Jvchequer 63 Postado Junho 28, 2010 Share Postado Junho 28, 2010 Recebo muitos e-mails diariamente com perguntas que – na maioria das vezes – já estão respondidas no FAQ (sim, temos um FAQ!). Mas ocasionalmente aparece um e-mail interessante. O leitor quis saber: quanto ele deve pedir de salário? Vou avisar logo de primeira: se você chegou aqui esperando um valor exato, pode esquecer. Não existe. Sim, existem tabelas de preços de associações de designers mas isto é algo generalizado. Para saber quanto você deve pedir de salário, é necessário levar em conta vários fatores. Vários. Quando tive meu primeiro emprego, estava ganhando na faixa de R$ 350 trabalhando meio-período. Pra mim, naquela época, valia a pena. Morava com meus pais, eles pagavam minha faculdade e me sustentavam no geral. Depois que me casei e saí de casa, por R$ 350 não me dou ao trabalho nem de levantar da cama pois meu custo de vida mensal é muito maior que isto. Para definir quanto você deve pedir de salário, você precisa responder várias perguntas a si mesmo. Estas respostas podem servir apenas para você; não adianta perguntar a outro profissional, a não ser que você viva uma vida similar a dele e tenha o mesmo nível de conhecimento. E quais são as chances disto acontecer? Eis uma lista de perguntas que você deve fazer a si mesmo para definir quanto você deve ganhar: Qual seu custo mensal de vida? Você que paga seu próprio aluguel / conta de luz, água, telefone, etc? Quanto você investiu na sua educação na área de design? Fez algum curso / faculdade? Em quanto tempo você pretende recuperar aquele investimento no curso / faculdade? Quantas horas por dia de trabalho estão pedindo? Qual o nível do trabalho? É um nível no qual você encontra, ou você precisa se adaptar? Qual o volume de trabalho? Você trabalharia 6 horas por dia sem descançar? Existe possibilidade de crescimento na empresa? A empresa demonstra possibilidade dela mesma crescer, ou parece que está estagnado? Quanto você acha que vai aprender de novo neste emprego? É algo que você nunca fez, ou que fez muito pouco? Existem benefícios? (vale transporte, vale alimentação, plano de saúde, etc) Você vai aplicar seu conhecimento de design neste emprego, ou estão pedindo apenas alguém que faça o que se pede em Photoshop? Esse emprego vai lhe abrir novas portas para oportunidades melhores, ou ele servirá apenas para você ganhar um dinheiro decente? Quanto que um cargo superior ao seu ganha lá? E o chefe? Ele ganha muito mais que os empregados (ou seja, ele “escraviza” os empregados pra ganho próprio)? A atmosfera de trabalho parece ser amigável? A empresa encoraja a criatividade, entregando projetos inteiros na sua mão ou aceitando suas sugestões? Os clientes desta empresa são de que nível? Multinacionais ou comércios da região? (Vale notar que não estou menosprezando os escritórios que atendem ao pequeno empresário – muito pelo contrário! Mas esta pergunta ajuda a definir a quantidade, volume e valor do trabalho) Você vai ter que levar trabalho pra casa regularmente? Ou trabalhar nos finais de semana? Ou ficar no escritório após o expediente? O trabalho extra é pago de acordo? (ex: 100% do valor por hora nos finais de semana / fora do horário comercial) Seus superiores são acessíveis, ou você só recebe tarefas a cumprir e um “se vira”? Você terá custo com transporte ou alimentação que não é coberto pela empresa? O contrato tem letras miúdas? O que está escrito nelas? Como é o mercado na sua região? Ele é saturado? Fica aquele clima “se você não quer o emprego, tem quem queira”? Ou o mercado é escasso? Tem poucos designers no seu nível? São várias perguntas, e existem muito mais. Todas elas ajudam você a descobrir quanto deve cobrar para trabalhar na empresa. Por exemplo, se a empresa tiver forte vínculo com outra – aquela empresa dos seus sonhos – será que não vale a pena sacrificar um pouco do seu salário para eventualmente conseguir o emprego nesta outra? E outra: eles já oferecem um salário? O valor dele está em acordo com seus gastos mensais? Deu pra perceber, né? Não existe uma fórmula certeira ou resposta objetiva a esta pergunta. Quais outras perguntas você incluiria nesta lista? Comente! Aproveite e siga o Design Blog no Twitter! Assim você fica por dentro das novidades no mundo do design, com links super interessantes. . Artigos relacionados Seu site não é para você! CSS deveria ser separado em vários arquivos? Como deixar um logo maior sem deixá-lo maior Hierarquia visual de elementos Usando filosofia para entender melhor a metodologia do design – pt 2 </img> </img> </img> View the full article Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados