Ir para conteúdo

[Dsg Blog] Como lidar com projetos web? Parte 1


Jvchequer

Posts Recomendados

Uma das perguntas que mais recebo no meu e-mail é “Como que lido com projetos web?”. Muitos web desigers conseguem um cliente mas não sabem o que fazer dali em diante. Neste post vou explicar tudo que você precisa saber para que seu projeto flua sem nenhum problema.

 

 

 

 

O contrato: definindo tudo antes do início

projetos-01.jpgContrato: peça fundamental

 

O contrato é de extrema importância e muitas vezes é ignorado pelos web designers (e até mesmo os outros designers das outras áreas). Ele serve para proteger o seu interesse como profissional e os interesses do seu cliente. Eis algumas coisas que devem ser explícitas no contrato:

 

 

Descrição do projeto, revisões e layout

O que seu cliente está contratando? Explique todo o processo, desde o briefing até a geração de alternativas e finalmente o formato de entrega do projeto. É muito importante que você deixe claro em relação as revisões. Quantas revisões que seu cliente terá direito de fazer pelo preço acertado?

 

No xCakeBlogs, oferecemos até duas revisões pelo preço acertado. Por que? Pois alguns clientes abusam e não aprovam a primeira versão do layout, não aprovam a segunda e ainda pedem mais alternativas. É por isto que, se não for aprovado da primeira vez, revemos o briefing com o cliente para ver o que nós entendemos errado. Pedimos que o cliente faça uma crítica construtiva e compare com o briefing que ele enviou. É importante para sabermos o que foi feito de errado por nossa parte (ou se o cliente estava indeciso na hora que escreveu o briefing). Caso passe das duas revisões sem sucesso, informamos que novo pagamento e novo briefing deverão serem feitos. Isto fica explícito no contrato.

 

 

Pagamentos

No contrato deve estar escrito se a forma de pagamento é à vista ou parcelado (que é combinado previamente). Independente de qual for, deixe claro quando cada pagamento é feito. Se for a vista, peça para que seja pago no início do projeto para evitar que o cliente desista no final e não te entregue nada, e se você quiser ofereça algum tipo de remuneração em caso de desistência (por exemplo, 50% do valor pago ou a porcentagem de acordo com quanto do projeto já foi feito). Se o pagamento escolhido foi parcelado, informe as datas de pagamento de cada parcela e o valor delas.

 

É importante que você sempre peça um valor adiantado, independente de quem for o cliente. Até mesmo parentes podem tentar te passar a perna!

 

 

Direitos autorais e copyright

Quem terá o direito autoral sobre o que foi criado? E quem terá a responsabilidade sobre o uso de fontes, fotos, arquivos vetoriais, etc? É ideal que, caso o cliente fornecer as fotos e fontes para serem usadas no layout, você deixe claro que o direito autoral é de responsabilidade dele. Já vi acontecer designers serem ameaçados de processo por terceiros pois seu cliente usou uma imagem deles como fundo para o site sem o consentimento do autor.

 

 

Prazos

Defina os prazos para cada etapa e data para entrega final. Lembre-se de dar uma margem de segurança, pois raramente o projeto é entregue exatamente na data prevista. Algumas vezes o cliente demora para preencher o briefing ou para aprovar uma das revisões, atrasando todo o processo. Deixe claro que, se o cliente não obedecer o cronograma (você deve definir a data limite para ele enviar o briefing, enviar o material para ser usado, aprovar as revisões, etc), você não deverá ser culpado pelo atraso na entrega.

 

 

Aprovação final

Consiga uma assinatura ou assinatura digital na versão final antes de ir ao vivo. Isto vai te salvar muita dor de cabeça se algo estiver escrito errado ou existe algum problema no código. Além do mais, isto dá ao seu cliente a confiança que ele precisa. Caso algo estiver errado após a aprovação final, você poderá cobrar adicional.

 

 

Cancelamento de projeto

Outra forma de se assegurar caso o projeto seja cancelado. Afinal de contas, você não pode ser lesado pelo tempo gasto com algo que foi cancelado antes de você receber uma compensação decente.

 

Os contratos não precisam ser sempre assinados e enviados via correios. Hoje em dia, a justiça já permite o uso e-mails como documento legal, então se seu cliente aprovar o contrato via e-mail já é válido (só não vale mensagens instantâneas como MSN ou “aceitação verbal”).

 

Existem muitos modelos de contratos disponíveis na web, basta dar uma procurada.

 

 

O briefing

Muitos designers pulam a parte do briefing por ser algo que as vezes o cliente demora a respoder, então eles fazem tudo às cegas. E isto só pode resultar em desastre.

 

Nem sempre é fácil entrar na cabeça do cliente, e isto será o seu salva-vidas. Pode até ser um briefing pequeno, mas com as perguntas certas você vai poupar muito tempo ao seu cliente e a você mesmo. O bom que briefings curtos podem até ser feitos via telefone (lembre-se de anotar tudo que ele falar!). Eis algumas coisas que você pode incluir em seu briefing, mas lembre de adaptá-lo aos projetos específicos que você faz.

 

 

Especificações técnicas

projetos-02.jpg

 

Dimensões, alinhamento e tipo de largura. Geralmente o cliente não vai ter idéia do que ele quer nesta parte, então nós no xCakeBlogs não colocamos este tipo de pergunta no briefing. Caso o cliente queira especificar que ele quer um layout com largura fluída, por exemplo, ele irá especificar isto de qualquer forma.

 

Pergunte também sobre domínio e hospedagem (seu cliente já possui? Caso não tenha, ele aceita sugestões?). Você irá fazer o upload da versão final do site, ou isto fica a encargo do cliente?

 

 

Conteúdo

Um mapa do site é bom. Peça que seu cliente defina quais páginas que serão criadas e o que ele terá de conteúdo. Se você ver que a estrutura não é das melhores, ofereça alternativas antes de começar o projeto.

 

Peça para que ele informe todo o conteúdo neste momento. Textos, logo, fotos, etc. Caso não esteja no contrato, informe-o que o texto precisa estar revisto e corrigido, e que as imagens já devem vir tratadas – tudo em formato digital! Já tive clientes me enviando texto escrito a mão (caneta e papel!) e fotos impressas. Quando falei que teria que cobrar para digitalizar tudo, o cliente ficou pasmo – afinal de contas, ele tinha escrito todo o texto no computador e, como não tinha impressora, passou tudo para o papel. As fotos? Ele também tinha em formato digital mas mandou revelar só para me entregar. Acho que ele nunca ouviu falar de “e-mail”.

 

Outra coisa que você pode pedir é todo o material de marketing prévio da empresa para você ter uma idéia de como eles administravam a comunicação empresarial no passado.

 

 

Dados de marketing

Público-alvo, percepção atual da empresa e percepção desejável, estilo, cores e formalidade do design. Além disto, a diferença entre eles e as empresas concorrentes.

 

Esta parte da diferença entre eles e as empresas concorrentes nem sempre pode ser algo claro. Muitas vezes o cliente procura defender sua empresa como se você fosse um comprador em potencial. É necessário lembrar ele que você precisa das informações reais. Se o preço do produto do seu cliente é maior do que do concorrente, por que é assim? Informe seu cliente que ele não precisa defender as diferenças, pois isto não vai lhe ajudar muito. A questão do preço por exemplo, pode ser por que a qualidade é maior (neste caso, você pode deixar o site com cara mais de “exclusivo”).

 

Peça por referências também. De preferência, referências do gosto do cliente. Em seguida, você vai analisar se as preferências pessoais do seu cliente são similares às preferências do público-alvo dele. Se notar uma diferença muito grande, informe isto. É importante ele saber que o site não é para agradar ao gosto pessoal do dono, mas sim ao gosto do público-alvo.

 

Amanhã continua o artigo. Fique ligado! Assine o feed RSS para não perder!

 

 

Inspiração: Onextrapixel

Ajude o Design Blog! Vote em nós no prêmio Top Blog 2010! Não custa nada e demora menos de dois minutos!

 

 

Artigos relacionados

designblogbr?d=yIl2AUoC8zA</img> designblogbr?i=jd4YAklrOCU:lWV7eXswJ1M:F7zBnMyn0Lo</img> designblogbr?d=qj6IDK7rITs</img>jd4YAklrOCU

 

View the full article

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...