Ir para conteúdo

[Time Dsg] Conversando Com Gente Grande #8 – Maurício Massami

Jvchequer

Posts Recomendados

Hoje iremos conversar com Maurício Massami, um desenhista vetorial talentoso que conheci através de uma indicação feita por um leitor aqui do timeDSG. Vamos dar uma pequena olhada em seus trabalhos e ver o que rolou na entrevista. Logo abaixo, ele nos deixou links para contato e Portfólio.

144780831be821be16a3739b8207135b-411x600.jpg

43da3c416fb80a1d5df22bf4a763683d-450x600.jpg

287070fc03914023b748b78629ddb488-387x600.jpg

7461ff500e4c2ff2d0539652d8e8199e-600x400.jpg

1599b60f2ad24d384c5af316904cc16f-600x422.jpg

590fcc52fc125eda66f67455ae168a96-600x445.jpg

380a4cb608f3727e1d70b35c86dfcfbe-600x450.jpg

37e545db4c9e9624965f1e266ba8a48f-600x480.jpg

7e079e15e2a96daa9dfe546788aa8e3d-600x424.jpg

[timeDSG] – 1 – Quando e qual foi seu primeiro contato com desenhos vetoriais ?

[Maurício Massami] – Tudo começou na época do colegial, onde fazia montagens de fotos, pinturas digitais e desenhos no Photoshop. Fiquei uns 2 anos fazendo isso como hobbie.

Em 2006 tive meu primeiro contato com o vetor, onde vetorizei um desenho em mangá que fiz de mim mesmo. À partir disso, fiquei fascinado pelo vetor e continuo desde então…

[timeDSG] – 2 – E o que te fez aperfeiçoar seu trabalho e se transformar no profissional que tu és hoje?

[Maurício Massami] – Quando comecei a interessar pelo vetor, pesquisei na internet trabalhos de artistas que fazem isso e ficava ainda mais admirado, pensando: ”Como eles conseguem fazer isso?!”

O fato de ver trabalhos tão incríveis, sejam eles em vetor, vexel ou pintura digital, me deram muito incentivo e a vontade crescia cada vez mais para querer aprender e evoluir à cada vetor que eu fazia.

[timeDSG] – 3 – Você vive do desenvolvimento destes desenhos? Ou apenas os leva como um hobbie ?

[Maurício Massami] - Atualmente trabalho na área de criação de uma empresa desenvolvendo catálogos, flyer, rótulos, cartões e etc. Nas horas vagas faço desenhos vetoriais como freeelancer.

[timeDSG] – 4 – Qual sua formação profissional e quais suas últimas experiências realizadas (empresas e cargos que realizou na área).

[Maurício Massami] - Eu sempre fui bastante auto-didata, pesquisando várias informações na internet. Não sou formado em curso superior, tenho curso técnico em computação gráfica, que me ajudou a conhecer melhor um pouco de cada área onde a computação está envolvida. Também fiz alguns cursos livres para aperfeiçoar e entender melhor os programas da Adobe (AI, PS e ID). Mas futuramente pretendo me formar em design gráfico.

[timeDSG] – 5 – Quais suas ferramentas de trabalho? Softwares e Hardwares.

[Maurício Massami] - Os programas que mais utilizo são: Illustrator, Photoshop e de vez em quando InDesign, todos na plataforma PC e uso tablet Wacom Intuos 3.

[timeDSG] – 6 – Quem e o que são as fontes de inspiração que você tem ao longo de seus jobs.

[Maurício Massami] - Os grandes artistas que me inspiram eu destaco três, pois foi início da minha carreia que conheci o trabalho deles: Alpio Stanchi, Jorge Packer e Pixelwoman. O Cristiano Siqueira (crisvector) também é um excelente artista com trabalhos maravilhosos que me inspira muito!

Pra mim, a inspiração também depende muito do momento, ela não surge simplesmente do nada…porque tem dias que você não está tão inspirado quanto outros. Busco muita inspiração na música também…

[timeDSG] – 7 – Quais os requisitos mínimos para que se possa criar um belo desenho vetorial? Resolução da foto, software, nível de experiência.

[Maurício Massami] – A resolução da foto é super importante, pois quanto maior, melhor você conseguirá capturar os detalhes. Também conta-se muito o estilo e a sensibilidade do artista.

Quanto ao software, eu penso que ele nada mais é que uma ferramenta que o artista tem nas mãos, então cabe a própria pessoa experimentar qual programa se adaptará melhor.

[timeDSG] – 8 – E qual seu ponto de vista em relação ao setor de desenhos vetoriais no mercado? É bem procurado ?

[Maurício Massami] – Tendo como base na experiência que tive em trabalhar somente com desenho vetorial, infelizmente a grande maioria das pessoas que procuram comprar este tipo de arte, não sabem e não valorizam todo o trabalho que existe por trás do vetor. O importante é o artista saber valorizar o seu trabalho e cobrar honestamente por ele.

[timeDSG] – 9 – O que diria a seus fãs? Quais recomendações você pode dar ao pessoal que espera ser um profissional como você ?

[Maurício Massami] – Para as pessoas que tem elogiado meus trabalhos, eu realmente agradeço muito à todos! E para as pessoas que tem o interesse em aprender a vetorizar, tenha paciência em não querer terminar logo o vetor, busque informação na internet pois tem muito conteúdo bom e se já tiver bons trabalhos para portfolio, divulgue!

[timeDSG] – 10 – Olhos, cabelos, controle de sombras e luz… São apenas a ponta do Iceberg para quem pretende aprender sobre tudo isso. Paciência e dedicação são fundamentais para quem quer ter um ótimo resultado. Você poderia indicar alguns tutoriais que você acha que são realmente significativos para que o pessoal que esta começando tenha esse resultado.

[Maurício Massami] – Nesse link tem vários tutoriais muito bons que abordam técnicas variadas, mas estão em inglês:

http://news.deviantart.com/article/47574/

http://vector.tutsplus.com/

Aqui fiz um pequeno tutorial para iniciantes:

http://mmn22.deviantart.com/gallery/#/d274ku5

[timeDSG] – 11 – Deixe seu contato para o pessoal que quer trocar conhecimento ou contatar seus serviços.

[Maurício Massami] – e-mail: mauricio_massami@hotmail.com  | BLOG: http://mauriciomassami.blogspot.com

DeviantArt: http://www.mmn22.deviantart.com

Alex, agradeço seu interesse por ter me entrevistado, pra mim foi um grande prazer! Espero ter ajudado!

Abração, Maurício Massami

View the full article

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Quem Está Navegando   0 membros estão online

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
  • Criar Novo...