Jvchequer 63 Postado Julho 2, 2010 Share Postado Julho 2, 2010 Lá e de volta outra vez, novamente com um post sobre cores. Tomara que vocês se deliciem novamente. As cores são de extrema importância em qualquer produto ou serviço que você estiver produzindo, pois ela tem uma grande relevância como termo psicológico, mostrado no outro post, mas ela também tem algumas preferências de acordo com algumas situações ou grupo de pessoas, enfim, segundo vários fatores, que veremos a seguir. Em Relação a Idade As experiências vividas pelas pessoas influenciam em suas reações às cores, e a cada faixa etária essa experiência acumulada cria algumas tendências. De acordo, com uma pesquisa realizada pelo psicólogo BAMZ, trazendo muitos resultados positivos para área da comunicação, no qual a pesquisa avalia o fator idade a preferência que essa mesma pessoa tem por cada cor. Vejamos os exemplos: Vermelho->de 1 a 10 anos – idade da efervescência e da espontaneidade; Laranja-> de 10 a 20 anos – idade da imaginação, excitação, aventura; Amarelo-> de 20 a 30 anos – idade da força, potência, arrogância; Verde-> de 30 a 40 anos – idade da diminuição do fogo juvenil; Azul-> de 40 a 50 anos – idade do pensamento e da inteligência; Lilás-> de 50 a 60 anos – idade do juízo, do misticismo, da lei; Roxo-> além dos 60 anos – idade do saber, da experiência e da benevolência. Sendo assim, pessoas de idade avançada, tendem a preferir tons mais frios, de base azul, devido a possível associação com experiências passadas e imagens que transmitem o significado de distância, imersão, sentimento de saudade dessas pessoas. Já os jovens, tendem as cores mais quentes, vibrantes, que provocam reações mais rápidas no cérebro. Também se deve a fato que tons quentes de destacam mais, sendo que os jovens sentem a necessidade de se destacar. Por final, as crianças, tendem a cores mais vivas, e os contrastes também são interessantes nessa fase. O fato de eles enxergarem primeiro a cor vermelha, faz com que as cores com essa base seja mais atraente para eles. Em Relação ao Sexo Quando todos perguntamos a amigos, ou a nós mesmos, as cores femininas e masculinas, a maioria das pessoas automaticamente imaginam as cores rosa e azul. De fato, as preferências das cores sim se alteram dependendo do sexo da pessoa, mas não exatamente da mesma maneira. Na verdade, os matizes azuis, são cores femininas (tanto que a cor azul na psicologia das cores expressa o feminino) e o rosa é uma cor que agrada os homens. Estranho não? Mas tem uma explicação. Consciente e inconscientemente, temos o hábito de usar cores que agradam o sexo oposto, daí vem essa troca. Porém, no layout as cores podem expressar feminilidade ou masculinidade. Isso é muito importante para ser observado, pois é fundamental ao se considerar que o produto irá ser consumido por mulher ou homem. A criação do job deve ser muito bem planejado, em relação ao seu uso de cores. Em Relação a Cultura O fator cultura é muito decisivo no efeito de uma cor. Tradições milenares e religiões influenciaram até hoje o gosto por determinadas cores. O branco, por exemplo, no Ocidente lembra pureza e paz, e é usado na noite da virada do ano, enquanto no Japão é uma cor associada a morte. Cabe novamente ao designer, conhecer esses significados corretos em cada cultura, e saber escolher aquelas que causarão o efeito esperado. Em Relação a Classe Social O fator social também é muito decisivo no efeito de uma cor. As classes sociais mais altas tendem ao gosto mais sofisticado, e procuram gostar de produtos mais raros, especialmente quando feitas com cores estranhas e inusitadas, e assim, procuram sempre tonalidade escuras. Os indivíduos que possuem mais dinheiro, na hora da na aquisição de objetos , se preocupam com a escolha certa, procurando uma harmonia ambiente, uma característica de requinte e de exigência que o restante da população, visando mais a utilidade, não possui. Essa classe social prefere: combinações mais sóbrias, mais atenuações, mais cores combinadas, e uso de suaves degradês em boxes e pequenas áreas de fundo. Em contra parte, a classe mais baixa, é mais simples, tendendo a uma estabilidade maior e a uma resistência mais definida às inovações muito rápidas. Ao preparar uma embalagem de sabonete, por exemplo, o técnico deve estar atento a todas essas variáveis.Essa classe social prefere: mais contraste entre as cores, combinações entre [cores] complementares e predominância de cores primárias e secundarias chapadas em 100%. Cor: Preferências Cromáticas e suas Relações is a post from: Choco la Design View the full article Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados