Ir para conteúdo

[Dsg Blog] Como diagramar uma revista – parte 5

Jvchequer

Posts Recomendados

Pronto para finalizar sua revista? Veja aqui as dicas finais!

como-diagramar-uma-revista.jpg

Este artigo é a parte 5 da série “Como diagramar uma revista”

Confira as partes anteriores:

Parte 1

Parte 2

Parte 3

Parte 4Até agora, você deve ter os seguintes itens:

• Nome, descrição, público-alvo, concorrentes, etc da sua revista
  • Manual de identidade visual do logo
  • Nome das seções
  • Fontes e cores definidos
  • Templates dos layouts escolhidos
  • Projeto editorial

Agora, basta juntar seu conteúdo.

Conteúdo

O objetivo destes artigos não é o de mostrar o passo-a-passo de como se cria uma revista, apenas como se diagrama ela. O conteúdo é geralmente moldado ao layout em vez de ao contrário.

Com o conteúdo (texto e imagens) em mãos, escolha o layout mais adequado entre os templates da revista. Formate o conteúdo de acordo, sempre respeitando todo o manual do projeto editorial. Lembre-se de seguir as várias dicas dadas nestes 5 artigos.

Afim de ver se o conteúdo está em bom tamanho e legível, faça o teste da pré-impressão imprimindo cada artigo em uma folha. No exemplo da revista que criei, cada folha terá um tamanho aproximadamente de uma página A4.

exemplo.jpgExemplo de pré-impressão para verificar os tamanhos de fontes e contraste de cores

O boneco

O boneco nada mais é do que a revista pronta em tamanho menor, para analisar a disposição das páginas e conteúdo. Pessoalmente, recomendo imprimir em uma folha A4, frente e verso, e dobrá-lo – neste caso, cada folha teria quatro páginas: duas de um lado e duas do outro. Como você irá encaixar eles, notará que é preciso ver qual folha terá qual página.

Por exemplo: sua revista terá 40 páginas. Na primeira folha, você terá (na ordem) o seguinte: contra-capa (folha final da revista – geralmente com propaganda), capa (primeira folha da revista) e no verso, pós-capa (segunda folha da revista, geralmente com mais propaganda) e penúltima (folha antes da contra-capa).

boneco-esquema.jpg

Minha sugestão é: faça uma cola. Pegue um papel, corte em vários pedaços e vá dobrando um dentro do outro. Depois de atingir o número de páginas que você quer ter na sua revista, vá escrevendo o número das páginas na folha. Agora, desdobre tudo e veja como ficou. Notará que ficou similar ao esquema acima.

boneco02.jpgNo meu boneco, imprimi os layouts ainda sem conteúdo pra ver se a diagramação ficou boa

Observações finais

Antes de mandar sua revista para a gráfica, algumas observações finais:

Cuidado com linhas viúvas. Linhas viúvas são aqueles parágrafos cuja última palavra (ou duas últimas) ficam em uma linha sozinha, mais ou menos

assim.

Evite imagens como fundo de texto. É uma questão de legibilidade. Se a imagem estiver muito colorida, por exemplo, o seu texto com uma cor só pode ficar difícil de ler.

figura-fundo.jpg

Procure começar um artigo sempre na página da esquerda. Aqui no ocidente, lemos da esquerda para a direita. Logo, artigos que começam pela esquerda tem maior chance de serem lidos.

Anúncios, preferivelmente do lado direito. Por quê? Pois há uma maior exposição do lado direito. Pegue qualquer revista e folheie-a rapidamente. Notou como você viu quase só anúncio? “Mas por que não colocar meu conteúdo do lado direito, para chamar a atenção do leitor?” – por um motivo simples: quem paga a revista, são os anunciantes. E anúncios neste lado são mais caros.

Quem paga a revista, são os anunciantes. Note o caso da “Veja”: parece que 40% da revista é dedicada a publicidade. Mesmo com uma tiragem e venda super alta, o preço cobrado pela revista ao leitor não arca com todos os custos. Os valores de publicidade chegam a R$ 50.000 por uma folha inteira. São os anúncios que fazem com que a revista possa continuar existindo. Então quando estiver diagramando, deixe espaços bons para seus anunciantes.

Cuidado com a resolução. Qual será a resolução de impressão? A qualidade da sua revista será o equivalente a de um jornal? Ou algo mais dentro dos padrões atuais? Lembre-se de usar as imagens de acordo com isto. Por isso a importância de fazer uma pré-impressão em um tamanho aproximado. Use uma imagem de resolução muito baixa, e a impressão fica estourada. Uma de resolução muito alta, o resultado é um arquivo desnecessariamente pesado.

Finalizando

Agora, basta preparar o arquivo para a impressão. Esta é uma parte técnica que não vou explicar – se você não sabe como fechar um arquivo, sugiro que peça ajuda a quem sabe fazer isto bem.

No caso da minha revista, eu decidi imprimir em uma gráfica normal. Foi feito em tamanho super A3, frente e verso, refilado e dobrado. O resultado final foi este:

revista-pronta.jpg

Dúvidas?

Irei responder dúvidas na medida do possível. Revistas não são minha área de atuação, mas tenho um domínio considerável do assunto. Basta deixar um comentário abaixo.

Espero que tenham gostado! ;D

Aproveite e siga o Design Blog no Twitter! Assim você fica por dentro das novidades no mundo do design, com links super interessantes.

.

Artigos relacionados

designblogbr?d=yIl2AUoC8zA</img> designblogbr?i=nuHrhaai3iI:WTfQxcdbPog:F7zBnMyn0Lo</img> designblogbr?d=qj6IDK7rITs</img>nuHrhaai3iI

View the full article

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Quem Está Navegando   0 membros estão online

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
  • Criar Novo...