Jvchequer 63 Postado Julho 21, 2010 Share Postado Julho 21, 2010 Chegou a hora de começar a trabalhar de verdade! Está na hora de escolher as fontes, tamanhos, cores e tudo mais. Prepare-se para suar! Escolha das fontes Parece ser uma escolha fácil de ser feita, mas é longe disto. Quando criei minha primeira revista para um projeto de faculdade (que deu inspiração a este blog), a escolha da fonte foi a mais difícil. Não é tão simples quanto dizer “vamos usar Arial e pronto”, pois há um problema enorme em relação a direitos autorais. A maioria das fontes que você usa no seu computador são de uso gratuito para fins pessoais. Tente vender uma revista usando elas e logo logo você será descoberto pelo dono. Mas então como se escolhe uma fonte? Antes de pensar na parte econômica, é necessário buscar uma fonte que sirva ao propósito. Neste caso, seria o da facilidade de leitura em impresso. A maioria das revistas preferem fontes sem serifa, pois em impressões de baixa qualidade ela ainda fica legível. Além disto, é necessário se preocupar com o kerning – o espaçamento entre uma letra e outra (se você não sabia disto, sugiro ler meu artigo sobre “O que é tipografia?” antes de continuar). Em um tamanho normal de 12 pontos da fonte que você escolheu, um texto de 500 caracteres ocupa quanto espaço? É importante notar este tipo de detalhe, pois um espaçamento mesmo que 5% maior do que uma fonte de segunda escolha pode fazer com que sua revista fique maior que o esperado. Note a diferença visível entre duas fontes similares Note como a Geneva (que possui o mesmo tamanho da Arial) é mais espaçada entre as letras, fazendo com que ocupe meia-linha a mais com o mesmo número de caracteres – uns 10% do parágrafo total. Pode não parecer muito, mas a diferença entre uma revista de 100 páginas e 110 páginas é grande – o suficiente para deixar de colocar 10 páginas de publicidade. Para ajudar a decidir melhor qual fonte usar, imprima o mesmo texto em fontes diferentes. Sim, é necessário imprimir! Fonte em tela fica diferente de fonte impressa. Preferencialmente, imprima um texto normal (e não o “nononono” que publicitários usam). Após escolher sua fonte, agora é correr atrás para licenciar o uso dela. Entrar em contato com o autor, negociar um preço, fechar contrato, etc. Boa sorte Escolhendo as cores A maioria das revistas tem algumas cores básicas que são repetidas páginas afora. A Super Interessante usa bastante o vermelho, a Info Exame, laranja, etc. Estas cores você pode usar no nome das seções (que você já já vai definir), em pequenos detalhes e tudo mais que você achar melhor. O uso destas cores deverá ser sempre respeitado, assim como as cores de uma identidade visual são sempre (ou pelo menos sempre deveriam) serem respeitadas. Definindo as seções Você notou que, mesmo as revistas focadas a um assunto específico (ao contrário da Veja, por exemplo, que trata de vários assuntos), existem seções. A minha revista predileta, a abcDesign, possui algumas seções pré-definidas e outras mais livres. Por exemplo, existe Design & Cultura, Design e Sustentabilidade, Design e Educação, Fatos Gravados, Cases, Entrevista, etc. A maioria delas também possui autores fixos – Fatos Gravados é sempre escrito pelo Ericson Straub. Quais seções que sua revista terá? Os autores são fixos para estes? Haverá seções que serão fixas, inclusas em todas as edições e algumas especiais que serão esporádicos? E qual a ordem delas? A ordem precisa ser sempre a mesma em todas as edições. Anote todas estas informações, inclusive fazendo um breve resumo do tipo de artigo de cada seção. Desenvolvimento de templates Como já explicado, os templates são layouts pré-definidos. Algumas revistas possuem centenas de templates que ditam como o conteúdo vai ficar, como que as imagens são dispostas e até mostram onde a publicidade deve permanecer. A quantia de templates que sua revista terá depende do conteúdo dela. Quantas páginas você pretende ter por edição? Cada seção terá seu próprio layout fixo, ou o mesmo pode variar de edição para edição? O ideal neste ponto é você esboçar vários layouts. Não tenha medo de ser feliz neste ponto. Esboce pelo menos 2 vezes mais layouts do que você pretende usar, e só depois selecione os que você acha que seguem um certo ritmo. Esses layouts você usará como template para seus textos. “Canha, você não vai me ensinar a esboçar um layout?” Vixi. Outra coisa que um designer já deve saber antes de começar a pensar em diagramar uma revista. Vou ensinar os pontos básicos apenas – o restante, como utilização dos princípios básicos do design, fica por sua conta. Como fazer um layout Layout nada mais é que a disposição de informações sobre uma página. É o layout que vai determinar como e o que o leitor irá ler. Na maioria das vezes, o layout é composto de título, sub-título, chamado, artigo e talvez uma imagem. E existem infinitas maneiras de se fazer isto. (Apenas um adendo aqui: O uso de imagens é altamente recomendável. Imagens chamam e prendem a atenção do leitor de uma maneira mais efetiva do que um chamado ou um título) Quatro exemplos de um layout de duas colunas - poderia ter centenas Como falei, existem infinitas maneiras de se diagramar estes poucos ítens. Solte a criatividade. Você pode, por exemplo, fazer com que uma página inteira se dedique ao título e chamada do artigo, tendo uma imagem de fundo. No entanto, cuidado com o uso excessivo de imagens de fundo. Uma imagem muito colorida facilmente distrai e dificulta a leitura em textos corridos. Você pode encontrar vários exemplos de layouts de revistas no Google Images. Apenas alguns dos layouts que rascunhei E lembre-se sempre de aplicar os princípios básicos: alinhamento, contraste, repetição e proximidade. Até agora… Ok, um resumão do que você deve já ter até aqui: Nome, descrição, público-alvo, concorrentes, etc da sua revista Manual de identidade visual do logo Nome das seções Fontes e cores definidos Templates dos layouts escolhidos Mas e onde você vai colocar todas estas informações para referência futura? É para isto que existe o… Projeto Editorial O projeto editorial serve para inserir todas as informações pertinentes a sua revista. É onde ficará também seu manual de marca, descrição do conceito e público-alvo, características técnicas de fonte, tamanho, espaçamento, etc do título, sub-título, chamada, texto, legendas e por aí vai. Este projeto precisa ter tudo sobre sua revista e será consultado a cada nova edição para ver se está tudo padronizado. Tenha este documento impresso em uma boa qualidade. Sugiro que encaderne ele, pois você irá utilizá-lo bastante enquanto tiver sua revista. Pronto! Toda a parte teórica da sua revista está completa. Basta começar a preparar a primeira edição! E isto, faremos na próxima edição final! Outros artigos da série “Como Diagramar Uma Revista” Como diagramar uma revista – parte 1 Como diagramar uma revista – parte 2 Como diagramar uma revista – parte 3 Aproveite e siga o Design Blog no Twitter! Assim você fica por dentro das novidades no mundo do design, com links super interessantes. . Artigos relacionados Como diagramar uma revista? – parte 3 Como diagramar uma revista? – parte 2 Como diagramar uma revista? – parte 1 Design de cartões de visita: o básico Design Blog Podcast – Episódio 02 </img> </img> </img> View the full article Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
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