Ir para conteúdo

[Dsg Blog] Pretensão salarial de um designer

Jvchequer

Posts Recomendados

Recebo muitos e-mails diariamente com perguntas que – na maioria das vezes – já estão respondidas no FAQ (sim, temos um FAQ!). Mas ocasionalmente aparece um e-mail interessante. O leitor quis saber: quanto ele deve pedir de salário?

pretensao-salarial-designer.jpg

Vou avisar logo de primeira: se você chegou aqui esperando um valor exato, pode esquecer. Não existe. Sim, existem tabelas de preços de associações de designers mas isto é algo generalizado. Para saber quanto você deve pedir de salário, é necessário levar em conta vários fatores. Vários.

Quando tive meu primeiro emprego, estava ganhando na faixa de R$ 350 trabalhando meio-período. Pra mim, naquela época, valia a pena. Morava com meus pais, eles pagavam minha faculdade e me sustentavam no geral. Depois que me casei e saí de casa, por R$ 350 não me dou ao trabalho nem de levantar da cama pois meu custo de vida mensal é muito maior que isto.

Para definir quanto você deve pedir de salário, você precisa responder várias perguntas a si mesmo. Estas respostas podem servir apenas para você; não adianta perguntar a outro profissional, a não ser que você viva uma vida similar a dele e tenha o mesmo nível de conhecimento. E quais são as chances disto acontecer?

Eis uma lista de perguntas que você deve fazer a si mesmo para definir quanto você deve ganhar:

• Qual seu custo mensal de vida?
  • Você que paga seu próprio aluguel / conta de luz, água, telefone, etc?
  • Quanto você investiu na sua educação na área de design? Fez algum curso / faculdade?
  • Em quanto tempo você pretende recuperar aquele investimento no curso / faculdade?
  • Quantas horas por dia de trabalho estão pedindo?
  • Qual o nível do trabalho? É um nível no qual você encontra, ou você precisa se adaptar?
  • Qual o volume de trabalho? Você trabalharia 6 horas por dia sem descançar?
  • Existe possibilidade de crescimento na empresa?
  • A empresa demonstra possibilidade dela mesma crescer, ou parece que está estagnado?
  • Quanto você acha que vai aprender de novo neste emprego? É algo que você nunca fez, ou que fez muito pouco?
  • Existem benefícios? (vale transporte, vale alimentação, plano de saúde, etc)
  • Você vai aplicar seu conhecimento de design neste emprego, ou estão pedindo apenas alguém que faça o que se pede em Photoshop?
  • Esse emprego vai lhe abrir novas portas para oportunidades melhores, ou ele servirá apenas para você ganhar um dinheiro decente?
  • Quanto que um cargo superior ao seu ganha lá? E o chefe? Ele ganha muito mais que os empregados (ou seja, ele “escraviza” os empregados pra ganho próprio)?
  • A atmosfera de trabalho parece ser amigável?
  • A empresa encoraja a criatividade, entregando projetos inteiros na sua mão ou aceitando suas sugestões?
  • Os clientes desta empresa são de que nível? Multinacionais ou comércios da região? (Vale notar que não estou menosprezando os escritórios que atendem ao pequeno empresário – muito pelo contrário! Mas esta pergunta ajuda a definir a quantidade, volume e valor do trabalho)
  • Você vai ter que levar trabalho pra casa regularmente? Ou trabalhar nos finais de semana? Ou ficar no escritório após o expediente?
  • O trabalho extra é pago de acordo? (ex: 100% do valor por hora nos finais de semana / fora do horário comercial)
  • Seus superiores são acessíveis, ou você só recebe tarefas a cumprir e um “se vira”?
  • Você terá custo com transporte ou alimentação que não é coberto pela empresa?
  • O contrato tem letras miúdas? O que está escrito nelas?
  • Como é o mercado na sua região? Ele é saturado? Fica aquele clima “se você não quer o emprego, tem quem queira”?
  • Ou o mercado é escasso? Tem poucos designers no seu nível?

São várias perguntas, e existem muito mais. Todas elas ajudam você a descobrir quanto deve cobrar para trabalhar na empresa. Por exemplo, se a empresa tiver forte vínculo com outra – aquela empresa dos seus sonhos – será que não vale a pena sacrificar um pouco do seu salário para eventualmente conseguir o emprego nesta outra? E outra: eles já oferecem um salário? O valor dele está em acordo com seus gastos mensais?

Deu pra perceber, né? Não existe uma fórmula certeira ou resposta objetiva a esta pergunta. Quais outras perguntas você incluiria nesta lista? Comente!

Aproveite e siga o Design Blog no Twitter! Assim você fica por dentro das novidades no mundo do design, com links super interessantes.

.

Artigos relacionados

designblogbr?d=yIl2AUoC8zA</img> designblogbr?i=aQOsFYbsQSE:Vz2dc94_fEs:F7zBnMyn0Lo</img> designblogbr?d=qj6IDK7rITs</img>aQOsFYbsQSE

View the full article

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Quem Está Navegando   0 membros estão online

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
  • Criar Novo...