Ir para conteúdo

[Time Dsg] Conversando Com Gente Grande #9 – Canha

Jvchequer

Posts Recomendados

Canha é o criador do Design.blog e co-fundador do xCakeBlogs. Casado com a Cláudia Regina entrevistada recentemente  pelo CCGG os dois trabalham em conjunto no xCakeBlogs. Um dos diferenciais que encontramos nele é a experiência que ele possui e compartilha com todos em seu blog. Vamos ver seus trabalhos e logo depois a entrevista !

claudiaregina.png

sou-gordo.png

livroseafins.png

euterpe-blogdemusicaclassica.png

entrepaper.png

vestidadenoiva-2.png

<p style="text-align: center;">[timedsg] – Canha, como e quando surgiu o interesse por design e pela vida de bloqueiro?

[canha] Quando eu nasci (lá em 1985), meu pai comprou o nosso primeiro computador: um Macintosh 512K (512 Kb de memória RAM – absurdo de rápido na época). Acho que desde então já demonstrei interesse por arte virtual e por computadores no geral. Lá pela década de 90 (quando a internet começou a surgir por aqui) comecei a fuçar com desenvolvimento de sites. Criei alguns blogs (“diários pessoais”) e aprendi a brincar com HTML e PHP. Taxado como nerd na escola, vi o estouro da bolha em 2000 e continuei criando blog após blog. Só foi em 2005 que fui “descobrir” o design gráfico como profissão e entrei pra faculdade.

[timedsg] Você é formado em que? Fale nos um pouco sobre sua formação profissional.

[canha] Para ser bem honesto, acabei trancando a faculdade de design gráfico em 2008 quando o xCakeBlogs começou. Adquiri tanto conhecimento lá, coisa que é impossível de se aprender em um blog ou site de design. No entanto, o fato de que designers podem exercer a profissão sem ter diploma é algo que desanima com o passar do tempo. Pretendo voltar e terminar só por terminar, já que não acho que há muito mais que eu possa aprender lá.

[timedsg] A algum tempo atrás, você passou a expressar em seu facebook que você não era designer e isso despertou curiosidade em muitos de seus seguidores. Qual o porque de tudo isso?

[canha] Como falei, qualquer um pode se intitular “designer”. E muita gente faz isto. Sabe utilizar o Photoshop? É designer. Sabe criar sites em tabelas com o Dreamweaver? Web designer. Sabe costurar? Designer de moda. E por aí vai. Céus, existe até “designer de cabelos”! Sempre defendi o design como sendo algo necessário de projeto, de análise. No entanto, se design hoje em dia é visto como “habilidade em softwares”, prefiro me chamar de não-designer. Sou um projetista, resolvedor de problemas gráficos ou what ever. Mas não sou mais designer.

[timedsg] Uma pergunta que eu faço a maioria dos entrevistados é qual a principal fonte de inspiração quando você passa a desenvolver um novo projeto? Existe algum ritual que você faça sempre quando vai criar algo?

[canha] Eu procuro ler bastante. Gosto de livros de fantasia / ficção científica (como J.R.R. Tolkien, J.K. Rowling, Phillip Pullman, Douglas Adams, Philip K. Dick, William Gibson, etc) pois eles lhe mostram o caminho à imaginação. Há uma enorme diferença entre ler sobre um cenário e ver este cenário como imagem já feita. O espaço dado por cada autor para imaginar detalhes adicionais é enorme.

Quanto a ritual que faço antes de cada projeto, também tenho. Muitas vezes apenas pego um papel e vou rabiscando até sair uma coisa – não precisa nem ser relacionado ao projeto novo, desde que saia algo que me satisfaça minimamente. Caso não saia nada, vou dar uma volta ou fico na janela observando o movimento da rua. Quando começo a ficar inquieto para voltar ao trabalho, aí sei que estou pronto para começar.

[timedsg] Como é a preparação para que o podcast seja feito?

[canha] O podcast atual é relativamente simples. No meu podcast antigo (Digital Paper Cast, mais tarde mudado para HTTPod), era necessário muito preparo anterior: pesquisas de artigos, pesquisas de terminologias, pesquisas para ver se entendi tudo certo. Depois, a preparação do equipamento (teste de microfone, volume, etc) e ainda havia a pós-produção.

Hoje em dia, é muito mais simples: só preciso pesquisar artigos, pesquisar terminologias e pesquisar para ver se entendi tudo certo. Em seguida, basta começar a gravar (o Mac tem um microfone interno bom) e fazer uma leve pós-produção. Ok, na verdade, só a preparação do equipamento se simplificou (ainda mais que é apenas eu gravando). O restante, continuou na mesma. lol.

[timedsg] Você é um dos freelancers que conhecemos que além de muita experiência é um dos mais cogitados para desenvolvimento de novos projetos. O que você tem a falar sobre isso e sobre as pessoas que seguem seus passos?

[canha] Parem de me passar novos projetos xD Mas, sério, recebo muitas propostas – tanto é que tenho um dia de descanso por semana. Por um lado é bom: nunca faltou dinheiro. Por outro lado, ou preciso aumentar meu preço ou preciso passar a não aceitar tantos projetos assim. Essa é minha dica pra quem tá na mesma: se você trabalha mais do que vive, então você deve estar fazendo algo muito certo ou muito errado. Se você aumentar seu preço e a clientela sumir, você está fazendo algo de errado icon_wink.gif

[timedsg]  Quando surgiu o xCakeBlogs ?

[canha] O xCakeBlogs (que se pronuncia “xis-queique-blogs”, como x-salada, x-burguer, etc) surgiu no final de 2008, durante o BlogCamp São Paulo. Eu e a Claudia (na época, ainda namorada) fomos juntos lá e surgiu a idéia de juntarmos nossa experiência em design e desenvolvimento de sites, junto com nossa paixão por WordPress. Seis meses depois, abandonamos nossos empregos. Agora, temos novos planos de internacionalizar e expandir o xCake ainda este ano.

[timedsg] Para finalizar, vamos fazer um bate bola e jogo rápido, digo uma falavra e você responde com a primeira coisa que venha em sua cabeça.

[canha]

Um Designer:

Ericson Straub

Um WebDesign:

Claudia Regina (minha esposa)

Uma Inspiração:

Ivens Fountoura (professor e designer que me abriu a cabeça)

Um local:

Bar. Fonte de milhares de idéias.

Um dia do ano:

13 de março

Uma empresa:

Yellow Icon. Trabalhei lá por alguns meses e amei.

Um Homem:

Meu pai. Pegou no meu pé, mas me incentivou bastante.

Uma Mulher:

Minha mãe. Sempre me apoiou em tudo.

Um site:

Twitter.com

Um blog:

SmashingMagazine.com

[timedsg] Okay, obrigado ao Canha designer e bloqueiro do Design.Blog pelo “conversando com gente grande de hoje” e para o pessoal que queira saber mais sobre seus trabalhos ou até mesmo como te contratar.

[canha] Meu portfólio é meu próprio blog (http://design.blog.br), mas também existe o do xCakeBlogs (www.xcakeblogs.com.br). PS: Valeu pela oportunidade guri! Abraços,

—-

Canha

http://Design.blog.br

http://ForumDeDesign.com

“Blogar é gostoso, o difícil deixa com a gente”

http://xCakeBlogs.com.br

View the full article

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Quem Está Navegando   0 membros estão online

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
  • Criar Novo...