate”

Assim que o site estiver pronto e você acha que já dá pra deixá-lo visível ao público, vá fazendo testes variados com seu cliente. Acesse todas as páginas, reveja todo o conteúdo. Peça para que seu cliente tire um tempo para navegar pelo site todo quando ele tiver um tempo livre – evite de fazer isto durante uma reunião com ele, para que ele possa focar melhor.

 

Revendo o site durante seu tempo livre, o cliente pode se focar inteiramente no site e verificar tudo com calma. Assim não ocorre do cliente olhar tudo rapidamente e aprovar, pedindo para fazer alterações mais tarde, quando o contrato já expirou.

 

 

Colocando no ar e última cobrança

Pronto! Basta publicar o site a todos e fazer a cobrança final (se houver). Mas não pense que acabou! Se você quiser ter um serviço diferente, ainda existem mais coisas que podem serem feitas.

 

 

Manutenção e serviços adicionais

Ofereça serviços de manutenção ao seu cliente. Estes serviços podem variar de atualizar o código do site quando necessário até atualizar fotos dos produtos. Você pode oferecer um valor mensal fixo ou um preço especial por atualização. No entanto, lembre ao cliente que após o site ser publicado, alterações maiores no design e no conteúdo devem ser orçados a parte como um novo projeto.

 

Serviços adicionais podem incluir um acompanhamento de visitas e SEO (seu site já deve ter SEO, mas lembre-se que estas otimizações devem ter um acompanhamento constante para melhores resultados).

 

Agora sim, acabou. Seu projeto web foi entregue, o cliente adorou seu trabalho e você está feliz. Parabéns!

 

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